O que é primer? Por que usar?

Mah / 21 maio,2013 /Maquiagem

Maquiadores profissionais usam primer há mais tempo do que nós, consumidoras. Quando começou a pipocar na internet esta história de usar primer eu parei e pensei comigo: “Mas eu já escutei esta palavra antes e não era produto de maquiagem…” Alguém sabe do que eu estou falando? Clica aqui. SIM! hahahaha primer é coisa de tinta de parede! \o/ Eu sabia que não era apenas de maquiagem! Ele prepara a parede para a tinta aderir melhor. hahahahhahah a mesma coisa!

Já falei sobre alguns primers aqui no blog, mas recentemente conversei com uma amiga que não é ligada em maquiagem e ela me perguntou o que era primer. Pensei que nunca tinha falado sobre isso no blog, apenas mostrado os produtos. Então resolvi fazer este post explicando do meu jeito o que é e para que serve o primer para quem não entende direito e para quem está começando agora a usar maqiagem . Lembrando que eu não sou dona da verdade absoluta hein? =D

O que é?
O que te lembra a palavra primer? Primeiro! Rá! E é isso mesmo; primer é um produto, basicamente um creme, que passamos na pele antes de qualquer outro item de maquiagem. Ele é o primeiro de tudo. Veja bem, eu disse antes de qualquer item de maquiagem, e não antes do seu hidratante ou antiidade.

Para que serve?
Para praticamente a mesma coisa que o primer de tinta hahaha. O primer prepara a pele para a maquiagem que virá a seguir: minimiza imperfeições, diminui linhas finas, melhora a aparência de poros dilatados, matifica a pele deixando um aspecto aveludado e ainda faz com que a maquiagem dure mais tempo. Uou hein? Praticamente um milagre para a pele né?

Como escolher?
São tantas marcas fazendo primer que a gente fica perdida. Antes, é bom saber que todos os tipos de pele podem usar primer. Agora para escolher é bem simples: você precisa estar atenta na embalagem do produto. Sabem todas as funções que eu mencionei acima? Então, alguns produtos focam mais em umas do que em outras, sendo assim é só você pensar no seu principal problema e procurar um primer que foque nisso. Eu, por exemplo, sempre foco na minha oleosidade excessiva, se o primer promete matificar a pele já ganha o meu coração. 

É isso! tentei explicar de maneira fácil e rápida. Hoje em dia eu uso primer quando quero que a pele fique mais perfeitinha, que a make dure por mais tempo. Não uso todos os dias não.

Abaixo os links de primers que já comentei por aqui.
Mary Kay
Total Mat, Vichy
Effaclar Mat, La Roche-Posay
2 beauty + Pharmacus
HD Microperfecting, MUFE
Prime Time, bareMinerals
Smoothing Primer, Sephora

Beijos
Mah

15 comentários em “O que é primer? Por que usar?

  1. Mah, lembra que eu tinha comentado que a cor mel da avon (soft honey) tinha ficado clara? Pois bem, eu descobri que a cor ideal pra mim nesse base é a caramel, que não é comercializada no Brasil…
    Inclusive a embaixadora da marca usa este tom: http://fabulousmag.co.uk/2012/04/01/make-up-artist-liz-pugh-spills-the-beans-on-creating-britains-got-talent-beauty-alesha-dixons-crowd-pleasing-look/
    Desculpa ser chata, mas eu precisava dividir esta “descoberta” xD

    ps: nossa quanto primer!

    1. Oie!
      Aff que ridículo!Por que esta cor não viu para o Brasiiiiiiil? =(
      Por que ser chata? Adoro ver coisas novas! HAHHAHAHHA

      Beijoooos

  2. Olá Minha linda filha

    Enfim aprendi o que vem a ser esse tal de primer, só você para explicar tão simples e direto. Agora vou saber usar.

    Bejus da mamis

  3. Comprei um da Koloss e nunca uso.
    Sinceramente eu tenho preguiça e minha pele não se adaptou até hoje com nenhum ( eu já testei outros e alguns me dão cravos e até espinhas)
    Mas eu percebo que a pele fica bem mais bonita!

  4. Gosto e uso o da Avon.Pra mim, dá ótimos resultados, e rende bastante.Dou uma olhada quando ele está na promoção e compro.A Avon tem essa vantagem né?

    1. Eu não gosto muito do cheiro do primer da Avon acredita? Usei algumas vezes e dei para uma amiga porque não aguentava o cheiro.
      Amo poder esperar as promoções para comprar Avon! HAHAHAHA
      Beijos

  5. Oi Mah!

    Adorei o post. Eu realmente sou um zero a esquerda em relação a maquiagem. Deu pra entender tudo direitinho, só tenho uma dúvida: a gente deve usar o primer e também o BB Cream? Caso afirmativo qual é a sequência?

    Bjs.

    1. Oie Claudia! O BB Cream ele é como um creme reparador. Devemos usá-lo antes do primer. O primer é antes de passar a base no rosto. Sempre que você tiver dúvida, pense que o primer é SEMPRE antes da base, antes de começar a maquiagem em si. Qualquer outro creme você utiliza antes do primer.
      Ah! Se quiser entender mais sobre o BB Cream, sugiro que leia este post.

      Beijooos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *