Transição Capilar: Retirando toda a química

Mah / 11 out,2013 /Cabelos

Finalmente este post! Mas antes de começar, peço que leiam a primeira parte da minha trajetória capilar aqui. É legal para quem chegou no blog faz pouco tempo conhecer tudo o que já fiz nos meus fios e onde eu parei.

Desde o ano passado eu fazia permanente no meu cabelo em casa. Qual permanente Maraisa? Aquele  permanente afro da Niely que tem a caixinha amarela; a frequência era a cada dois meses aproximadamente. E o cabelo foi crescendo, a coloração saindo e eu passando permanente…

… e OH WAIT! Observem o meu cabelo em abril e depois em maio. Não sei se percebem, mas eu vejo e sei que ele começou a quebrar. Eu queria ser legal e falar uma palavra mais suave como “cair”, mas a verdade é que o meu cabelo não aguentou química e mais química e quebrou. Eu deitava na cama e quando acordava tinha um monte de cabelo no travesseiro. Fiquei preocupada, fui atrás de médico, fiz exames para saber se era algo dentro de mim mas minha saúde estava ótima. O problema era o que eu fiz por fora, o que eu coloquei no meu cabelo.

Então, no final de abril eu resolvi parar de passar química para deixar ele crescer e se recuperar de todo o estrago que fiz. Eu sabia que as ondulações do permanente sairíam e que ficaria indefinido, mas este foi o preço a se pagar por colocar tanta coisa no meu cabelo.

PAUSA

Nunca, eu repito, NUNCA o meu cabelo quebrou como este ano. Eu já judiei dele (como puderam ler no post que linkei no começo), mas quebrar a ponto de eu acordar com fios no meu travesseiro foi demais. Eu me assustei de tal forma que precisava largar a química para o cabelo crescer forte. Acho que nem solução tinha, era parar com tudo ou perder o cabelo mesmo.

VOLTANDO

Eis que em junho eu mesma cortei o cabelo! Cortei aquela parte que estava rala de tanto que caiu e deixei crescer. Com o passar dos meses eu ia cortando mais e mais conforme o crescimento.

Viram como o permanente foi saindo e não tinha mais as ondas do começo?

Alguém pode me perguntar se foi difícil e eu respondo que não. Enquanto eu mesma cortava o meu cabelo eu estava bem. Sabia que ele ficaria pequeno e tudo mais, mas eu conseguia me arrumar e ficar satisfeita.

Aí, no final de setembro eu fui para o Rio conhecer o Beleza Natural. Enquanto fazia um tratamento no cabelo a Zica perguntou se eu queria tirar o resto da química. Não pensei duas vezes e disse: “Tudo bem!”. Eu não fiquei com medo algum de tirar o cabelo danificado, mas quando sentei na cadeira percebi que ainda tinha muito, mas MUITO cabelo para tirar.

A moça foi cortando e cortando e cortando e eu parei de olhar no espelho. Olhava para o meu celular tentando me conformar e entender por qual motivo eu aceitei cortar o meu cabelo em outro estado, longe da minha mãe e do meu namorado (eles sempre me ajudam em momentos assim). Quando ela disse “Pronto!” eu me olhei e quase desabei a chorar. Fiz a fina, segurei o choro, dei um sorriso enorme e pensei: “PQP! EU COMO M****!”. Continuei com o sorriso, deixei a Zica arrumar o meu cabelo e coloquei na minha cabeça que cabelo cresce, que era o melhor a se fazer e que a partir daquele momento eu conheceria o meu cabelo de verdade.

Sim, depois de 24 anos eu realmente conheceria o meu cabelo! Nunca cortei tudo isso, nunca vi ele crescer do zero e esta é a hora! Cheguei em casa e a minha mãe falou que eu estava linda! Fiquei feliz e fui dormir. No dia seguinte acordei, arrumei o cabelo e fiz uma maquiagem no rosto. Tirei algumas fotos, coloquei na fan page e só sorria quando lia os comentários de vocês. Isso mesmo, eu melhorei quando li os comentários de vocês! Na maioria das vezes vocês que buscam informações aqui no blog, vocês que perguntam coisas para mim, vocês que buscam ajuda e apoio. Mas desta vez foi ao contrário! Eu que aprendi com vocês, eu que busquei ajuda e apoio com vocês, eu que estou aprendendo com vocês!

Quando meu namorado me viu deu um sorriso enorme e me elogiou durante um bom tempo. Como ele sempre quis que eu tivesse o cabelo black, está três vezes mais alegre do que eu. Falou assim: “Baby, agora ele vai ficar bem pra cima né?” AAAAHHHHHH Muito amor pelo meu Baby! \o/

Desde o início do mês eu estou procurando dicas sobre o meu cabelo, estou testando coisas novas e aprendendo a me relacionar com ele. Não sabia que ele formava cachinhos pequenos e não sabia que ele precisa de mais creme do que eu já coloco. Eu colocava uma quantidade grande de creme no cabelo, mas hoje sei que ele precisa de MUUUUUITO MAIS! Aprendi muito com vocês e principalmente com a Vivi Ribeiro e a Rita Lima, duas lindas que têm toda a paciência do mundo comigo. Isso mostra que a vida é assim, um eterno aprendizado e que o blog é uma troca.

Eu não quero colocar química no cabelo tão cedo. Pretendo ficar com ele natural no mínimo até o final do ano que vem. Quero ver como ele se comporta, quero conhecê-lo melhor, quero fazer penteados diferentes, quero aprender a cuidar da maneira certa.

Quero deixar claro que eu não sou a favor de cabelos 100% naturais e nem a favor de cabelos com química. Eu acho que devemos nos sentir bem. Cada pessoa deixa o cabelo do jeito que bem entender! Eu só acho que devemos cuidar loucamente. Minha mãe deixa o cabelo liso e minha irmã relaxa a raiz; acho a minha mãe LINDA com o cabelo liso, super combina com ela! O que vale é estar bem consigo mesma e tratar do cabelo.

Não fiquei bem quando cortei porque cabelo mexe com a gente. Cabelo é uma parte de nós e sei que cabelo curtíssimo para mulher nova não é bem visto. Pensei que meu namorado me criticaria, mas foi exatamente o contrário! A minha vontade de cuidar dele assim é cada vez maior.

Hoje meu cabelo está assim:

Com o passar do tempo vou mostrando o crescimento dele e também os produtos que gosto.

Este foi o começo da minha transição e fico muito feliz em poder compartilhar com vocês!

Calma! Ainda não acabou! Pedi para algumas leitoras mandarem fotos das transições que fizeram e recebi algumas no meu email. Amei as fotos que vi e precisei editar um pouco porque se não o post ficaria maior do que já está. IBAGENS NA TELA!

Amanda Ercília relaxava os fios.

Araci Santos: “… Aos 11 anos ela [ a mãe] resolveu cortar tudo e lembro que  cabeleireiro disse que eu tinha o cabelo lindo, que era preciso cuidar. Mas minha mãe disse que não tinha tempo e era pra cortar bem curto.
Como estava entrando na adolescência e eu cresci muito rápido vieram os alisantes de farmácia da vida. Meu cabelo vivia preso porque eu sempre alisava em casa ou pedia pra alguém fazer, usava sempre duas caixas de produto por causa da quantidade de cabelo. Já usei: Wellachic, Amacihair, Issy, Alisa e Tinge, Henê, Guanidina, Tioglicolato, Hidróxido de sódio, etc. Mas sempre tive muita sorte de ter o cabelo resistente e nunca ter caído.
Com uns 20 anos e pouco veio o advento da chapinha e comecei a frequentar o salão, usando Guanidina e chapando o cabelo. Antes disso usei Henê pelúcia e fiquei um ano indo ao salão fazer escova até sair todo o Henê. […]
Até que um dia tava sem paciência de pentear o cabelo com duas texturas e cortei, ficou bem curto mesmo, porém super prático. […]  Ainda hoje minha família não aceita, mas depois que fui pra Universidade muitas pessoas usam seu super black, inclusive homens e eu acho lindo, gente, tem cada cabelo que eu adoraria fotografar e mandar pra vocês.[…] E deixo aqui minha experiência: Gente, não deixem o padrão de beleza imposto influenciar vocês, é tão legal mudar, ser diferente, as pessoas olharem e dizerem “que lindo seu cabelo, o que você faz?”. Cabelo cresce gente, e bem rápido, vamos aproveitar pra mudar sempre e dizer adeus à escravidão da chapinha.”

A Érica Novaes fazia chapinha no cabelo seco todos os dias e depois deixou ele crescer sem química. A última foto mostra como ele fica hoje natural e seco. “E agora eu voltei a fazer os twists e me divirto demais com lenços, grampos, presilhas, tudo que eu nem sonhava em usar com o cabelo chapado.. tá demaaaaaais! sem contar na praticidade, sem comparações.”

Juliana Ferreira: “Sempre usei relaxamento, o cabelo era “murcho” e sem vida, fiz relaxamento pela última vez em julho de 2009, em 2011 cortei para tirar grande parte da química e na última foto é ele sem relaxamento em 2012. Fiquei muito feliz com sua mudança, esta linda. Não sou contra usar química, a pessoa deve usar/ fazer aquilo que te faz bem e deixa vc feliz, não por imposição da sociedade.”

Para ver a trajetória da Narda é só clicar aqui

Todas as leitoras autorizaram a publicação das fotos! =)

Beijos
Mah

155 comentários em “Transição Capilar: Retirando toda a química

  1. Adorei o post! Eu relaxo meu cabelo, mas para conseguir domar o volume e deixar os cachos mais definidos. Mas adoro ver essas transformações, cabelo é para isso, deixar você diferente, refletir a sua personalidade a cada fase da sua vida.

  2. Maraisa que linda!!!!!!!

    Que coragem a sua… eu fiz progressiva muito tempo… quando resolvi tirar não tive coragem de cortar td de uma vez… fiquei uns 2 anos cortando Mas agora que ele ta inteiro natural to tao feliz, faz tao bem se olhar no espelho e saber que o seu cabelo cresce assim com uns cachinhos q vc nem sabia q tinha…

    Bjssss

  3. Ah tá linda Maraisa!! Sinceramente achei que seu cabelo ficou muito curto no dia que vc voltou do BN.. mas hj, vendo essa foto ele tá lindo!!
    Tbm estou nesse processo… ainda não cortei mas pretendo ir tirando as pontas tbm devagarzinho, pro choque ser menor!! Já vão fazer 4 meses sem química.. meus cabelos relaxados no BN estavam na altura do ombro, mas como nosso cabelo ‘AFRO AFRO AFRO 4C’ cresce todo enroladinho, com cachinhos bem micros, rsrsrs hj ele está aparentemente menor
    Eu sei que vou amar se meu cabelo ficar bem black.. o ruim é que embaraça horrores neh

    1. Obrigada Rosi! Acho que o meu cabelo já está um pouco maior. Bem pouco, mas faz diferença!
      Menina, o trabalho é três vezes maior e eu não quero nem ver quando o meu estiver maior. O cabelo bebe creme feito louco e exige tempo.

      Beijos

  4. Um dos posts mais deliciosos que li sobre coragem, transição, aceitação, medo dúvida e amor aos cabelos. Parabéns lindona, é por essas e outras que te acompanho por aqui e no face. Bjs

  5. Olá Maraisa,
    Te acompanho há um tempo já, mas é a primeira vez que comento.
    Fiquei tão feliz quando optou por conhecer seu cabelo e é um momento ímpar na vida da gente. Em 2010 eu passei a máquina 4 no meu e nossa! Me senti tão, tão…Colocava brincões, me sentia A DIVA!!!

    E sem contar com a saúde dos meus fios, meu cabelo cresceu firme, forte, sem queda, um luxo só. O bacana de cortar é que a gente tb faz o exercício do desapego (que é importante) e que temos não apenas uma ou duas possibilidades de usar nosso cabelo, mas as possibilidade são infinitas. Enfim, você tá super linda e curta bem o momento porque quando menos perceber ele vai estar grandão rs

    Enfim, viva as curtinhas!
    Abração.

  6. super me identifiquei com o post, estou em transição desde fevereiro/ 2013 e breve mando fotos do antes e depois. parabéns pela iniciativa. Muniz

  7. Gostei muito deste seu post. Também estou em transição, 7 meses. Dei uma parada com a química porque meu cabelo estava quebrando muito e também porque usei química a vida toda e fiquei curiosa para saber como meu cabelo é realmente. Ás vezes penso em desistir, mas já cheguei até aqui, agora quero ver o resultado final. Boa sorte na transição!

  8. Que mulheres lindas!!!!

    Mah que sorte que tens de ter uma família que te apoia tanto em tudo, achei bem chato o que a leitora Araci comentou: “Ainda hoje minha família não aceita”
    Certa vez ouvi um ditado, que elucida bem esse pensamento: “Chega a um ponto que a vítima é tão oprimida,mas tão oprimida, que depois se torna o próprio opressor…”
    Certa vez estava com uma colega gordinha, e ela viu uma moça também gordinha com roupas curtas, eu achei aquela cena bem normal, mas minha colega fez um verdadeiro escândalo, como se gordinhos não pudessem usar roupas curtas…
    Senti pena… pena da menina que usou a roupa curta e foi criticada, pena da minha colega por ser tão preconceituosa e não aceitar a si mesma, mas acima de tudo senti pena dessa sociedade de valores estéticos tão hipócritas…

    Bjoo! E amei essa iniciativa!

    1. Eu amei o seu comentário Ro!
      É bem por aí, as pessoas são tão oprimidas que acham tudo errado. Agradeço à Deus pela família que tenho e pelo meu namorado. Em qualquer decisão que eu tome eles estão ao meu lado!
      Beijos

  9. Oi Mara! Amei o post e que bom que o baby aprovou o seu cabelo rs. E vc fica linda de qualquer jeito!

    E o que eu mais gostei que vc falou que cada um deixa o cabelo do jeito que quiser e admitir que a sua mãe fica bonita de cabelo liso. Eu aliso o cabelo desde a adolescência e já tentei deixar sem química pq eu era apontada na escola por negar a minha raça. Mas não gostei e alisei de novo. O importante é que eu to muito feliz assim, o cabelo alisado combina comigo, combina com o momento que estou vivendo e etc. Se um dia eu mudar de ideia que seja por mim mesma. Infelizmente até alisar o cabelo é motivo de preconceito. Tem gente que faz plástica, coloca silicone, pinta de loiro, ruivo e aí? É negar a raça tbm? E a sabrina que é japa e tem cabelo loiro?
    Beijos

    1. Baby adorou o cabelo! EBAAAAA! \o/
      Isso mesmo! Quando você é negra não pode mexer no cabelo pq nega a raça. Mas as mulheres brancas podem tingir mil vezes que está tudo bem. RIDÍCULO!
      O cabelo da minha mãe fica LINDO liso! Tem um brilho maravilhoso que o meu não tem. A gente sabe o que combina conosco né?

      Beijooos

  10. Adorei o post…. VOCÊ FICOU LINDA COM SEU CABELO NATURAL…
    Apesar de fazer relaxamento nos cabelos desde os meus 15 anos eu sempre usava ele bem black power, mas o tempo foi passando meu rendi aos alongamentos capilar e fiquei nessa uns 4 anos, simplesmente não me via mais sem o alongamento… para você ter uma ideia quando chegava o mês de fazer a manutenção eu passa o dia todo no salão (mais de 8 horas), fazia tudo no mesmo dia só para ninguém me ver sem o alongamento e nessa meu cabelo foi “morrendo’ ao ponto de ficar com várias falhas na cabeça, até que em dezembro do ano passado resolvi que não queria mais isso aproveitei as férias, o recesso no meu trabalho e resolvi me livrar de tudo… cortei o cabelo “joãozinho” chorei horrores, me senti a mulher mais feia do mundo…. até que buscando soluções para isso no mundo da internet achei vários grupos no facebook, para cabelos crespos e cacheados, que me ajudaram e me ajudam até hoje… E ESTOU NESSA MINHA JORNADA DE CABELO NATURAL TEM 10 MESES… E SABE DE UMA COISA…. NUNCA ME SENTI MAIS LINDA DO QUE AGORA… TODO DIA RECEBO ELOGIOS DAS MAIS VARIADAS PESSOAS… Assim como você, não condeno quem faz o uso de químicas, hoje estou natural… mas pode ser que amanhã eu resolva não ser mais… Bjo.

    1. Muito obrigada Talita!
      É isso mesmo, cada hora queremos uma coisa e hoje eu quero meu cabelo natural! Quero ver ele crescer e cuidar direitinho. Agora quem sabe o dia de amanhã? huhhhuhuhuu

      Beijooos

  11. Maraisa, você pode ter o cabelo que quiser, ou até não ter cabelo, é linda, e tudo fica bem em você. Grande abraço e uma ótima transição.

  12. Parabéns,querida! Tá linda!!!Alisava eu cabelo,mas ele estava sem vida e estragado… demorei só quatro meses sem química e radicalizei. cortei TUDO! Foi chocante,mas me deu um alívio muito grande. Mês que vem completará dois anos dessa mudança.Beijos!!!!

  13. Ficou linda, Maraísa.
    Continue assim, cuidando dos cabelos, que ele vai crescer lindamente. Você vai ver!!!
    Já passei por isso, pois fazia relaxamento desde os 7 anos de idade, se não me engano, pois meu cabelo é extremamente enrolado, tipo 4C ou mais (inclusive quase ninguém acredita que ele seja assim naturalmente). Sempre tive MUITO cabelo e minha mãe tinha muito trabalho com ele… Daí ela me levou para cortar “Joãozinho” e começou a me levar na cabeleireira para relaxar. Jamais faria isso com uma filha minha, por mais crespo que seja o cabelo. Mas, fica para a história… kkk
    Em um belo dia, no ano de 2007, me enchi de dormir de bóbis nos cabelos todos os dias para mantê-los bonitos no dia seguinte e de ser escrava do próprio cabelo!! Fui a um cabeleireiro e pedi para cortar toda a parte com química. Meu cabelo ficou curtíssimo, igual a foto acima da SAMIRA CAETANO… Todos os medos e dúvidas possíveis apareceram a partir de então. Não sabia como cuidar dele depois do “big chop”. Vi muitos vídeos no Youtube de meninas norte-americanas que fizeram o “bigchop” e que mostravam com orgulho sua transição e como cuidavam dos cabelos diariamente em um país ainda tão racista como os Estados Unidos.
    Fui tendo mais segurança e cuidando dos cabelos. Nesses seis anos cortei “Joãozinho” umas três vezes, pois à medida que ia crescendo, eu ia vendo diferentes formas de cuidar. Na terceira vez eu já sabia como cuidar dele desde a raiz para que ele crescesse bonito e sem fazer nós, pois como disse, meu cabelo é mega enrolado… Graças a Deus!!!!! rsrsrs
    Hoje ele está bem grande, mas só puxando um cachinho para ver o tamanho, pois o cabelo bem enrolado parece que não cresce nunca e que está sempre do mesmo tamanho. Mas se eu aparecesse com ele liso, ninguém acreditaria que meus cabelos estão do tamanho que estão olhando para eles hoje…
    Bom, o que eu faço nos meus cabelos:
    1 – Lavo todos os dias! Sim, isso que você ouviu!!! E meu cabelo sempre respondeu muito bem. Mas não lavo com shampoo e condicionador. Entro debaixo do chuveiro, molho meus cabelos, passo uma quantidade pequena (para não ficar seboso) de óleo de coco. Nesse momento você já sente o cabelo derreter!! Em seguida, passo uma máscara de hidratação (Favoritas: Relaxima – Matrix, Controle de Volume – Acquaflora, Definitive Liss – Amend e SOS Mandioca – Vitalcap). Deixo agir por 5 minutos e enxáguo.
    2 – Não enxugo os cabelos, pois como ele são enrolados, basta chacoalhar a cabeça para os lados (que nem quando cachorro peludo toma banho… rsrsrs) e já sai 70% da água que estava nos fios. No máximo, deixo os cabelos baterem na toalha e não levo a toalha até os cabelos para não fazer “frizz” ou tirar a definição dos cachos.
    3 – Por último, divido meu cabelo em mechas (umas 15 mechas), prendo cada uma para ir trabalhando as demais e passo um leave-in em cada uma delas, passando os dedos por entre as mechas para deixar os cachos bem soltinhos (Estou usando atualmente Disciplinador de Cachos – Amend, Hidratante sem enxágue – SOS Mandioca – Vitalcap e Hidratante Modelador Forma – Acquaflora). No final dou uma nova chacoalhada, deixando os cabelos baterem na toalha para tirar a parte branca do creme que fica nos cabelos. E pronto, só jogar pro lado, esperar secar e, depois de seco, dar aquele volume natural levantando os cabelos pela raiz (enfia os dedos na raiz e levanta o cabelo).
    Pronto!! Fica maravilhoso…
    No final de semana, lavo com shampoo (Favoritos: Equilíbrio Resíduos e Elixir, ambos da Acquaflora). Uso o primeiro, que faz uma limpeza mais profunda e depois o segundo que dá emoliência e maior hidratação), passo óleo vegetal (qualquer um de que você goste, inclusive o de coco) e por último uma máscara bem mais concentrada de sua preferência (tem muitas opções bacanas, não tenho uma favorita, mas geralmente são aquelas com precinhos mais salgados e resultados mais interessantes, sabe?). Enxáguo e procedo da mesma maneira.
    Cada um tem uma rotina para os cabelos. O importante é saber seu tipo e de que maneira você consegue tratá-lo para que ele fique bonito sempre.

    Boa sorte na jornada capilar!!!!!

    Beijos!!

    1. Oi Cíntia, tudo bom? Adorei ler o seu comentário!

      Pelo visto você me entende! Eu tenho um tufo de cabelo na cabeça. Minha mãe sempre diz que não tem um espaço vazio e eu posso “perder” cabelo que não fará falta. hahhahahhahah
      Adorei a forma que você cuida dos seus cabelos! Vou procurar os produtos para testar no meu cabelo também. Sobre lavar todos os dias, eu não me assusto porque vejo que você arrumou uma forma de cuidar e seu cabelo responder bem! =D

      Beijos e muito obrigada!

  14. Parabéns pela sua coragem Mah.Porque você poderia pedir pra cabeleireira parar, mas não, você foi até o fim.Cabelo cresce e se a gente desencanar, aí é que parece que cresce mais rápido.Tá linda!

  15. Oieee Meninas!!!

    Adorei o post, é realmente dificil deixar de passar algum tipo de química, eu alisava muito o meu cabelo, e mudei ideia por causa do meu namorado que ama cabelo black, mas queria deixar ele armadão mais falta coragem kkkk.

    Ele fica encaracoladinho, não tão definido igual as meninas das fotos, mas eu gosto, da trabalho, tem que molhar, tem que passar creme mais prefiro meu cabelo assim acho que combina mais comigo.

    Continua postando coisas sobre cabelos afros, precisamos de dicas de cremes e tratamentos.

    Beijos***

  16. AMEEEEEEEEEEEI, AMEEEEEEEEEEI, AMEEEEEEEEEEEI! Agora eu vou poder ler resenhas de produtos pra cabelo crespo! Dá vontade até de ajudar! Você tá maravilhosaaaaaaa!!! Beijo grande!

  17. Olá eu tenho certeza que logo vc vai se encontrar com teu cabelo natural, mesmo vc dizendo que não é tão a favor. Eu fiz meu big chop no dia 05 de julho deste ano, depois de 10 meses de transição.

    Alisava meu cabelo desde criança e hoje tenho 30. Já fiz permanente afro,o mesmo que vc usava, já usei entrelaçamento, alongamento com queratina, fio a fio… Já alisei com todos os produtos que vc possa imaginar.

    Quando tirei o entrelaçamento e resolvi tirar a parte alisada, foi a minha libertação, isso, que eu nunca sonhava em ficar com meu cabelo natural, tinha medo dele.

    E agora, cada dia mais amo meu cabelo e consigo me ver no espelho e me reconhecer, e dizer essa sou eu. E hoje depois de 3 meses não me vejo de outra maneira. Quando fiz o BC, meu cabelo ficou bem estranho e hoje está completamente diferente muito mais cacheado mesmo sendo crespo. Boa sorte! Se puder visita meu blog e meu canal no youtube, lá tem várias fotos de antes e depois. Ficaria feliz em te ver por lá, bjusss

    http://www.modismosemakes.com

    http://www.youtube.com/channel/UCueIAHK15XsTpZr-x736W4g

    1. Oi Georgia, onde eu disse que “não sou tão a favor”?? Eu disse que cada um pode deixar o cabelo como quiser, seja natural ou com química, o que importa é cuidar! =)

      Já passei pelo seu canal e seu cabelo está lindo! PARABÉNS! \o/ Combina bastante com você!

      Beijooooos

  18. Nossa, te acompnaho mais pelo YT do que por aqui… Devido ao meu pouco tempo, prefiro assistir vídeos (as vezes só ouvir enqto faço algo). Você ficou MUITO, MUITO mais linda. Pra ser sincera, eu não gostava muito do tipo de quimica que tinha no seu cabelo, eu achava ele ralo. Agora vc ficou the best. Força, que o cabelo cresce. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Oi Mah!

    Sempre leio o blog mas este é o primeiro comentário. 😛
    Adorei o post e estou passando pelo mesmo momento da transição, já estou a mais de um ano sem alisar os cabelos pois a química também destruía as minhas madeixas, mas dei BN pois estava com medo do meu black natural, rs, contudo não funcionou comigo pois quando dei o BN eu ainda tinha muita ponta com alisamento. Então desde junho resolvi parar com todas as químicas de vez, está sendo muito difícil e já estou agoniada para cortar o meu cabelo, fazer o BC mesmo, mas quero trançá-lo! Não sou tão corajosa quanto você para deixar joãzinho por enquanto, mas vendo seu exemplo e o de tantas outras meninas me sinto mais forte todos os dias. Como mulheres negras sabemos que o preconceito racial que sofremos diariamente por todos os lados não é fácil, mas o preconceito por conta do cabelo é o que mais me dói, tenho sorte de atualmente morar em uma das cidades mais negras da Bahia e fazer parte de uma universidade que fomenta a diversidade dos seus alunos (aqui tem movimento social negro, feminista, etc) e desde que entrei tive contato com um outro mundo que sempre disse pra eu me aceitar do jeito que sou, pois ainda assim eu ficaria linda!
    Então chegou a hora de cuidarmos do nosso cabelo e da nossa autoestima, certo!? \o/

    Você vai ficar linda com black!!

    Beiijo

    1. Oieee! QUERO QUE COMENTE MAIS VEZEEEEES! Han!

      É bem difícil cortar todo o cabelo e cuidar dele para deixá-lo natural, mas depois que a gente começa não quer mais parar. Eu confesso que sempre procuro coisas para cabelo, é um vício!

      Respire, veja inspirações na internet e vai com fé! =) Maaaas, se quiser fazer uma química, não se martirize por isso! A gente pode fazer o que quiser! \o/

      Beijos

  20. Oieee, acompanho seu canal no youtube e adoro vc, achei linda suas palavras, desejo sorte e muita força pq transição é f0d@, pelo menos pra mim foi mt difícil,
    Kd o video de favoritos de setembro mulher?? gosto muito do teu trabalho no blog e no YT, vc é inspiradora.

    1. Oieee! =)
      Muito obrigada pelo carinho! Não sei se faço tão cedo o vídeo de favoritos! huhuuh minha câmera tá chaaaaata que só. =/
      Beijooooo =*

  21. Amei!!! Passei por uma situação igual a sua. Meu cabelo estava alisado começou a quebrar loucamente. Hoje uso 100% natural e estou bem mais feliz. Tive a mesma sensação de conhecer os cabelos depois de adulta. Desde sempre meu cabelo estava cheio de química. É libertador saber que somos belas com aquilo que Deus nos deu. Você ficou gatíssima e seu namorado foi esperto em não deixar essa nova mulher escapar! Parabéns. Vou acompanhar essa evolução! Bjos

  22. Oi Maraisa,td bem? A primeira historia que li sobre a “luta” para cuidar do cabelo crespo sem alisar, foi a sua, me identifiquei bastante, mas, logo me decepcionei qd vi que a solução q vc havia encontrado era baseada em usar quimica. Eu não gostava do seu cabelo como estava,encontrei na internet varias meninas q usavam o crespo natural, dando dicas e incentivos para quem quisesse usar natural tb e desde então estou cuidando do meu cabelo natural,descobrindo como ele eh e amando! Fiquei muito feliz qd vi q vc decidiu fazer o BC, ficou o maximo, agora sim! Sucesso na sua transição, espero q inspire muitas garotas a usar o cabelo livre de quimicas.

    1. Oieeee!
      Eu sinceramente não vejo problema em usar química. Acho que a pessoa pode usar o que quiser desde que cuide bastante do cabelo. Quero ficar assim no mínimo até o final do ano que vem, depois não sei o que farei. Pode ser que volte para química, pode ser que não… nunca se sabe! =)
      Beijooooos

  23. As questões raciais que acompanham o dilema capilar do “Corto? Não corto?” aparecem na maioria das vezes porque achamos que camuflar a característica do afrodescendente pode “melhorar” nossa imagem, minimizar o preconceito ou mudar a opinião alheia.
    Isso é impossível, já que, independentemente do cabelo que haja na cabeça da mulher ou do homem negro, não mudamos de cor e, consequentemente, não deixamos de ser rotulados por quem quer que seja.
    E se você tem cabelos enormes e encaracolados e te perguntarem insistentemente se você desfila no Carnaval? Por acaso é só isso que uma mulher negra de cabelos compridos e crespos sabe fazer?
    Não se deixe levar pela sugestão dos outros. Os cabelos são SEUS!!!

  24. Até que enfim a mulherada está assumindo os cachos maravilhosos!!
    Não vou mentir, quando eu tinha 12 anos queria DE QUALQUER JEITO ter cabelo liso. Mas aí eu cresci, reconheci que meu cabelo nunca ia ser liso como eu queria e decidi de vez assumir meus cachos. Não me arrependi o/ Enquanto minhas amigas falavam que ter cabelo liso era legal (auge em 2009/10) eu preferia meus cachinhos mesmo. Estava feliz por ser quem eu era ao envés de seguir um padrãozinho besta. Hj eu os amo muuuuuuito e trato com todo amor <3

    Dica: Não qro fazer propaganda, mas a linha Encaracolado da Éh Cosméticos é MARAVILHOSA. Meu cabelo nunca mais foi o mesmo depois que usei ele. Super define os cachos e dá um volume bonito neles. É carinho mas vale a pena

  25. nuuh! q top esse post ,Maraisa!! amei!! c tá linda, mulher!! tava vendo umas fotos suas no feed do face , vi q c tava diferente, mas nao tinha tido tempo ainda de vim aki pra saber o q vc tava aprontando! haha Amei seu baby , q homem!! haha pq homem normalmente gosta d cabelão, neh?? Concordo d + com q vc falou q cada usa um natural, relaxa e faz o quiser , o q se sentir bem!! Igual sempre vejo o povo falando q negro tem q levantar a bandeira, usar cabelo crespo msm e etc!! Claro q nao! a gnt usa o q quiser , neh? o q dxa a gnt bonita… Tinha vontade de dxar de relaxar tbm pra ve como q fica, mas acho q nao ficaria legal, n teria paciencia ,meu cabelo bate no peito e ainda kero ver ele maiorzinho! haha mas um dia o farei… bom, só queria falar q vc eh um p… inspiraçao!! te admiro mto! ainda mais q vc tem minha idade… e vou te falar q as vs qdo to pra baixo e meio triste com esse padroes d blz q as pessoas exigem da gnt, msm negras, sempre penso em mulheres negras lindas da “midia” pra me dá um gás e na abaixar a cabeça; e vc passou fazer parte dessas mulheres negras lindas que me fazem kerer ser linda e ligar o fodas pro mundo!! um grande bjo , nayara.

  26. Olá Maraisa,
    Visito muito o blog, e comento pouco, mas hoje, assim que vi o post, fiz questão de deixar minha palavrinha de incentivo; e de coração, você está mais linda que sempre!
    Momentos de transição são sempre difíceis, principalmente, para a auto-aceitação, e mesmo não querendo dar importância para que os outros vão dizer/achar, é melhor ainda quando se tem família, amigos, namorado e leitoras dando essa força, né?
    Enfim, quero continuar acompanhando sua mudança, e te ver cada vez mais linda, como sempre foi, por dentro e por fora!
    E parabéns as meninas que já estão com a transição completo, ou quase do jeito que desejam, estão lindas também!
    Beijos, sucesso e força!

    1. Oi Thainá! Tem que comentar mais, ainda mais sei forem comentários lindos como este! hahahhahha
      Muitíssimo obrigada pelo elogio!
      Vamos que vamos! \o/
      Beijos

  27. Os comentários sobre cabelos lisos e “negar a raça” estão equivocados. Gente, se o post é sobre transição capilar, cabelo natural e as dificuldades de manter um cabelo alisado foi difícil, não estou entendendo mais nada.
    Desculpem, mas os preconceitos ainda estão em muitas sem se dar conta. Primeiro: quem é a classe minorizada? Loiras, ruivas, brancas? Não.
    E por que alisávamos nossos cabelos? Porque nosso cabelo é “ruim”; qual é ao contrário de ruim? Resposta: Bom, ou seja, para termos um cabelo “bom” tentávamos nos adequar ao padrão imposto.
    Todo mundo quando resolve deixar o cabelo natural recebe críticas, tem medo de cortar curto, etc, etc. Há um tempo vi na Fan page um comentário que dizia assim:”… detesto mimimi racial…” Sobre as bases para pele negra; mas ao mesmo tempo que não queria discutir estava descontente com a situação de que para pele negra não há grande variedade de cores.
    Mimimi racial? Quer dizer que todo o sofrimento, luta e conquistas dos negros é mimimi? E o que ainda temos de lutar e conquistar hj? Cadê os negros nas campanhas, na mídia, nos papéis principais, nas salas de aula das Universidades? Não estão e muita coisa ainda precisa ser feita.
    Sei que ampliei o assunto e o post é sobre cabelos, mas se ninguém aceita (ou aceitava) o próprio cabelo é porque um padrão foi imposto. Não sou contra cabelo liso, desde que seja natural, não precise ficar horas no salão e no secador, fugindo da água, dormindo de touca, disfarçando a raiz, enfim.
    Se hoje é que estão começando a fazer produtos para pele negra e cabelo cacheado, APENAS HOJE, é porque tem coisa errada aí.
    Até para as negras pintarem o cabelo: Há grande variedade de cores e cuidados para os cabelos afros? Deem uma olhada nas modelos das caixas das tinturas. Loira chama atenção? Pq será?
    Pq os homens negros raspam a cabeça e nunca deixam o cabelo crescer? O que acontece com os que deixam?
    Qtas pessoas vcs conhecem que têm cabelo liso natural e quer enrolado? Qual é reação de vcs ao verem uma pessoa de cabelo liso natural com dreads no cabelo?
    Perceberam a diferença? E pq hj está crescendo cada vez mais o movimento de cabelo cacheado, blogs e produtos? Espero que cresça cada vez mais, mas que também seja respeitado.
    Desculpa gente, mas não podia deixar de comentar. Pesquisem mais sobre as questões raciais e preconceitos de classes minorizadas, espero que assim possam me entender.

    Bjos e obrigada pela postagem Maraisa

  28. Oi Mara , vc está simplesmente linda !!, eu estou passando exatamente por isso neste momento , vou ter corage de cortar o meu tb , obrigada pelo incentivo e uma pena , que a Zica está limitada somente no Brasil , se ele abrisse uma filial aqui na Suíça ,seria maravilhoso ,em Zurique seria perfeito , tem uma clientela Brasileira muito grande sem contar com os africanos , dominicanos enfim ficaria muito feliz , se isso acontecer um dia bjs , e estarei conferindo a sua transformação todos os meses , obrigada.

  29. Mah, há tempos eu queria que você tocasse nestes assuntos de transição, cronograma, cabelo natural, parabéns pela iniciativa.
    Eu passei 20 anos da minha vida tentando deixar o meu cabelo de um jeito que não era da natureza dele e, pelo menos para mim, tem valido muito a pena.
    Gosto dos meus cachos, gosto do meu novo visual e o meu marido sempre me deu o maior apoio.
    Se quiser, conto toda esta história no meu blog.
    Beijos e sucesso sempre!

  30. Adorei o post, de verdade. Eu também estou em transição capilar já tem 10 meses, mas eu tenho tanto medo de fazer o BC agora, tenho medo de eu não gostar sabe?! Por causa do comprimento. Mas to criando coragem pra cortar em dezembro. Você ficou linda viu flor, muito diva. Um super beijo!

  31. Oi lindinha , por favor, me ajude!!!!!!!!! tbm to querendo deixar meu cabelo crescer depois da quimica mas o problema é que em partes ele está crescendo muito pior do que era o meu cabelo antes, muito mais ondulado… parece que os muitos anos de quimica fez ele já nascer bem pior!!! isso aconteceu com voce? sera que eles vao voltar a crescer do jeito normal com o tempo??? o meu cabelo nao é do tipo crespo , é ondulado com cachos nas pontas sabe? mas tem partes que ele ta crancendo com um super ondulado horrivel…… socorro!!!!! to apavorada!!! rsrsrrss

    1. Larissa, o nosso cabelo não é igual na cabeça toda. Eu mesma tenho dois tipos de fios! Isso acontece e com o tempo você acostuma e aprende a lidar com o seu cabelo!

      Beijos

  32. Mah, gostaria de saber quais produtos você usa, estou a um ano sem usar química nos meus cabelos, mas está difícil, pois não achei nenhum produto que deu certo com eles, desesperadas quase voltando para química, contra minha vontade. Me ajuda, beijos, obrigada! SUENY.

    1. Oie! Peço que clique em CABELOS no blog que achará todos os produtos que eu falo por aqui! =) São tantos que nem sei de cabeça tudo que eu já usei.
      Mas não se condene por usar química! A minha irmã e minha mãe usam e são felizes! Além disso os cabelos são super bem cuidados. Tudo é uma questão de escolha e você é livre para decidir o que quer e o que faz vc se sentir melhor! =)

      Beijos

  33. Olha, infelizmente você nã é bonita , mas é simpatica. E seus comentários nos posts, suas dicas ajudam, mas por que seu cabelo tá tão secoooo..nossa. Hidratação nele menina!

    1. HAHHAHAHAHHAA
      Jura que você perdeu tempo da sua vida escrevendo isso no meu blog? Jura mesmo?
      Sua vida deve estar bem ruim para você sentar e tentar disseminar energias negativas para os outros.

      Beijos e muita paz no seu coração!

    2. Franciene, além de mal-educada você é mal informada. Conceito de beleza é muito pessoal e uma criação social, sobretudo do ponto de vista eurocentrista; agora sobre cabelos crespos, eles são naturalmente secos e frizzados e têm várias texturas.
      Seu preconceito parte do princípio de que o cabelo crespo precisa ter características de cabelos lisos: brilhantes, sem volume e com balanço. TODOS os cabelos são bonitos e devem ser aceitos da maneira que são, e devem ser respeitados. O que você não fez vindo aqui fazer este comentário infeliz.
      Cabelo cacheado com babyliss de capa de revista só existe na capa de revista.
      Mais de 50% da população brasileira tem cabelo crespo e cacheado cada um com sua peculiaridade, o que faz deles únicos e um mais lindo que o outro. Portanto, pare de viver no mundo eurocentrista, hollywoodiano e da televisão onde só tem pessoas altas, magras, brancas, photoshop e cabelos lisos e compridos. Estamos no Brasil, e acima de tudo, respeite o próximo.
      Ah, e não estou defendendo a Maraisa, mas quando você faz comentários deste tipo fere a mim e a todas as pessoas de cabelos crespos, então não ficarei calada.

  34. Oi!
    At[e dezembro do ano passado passava henê e ferro no cabelo,mas estou desde então sem passar nada a não ser cauterizando e hidratando,estou deixando ele crescer e pensando em dar permanente nele,o que acha?

    1. Acho que você tem que esperar mais tempo. Henê é uma das químicas mais forte e deixa resíduos no cabelo por muito tempo. Se não me engano, você tem que esperar no mínimo um ano para passar uma nova química. AH! E tem que cortar todo o cabelo que tinha henê!
      Vai cuidando dele e cortando as pontas até o final do ano. =)
      Beijoos

  35. Poxa gente, a menina não acha ela bonita e nem o cabelo brilhoso, ela tem direito de não achar. Juro que estou sofrendo com minha transição, mas não ofendendo ninguém, mas se eu achasse que ia ficar do jeito que ficou o da Maraisa, eu não ia querer, mas nem assim deixo de ver o blog dela pois acho ela simpática também, e charmosa, o que não quer dizer bonita. Me desculpem, pronto falei.

    1. Ai gente sério, discutir a beleza alheia é um pouco demais para mim. Cada um tem um gosto e fim, mas perder tempo da vida falando “Você é feia” é no mínimo exagerado, já que na “vida real” NINGUÉM faria isso. A internet deixa as pessoas mais “fortes e poderosas”. Quero ver o povo entrar no ônibus e sair falando para todo mundo o que acha do rosto, do cabelo e da roupa das pessoas. Alguém faz isso? Não! Mas na internet tudo pode, e as pessoas são “obrigadas” a aceitar porque colocam a cara a tapa.
      Desculpe, não sou obrigada. Educação é uma coisa, crítica também, mas falta de respeito é outra completamente diferente.

      Beijos

  36. Graças a Deus descobrimos que o nosso cabelo tem valor , resolvi cortar o meu chega de alisamentos e pranchas tirei toda química e agora vou esperar crescer por enquanto tem um mês mais já estou me adaptando com o novo visual . Já estou colocando até um enfeite para dar um charme .

    Bjs e tenham coragem vale a pena !

  37. Gente o cabelo natural fica tão lindo, é apaixonante o cabelo de vocÊs! Esse black armado, meu sonho era ter um cabelo assim, é lindo, é diferente, e não é pra quem quer, é pra quem pode!
    Cabelo liso qualquer um faz, mas um black ou você nasce com ele, ou vocÊ fica na vontade!

  38. Não sei pq, mas esse post me emocionou! Talvez por td que já ouvi de preconceito por ter cabelo cacheado, até eu mesma aprender a aceitar. E ver td sua trajetória me deixa imensamente feliz!! Vc tá cada dia mais linda e radiante! Bjos sua linda!!

  39. Ameiiiii..de verdadeeeee estou passando pela transição tambem, assim essa e a segunda vez que pois da ultima não estava tão predestinada sempre gostei de cabelo curto oque me ajuda bastante, ja fiz de tudo na cabeleira mas agora eu radicalizei e to adorando eu blackinho, pois cortei o cabelo acima do queixo (liso e loiro)então quando faço os meus twists fica bem curtinho ( ja esta com 3 meses sem relaxament) adoro fica demais…… muitos dão risada, estranham,fazem piadinha mas nem ligo pois sou uma camaleoa TOTAL… adoro diversidade e dou a maior força para as meninas e voçe GATA ta liiinda demais amei seu corte super pra frente vou continuar seguindo este blog que esta DEMAIS. Parabéns!!!!!

  40. Ai meninas preciso de ajuda .
    Atualmente parei de passar um produto chamado henna,porem comecei com a progressiva meu cabelo parece elástico só quebra e cai de tochas,não sei mais oque fazer .]
    Não estou passando mais nada nele , porem estou bem triste quero de volta meus cachinhos o que faco?

    1. Oi Dani, tudo bom?
      Então, o primeiro passo você já deu que é parar com química. Agora você precisa deixar o cabelo crescer e ir cortando aos poucos as pontas até ele estar completamente natural. Você entrará em transição.
      Se tiver coragem pode cortar toda a química de uma vez, mas se não, corta aos poucos de acordo com o crescimento dos fios e faça o Cronograma Capilar. Aqui no blog já falamos bastante sobre cronograma. =)

      Beijos

  41. Oi, Maraisa. Espero que você veja o comentário mesmo sendo um post bem antigo rs. Redescobri o canal (e o site) essa semana, digo redescobri porque há um tempo resolvi deixar o cabelo natural e descobri vários blogs/canais/sites, dentre eles o seu. Mas acabei salvando só o vídeo sobre turbante e dia desses mandei pra uma amiga e ela comentou que você tinha passado pela transição há pouco tempo. Fui procurar saber sobre porque tô passando por isso de novo e tava precisando muito ver histórias parecidas. Vi junto com a minha mãe um vídeo no qual você fala sobre o BC e fiquei muito feliz porque ajudou muito, tanto a mim quanto a ela! Tô com bastante raiz mas com o resto do cabelo (que deve ir quase até o ombro) com química e ele tá horrível, daí com seu vídeo super tomei coragem pra cortar e tô (ou estava) muito decidida, só faltava achar um corte e um salão pra isso e quanto a minha mãe, ela tá nessa constantemente e agora quer alisar de novo, acho que seu vídeo ajudou ela a pensar em esperar mais um pouco. Mas aí vem uma crítica, li o post da trajetória do seu cabelo e me identifiquei, agora tava lendo esse e curtindo bastante mas fiquei bem triste quando li “…sei que cabelo curtíssimo para mulher nova não é bem visto.” porque aí perdi um pouco de coragem. Claro que já sabia disso e é uma verdade, mas não esperava ler isso de alguém que passou pelo BC (sei que não é necessariamente a sua opinião mas achei que faltou uma frase de apoio depois disso). Pensei nessa questão e tava tão confiante que parei de me importar com ela mas lendo o texto voltei a pensar sobre isso de novo. Tenho 18 anos e quero exalar juventude, poxa. Imagino que a finalidade do site seja dar dicas de beleza e entendo que não quer levantar bandeira nenhuma mas desde o momento em que tem meninas se espelhando em você, acho importante dar força também. Tenho posts e vídeos “atrasados” pra ver e tenho certeza que eles ainda vão me ajudar mas fica essa sugestão. As suas histórias já dão uma força pra quem tá passando por isso mas palavras de apoio são muito importantes também (e só faltou isso nos posts que li e vídeos que vi).
    Obs.: seu cabelo tá muito mais bonito agora.

    1. Oie, tudo bom?

      Então, como você mesma disse, eu não abraço nenhuma causa. Sempre incentivo as minhas leitoras a fazerem o que tiverem vontade. Deixar o cabelo natural é uma opção e é preciso se aceitar para isso. Falo assim porque a maioria sempre usou química por não aceitar os fios (eu me encaixo aí). Sobre o cabelo curto, minha mãe sempre teve e sempre achei lindo nela! A questão é uma verdade do Brasil, não vou esconder. Para cortar o cabelo é preciso estar decidida e não ligar para os outros, é um teste e tanto.

      Dar dicas de beleza, para mim, não é incentivar a deixar o cabelo assim ou assado. Dar dicas é tentar fazer com que as pessoas se sintam melhor ao se olharem no espelho. Mas além de tudo, isso é um blog. Um diário, uma agenda, onde eu conto o que vivo e também os meus sentimentos.

      Beijos

  42. Olá Maraísa tudo bem?Acabei de descobrir seu blog e estou adorando, queria te contar que estou a um ano sem química e o meu cabelo está muito fraco e quebradiço,estou querendo ir ao BN mas estou com medo de que eles caiam ainda mais,estou cortando aos poucos e tirando a química ele já está curto mas ainda tem química,ai meu Deus não consigo ficar com ele curtinho demais mas eu quero meu CACHOS de volta.Tenho tentado vários tipos de shampoo,condicionador e tudo mais,e meu cabelo continua sem vida,eles já nascem quem cacheados parece até uma molinha mas não gosto muito de volume,queria que ele ficasse bem cacheados mais com volume controlado será que consigo?Ai tô morrendo de medo e cheia de dúvidas.Me dê uma luz,e mais uma vez estou adorando seu blog.Beijos!!!

    1. Oie, seja bem vinda!
      Vamos lá. BN é química. Se o seu cabelo está fraco, não faça química por nada neste mundo. Aqui no blog eu falo sobre Cronograma Capilar. Dá uma procurada e comece a fazer e cuidar loucamente do seu cabelo. Corte as pontas aos poucos e aguente ele natural por algum tempo até ele se recuperar totalmente. Sei que é difícil, mas tem vezes que a gente precisa parar, voltar do zero, para depois ver o que fazer com os fios.

      É isso que te sugiro. Nada de química e apenas cuidados intensos.

      Beijos

  43. Eu acho cabelo cacheado lindo
    o meu era meio enrolado , odeio ele
    e sempre sonhei em ter cabelo liso por isso acho que não vou conseguir largar as quimicas

    1. Você tem que ver se quer isso mesmo e se é prático para você. =)
      Eu acho que todo mundo pode fazer o que quiser desde que esteja feliz.
      Beijos

  44. MAH! BOM DIA! AMEIIII SUA HISTORIA, TOU COMEÇANDO A MINHA TRANSIÇÃO, MAIS TA CENDO TÃO COMPLICADO, MEU CABELO E TÃO COMPLICADO, TOU COM MEDO DE CAIR NA TENTAÇÃO, NAO SEI OQUE FAZER, QUERO MUITO CONCLUIR MINHA TRANSIÇÃO, MAIS EU TRABALHO COM O PUBLICO, E ACABO SEMPRE ALISANDO, MAIS HJE NAO ME SINTO BEM FAZENDO QUIMICAS POR CIMA DE QUIMICA, QUERO MUIT MUDAR. É MAIS OU MENOS QUANTO TEMPO PARA SAIR A QUIMICA DO CABELO TODO? BJS MAH, ESPERO SUA RESPOSTA, VIU FLOR? VC TA LINDA DEMAIS *–*

    1. Oi!
      Depende do crescimento de cada cabelo. Se você quer tirar a química toda de uma vez, só passando a tesoura. Agora se quer ficar na transição, tem que aprender a lidar com dois tipos de textura até o cabelo natural ficar em um tamanho que você queira cortar. =)
      Beijos

  45. Boa noite! estou pensando seriamente em fazer a transição mas tenho umas duvidas.
    Primeiro que acabei de fazer 54 ano não sei se vai ficar bom, depois eu fico pensando e os fios brancos vão ficar aparecendo…

    1. Oi Sandra! Você já tem fios brancos? Se sim, ele aparecerão. O que você pode fazer é passar henna em pó para cobrir. =)
      Quando a ficar bem, eu gosto de cabelos curtos em mulheres de 50 anos! Depende de você. Quer mesmo fazer isso? Quer tirar toda a química? A gente tem que se perguntar isso várias vezes. Mas no final, cabelo cresce! =)
      Beijos

  46. OoooI Parabéns pela sua coragem, também estou na transição a exatamente 11 meses, mas ainda estou criando coragem para fazer o grande corte tenho receio que ele fique muito curto, pq cabelo cacheado tem o fator natural que é o encolhimento.
    No inicio da minha transição passei por poucas e boas, muitas criticas gente que ate chegava a me perguntava o que tinha acontecido comigo? se o cabelo tinha partido ou quebrado? mas deixei para lá todas as criticas é aqui estou na minha transição capilar.
    força é fundamental pq é um momento muito difícil,eu mesmo tinha o cabelo na cintura quimicamente tratado e de repente cortei em cima do ombro para me acostumar foi um pouco difícil, mas ufaaaa já passou.
    Vaaaaamos meninas muita força para nós, foco no cabelo natural.

  47. Ooii, conheci seu blog hj,, e me conformei, pois fiz luzes e deu explosão quimica meu cabelo esyava lindo antes pois ja era bem liso, hj ele ficou seco e quebrado terei que começar do zero de novo , estou em tristezas mais como vc disse cabelo cresce ;/

  48. decidir deixar meus cabelos naturai, estou desposta a passa por sima de qualquer critica, estou me sentindo cada vez melhor toda vez q vejo um cabelo afro fico ansiosa pro meu crescer rápido…

  49. Boa noite meu nome é Clara, e queria fazer um comentário, tem mais ou menos um ano que optei pela progressiva mas sempre senti saudades dos meus cachos , e tem exatamente sete meses que não uso a progressiva, e tem exatamente três dias que estou tentando fazer meus cabelos enrolarem de novo , pq mesmo tendo parado de usar a progressiva eu lavava os cabelos ou fazia toca para alisá-los ou fazia escova e passava prancha,e nesses três dias eu lavo a cabeça e já vou com as mãos amassando os fios , tá meio estranho ainda mas vou tentar resistir até conseguir meus cachos de volta. E com os comentarios de vcs me deu mas força e confiança que vou conseguir. Não consigo tirar foto de mim mesma mas vou tentar e postarei alguns antes e o depois para vocês verem. BEIJOS!!! Amei conhecer esta página!!!

  50. Me ajudem! quero começar a transiçao, mas trabalho com o público, na área administrativa. Queria muito dicas de como começar, meu cabelo está com 3 cm de raiz sem progressiva e estou tentada a fazer retoque, mesmo de saco cheio pq ele está feio e detonado nas pontas…Precisava de dicas de penteados, cortes etc…. help me pleaseeeee!

  51. Amei seu post, sou a Debora tenho 17 anos. Bom meus cabelos são super lisos, mas desde os 11, 12 anos eu pinto ele de loiro e loiro acaba com o cabelo né, dai o meu liso acabou ficando armado e optei por fazer duas progressivas, e passar algumas quimicas para tentar alisar ele novamente, agora estou morena a tintura ja esta saindo por completo, mas meu cabelo nao voltou ao liso natural e eu tenho muita dó de cortar, o que vc me recomenda para poder voltar ao liso de antes e tirar o armado dele ?

    1. Oie!
      Seu cabelo não está natural pelo que entendi. Você precisa cuidar dele loucamente e deixar crescer. Vai cortando as pontas até ter o seu cabelo 100% natural. Ele pode voltar liso ou um pouco ondulado. Mas você usa produtos apenas para cabelos lisos estimulando os fios.
      Depois dá uma olhada aqui no blog nos posts de Cronograma Capilar. Isso pode te ajudar!

      Beijoooos

  52. Usava quimica apenas pra relaxar,mas acabei escovando sempre e meu cabelo não cacheou mais estava enorme,tentei fazer permanente,não deu certo,o cabelo ficou fraco e começou a quebrar,fiz varias reconstruções cortei o cabelo no ombro,fiquei super triste,pois meu cabelo tava abaixo do ombro,vendo os depoimentos de cacheadas decidi cortar tudo,tirei toda parte lisa e estou amando meu cachos,não é fácil,pois as criticas abala um pouco,mas estou firme e logo mostrarei o resultado!FICA A DICA CORAGEM.

  53. oii meu cabelo e bem parecido com o seu,quero começa a fazer ,minha transição capilar,mas eu qria q ele ficare com cachino mas acho q nao fica ,ele é daqueles crespo sem cachos
    🙁

  54. Meus cabelos eram cacheados…
    Durante alguns anos fiz escova inteligente na raiz e cortei muito com navalha. Só que chegou um momento que eu só tinha “raiz no cabelo” ele tava liso e todo repicado. Cortei o mais curto que eu pude pra tirar os desfiados e o máximo de cabelo com quimica. Agora tô vendo a raiz crescer, fazendo dedinhos, hidratando muito. Qro meus cachos de volta, quimica e navalha nunca mais.

  55. Estou ouvido falar muito sobre a tal “transição capilar” porem (não sei se porque tenho o raciocínio meio lento rsrs)ainda não conseguir entender como eu começo a fazer, quais são as etapas e tudo, então… tem como você me ajudar???

  56. oi maraisa todo bom mede uma dica eu tenho cabelo liso nas ponta e cachiado por detro o que devou fazereu quero ele todo cachiado nao quero corta por agente mulher quando vai no salao todo delas e corta o que devo fazer

  57. Eu gostaria de uma receita caseira pra deixar meu cabelos crespos igual ao resultados dos produtos da Zica Soares, moro no interior de PE e nesse povoado as poucas lojas daqui, não tem esse produtos sofisticados e com um receita caseira legal, que vá deixar meus cabelos soltinhos e que depois de secos ele não fiquem como uma bucha parecendo uma vassoura.

    Nunca usei químicas e estou deprimida, com a minha auto estima lá em baixo, larguei a escola porque todos zoam e puxam meus cabelos.

    Meus cabelo são grandes, agora eu só vivo em casa com um lenço na cabeça e até já pensei em deixar minha cabeça pelada ou morrer porque minha vida não tem graça, se para onde eu vou as pessoas me chamam de cabelo de vassoura, tenho 17 anos e estou morrendo aos poucos de tanta solidão.

    Será que alguém ai pode mandar uma receita para meus meus cabelos não se meus cabelos ruins ficar bem molinho, brilhantes e depois de seco não fiquem mais como um vassoura?

    Aguardo respostas com a receita caseira, precisa ser caseira porque eu não trabalho, nem minha mãe e meu pai é ajudante de pedreiro.

    Obrigada pela atenção de vocês.
    Sonia.

  58. oi mara bom dia adoro seu blog tenho 38 anos sou casada 2 filhos,depois q vi seus bogs decidi tirar aquimica ,meu cabelo e muito cheio ,estou a 02 meses sem quimica minha raiz ta pq aina, mas quero sequir adiante. fico muito triste pq minha filha fa que ta feio sei que ela quer mim ajudar . mas presciso ter minha identidade , cortei uns(04 dedos de cabelo esta pracima do ombro entao ele esta cheio . me ajude nao quero desistir. sou baixa tenho (1,54mt) peso58 kg) vc acha q estou velha pra isso por favor cria looks para mim nao tenho nenhuma ideia de como me vestir .vou esperar vc me responder bjs

  59. Oi, Tudo bem? Preciso da tua ajuda fofa. Eu te admiro muito, sou tua fãs pelos vídeos e pela maneira como explicas e tens ajudado muita gente. Eu sou angolana, negra, já usei muita química mas agora estou farta porque meu cabelo cresce no máximo ate aos ombros e depois vai partindo e só da vontade de cortar. Neste momento estou de tranças e cortei o cabelo a uma semana só que como não sei que produtos usar para começar a transição então trancei.

    Por favor me ajudaaaaaaaaaaaaa, com receitas de preferência caseiras naturais, ou com fotos de produtos (se bem que aqui a uma dificuldade em certos produtos)e dicas de como começar a transição. Bjssssss e espero que continues assim muito linda e simpatica

  60. acabei se cortar meu cabelo retirando td quimica não esta sendo nada facil tenho ficado muito deprimida esse processo e muito dificil tempo parece não passa,estava muito cansada de usar prancha td semana ai parei de fazer progressiva ate que estava pronta p cortar ao me olhar no espelho me sinto muito feia ai bate aquela dor no coração foi assim com vc tb?

  61. estou a 3 meses na transição, sem lembro se meu cabelo é cacheado ou não. Vc me indicaria ir ao Beleza Natural ? quero muito dar um geito em meu cabelo, esta muito esquisito. Estou hidratando e fazendo umectação. Grata, sucessoooooo

  62. Fico imaginando VC de black power VC tem um rosto lindooooo ficou mil vezes mais bela mais charmosa mais tudo sem contar que VC e uma amor vi seus vídeo e me apaixonei por VC seu cabelo e lindo e tem lindos cachos abusa deles e eles cresceram saudáveis VC eh linda sucesso VC merece

  63. Comecei ontem a transição agora estou trabalhando foi difícil sair porque o resultado não foi o mais esperado meu cabelo ainda tem química e está muito feio feio para deixa-lo solto não sei quanto tempo levará até ficar mesmo natural agradecia uma dia

  64. Gente socorro 46 idade acho que metade da vida usei quimica ,agora sinto um dever de dar exemplo para as crianças e adolescentes nehras visto que sou militante e vi oque fiz com meu cabelo,além de usar mega .Hoje decidi pela transição mas ainda com duas texturas pois fazem apenas 3 meses que não uso quimica.Não tenho nem idéia qual meu tipo de cabelo.Parceiras estou texturizando com coquinhos será que vou aguentar rsrs.

  65. Oi Mah,seu cabelo é lindo, Parabens! estou começando a fase de transição e dificil,mais me inspiro em pessoas assim como você que conseguiram passar por essa fase tao dificil. Muitas meninas nessa fase usa como finalizador o creme kanechon de argan e dizem ser muito bom, que ajuda muito na definição dos cachos,porem esse creme nao e finalizador e sim um creme de hidratação com enxague sera que tem algum problema? voce sabe alguma coisa a repeito desse creme? ja usou? Bjs

    1. Oie, muito obrigada!
      Então, tem gente que se dá bem usando um creme de tratamento como finalizador. Para falar a verdade, depois que fazemos a transição, vemos que nada tem regra! HAhhAHAhha
      Já usei esta marca e gostei. Mas sei que tem outros produtos melhores que eu gosto mais.
      No final das contas não tem problema algum! Se o seu cabelo ficar bonito, se adaptar e vc se sentir bem, tá ótimo!!!
      Beijos
      Mah

  66. Uso química… relaxamento na raiz por por muitos anos, diria que mais de vinte anos, hj tenho 42 de um tempo pra cá tenho me sentindo como prisioneira..estou cansada desta dependência, quero liberdade, a questão que meu cabelo é longo hoje cobre os seios e sempre sonhei em ter o cabelo nesse comprimento e não queria corta-lo, é possível eu conseguir passar pela transição sem ter que ser radical…ter quee corta-lo todo? Ah na verdade meu cabelo sempre foi mixto…ondulado e crespo.. Me dê uma sugestão por favor.

    Obrigada!!

    1. Semana passada postei um vídeo no meu canal falando sobre a transição (youtube.com.blzinterior). Tenho certeza que vai te ajudar bastante!
      E sim, você pode passar pela transição sem cortar tudo. Maaaas, saiba que terá que lidar com duas texturas.

      Beijos

  67. estava NECESSITANDO ler um post desse, estou em transição,tem dias que consigo dar um jeito no cabelo e sigo minha rotina,mas tem dias que a minha vontade é de passar a máquina, raíz alta,cabelo indefinido mexe comigo.

  68. oi moça, sabe, eu também passei uns perrengues qando estava na escola, até cortaram um pedaço do meu cabelo p/ ver se lava louça,morria d vergonha do meu cabelo e acabei alizando e hoje qero meus cachos voltem. sabe o q eu aprendi? a valoriza-lo do geito q ele é. o meu também é muito cheio. naumdeixe q ninguém tire sua autoestima por causa disso viu. bjs

  69. Oi! Gostei muito da sua história e to vivendo um momento parecido. Saí do liso já faz uns 3 anos e faço permanente afro desde então. Só que ultimamente não to satisfeita com meu cabelo, cuido muito dele, mas não quero mais relaxar.Aí resolvi deixar natural. Ah!! E também não sei como ele é exatamente. Já estou em transição vai fazer 2 meses e só quero que ele cresça logo hehehe

  70. Gostei muito de ler sua história. Sou inscrita no seu canal no youtube, meu cabelo é 4c, faz 2 anos que não passo química, mas somente 1 sem mega hair. Infelizmente nos últimos 3 meses ele quebrou muito e perdi volume, foi erro meu deixei de hidratar e cuidar como deveria, mas agora está bem melhor. Me sinto como se estivesse em transição, depois dessa quebra, muito agoniada e indecisa…mas sigo firme, pois não quero passar química.
    Beijos Maraisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *