Transição Capilar: Primeiro mês

Mah / 31 out,2013 /Cabelos

Oieee!

Fim de mês e cá estou eu para contar como foi o primeiro mês com o cabelo completamente natural. Confesso que pensei bastante sobre o nome destes posts, sei que já saí da química, mas achei melhor deixar como transição mesmo porque assim vocês já sabem do que estou falando e tudo mais.

Eu resolvi fazer em vídeo do que escrever no blog, isso porque muitas coisas que falo eu já escrevi por aqui e acho que descansa um pouco vocês do tanto que escrevo! HAhAHhAhA Vamos ao vídeo e depois coloco fotos (que provavelmente já viram na fan page ou no instagram) para a gente ver como o cabelo cresceu.

Produtos mencionados
Creme Neutrox Cacheados e Relaxados
Creme Tradicional Beleza Natural
Deeply Restroative Smoothung Hair Oil Concentrate Kiehl’s
Fluido Revitalizador de Pontas Revitalização Pós-Química Natura
Reparador de Pontas Beleza Natural
Óleo Extraordinário Cabelos Ressecados
Magic Elixir Kiehl’s
Linha Cascata de Proteínas Beleza Natural
Vídeo Produtos Beleza Natural

No final de setembro, quando cortei o cabelo fiquei assim:

Agora fotos dos 15 primeiros dias de outubro:

E por fim, o final do mês:

Também tirei uma foto do meu cabelo de perto para vocês terem uma noção de como ele é e como os cachinhos se formam nele:

Espero que tenham gostado e vamos nos falando! Se eu esqueci de qualquer informação é só me avisarem que coloco por aqui.

Beijos
Mah

Para entender mais…
– A trajetória do meu cabelo
– Meu cabelo não é liso
– Transição capilar: retirando toda a química
– Tirei a química, e agora?

43 comentários em “Transição Capilar: Primeiro mês

  1. Gata, vc tem noção do quão elegante você está? Aproveite essa fase para redescobrir o quão sexy pode ficar, romântica, moderna…. Eu descobri isso tudo!! Minha transição foi uma transição mesmo: fui retirando a química aos poucos, mas no meu primeiro corte, meu cabelo que estava abaixo do ombro (relaxado com amônia e cachos sumindo), simplesmente desapareceu, restando um pouco de química na parte da frente, a qual deixei mais cumprida. Era como se eu descobrisse uma nova parte do meu corpo: a nuca. Depois passei por outra batalha, saber como era lavar MEU cabelo (cujos cachos são muito, muito parecidos com os seus), e encontrar cremes que funcionassem. Hoje toda a química já saiu e sim, já pensei em dar escova só pra ver como ele fica liso, mas quer saber? Eu não tenho mais nenhuma vontade! Passei a me amar assim e me acho SUPER poderosa. Dá mais trabalho, levo mais tempo no espelho, mas nada se compara a ver meus cachinhos desenhados e controlados numa tarde ensolarada de Salvador ou a deixar meu cabelo extremamente sexy e elegante num imponente black-power! No meu Facebook, você pode ver algumas fotos! Um super abraço e continue firrrrrrrrrrrrrrmmeee!!! Redescubra-se! Surpreenda-se! Permita-se.

    1. Ai, muito obrigada pelo comentário Daiana! =)
      Depois que a gente passa pelo “susto” tudo fica mais fácil né? Vou continuar firme e forte!
      Beijoooos

  2. adoreiii o vídeo
    por enquanto eu to ensaiando pra cortar o meu!!
    Tem dias q to decidida a cortar, mas tem dias que bate a depressão e penso ‘poxa, vou perder meu ‘cabelão’ será q vou me acostumar, sera q nao vo me arrepender?!!
    Difícil viu

    1. Olha Rosi, se você quer cortar respira e passa a tesoura! Em casa mesmo! Você vai se achar estranha? Vai! Vai querer chorar? Vai! Mas depois de um tempo você vai aprender a cuidar do seu cabelo e vai esperar loucamente pelo dia da lavagem para dar carinho e amor aos fios. Não é fácil, mas é satisfatório e prazeroso. =)
      Se você se sentir mal, é só vir aqui que a gente te ajuda!
      Mas, se você prefere seu cabelo com química, seja feliz assim! As vezes você quer tirar a química porque está vendo diversas pessoas fazerem o mesmo. Lembra o que eu disse da minha mãe? Ela fica LINDA com cabelo liso e eu nem a imagino com cachos! Se você se sente melhor assim, é só cuidar dos fios e pronto! \o/
      Beijooos

  3. Oi Mah!

    Parabéns! Não é todo mundo que encara transição.
    Eu também encarei. Não é fácil, estou saindo também, meu cabelo é tipo 3c. Fiz um mini big chop, mas é muito libertador. Deus nos fez assim, podemos dar uma mãozinha para nossa beleza natural e interior, sim, mas temos que respeitar também nossa natureza, que diga-se de passagem, é maravilhosa!

    Beijão.
    Letícia

    1. Oieee, obrigada!
      Eu acho que cada um tem que deixar o cabelo como quiser, com ou sem química. A única coisa que prezo é o cuidado com os fios. =)
      Beijooos

  4. olá! meu nome é rafaela, vc não me conhece, é claro?! mas eu já te conheço faz tempo, pois acompanho seus videos e seu site faz tempo… desde quando decidi partir para o cabelo natural. acabei de assistir seu video sobre transição e fiquei muito emocionada com suas palavras, com sua emoção e fiquei muito sensibilizada em perceber pelo seu tom de voz q vc ainda está se adaptando nessa fase q não é fácil. já passei por ela pois dia 08 de outubro fez um ano que uso mais quimica e foi a melhor coisa q fiz. liberdade!!! é bom demais!!! e a sensação de saber q aquele cabelo ali é seu, q aquilo ali é vc, entende?
    bom, não posso deixar de falar q eu e minhas irmãs gostamos muito de vc e da cinthya, acompanhamos vcs faz tempo mesmo.
    mas tõ aqui pra te dar toda força, vc vai conseguir e seu cabelo não vai ficar natural somente até dezembro de 2014. sabe pq??? pq com o tempo vc vai aprendendo a cuidar e amar o “seu” cabelo.te senti muito frágil, emotiva no vídeo, deu uma dózinha pq vc é sempre tão pra cima, descolada e essa transição mexeu com vc, mas vai passar, faz parte. quem sou eu pra te indicar alguma coisa, mas me ajudou muito me inscrever em varios canais do you tube de meninas com cabelos crespos e cacheados, as dicas, os penteados, produtos, depoimentos, fizeram e fazem toda diferença… bom já falei demais, se quiser trocar mais idéia tô aqui. bjs e se cuida!

    1. Oi Rafaela! Se não me engano você já comentou por aqui e me disse das suas irmãs, tô certa? =)
      Muito obrigada pelo comentário! O primeiro mês foi difícil, confesso, mas até que me saí melhor do que eu imaginei, acredita? Achei que choraria todos os dias loucamente e não foi o que aconteceu, mas que dá uma balançada isso dá. =/
      Obrigada mil vezes pelo carinho e tenha a certeza de que nos outros vídeos estarei mais animada! HAuhAhAHhaU O começo não é fácil =(
      Beijoooooos

  5. Maaaa você tá linda!!!
    Quando você cortou o cabelo eu estava viajando e só vi esses dias! Achei linda sua atitude… não sei se eu teria coragem.
    Parei com a química em abril, mas simplesmente não consigo parar de chapar e nem tenho coragem de cortar, como vc fez. Te admiro demais por gostar tanto de você mesma e não ter problema nenhum em assumir o seu cabelo como é!
    LINDA!
    Beijos

  6. Que bom saber da sua decisão, seu cabelo ficou muito legal assim! Sempre achei que cabelo curto era sinal de personalidade. Para tentar ajudar, você já ouviu falar ou já fez low poo/no poo (não achei nada no blog a respeito)? É uma técnica elaborada especialmente pra que tem cabelos cacheados ou crespos que ajuda as pessoas a selecionarem melhor os produtos que vão usar, dispensando o uso de sulfatos dos shampoos, que só ressecam e atrapalham na definição dos cachinhos. Além disso, para cabelos secos ou com pontas secas e danificadas, a umectação com óleos vegetais também é bem legal, além de ser bem baratinho. Um blog que me ajudou muito foi o do Ronaldo: http://www.ronaldoliberteoscachos.com.br . Se vc não conhecer, acho que vale a pena dar uma olhada 🙂 boa sorte nessa nova fase! Beijos.

    1. Oie! Já ouvi falar sim e li muito sobre isso, mas confesso não ter disposição para ficar sem passar shampoo no meu cabelo! hahahahhah
      SObre umectação, eu já comecei a fazer! =)
      Não conhecia o blog dele! Que legal!Muito obrigada pela dica.
      Beijoooos

  7. Oi querida, eu ja comentei nos seus video varias vezes e sempre acompanho vc suas dicas, makes, e estilo de cabelo. Sou de sampa tbm mas moro no japao. Bom eu vim dizer que estou muito feliz por voce pois essa fase pos transicao é uma fase de conhecimento e acredito que será só amor daqui pra frente. Cada cachinho que se formar sera so amor. Bom vc pediu ajuda, eu estou aqui pra te ajudar no que precisar ok pode contar comigo, ta? Voce ficou linda e chic com esse curtinho, e eu sou louca pra usar assim tbm. Bom, eu nao sei se esta usando produtos naturais mas um segredinho que é otimo para seu cacbelo ficar mais macio é o azeite. Esse eu nao poderia deixar de indicar,pq todo mundo ama. eu tbm. mistura um pouquinho junto com o seu leave in , so pra ver se o seu black gosta. Eu ameiiii seu black sem tiaras, o oleo da khiel’s eu sou louca pra achar ele aqui no japao mas ta dificil… eles nao pensam que tem gente que precisa desse oleo. Bom, So pra finalizar minha biblia, quero dizer que voce esta linda, continua mais diva, com o tempo vai aprendendo a deixar do seu jeito o black e vc ai ficar cada vez mais linda. Ja te acompanhava agora vou mais ainda, bjokas pode contar com a minha ajuda , fica com deus nega

    1. Oiiii! Jura que você mora no Japão? Eu tenho uma vontade ENORME de conhecer este país não sei por quê! Sério, eu quero muito conhecer o Japão um dia. =)
      Muito obrigada por oferecer ajuda! Pode deixar que eu pedirei mesmo viu? hahahahha
      Já me falar sobre o azeite mas eu fiquei com o pé atrás de passar e ficar com o cheiro forte no cabelo! huhuhuhuh Mas tá, eu vou testar e depois conto o que achei. Afinal, não tenho nada a perder.

      Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho! =)
      Beijoooos

  8. Vc é muito corajosa , eu tenho química, aliso, mas tenho vontade de mudar, porém falta coragem, começar tudo de novo.
    Mas eu usei o cabelo natural até meus 18 anos , na infância usava tranças, no entanto meu cabelo é muito volumoso e dava um trabalho enorme par minha mãe trançar meus cabelos, então qdo fiz 11anos ela cortou bem curtinho e apartir daí até meus 18, depois passei para química ,mas o que incomoda é ter que ficar passando química,usar chapinha e mais um monte de produtos para manter tudo isso…

    1. Então Lu, pensa que será uma nova fase e você será uma nova mulher! Não passe vontade! A vida é curta e depois a gente pode se arrepender por não ter feito isso ou aquilo. Sempre há tempo!
      Beijooos

  9. Mah, que fofa vc se emocionar, ownnnn… Sim, empatia, uma qualidade que amo nas pessoas, as meninas dão força, elas realmente nos ajudam, no face tem uma pagina chamada, SOU+Cachos, da Fernanda do blog Criloira, não sei se vc conhece, lá as meninas, compartilham suas experiencias, sua luta contra o preconceito, produtos novos, técnicas, é uma pagina que amo, e que me ajuda muito, como te falei meu cabelo é fininho igual o da Cinthya Raquel, mas tenho uma filha e ano passado ela fez o BIG CHOP,como vc para tirar ao relaxante, e ficar com os cachos ao natural, e pra ela ajudou muito ver que outras meninas, passavam por isso, independente da idade, (ela tinha 14 anos), ela assim como vc, se sentia insegura, e triste, ela chegou a dizer que estava igual a Maria Cascuda (namorado do Cascão da turma da Monica) e esse grupo do face, videos no YT, ajudou a ela ver que os cachos dela são lindos e sim, temos poder, kkkkk. Então…. é isso,rs, continue firme e forte, vai dar tudo certo.!!!

    B-jo

    1. Você não tem uma noção de como os comentários me ajudaram! Foi maravilhoso! =)
      Eu conheço sim este grupo do face, mas não participo de grupos porque não tenho muita paciência! HAhAHHAhA
      Sua filha foi corajosa em passar por isso aos 14 anos. Eu com esta idade não teria a coragem que ela teve, dê os parabéns à ela por mim. =)

      Beijooooos

  10. Não precisa molhar td dia! Vc pode dormir com fronha de cetim. Vai evitr o frizz e quando vc acordar vc borrifa água com um pouco de creme dentro do borrifador e solta a raíz com a ponta dos dedos e pronto, menos de 5 minutos seu cabelo tá pronto. a gente chama de day after! eu tenho um canal no yt se vc quiser dá uma passainha lá! Seu cabelo é bem parecido com o meu. Faço hidronutrição 2 vezes por semana, misturo meu creme de hidratação com azeite EXTRA VIRGEM, maionese ou óleo de rícino. Meu cabelo não me dá trabaho agora q aprendi isso td

    http://www.youtube.com/user/abigailekanola/videos

  11. Fiquei emocionada com o vídeo, pois entendo o que é ter cabelo crespo/cacheado e sofrer preconceito. Vc foi super corajosa de tirar logo a química. Achei que cresceu bem em curto espaço de tempo. Bjs!

  12. Oi Mah!
    Te acompanho há a algum tempo mas só hoje tive mais motivos para compartilhar estas palavras contigo. Tenho 35 anos, moro no interior de Goiás, sou professora, casada e mãe da Milena (15), Murilo (14) e Arthur (13) uma verdadeira escadinha de tesouros. Mas o que realmente interessa saber é que pela segunda vez em minha vida voltei as origens do meu cabelo com o detalhe de que você foi uma grande incentivadora deste feito.
    Até o início do ano tudo corria as mil maravilhas, pois meus cachos estavam do jeito que eu sempre quis e a cada três meses fazia o relaxamento somente na raiz para dar uma regulada no volume. Porém, com a mudança de cabeleireira e com o incentivo de mudar de química (de guanidina para alguma coisa a base de ácido, não me lembro mais), a estrutura do meu cabelo foi completamente modificada, detalhes que percebi apenas no meio do ano, mais especificamente no dia da minha defesa de mestrado, quando me olhei no espelho para dar uma retocada no visual e percebi que meu cabelo havia quebrado em alguns lugares. Daí para frente a coisa só começou a desandar e o que era belo ficou trágico. Procurei outro profissional, mesmo considerando que a anterior também era, e fui orientada a dar um tempo para o meu cabelo, química só no final do ano. Mas as pontas do meu cabelo estavam muito esticadas, não havia creme, tempo e paciência que fizessem essas pontas cachear, assim no mês de outubro cortei meu cabelo por três vezes, e continuava insatisfeita.
    Na semana passada vi a postagem das meninas que fizeram a transição, bem como a sua e no dia seguinte cortei o meu cabelo.
    Me senti super bem e mais aliviada por não ter aquele cabelo que me incomodava e me deixava sem identidade.
    Hoje, ao assistir o teu vídeo do primeiro mês desta experiência por qual estamos passando, vejo o quanto que compartilhar descobertas e experiências é relevante, e o melhor, motivador.
    Assim como você, resolvi dar um tempo para meu cabelo e perceber como ele é, não sei se vou conseguir viver sem a química, pois queira ou não, se bem feita ela ajuda. Não tenho expectativa de ter um cabelão enorme, pois meu cabelo nunca nem chegou a atingir a altura do ombro, só quero ter um cabelo saudável.
    Ainda não completou uma semana de mudança e já ouvi de tudo um pouco, mas nada que tenha me afetado diretamente, pois, se já ouvi “Mãe ficou bem melhor”, saibas que nenhuma outra opinião me importa mais.
    Achei ótima a ideia de compartilhar suas experiências com a Rita, aprender com vocês será singular. Enfim, espero que aproveite bastante esta fase que certamente será mais doce do que amarga e agradeço por compartilhar um pouquinho de tudo da sua vida. Bjo…

    1. Oi Patricia! Me desculpe a demora para responder, eu tinha que ler tudo dereitinho. =)

      Fico muito feliz em saber que de alguma forma te ajudei nisso! Concordo com você, a química nos ajuda pra caramba! Mas, acho que conhecer o nosso próprio cabelo é divertido e prazeroso.

      E eu espero que os posts com a Rita ajudem assim como ela me ajuda! hahahahah

      Muito obrigada por compartilhar a sua história, eu amei ler! Vamos nos falando para ver como anda a sua transição! \o/

      Beijoooos

  13. Maraísa, para passar pelo big chop e tirar toda química, como costumo orientar em meus vídeos, é algo que precisamos ter muita convicção e isso precisa ser por vontade própria e não por imposição de terceiros. Espero que você esteja se adaptando ao seu novo estilo que, por sinal, ficou super bem para você.

    Como você é de São Paulo e deseja manter seus cabelos naturais, sugiro procurar para TRATÁ-LOS SEM QUÍMICA, no Lunablu Studio Hair. Ele é um salão localizado em Santo Amaro e também na Praça da República e tem tratamentos com tecnologia de ponta, ausente de ativos como óleos minerais, parafinas, parabenos entre outros.

    Se desejar, visite o site do Lunablu: http://www.lunablu.com.br

    Beijos e boa sorte. Se precisar, me procure

  14. Super combinou com você, está linda! Tenho 17 anos estou a quase 2 meses de cabelo curtinho, tá do tamanho do teu, me identifiquei muuuuuuuuito.
    Vou te acompanhar sempre! Adorei conhecer você e seu canal e blog.
    Beijos, tenha força e aproveite muito a experiência assim como estou fazendo.

  15. Você comentou que consegue trançar a lateral, ainda não consegui :/
    Por favor faz um vídeo mostrando como você faz! Já tentei de muitas maneiras mas sempre concluo que não tenho fio suficiente

  16. Ta LINDA!!!! Também tenho o cabelo crespo natural, e ele forma alguns cachos… Tenta os produtos da capicilin, são o poder para os meus cabelos!!! Especialmente o G gelatina que é um ativador de cachos uso exatamente depois do creme de pentear,não é facil achar em lojas físicas, compro no site das lojas rede o cabelo fica lindo!!!!
    Beijos

  17. Mah perguntinha que você falou mas eu não tenho certeza se entendi você está usando a química do Beleza Natural, ou só está usando os cremes de pentear?

  18. Olà Maraisa

    Já algum tempo que acompanho os seus vídeos e adoro a sua alegria e boa disposição. Sou portuguesa e no meu pais cabelo cacheado é muito bem aceite, não há preconceito nem por ter cabelo cacheado nem curto, aliás os cacheados são muito admirados por cá. E vendo os seus vídeos e de outras meninas que estão ou passaram por essa fase de transição fico impressionada. Cacheada, liso, comprido ou curto é perfeitamente normal no meu país. Temos é dificuldade em encontrar produtos para cabelo cacheados, temos bem poucos. Força nessa nova fase e Beleza é mesmo Interior e essa você já tem 🙂

    1. Oiee!

      Muito obrigada pelo carinho! Fico feliz em saber que tenho uma leitora de tão longe! \o/
      O Brasil ainda tem muitos preconceitos tolos que estão enraizados na sociedade sabe? Mesmo conhecendo meu namorado achei que ele reclamaria do tamanho do meu cabelo, mas isso não aconteceu, graças à Deus!

      Beijoooos

  19. EU TO VENDO ESSE VÍDEO, EM NOVEMBRO/2017, através de uma indicação da minha supervisora de estágio, MUITO OBRIGADA por compartilhar essa experiência.
    Estou desde maio com cabelo natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *