A trajetória do meu cabelo

Mah / 20 jul,2012 /Cabelos

Aeeee! Finalmente eu sentei no outro computador e escolhi algumas fotos para fazer este bendito post!  Faço tudo no meu note e tinha uma preguiça enorme de sentar no computador da casa para buscar as fotos.
Como tenho cabelo crespo, e muuuuuutas mulheres também têm, sempre quis falar sobre isso no blog para mostrar como é o meu cabelo e o que eu fiz com ele durante os anos.

Meus pais são negros e os dois possuem cabelo crespo. A minha irmã mais velha nasceu com o cabelo crespo e bem enroladinho, aqueles cachinhos pequenininhos sabem? Já eu, nasci com o cabelo crespo e sem nenhuma forma. Acho que vocês já podem imaginar como ele é né? Se eu deixar crescer naturalmente fica black power. Minha mãe usou nos anos 70 o cabelo black power, mas depois que passou esta época ela alisa, em casa mesmo, até hoje.

Se preparem que neste post terão muitas fotos para eu ilustrar cada momento capilar.

Hahahha olha eu aí pequena! Fiquem calmas, não vou colocar fotos de todos os anos da minha vida, quero mostrar como era meu cabelo antes de começar a passar química.
Na primeira foto foi o ano em que nasci, dá para ver o tufo de cabelo black que a minha mãe deixava assim ou dava para a minha avó fazer tranças, que ficavam bem bonitas.
Já quando criança, a minha mãe trançava meu cabelo todinho e depois desmanchava para deixá-lo frisado ou dividia meu cabelo e ia enrolando mecha por mecha. Sabe quando você pega o cabelo, enrola em uma caneta? Ela fazia isso com aquele palito que vinha dentro dos sapatos, vocês se lembram deles?

Durante a infância também usei muita trança nos cabelos e nunca tive problema com isso. No colégio em que estudei, sempre fui a única negra da minha sala, mas sinceramente? Nunca liguei para isso! Era um colégio católico e eles prezavam as diferenças explicando para as crianças, sendo assim, nunca sofri racismo ou ouvi qualquer coisa sobre o meu cabelo que marcasse a minha infância. Só depois, na pré adolescência com uns 11 anos, que um menino me chamou de “cabelo de Bom Brill”. Isso foi uma única vez, a professora o repreendeu e eu contei para a minha mãe. Me lembro porque de certa forma isso marca, mas não chorei e nem engoli, respondi bem mal criada para ele e saí de nariz empinado, porque sou dessas!

E chegou a adolescência! Aí ferrou tudo! Aquele turbilhão de hormônios, mil coisas passando na cabeça e diversas meninas bonitas e bem mais “evoluídas” do que eu. Tenho 1,56 de altura e sou magrinha, no colégio sempre tem aquelas meninas super desenvolvidas que com 16 anos parece que tem 20, e eu não era uma delas!

O cabelo começou a me incomodar e fui atrás da minha mãe para fazer alguma coisa. Comecei então a usar permanente afro, fazia em casa mesmo e minha mãe que passava em mim. Sabe aquele de caixinha que vende na perfumaria? Pois é, era ele! Deixava meu cabelo enrolado, mas todo dia de manhã antes de ir para a escola, eu passava creme e queria deixar o mais baixo possível. Nunca quis que ficasse com volume porque na minha concepção da época era feio e as meninas não tinham cabelo armado. O resultado? Um cabelo enrolado, cheio de creme e que nunca secava.

Uma pausa para falar porque eu resolvi fazer tudo em casa. Um belo dia, minha irmã e a minha mãe resolveram ir à um salão para cuidar do cabelo da minha irmã. A cabeleireira parou, olhou para o cabelo da minha irmã e disse assim “Eu não tenho escova para passar neste tipo de cabelo.” sim, ela disse isso. Depois perguntei para a minha mãe porque ela tratava do cabelo em casa, e ela me contou diversas histórias em que tentou cuidar no salão mas sempre saía de lá destruída, com o cabelo feio e ninguém sabia mexer. Agora entendem porque eu preferi arrumar em casa?

Aí, com uns 14, 15  anos eu resolvi parar de fazer permanente e alisar o cabelo. Fui lá na perfumaria,  mudei a caixnha que comprava e continuei fazendo isso em casa. Para sair de manhã eu passava qualquer creme para pentear, e o cabelo dava uma secadinha mas sempre ficava meio estranho, meio molhado.

Na foto de 2005, tirada com meu celular, estava no colégio, dá para ver que meu cabelo estava bem grande liso. Nesta época eu adorava o meu cabelo porque ele mexia. Sim, uma felicidade para mim era ver o meu cabelo mexer como o das outras meninas que tinham o cabelo liso. Sabe quando bate o vento e o cabelo vem no seu rosto? Sabe quando você abaixa para pegar algo e o cabelo cai no rosto? Sabe quando você prende o cabelo e ele balança de um lado para o outro? Pois é, isso acontecia e era a minha felicidade!

Já no terceiro ano do colegial, em 2006, eu cansei de ter o cabelo “meio molhado, meio seco” e resolvi usá-lo escovado todos os dias. De manhã, antes de ir para o colégio, eu passava aquelas escovas modeladoras para arrumar. Sim, eu usava todos os dias algo quente no meu cabelo e fazia escova uma vez por semana, alguém imagina no que isso resultou? Meu cabelo foi caindo!

Não há cabelo que aguente à tanta escova, chapinha, modelador, ou qualquer outra coisa quente todos os dias. O topo da minha cabeça ficou com apenas quatro dedos de tanto que eu destruí o cabelo. Nisso eu já namorava, e meu namorado nunca gostou do meu cabelo liso, ele me disse para deixar o cabelo natural.

Voltei para a perfumaria e fui fazer novamente permanente em casa.

Em 2007 eu entrei na minha primeira faculdade e não estava satisfeita com o meu cabelo, mas me sentia mais feliz do que com ele escovado. Não tinha muita definição, estava meio liso meio enrolado. Dá para ver que ele está bem dourado, nunca passei uma coloração no cabelo, mas a química queimava os fios e os deixava mais claros.

Continuei fazendo a mesma coisa em 2008 até o meu namorado achar um cabeleireiro que fazia o cabelo de uma colega de trabalho e ficava lindo, cacheado, cheio, bem bonito mesmo. Nesta altura do campeonato eu já queria o meu cabelo cacheado. Nunca quis meu cabelo como eu vim ao mundo, black, porque não tem forma alguma! Eu não consigo gostar dele sem forma, por isso fui atrás do homem para deixar meu cabelo cacheado com permanente.

No primeiro dia que fui lá, ele apenas hidratou porque estava muito detonado, mas depois de uns três meses, eu fiz meu cabelo com ele até o final de 2009 e este foi o resultado:

Aí eu cansei dele porque era muito longe e cismei que ele não entendia muito bem de cabelo crespo. Passei para o relaxamento em casa comprado na perfumaria e estava muito feliz assim. Na segunda foto de 2010, eu passava henna no cabelo para dar uma cor diferente. Era relaxamento de três em três meses e henna duas vezes por mês. Para arrumar de manhã eu passava um creme para pentear e água.

Ah! Esqueci de falar que desde sempre eu levanto uma hora antes de sair de casa para arrumar meu cabelo. E tem mais uma coisa que esqueci de falar: quando eu falo que passo creme no cabelo, eu passo também água, não aplico creme nele seco. O processo é: separar mechas, eu começo por baixo, e ir passando água e depois o creme. No final de tudo eu amasso os fios para enrolar.

Foi então, que em 2011 eu resolvi cortar todo o meu cabelo relaxado, deixar crescer o cabelo natural para depois voltar ao permanente, mas desta vez, eu deixaria meu cabelo cacheado e com volume! Este foi o pior momento, porque tive que aprender a cuidar do meu cabelo natural, coisa que eu nunca tinha feito.

O cabelo crescia e eu ia cortando as pontas, mas não fazia isso em um salão não, eu mesma passava a tesoura no meu cabelo. Nas primeiras fotos dá para ver a minha raiz crespa surgindo e as pontas bem acabadinhas. Como eu não estava muito feliz com este meu cabelo, não tirei tantas fotos, foi difícil achar algumas para colocar aqui. Observem a foto em que estou com a regata listrada, dá para ver mais ou menos até que tamanho de cabelo cheguei. Estava muitíssimo curto e eu aguentando aquilo com toda a minha força interior.

Na última foto estou black power! Este é o meu cabelo natural, sem nenhuma química e para arrumar eu molhava e passava creme todos os dias de manhã. Consegui ficar 10 meses sem passar química para chegar neste cabelo 100% natural.

Foi então que eu voltei para o permanente! Queria fazer em salão, mas sinceramente? Pouquíssimas pessoas sabem mexer em cabelo crespo e deixá-los bonitos sem escova e babyliss. Como ainda não conheci nenhuma pessoa que saiba mexer em cabelo crespo, prefiro fazer em casa. Então, voltei para o permanente em casa, mas agora eu deixo ele com mais volume.

Recentemente, vocês viram que eu pintei os fios. Esta foi a primeira vez que passei alguma coloração no meu cabelo e amei o resultado!

Maaaaaaas, se você acompanha a Fan Page do blog, sabe que eu não estou mais assim. Nesta terça eu cortei meu cabelo com Julio Crepaldi no Beauty Studio da Wella lá na Casa Cor. O resultado? Este:

No começo não gostei muito, mas agora já me acostumei e gostei de ver que as pontinhas estragadas foram embora.

Eu fico pensando e acho um absurdo, e também uma pena, em um país como o Brasil, não ter profissionais suficientes que saibam cuidar de cabelos crespos sem fazer escova ou babyliss. Ouvi dizer que tem um salão no Rio que é especializado em cabelos crespos e deixa as meninas negras com o cabelo lindo, ainda quero passar lá. Fora isso, as pessoas não sabem mexer em cabelo crespo, as próprias meninas que tem o cabelo assim não sabem cuidar e acabam deixando liso ou lotando de creme. Eu não assumo meu black porque não me sinto bem, mas tentei achar algo que não me transforme em quem não sou. Quando meu cabelo estava escovado era completamente falso, feio e sem personalidade alguma. Hoje eu aprendi a cuidar do meu cabelo, estou feliz com ele e escuto muitos elogios na rua, isso me faz muito bem!

E como você cuida do seu cabelo hoje Maraisa? O que você passa? Olha, eu passo de tudo! rs Shampoo e condicionador eu sempre compro para cabelos secos ou quimicamente tratados, e creme para pentear eu uso para cachos. O creme para pentear que mais gosto é Elsève Hydramax Colágeno, mas no momento estou usando o Repair da Wella ProSeries.

O cabelo crespo não tem brilho, por isso eu sempre passo um óleo depois que ele seca para dar brilho. Uso o Orofluido ou Moroccanoil. Mas se você não pode gastar, compra qualquer óleo capilar da perfumaria que  também dá um bom resultado.

Lavo o cabelo duas vezes por semana, tem gente que vai achar pouco, mas como eu tenho o cabelo crespo, sei que ele não seca rápido e não precisa ser lavado tantas vezes, se bobear isso pode até danificar os fios. Passo máscara sempre que lavo os cabelos, pode ser qualquer máscara, mas eu sempre passo.

Hoje eu continuo acordando uma hora antes para arrumar o cabelo, demoro menos tempo para arrumá-lo, mas ainda levanto cedo porque saio de casa com ele seco. Então acordo, arrumo o cabelo, faço maquiagem, vejo a roupa e nisso tudo vou mexendo no cabelo para ele secar. Nunca mais saí com um monte de creme no cabelo ou com aquele aspecto molhado. Sou muuuuito mais feliz assim.

É isso gente, esta é a minha trajetória capilar. Escrevi muito, mas vejam bem, resumi 23 anos em um post! hahaha

Beijos
Mah

279 comentários em “A trajetória do meu cabelo

  1. Olá Maraisa,

    Sempre acompanho suas postagens e adoro, mas hoje você se superou!!
    adorei o post da tragetoria do seu cabelo!!
    O Atual está um maximo e você está a cara da riqueza de linda..

    Adoro você!!
    Depois faz um post sobre cabelo liso e loiro, como trata-los 😉

    1. HAHAHAHHHAHA você que tem que fazer um post para cabelos lisos e loiros gata! HAHAHAHAHAHAhaHa
      Obrigada pelo comentário! Amei saber que estou a cara da riqueza! HAHAHa

      Beijooooooo

  2. Nossa,Maraisa,acompanho teu blog já faz um bom tempo.Todos os dias eu entro e olho.Amei o post da tua trajetória capilar.Eu tbm já sofri muito,fiz o big chop 2 vezes mas agora estou bem,quase 100% natural.Um beijo e sucesso sempre!!

  3. Amei….é muito bom encontrar ler artigos q ajudem a cuidar dos cabelos crespos….realmente é difícil encontrar um profissional para corta cuidar dos nossos cabelos…Atualmente moro em Sorocaba há quase 3 anos não encontrei alguém q corta-se meus belos mais tenho um ótimo profissional na baixada…

    1. Nossa, e eu que com 23 aqui em Sp nunca achei alguém que cuidasse bem dos meus cabelos? É horrível isso! As pessoas estão perdendo um nicho enorme!

      Beijos

  4. Parabéns pela trajetoria,eu também tenho cabelo cacheado/crespo e estou no começo da minha transição pois há muito tempo faço relaxamento e escova nele, mas da última vez a moça quebrou ele em algumas partes e decidir deixar ele natural. Adorei teu cabelo o corte ficou liindo,parabéns denovo pela coragem de assumir quem você realmente é! 😀

  5. Te entendo completamente. Meu cabelo é cacheado e ao contrário de você já fui muitas vezes chamada de “cabelo duro” e “cabelo bom brill”. E sofri muito com alisamentos porque sempre ficava horrível mas ninguém nunca soube fazer outra coisa no meu cabelo. Até que comecei a cuidar dele sozinha, não há nada mais irritante do que 100% das vezes que piso em um salão eles tentarem me fazer alisar o cabelo.

    1. Nossa, não sabem lidar com o nosso cabelo sem alisar, isso é irritante! Por este motivo prefiro cuidar em casa porque eu sei que faço e sei como ele fica melhor.
      Beijos

  6. Oi Maraisa!
    Adorei o post,me identifiquei muito com sua trajetória e concordo em gênero,número e grau em relação a profissionais que ainda não sabem como trabalhar um cabelo afro,uma pena,já que a maioria da população brasileira tem este tipo de cabelo.Estou em um processo de não relaxar mais os cabelos,cansei da química,mas gostaria de manter meus cachos arrumados sem grandes mistérios,confesso estar sendo muito difícil,até porque ainda tenho restos de química no cabelo,não pude cortá-lo por conta de um trabalho que fiz.Pensei em usar o Bossa Nova Cadiveu,mas estou na dúvida se realmente ele irá me trazer resultados,mesmo tendo lidos bons resultados através de você da Cinthya…
    Te digo mais,esse salão que mencionou é o BELEZA NATURAL,eles utilizam uma química que não tem cheiro,não arde e só é passado na raíz do cabelo,fiz meu cabelo por muito tempo lá,realmente fica muito bonito,mas cansei por conta do salão ficar muito cheio,tem que madrugar para relaxar o cabelo,como eu estagio e faço faculdade,ficou inviável para mim,inclusive eles tem uma linha de manutenção para os cabelos,como shampoo,condicionador,creme de pentear,reparador de pontas e etc
    Parabéns pelo blog,suas dicas são muito boas e obrigado por compartilhar um pouco da sua história capilar conosco,foi muito positivo!
    Bjins e bom fim de semana

    1. Danielle, eu estou usando o Bossanova da Cadiveu e gostei muito viu? Ainda vou fazer um post sobre ele porque estou amando! Sim, é este salão mesmo, mas eu tinha esquecido o nome dele! hahahah
      Sério que ele sempre está lotado? Ishh só de pensar em esperar me deu preguiça!

      Beijoooos

  7. Boa tarde!

    Meu nome é Daniele, eu moro no Rio e realmente temos aqui um salão que daria a vc os cachos dos sonhos.
    Adorei o post!
    Eu vivi os mesmos momentos que vc com os seus cabelos, e me tornei cabeleireira exatamente pra cuidar deles da forma correta.
    Abaixo segue o link do BELEZA NATURAL, pra vc dar uma olhadinha no trabalho deles.

    Beijos e boa sorte na sua jornada!

    http://www.belezanatural.com.br/index2.html

  8. adorei o post! seu cabelo tá lindo! eu tenho cabelo liso mas sempre quis q ele fosse cacheado e com volume… acho tão lindo! ah na foto de 93 vc tá com uma carinha de sapeca rss bjo

  9. Me surpreende a falta de profissionais que saibam lidar com cabelos crespos. Acho que a maioria ficou tão bitolada em saber pranchar e fazer progressiva, que se esqueceram de outros looks.
    Usei progressiva por 5 anos, fazem uns 8 meses que estou voltando aos cachos naturais (meu cabelo é de cacho bem aberto, não é crespo), mas ainda tem partes super esticadas, outras enrolando, tá uma coisa!
    Passei por fases de deixa natural, pinta de preto, corta Joãozinho, deixa compridão, alisa e pinta de vermelho… Dei tanta volta para no final, tentar voltar ao natural kkk

    Muito bom acompanhar as fases dos seus cabelos, e você sempre tão linda em todas elas!

    Beijos,
    Carla Mariano
    http://www.maoslindas.blogspot.com

  10. Nossa, adorei o post, ja passei por cada uma!! Alisava, cortei pra relaxar. Como não gosto de cabelo curto, deixei crescer e voltei pro alisamento com cachos nas pontas. Sofria muito na infancia pois ele era black power e não tinha nenhum produto específico na época. Parecia um menino. Mas tenho um profissional em que confio há 12 anos. Cabelo liso na raiz é minha paixão, dá menos trabalho. Bj.

  11. Olá Maraisa,
    Sempre dou uma passadinha pelo seu blog, mas hoje é a primeira vez que vou comentar. Também sofri muito com a questão do cabelo. Meu pai era filho de japoneses ( cabelos pretos, lisos e muito fortes/grossos ) e minha mãe era filha de uma mistura brasileiríssima de portugueses, indíos,negros. A família de minha mãe toda tem cabelos bem ralinhos, meio alourados, meio acastanhados. E ondulados. Se vocês não conseguem imaginar no que deu essa mistura, eu conto pra você que foi uma infância sofrida com muita química, cortes desastrosos em cabeleireiros que são treinados pra cortar cabelo de Barbie, muito boné, muitas faixas, tiaras, bandanas, etc. Meu cabelo é um misto do cabelo ralo da minha mãe e do cabelo grosso e forte do meu, muito volume e sem definição nenhuma, não faz cacho, não ondula e só cresce pra cima e pros lados… Bozo define… Por mais de 10 anos cortei sempre chanel e passava creme para pentear e água. Vivia com a cabeça molhada. Aí um dia me disseram que se passasse mousse ia definir mais os cachos. Definiram, mas depois de meses de mousse, o cabelo secou, espigou e quebrou todo. Aí comecei a alternar entre cremes para pentear e consegui controlar o volumão e os cachos apareceram. Sou de SP e por muitos anos vivi assim. Em 2007 me mudei pra Salvador-BA e aqui achei o Beleza Natural, o tal salão que você disse que fica no RJ. A Zica, dona do salão, é uma gênia! Só há um salão aqui em Salvador e não importa o dia e hora que você vá, ele estará lotado, e não me importo de esperar horas, pois lá as profissionais são treinadas para lidar com cabelos crespos/ondulados e os cortes são os mais lindos possíveis! Há vários vídeos no Youtube em que as meninas negras explicam qual foi o tipo de tratamento que fizeram. Como meu cabelo é só ondulado e não tem química alguma, eu só faço corte lá de 3 em 3 meses e uso toda a linha de produtos: shampoos, condicionadores, hidratação e os cremes de pentear que fazem os cachos saltarem e aparecerem! Fico me perguntando porque só tem um salão aqui no Nordeste todo e porque AINDA não tem em SP?!?! Acho um absurdo! Vale uma investigação, viu? Olha sou super fã do Beleza Natural, acho que os cortes que tenho feito lá, ajudaram bastante minha auto estima e os produtos são excelentes. Os cortes que eles têm para cabelos médios e longos dão movimento aos cachos e realmente ficam lindos, tanto cacheados quanto se der escova. Enquanto fico na fila de espera vou conversando com as outras clientes e todas, digo TODAS mesmo são super felizes com os profissionais e o tratamento de lá. Eis o site para quem quiser ter infos: http://www.belezanatural.com.br/. No site há o livro de cortes possíveis, dá ver como ficam todos os tipos de cabelos. É isso, parabéns pelo seu cabelo, está ótimo! Quando encontrar um profissional que compreenda o cabelo crespo sua vida vai mudar muito!

    1. Oi Sabrina, tudo bom?

      Nossa, você sofreu com o seu cabelo hein? Ainda bem que conseguiu achar um lugar legal. Eu também não entendo como no nordeste tem apenas UM salão para as meninas cacheadas! Queria muito que abrisse aqui em São Paulo, porque não tem como eu ir para o Rio toda hora cuidar do cabelo.. =/

      Muito obrigada pelo seu depoimento, e comente mais vezes! rs

      beijos

  12. Oi!!

    Eu vivia no mundo das chapinhas e alisantes.
    Mas de um tempo para cá, fiquei insatisfeita com o meu cabelo, sei lá, lá no fundo sabia que aquilo não era eu. Por isso resolvi não fazer mais nada no meu cabelo (que também está uma caquinha, devido todas as químicas que passei no meu cabelo) e assumir o meu afro.

    Desafio foi lançado em janeiro desse ano. Alisantes nunca mais!!!

    Hoje, me sinto bem melhor, pois não tenho que me preocupar com a umidade, chuva e outras coisinhas mais que toda mulher sofre quando é escrava do cabelo…
    Mas tenho muita dificuldade para encontrar penteados que consiga adaptar no meu novo estilo de cabelo (que no momento está em adaptação = raiz alta e o resto sem forma), o que muitas vezes me deixa desanimada a continuar. Para o trabalho só vou de coque…

    Tenho muita curiosidade de ir no salão do Rio, mas o meu objetivo é ver como o meu cabelo ficará sem nenhuma química pois eu não sei como ele é….

    Fico feliz em saber que não sou a única nessa trajetória!!!!

    beijos

    1. Concordo com você quanto aos penteados, mas sabe o que eu fiz? Usei e abusei dos acessórios. Colocava lenços, tiaras, flores, um monte de coisa para mudar!

      Beijooos

  13. Mah!!!
    Ameiii o post! Aliás, não tem post seu que eu não goste, adoro esse blog!!
    Que legal que consegue assumir o cabelo, viu?
    Eu não conseguiria, porque, como já escrevi algumas vezes aqui, sou mega preguiçosa hahaha.
    Vou perguntar pra minha mãe se no salão onde ela trabalha tem alguém especializado em cabelos crespos, tá?
    Beijos, lindona!!!
    E o cabelo atual tá lindoooooooo!!! Arrasou!

  14. FICOU DIVA DE BLACK POWER! *-*
    Mas o que interessa mesmo é você estar feliz com ele do jeito que for. O meu cabelo não é crespo, é cacheado, mas me custou mais de 10 anos de escova e uma tendinite para eu deixar de querer ele liso. Nunca tive coragem de alisar, o máximo que fiz foi relaxamento umas três vezes, mas cuidar dele era tão complicado e caro que abandonei.

    Hoje estou como você Mah, feliz da vida com os meus cachinhos, hahaha! Mas concordo com você que ainda são raros os profissionais que sabem lidar com o cabelo cacheado e crespo e o mercado também não colabora: para cada tratamento para cachos que surge, tem uns dez para alisar, aí fica complicado. Mas quero crer que a ditadura do liso está acabando e por isso é tão importante ler relatos como o seu.

    Parabéns pelo post sua LINDA! <3
    Beijos!

    1. Olha, eu achava que tinha voltado no tempo com o black power! HAHAHHAHA

      Estou com você, quero crer que esta ditadura vai acabar e as meninas assumirão os cabelos crespos e cacheados com mais facilidade. Ah! Além disso os profissionais precisam se tocar que no Brasil, mais da metade da população tem o cabelo cacheado ou crespo! Tem que ver isso aê!

      ahhaha

      beijooooo

  15. Nossa! É a primeira vez que leio um texto falando realmente de cabelos crespos, como o meu. Sempre tem aquele papo de assuma os cachos, mas meu cabelo não é cacheado, é do jeitinho que vc falou. E também acho que não existe essa de assumir,não escondemos nosso cabelo e nem negamos, só queremos poder tratá-los e sentir-se bem com eles. E realmente é difícil achar profissional que saiba cuidar sem querer alisar. Beijos!

  16. Adorei esse post..

    Assim como não tem profissional para cuidar de nossos cachos( acho um absurdo isso também..), também não tem quem fale deles nos blogs..

    Amei de verdade..

    Esse salão no rio deve ser o ” Beleza NAtural.” também tenho muiita vontade de conhecer…Não sou adepta de alisamentos acho que ficam sem vida, super artificial..Não gosto..e não faço…
    Aii para cuidar dos cachos é dificil. Uso o Natu hair, que deixam os cachos no lugar com aquela aparencia de molhados o dia inteirom até hoje não sei de produtos que se deem com o meu cabelo..

    Eu sofro viu..rs

    Bjss

    1. Tenta outros Ana! Eu não gosto mais daquele aspecto molhado. Tem que ver o corte também porque isso ajuda a deixar mais ou menos volumoso. Tenta este creme que eu comentei, da Elseve, não é tão caro e eu gosto!
      Beijos

  17. Me identifiquei muito com o post,mas ainda não consigo pensar na possibilidade de cortar meu cabelo para deixar natural!snif…Principalmente porque ele é como vc falou,sem forma.Meu marido também ,a exemplo do seu namorado,adoraria que eu assume meu black!!!Tá aqui vendo o post comigo e dizendo:tá vendo,assume logo,isso que é bonito!!!rsrsrs Tenho uma bebê de 1 ano e 8 meses e o cabelo dela também é afro,mais graças a Deus seus cachinhos ficam bem definidos,uso maria -chiquinhas,mas quando uso a faixa e deixo ele black,ela faz sucesso!!!Comprei várias!!!Espero que ela não cometa um terço das loucuras que já fiz com meu cabelo…aff

    1. Olha Geisa, não é fácil, mas confesso que no final das contas compensa muito mais deixar o cabelo assim do que alisar. Eu me sentia feia quando estava tirando a química porque não conseguia me arrumar direito, mas depois eu usei e abusei dos acessórios e até que consegui me olhar no espelho e me sentir bem!

      Beijoos

  18. Parece que em Sao Paulo tem um bem parecido com o Beleza Natural do Rio de Janeiro, acho que o nome é Lunablu, ou algo assim.

    bjo, ta linda!

  19. Parabéns Mah pelo exemplo que você deu pra quem não gosta de se assumir.
    Passei muitos anos assim, hoje me assumi e adoroooooo os meus cachinhoss!! Bejos sua linda!!

  20. Olha Mah, fazia tempo que não passava por aqui e vim no dia certo viu.
    Parece que me vi nesta sua trajetória capilar, estou agora voltando a usar ele só com relaxamento, mas não ainda não consigo tirar fotos , e sempre saio com ele molhada e com muito creme.
    bjs , quero ser confiante como vc!

    1. Olha Talita, parece que quando ficamos confiantes, quando criamos coragem, nos sentimos mais bonitas, as pessoas percebem e passam a elogiar muito mais. Sei que toda mudança que fazemos é para nós mesmas e não para os outros, mas que é bom se aceitar, e ainda ouvir elogios, isso é! rs

      beijoos

  21. CARACA! Juro que me vi aí, com algumas diferenças, claro, mas me vi!
    A primeira diferença é que sou mulata, mãe negra e pai branco, e meu cabelo é misturado, finíssimo e completamente sem forma.
    Segunda é que bem pequena comecei a sofrer preconceito, tanto pelo cabelo quanto pela cor da pele. Tinha diversos apelidos na escola.
    E terceira que desde os 11 anos que cuido do cabelo em salão. Passei por diversos tratamentos e salões, e troquei recentemente de cabeleireiro. Por enquanto estou amando.
    Passei um longo período na fase do cabelo molhado com creme fazendo permanente. Mas não tem jeito, meu cabelo não cacheia sem um monte de creme.
    Desde meus 19 anos que estou na escova, hoje tenho 28. Dá trabalho mas foi a melhor alternativa a escolher, depois de tantos processos pelos quais passei.
    Estou relaxando com guanidina tem uns 8 anos, mas de uns meses pra cá achei que o cabeleireiro começou a pisar na bola e meu cabelo começou a quebrar.
    Aí descobri a cabeleireira mais antiga da cidade que trabalha com guanidina, dá aulas e fui atrás. Ela só trabalha com Loreal, que eu nem fazia ideia que tinha linha de relaxamento; criticou até a técnica do antigo cabeleireiro e me deu um banho de mudança. Fiz tanta hidratação além do relaxamento em si que meu cabelo ficou incrível de macio.
    O preço triplicou e não vai ser fácil bancar tudo a cada 3 meses, mas a principio vou tentar por que gostei demais da textura do meu cabelo. Parece liso de verdade!
    Você lava o cabelo 2 vezes na semana? Agora no inverno eu lavo uma só! hahah Meu cabelo tá grandão, quando ta sujo prendo ou faço coque! tudo pra ficar menos no secador!rs
    Ma, venho sempre aqui e nem sempre comento, mas hoje deu muita vontade! Me identifiquei de verdade!
    Me inspirou! Quem sabe um dia eu também não conte minhas aventuras capilares! rs
    Beijos

    1. Seu cabelo é lindo! Se você se sente bem assim, tem mais é que continuar!
      Eu acho que devemos fazer o que nos sentimos bem e o que combina com a gente. O seu cabelo combina demais com você, meu cabelo liso não combinava nada nada, parecia muito falso!

      Fico feliz que tenha comentado por aqui! =) É sempre legal saber que tem alguém lendo o que você escreve!

      Beijoos

  22. Boa noite é a 1° vez que vejo o seu blog,agora vou acompanhar sempre,pois gostei muito.Gostaria de saber como vc faz esse permanente em casa,pois minha mãe usa henê e quer parar,e eu quero muito poder ajudá-la a ter um cabelo mais natural como o seu que é muito bonito.Obrigada!beijos!Carla

    1. Carla, infelizmente henê é o produto mais chato na hora de parar de usar. Você precisa esperar aproximadamente um ano para conseguir usar outra química. Já ouvi algumas pessoas dizerem que tem que esperar dois anos até sair todo o henê porque os ingredientes de sua fórmula conseguem “penetrar” na raiz e os fios já nascem danificados.

      Sua mãe tem que respirar fundo, jogar o henê longe, deixar o cabelo crescer e ir cortando as pontas aos poucos, assim como eu fiz com o meu. Mas é o que eu te disse, no caso dela leva mais do que 10 meses. Se fosse eu, deixaria um ano e meio sem nada.

      O permanente que faço em casa é da Niely, um pote amarelo da linha gold. Na caixinha vem toda a explicação de como usar, é necessário comprar bigoudis para enrolar, além do neutralizante. É fácil e meu cabelo se adaptou bem.

      Qualquer dúvida é só perguntar!

      Beijos

  23. Oi Mara, começo dizendo que seu cabelo ficou lindíssimo como algumas meninas disseram nos comentários acima ficou a cara da riqueza rsrs…Adorei o post sobre sua trajetória capilar, tenho cabelo cacheado com os cachos bem definidos e nunca fui mto fã de alisamentos e afins mas relaxei ele uma vez e os cachos perderam a forma e o cabelo armava q era uma maravilha(só que não)nunca mais tive coragem de passar química nenhuma nele e na época tive q corta-lo bem curtinho ate sai todo o relaxamento, tbm compartilho desse seu sofrimento de não achar um profissional que saiba cuidar do nosso tipo de cabelo é uma tristeza e um absurdo isso no país q a gente vive e já perdi as contas de quantas vezes fui em salões(ou algumas pessoas mesmo)me falaram para alisar o cabelo e eu sempre respondi não obrigada prefiro mil vezes meus cachos porém sempre teve pessoas p elogiar mto meu cachos, ainda bem, amo meu cabelo e não troco ele por cabelo liso nenhum =D

    1. Oi Glenda, muito obrigada pelo elogio! hahaha Estou adorando ter “cara de rica”.
      Acho o fim não saberem cuidar de cachos em um país como o Brasil, simplesmente não entendo isso! Hoje estou muito mais feliz com o meu cabelo assim.

      Beijooos

  24. De grande relevância este post. Vc é linda e com o cabelo assim ficou mais ainda.
    Salve, salve a diversidade.

    E pode postar mais coisas sobre cabelo e o que usa, como faz. Beijooo, se cuuida!

  25. Tem um salão aqui em SP especializado em nossos cabelos crespos, chama-se LUNABLU. Estou ansiosa para que o meu cresça logo a parte alisada para fazer o corte. Levei duas amigas lá que cortaram e amaram o resultado( cabeleireira Soraia, que faz o corte a seco).Dá uma olhada no site depois. Ah, seu cabelo in natura é liiiindo!!!!bjos e boa sorte!

  26. Nossa, você não tem ideia do quanto me identifiquei com sua trajetória… meu cabelo (hoje eu sei), é cacheado, mas muito fino e sem ajuda de um creme para deixá-lo mais pesado os cachos não aparecem… mas isso foi sempre difícil para mim que tinha todas as amigas de cabelos lisos e minha mãe, que também tem cabelo liso, não sabia o que fazer com meus cachos… logo eu vivia de tranças e demorei muitos anos para me aceitar como sou… fiz de tudo, desde permanente (pq penteava muito, meu cabelo é fino e ficava com cara de Gal Costa), depois fiz escova, alisamento… enfim, todo o ciclo… por fim ele estava lindo, liso, e totalmente frágil, até que há uns 5 anos meu cabelo não aguentava mais, começou a quebrar e cair… resolvi radicalizar e cortei curtinho (meu cabelo estava quase na cintura)… foi um choque, mas decidi ficar um tempo sem química para poder recomeçar, mas aí descobri que meu cabelo cacheado e curto é lindo, cheio de volume, que não preciso fazer quase nada para ele cachear naturalmente e quando seca ainda tem brilho…
    Sabe, eu também tenho dificuldades em encontrar profissionais que cuidem do meu cabelo, mesmo para cortar… e sempre ouço as mesmas coisas: “Porque você não alisa?”, mas eu cansei de brigar com ele… hoje estamos em paz (apesar de ter dias em que ele parece não querer conversar comigo).
    Mas em um país onde o cabelo liso (e loiro) é tão valorizado é difícil encontrar pessoas que cuidem dos nossos cabelos diferentes, né??

    Ah, achei que você está linda agora… mas sinceramente, amei seu cabelo black… sempre que vejo uma mulher com esse tipo de cabelo, penso em gente forte, que vai a luta e não tem medo de nada e nem de ninguém… parece bobagem, mas eu costumo associar personalidades aos cortes…rss

    beijos,
    Dé…

    1. Minhas amigas também falaram que black fica legal em mim, mas eu acho que me deixa com o rosto redondo.. =/
      Ishh, quando a mãe tem cabelo liso e a filha nasce com o cabelo cacheado sempre dá problema né? hahahaha
      Acho engraçado como demoramos para ver que somos bonitas como “Deus nos fez” o natural é mais prático e mais bonito. Também tem uns dias que meu cabelo não está afim de mim, mas estou muito melhor agora! =)

      Beijos

  27. Olá Maraísa,
    esta é a 1ª vez que comento aqui no blog…não pude deixar de comentar pq o assunto me é muito familiar. rs
    Sou carioca e fiz o cabelo por muitos anos no Beleza Natural. Para mim, a química lá é muito agressiva (mesmo assim fiz por anos rs), de machucar a cabeça, queimar mesmo e eu sentir dor nos dias seguintes na hora de tomar banho…mas, meus cabelos ficavam lindos. Lindos até a 1ª vírgula, ahahahah…No MEU cabelo, depois d eum tempo, a química parecia deixá-lo mais grosso e sei que resolvi fazer o mesmo que você: meter a tesoura. Mas fiz tudo de uma única vez…depenei mesmo e, desde então, nunca mais voltei ao Beleza. As vezes até me dá vontade,sabe…mas, pra mim, não vale a pena. Meu cabelo é cacheado crespo, costumo dizer…o problema dele é que é muito volumoso e muito cabelo, ou seja…uma leoa, mas não é tão grosso e tenho me dado ao luxo de fazê-lo a cada quatro meses, mas hoje em dia não faço mais relaxamento, faço dessas escovas progressivas..pra mim funciona muito bem e não modifica a estrutura,sabe? tira só o volume MEEESMO..e eu adoro isso, pq, conforme meu cabelo for crescendo, vou aumentar ainda mais o intervalo entre as químicas pra ver se consigo deixar ele natural mesmo…mas tenho que esperar ele pesar pra isso, sabe como é? rs
    Mas, enfim, isso tudo foi pra dizer que o Beleza natural funciona muito bem mesmo, dá cacho até pra quem nunca sonhou em ter (mas o cabelo não pode ter química,hein…senão, cai tudo!)…se eu fosse você, tentava dar um pulinho lá sim (tomara que sua experiência seja melhor que a minha). Maaas, se não gostar de lá, aqui no Rio, ao meu ver, tem váaaaarios salões que sabem cuidar de cabelo crespo…dá um pulinho aqui e procura que vai achar vários! 🙂

    1. Oieee! Obrigada pelo comentário! Adoro ler as histórias!
      Você cortou o cabelo TODO DE UMA VEZ? Jesus! Te admiro! Eu não tive esta coragem.
      Jura que a química de lá é agressiva? Issh, então para mim não ia rolar, sou chatinha com isso!
      Dar um pulinho no Rio? hahahha você falou como se fosse aqui do lado! Sou de SP =) Mas estou feliz agora… se fosse antes, com certeza iria no Beleza Natural!

      Beijoooos

  28. Nossa Mah, simplesmente amei esse post com td sua trajetória…

    Tenho o cabelo crespo, só q ele não fica black como o seu ele forma cachos. Amo meu cabelo e nunca consegui ser lisa, fiz durante muitos anos relxamento, mas estou sem a 3 anos…a única coisa q me incomoda é as vezes sair com ele molhado, mas vou tentar arrumar ele antes assim como vc, para sair com ele já mais seco, pois ele demora um tempinho bom a secar graças ao creme…

    Bjs e parabéns por assumir seu cabelo!

  29. Adorei o post!
    Vc tá linda com o cabelo atual!
    Tô deixando o meu crescer sem química há quase um ano, mas meu cabelo é dificil. É cacheado, fininho e tenho pouco cabelo. Ainda não encontrei um jeito de deixá-lo bonito sem escova 🙁

    1. Tenta ver como ele é natural, não gosta dos cachos? Ele não fica do jeito que você gosta?
      Se não ficar, tem que ver o que você quer… tem cabelo que não fica legal natural e o melhor mesmo é deixar liso! Tenta fazer o que te faz bem e faz com que se sinta bonita! =)

      Beijos

  30. Nossa !!
    Amei a sua história capilar !!!
    Realmente, vc tá linda com esse cabelo!
    Estou numa fase transição e tenho sofrido, pq o cabelo demora pra crescer, mas não podemos desistir !!
    bJO

    1. Oiee! Obrigada pelo elogio!
      Ishh, minha mãe também tem o crescimento demorado, o meu cabelo cresce mais rápido. Mas é como você falou, não podemos desistir nunca! Você vai amar o resultado final!

      Beijooos

  31. Ai Mah eu tbm já sofri muuuito com meu cabelo, ele é totalmente se forma, aquele crespãão msm haha! e a pior fase foi dessa de 12 a 16 anos, de escola msm, que agnt começa a ver e admirar outras meninas, mas hoje em dia me dou bem com meu cabelo kkk
    ameei o posto, me vi em vários momento
    Beeijos, adoro o blog

    1. Sei bem como é o seu cabelo Lais, igual ao meu! Crespo e sem forma alguma! hahaha
      Como você deixa ele agora? Liso ou cacheado?
      Beijooos

  32. Uou!!! Essa foi uma das vezes (tirando os posts de sorteios, rs) que vejo muitos comentários. Parabéns pela sua iniciativa em compartilhar algo tão delicado e sensível que é o cabelo na vida de uma mulher.
    Hoje eu falo pra minha mãe porque ela deixou eu alisar o cabelo, agora ele tá sem forma, horrível, cheio de química e detonado.
    Estou em processo de recuperação dos fios. Faço hidratação toda semana em casa mesmo e neste domingo pretendo cortar uns 3 dedos pra tirar um pouco da química que tá demaaaiiisss!!!
    Infelizmente aqui no Brasil existem poucos profissionais que saibam lidar com cabelos afros, fora que, se encontramos, a recuperação dos fios e um tratamento legal do jeito que nós queremos sairia muito caro. Aí não é legal né?
    Eu andei pesquisando alguns salões aqui em SP que saibam lidar com os nossos cabelos e encontrei um cabelereiro chamado Fernando Fernandes (www.fernandofernandes.com.br), nunca fui lá nem nada, mas é uma opção, já que nos vídeos do YT em que ele participa de programas de TV, como o Mulheres (TV Gazeta) ele fala com muita precisão e conhecimento. Depois dá uma olhadinha lá e veja o que acha.
    Mas o seu cabelo tá muito legal, combina com você!
    Beijos.

    1. Vou dar uma olhada no site sim Re! Olha, o cabelo pode acabar com a auto estima de uma mulher! Achei legal postar porque sei que muitas passam pelo que já passei!

      Beijooooooo

  33. MARISA QUERIDA!!! EU SIMPLISMENTE ADOREI A TRAGETÓRIA DO SEU CABELO ME IDENTIFIQUEI MUITO COM SUA HISTÓRIA EM ALGUNS PONTOS CHEGA A SER A MINHA,TENHO O CABELO IGUAL AO SEU TIPO CARAPINHA COMO DISEM AQUI NO SUL KKK, TBM NÃO CONSIGO ASUMIR O VOLUME DO MEU CABELO ME SINTO ESTRANHA TEMHO O CABELO LISO USO HENE A MAIS DE 10 ANOS COMO NÃO ACHEI NADA MELHOR PARA FAZER NO MEU CABELO FICO ASSIM MAS ESSES DIAS QUASE QUE IA PEGAR A TESOURA E CORTAR ELE TODINHO FORA… SEU CABELO É LINDO MODERNO E COMBINA COM VC E A COR É INCRIVEL!!! ADOREI BJSSS…

  34. Eike linda !!!
    eu tenho um tipo de cabelo MUITO parecido com o seu, uso meu black cacheadinho de relaxamento. AMEI o blog, me senti super em casa. XOXO

    Filipe – RJ

  35. Vou ser sincera, Maraisa….morro de inveja das moças negralindas (tudo junto mesmo, porque elas ahazam, não dá pra separar o linda delas) que eu vejo por aí, completamente FIERCE, com seus cabelões cacheadéeerrimos…mas não vejo branquelas poderosas cacheadas…as branquelas têm OBRIGAÇÃO de serem lisas… as vezes tenho saudades dos meus cachos…mas não sei o que fazer pra ficar tão poderosa com eles como você ficou com os seus…o resultado:escrava da chapinha e da progressiva… 🙁 Senti INVEJONA de você agora…

    1. Amanda, dá para deixar cacheado sim! O que ajudo muito é o corte do cabelo. Se você quer seu cabelo cacheado, vai atrás! Certeza que depois você se sentirá muito melhor!

      Beijooo

  36. Oi Marisa!
    Sempre vejo e adoro teu blog, mas nunca comentei…
    Você também é de SP, né? Então, temos sim um salão ótimo pra cabelos cacheados e crespos, no qual eu aprendi muito sobre como cuidar dos meus cabelos, que é o Lunablu, já foi? já ouviu falar? Tem duas unidades, uma no Centro e outra em Santo Amaro. Eles realmente são maravilhosos, eu super recomendo!

    Beijão!

    1. Já me falaram deste salão aqui neste post mesmo! Eu achei que só tinha em Sto Amaro, este do Centro é novidade para mim! Vou ver se leio sobre o lugar!

      Beijos

  37. Mara, acho que o cabelo é a identidade da pessoa, principalmente quando ele é encaracolado ou crespo. Lembro quando eu ia pra escola e só usava ele preso, pq ninguém deixava o cabelo encaracolado solto, era ridículo na época. Já fi de tudo, alisei, relaxei, mas sempre gostei dele mais blackão mesmo. Hoje em dia, meu corte é em camadas, pra ficar pra cima mesmo e não me vejo com cabelo liso nem de outro jeito. O importante é cada uma sentir-se bem. Valeu por dividir seu drama capilar, quem tem cabelo negro, sabe! Joaninha, Olinda-PE.

    1. Concordo com você, o cabelo é a identidade da pessoa, penso que ele é um acabamento que dá o toque final à sua personalidade.

      Beijoos

  38. Oi Mah e meninas,

    Eu recomendo o salão LUNABLU, realmente é só voltado para cabelos cacheados. Quanto a ser longe, eles abriram uma unidade do ladinho do Metrô República. É sair do metrô e dar de cara com o salão.

    Fica a dica!!!

    Bjos

  39. Super legal você dividir isso com a gente, estou na fase de “como diabos vou me livrar desta progressiva”,rs. BTW: que bebezinha mais fofa que você foi! #cute ^^

  40. Olá Maraisa! Meu nome é Divana e entrei aqui pela dica da Cinthya. Como tratava de cabelo, fiquei curiosa. Nossa, adorei a matéria. Me identifiquei nela rsrsr. Pensei que vocês em Sampa tivessem quem tratasse de cabelo afro mais do aqui no Rio. Eu descobri a pouco tempo uma pessoa que trata de cabelo afro muito bem. Pena que você mora longe mas querendo o contato, passo. Bem, é isso. Prazer em conhecer você, seu blog e agora sempre que puder, darei uma fuxicadinha aqui. Abraços e boa semana pra você.

    1. Oie Divana! Obrigada pelo comentário, espero que volte mais vezes!
      Olha, infelizmente eu não encontrei ninguém que conseguisse cuidar do meu cabelo. Acabo cuidando em casa mesmo e estou feliz com o resultado até então! =)

      Beijooos e boa semana para você também

  41. Tenho o cabelo crespo e comecei a ir num salão especializado em cabelos ondulados/cacheados/crespos a 260km da minha casa!! É aí em São Paulo, 1km da estação de metrô Santa Cruz. Chama-se Floreal Clínica dos Cachos, não sei se você conhece, mas estou gostando do resultado. Fiz o corte a seco e hidratação e o retorno em 3 semanas é grátis (retoque do corte, caso necessário, e outra hidratação)! Dá uma olhada no facebook deles que tem fotos de antes e depois, todo mundo depois fica linda, feliz com o cabelo e um baita sorriso!!! Realmente, chegar num salão e ouvir: vamos fazer um relaxamento/progressiva e afins é triste… Neste salão, Floreal, eles não alteram a estrutura do fio.

  42. Ai ai…me vi tantas vezes na sua história…Cabelo crespo e bonito dá trabalho, né?O meu é relaxado e só uso ele anelado, é a minha cara.Mas não pense que é levantar da cama, sacudir a cabeça e vamo que vamo?Né não é acordar horas antes da labuta molhar, passar creme enxaguar, e mais creme, ativador de cachos e por último óleo de argan…Aff!Mas já me acostumei, agora meu marido…Tadinho.

    1. NOssa, todos os dias levanto cedo para arrumar o cabelo… tem todo um processo que só quem tem cabelo assim entende! hahahha

      beijos

  43. Olá flor, Tudo bem? Vi sua historia através do blog da Cinthya, eu tbm tive problemas com o meu cabelo, pois nenhum cabeleireiro conseguia corta-lo porque meu cabelo na parte de cima é muito cacheado e a parte debaixo é ondulado rsrs sempre ficava torto quando secava, até que eu encontrei a linha Deva Curl e o salão floreal que é especializado em cabelos encaracolados, cacheados e crespos, foi lá que consegui resolver meu problema, super recomendo o salão o atendimento lá é show. Eu fiz um post sobre o corte se quiser dá uma olhada lá http://pamellacamargo.blogspot.com.br/2012/06/corte-deva.html….Dá uma olhada no site deles e se tiver qlq duvida é só me mandar um e-mail ^^….
    http://www.florealsalon.com.br/

    BjãoOoo

  44. ADOREI o post!
    realmente, você fica bem melhor com o cabelo assim, ótimo gosto.
    Só sou um pouco do contra no caso da coloração, vc é nova pra pintar os cabelos…
    mas mesmo assim tá ótimo!
    aproveite!! beijos

  45. Nossa eu amei o seu blog. Fiquei conhecendo atraves do blog da Chintya Rachel. Nossa eu te dou meus parabens! Vc ficou 10 meses sem quimica nos cabelos! Uau isso eh so para as que tem muita força de vontade. E essa ultima foto seu cabelo ficou muito bonito assim, combinou d+ com vc. Tudo de bom pra vc!

  46. Queridona, tu és a cara da riqueza de linda!
    Eu sigo a Wella no Facebook, dai eles postaram uma foto atual sua, que como acabou de comentar aqui, cortou o cabelo lá.
    Me apaixonei pela tua beleza menina! Procurei a Fanpage e o teu Blog, e olhem só… sem arrependimentos. s2

    Agora vamos ao post.
    AMEI.
    Simples assim. Eu ja passei por todas as fases, tinha o cabelo daquele jeito que o seu era em 93 (uma fofinha), tacava henne desde pequenininha, e quando fiquei pré adolescente respirava Progressiva. Hoje meu cabelo tem cachos muito bem definidos, eu desisti da Progressiva e deixei ele crescer natural, no começo foi horrível me adaptar, as pessoas condenaram e foi tenso, mas hoje… o que mais ouço é elogio pelo meu cabelo.
    Ás vezes parece que ele é independente, que tem vida própria. hahahaha
    Eu adoooro ele desse jeito, não penso em alisar nunca mais, tenho pintado ele de um loiro meio ferrugem e to adorando a cor. (Uso a tintura da Garnier Nutrisse, 8.0 Baunilha)
    Agora preciso comentar que esses cachos soltos foram presente de Deus, porque eu nasci black power. Acho que tanta química na raiz fez meus cabelos nascerem mais soltos, só pode.
    Enfim, adorei o post, o blog, você e vou criar um blog pra mim, só pra acompanhar umas divas da moda que descobri recentemente. hihihi *-*

    1. Oiii! Ai, obrigada pelo elogio, olha que vou ficar me achando rica hein? hahahhaha

      Fico feliz que tenha gostado do blog! Espero que volte sempre por aqui!

      Gente, você nasceu black e está com cachos sem química? Tem mais é que ajoelhar e agradecer a Deus todos os dias! hahahha Cabelo consegue mudar completamente uma mulher né?

      Beijooos

    2. Mulher seu cabelo é incrivel morri *-*
      mas é o seguinte tenho o cabelo crespo relaxado faço escova e chapinha um vez por semana…hidrato semanalmente e passo termo-ativo pra fazer escova e enrolo com bobs todos os dias…
      Não entendo porque meu cabelo não tem um aspecto muito bonito e demora muito CRESCER SOCORRO!!!!
      Existe algo de errado com meu cabelo porque ele demora muito a crescer???
      BJS amo seus post

      1. Oi Kelly, vou ser bem sincera com você. Escova e chapinha, se feitas com frequência, acabam com o cabelo crespo. Eu mesma fui prova disso e perdi MUITO cabelo fazendo chapinha todos os dias. Tenta mudar o creme de hidratação! Procure um “mais forte” que talvez melhore a aparência dos fios!

        Beijooos

  47. Maraisa adorei a sua historia, que orgulho tenho de vc, me identifiquei com a sua historia, o meu cabelo é enrolado desde a raiz com os cachos pequenos, mas tem um volume que só por Deus viu, eu tenho muuuuito cabelo, já passei quimica para baixar o volume, mas só piorou pois deixou com um aspecto seco horrivel…. mas hj faz quase 5 anos que não passo nada nele, confesso que ando com ele mais preso do que solto, mas quando o solto, muitos elogiam, mas aí bate aquele sentimento ou melhor dizendo paranóia se ele esta armado ou não,…. não me acostumei com ele ainda armadão,….
    Parabéns vc esta linda!!!!!

    1. Oi Sâmela, tudo bom? Obrigada pelo seu comentário!

      Tenta soltar mais o seu cabelo! Acho que muito do volume pode ser retirado com o corte, se achar um profissional legal, vale a pena desfiar. (digo isso pq o meu ultimo corte foi desfiado e tirou MUITO volume, estou amando)

  48. Oi, Maraisa!! Nunca comentei aqui, mas quando vejo histórias de cabelo fico louca, porque eu mesmo já passei por isso! Fiz relaxamento no cabelo dos 12 anos de idade até os 20, o último que fiz foi dia 23/4/2010 (data importante hehe), que foi quando decidi que não ia fazer nunca mais! E hoje, dois anos depois e com um cabelo 95% MEU (fui cortando de pouquinho em pouquinho, que luta!), penso: porque diabos eu não tomei essa decisão bem antes? Mas claro, tudo no seu tempo…e olha que meu cabelo é beeeeeeem menos crespo que o seu! Hoje gasto até bastante com produtos pra cabelo, mas não me arrependo. Também não descobri ninguém que saiba lidar com cabelo crespo. Faço tudo em casa, agora que ele tá quase todo natural nem pretendo aparecer em salão tão cedo! Lavo o cabelo 3 vezes na semana e gosto dele com um volumão só! Acho lindo! Amei seu post, você e seu cabelo são lindos!! Beijão

    1. Nossa Sara, até marcou a data do último relaxamento! hahahha Vai vendo, agora você vai se achar mil vezes mais bonita e “mais você”! Eu mudei completamente depois que deixei o cabelo assim!

      Beijoooos

  49. Oi Mah,

    Achei muito legal o seu post. Infelizmente, não tive a sorte que vc teve de não ter sido alvo com comentários ou zoações. Fui alvo de muitas críticas, zoações, gente falando mal do meu cabelo e do meu jeito. Demorei muito para me aceitar como sou e hoje graças a Deus, depois de muita coisa, sou feliz e me amo como sou.
    Já fiz de tudo um pouco, mas acho que o erro nacional das meninas de cabelo crespo e cacheado é não saber passar o creme pra pentear, o famoso “lota de creme e vamo embora!”.
    Hoje em dia eu tenho o cabelo quase natural, exceto que tenho que dar uma relaxada pra deixar os cachos maiores. Mas a química é bem suave, e a minha cabeleireira deixa no máximo 10 minutos.
    Agora tb tenho californianas e tenho que redobrar o cuidado com o cabelo. Aprendi muito a cuidar do cabelo com a Cinthya e hj já não loto mais o coitado de creme…umedeço os cachinhos, passo o equivalente a uma moeda de 1 real em cada lado do cabeça, já que divido em duas partes…e procuro não alcançar a raiz…. só passo um pouco em cima, pra tirar os arrepiadinhos. As vezes finalizo com um shine de brilho…e uso reparador de pontas o máximo de vezes que lembrar.
    Eu tb lavo pouco o cabelo. Uma porque não tenho tempo pra ficar lavando e secando todo o dia, outra porque resseca demais. Mas quando lavo faço uma hidratação completa, com direito a vitaminas e óleo de amendoas.

    Acho que sua história vai ajudar muitas meninas a se amarem mais e assumirem seus cachinhos…

    Beijos.

    1. Jura que sofreu quando pequena Ro? Olha, eu fico muito feliz por não ter passado este sofrimento, acho que marca demais nas nossas vidas!
      Fiz este post para mostrar que também já sofri muito com meu cabelo, e sei que muitas mulher no Brasil passam pela mesma situação. =)

      Beijooos

  50. Mah!!!

    Que esclarecedor tudo isso!! Amei!!

    Só fiquei com uma dúvida: quando vc acorda e molha o cabelo e passa creme e etc o cabelo não fica pesado por conta de creme em cima de creme?
    Digo isso pq eu lavo os cabelos TODOS os dias e eles são cacheados e relaxados como o teu. E esse sempre foi meu medo: deles ficarem com aparência pesada se não lavá-los!!!

    Beijo grande

    1. Oi Veridiana, não fica não! Sério, meu cabelo é tão seco, que eu posso passar durante uma semana creme que ele vai parecer normal. Se ele fosse mais oleoso, com certeza pesaria e eu teria que lavar com mais frequência.

      Beijoooooos

  51. Olá!!!
    Sempre acompanho seu blog e o da Cinthya Rachel, e adoro as dicas que vocês duas nos dão. Eu sou negra, com a tonalidade de pele entre a sua e a da Cinthya, de modo q os produtos q vcs duas indicam e eu testo acabam sempre me caindo bem 🙂 Muito obrigada por me ajudar a me embelezar!!!
    Quanto ao cabelo, o meu é parecido com o seu, so que acho q um pouco menos rebelde. Nao me lembro de como ele era antes de eu relaxa-lo, mas nao tenho fotos com ele black power nao, mesmo qdo criança (e sem tratamento capilar). Relaxo meu cabelo desde os 11 anos de idade, sempre em salão e nisso eu sempre dei sorte, pois sempre encontrei bons profissionai q souberam lidar com minhas madeixas. Nunca alisei, nem fiz permanente, nem tingi…nao poderia fazer nada definitivo porque enjoo das mudanças muito facilmente. O relaxamento serve pra mim como uma forma de deixar meu cabelo mais facil de ser domado, uso ele sempre cacheado mesmo, com ajuda de creme pra pentear, agua e aquela amassadinha básica com as mãos, pra formar os cachinhos q tanto gosto.
    Sou paulista, e vivi em SP ate os 18 anos. Há 6 anos moro no Rio, onde tem uma salão chamado “Beleza Natural” que é especialista em cabelos afro. A dona desse salão, Zica, ja deu ate entrevistas em varios canais de tv, e aqui ele goza de grande fama. Eu uso o servido deste salao, o super relaxante, há 4 anos e posso dizer que meu cabelo esta bem mais saudável e bonito do que qualquer outro relaxamento que eu ja tenha feito. É claro, no salão eles te indicam alem de usar produtos como shampoo, cond e creme da propria marca (tambem Beleza Natural) que sao vendidos no proprio salão, nao usar prancha alisadora (escova sem prancha pode ser usado, porem nao com frequencia). Entretanto, nestes anos de experiencia com o trabalho deles no meu cabelo, ha um tempo ja nao uso mais os produtos da marca deles salvo o creme de pentear que pra mim é o melhor q já usei, prefiro shampoo e cond da minha escolha.E também uso escova e prancha no meu cabelo, vez ou outra, quando enjoo do cachos, e meu cabelo nao caiu por causa disso (mas os cachos perdem um pouco de seu formato nos primeiros dias q a gente se desfaz da escova). Enfim, eu sou fã desse salão. E nem imagino como será minha vida se eu voltar pra sp e nao puder mais usar o Beleza Natural.
    Se um dia vc passar pelo Rio, procure saber onde tem um Beleza perto, pra vc ir la conferir. Outro detalhe q acho super maneiro, é q a maioria absoluta dos funcionarios do salao são negros, e tem aqueles cabelos liiiiiiiindos q a gente ve nas passistas aqui do Rio sabe, todo cacheado, com brilho, na cintura…sonho! hahaha…eu vou ao salao e enquanto nao me atendem fico so na invejinha branca olhando o cabelo da negrada…o meu cabelo ta bem bonito, mas um dia quero q ele fique q nem o das meninas do salão, confesso.
    Bem, falei demais, adorei seu post, viu!
    um beijão!!!

    1. Oi Luciana, adorei ler a sua história! Já me falaram bastante do Beleza Natural, mas o ruim é que ele é longe para mim e eu teria que parar de fazer permanente de novo para usar a química deles =/

      Ah, e a Cinthya já é minha irmã! hahahhaha a maioria de nossas leitoras lêem os dois blogs, é muito legal isso! =)

      Beijooos

  52. Meu cabelo é ondulado com a raiz bem lisinha e loiro, mas meu sonho é ter o cabelo beeeeeeeem crespo igual ao seu! ACHO LINNNNNNNNNNNDO! as pessoas valorizam tanto um cabelo liso, porém pra mim, um cabelo armado, crespo ou bem cacheado, faria minha felicidade 🙁 cabelo de gente inteligente, de gente que trabalha em escritório! hahaha! sempre falo pras minhas amigas que o cabelo delas é lindo e elas duvidam 🙁 uma amiga minha tem o cabelo igual ao seu e vive queimado de tanta chapinha e afins ;( poxa meninas, vocês não sabem o tesouro que tem nas mãos! (ou na cabeça…haha)

    1. hhahhaha cabelo de gente inteligente que trabalha em escritório? ADOREI! =)
      Você viu na foto como eu ficava com escova né? Menina, agra me sinto bem mais feliz!

      Obrigada pelo comentário Isa!

      Beijoos

  53. “Eu fico pensando e acho um absurdo, e também uma pena, em um país como o Brasil, não ter profissionais suficientes que saibam cuidar de cabelos crespos sem fazer escova ou babyliss.”

    Concordo com você, essa realidade é triste demais, e um disparate. Mostra como somos racistas. Estou deixando meu cabelo natural, antes eu fazia relaxamento, ele é bem crespo, cacheadinho, mas bem crespinho e muito cheio. Fui em um salão da Embelleze pra tentar fazer uma hidratação, e a pessoa que me atendeu ficou desesperada, disse que não sabia que tipo de tratamento poderia fazer no meu cabelo, e que não entende como eu podia estar num salão e não querer relaxar e nem alisar o cabelo. Ela ficou o tempo todo me convencendo a alisar o cabelo, e depois da hidratação que ela conseguiu improvisar pra mim, ainda me disse, quando eu estava pra sair do salão, que estava com nervoso, porque nunca deixou uma cliente sair do salão “assim”. Saí de lá muito ofendida e frustrada, quase chorei, isso me desanimou bastante. Mas estou decidida, e continuo a deixá-lo crescer natural, pra cortar quando estiver em um tamanho razoável, como você fez, e voltar a ver meu cabelo natural. Se eu não gostar, paciência, vou voltar a fazer o que eu fazia antes, ou procurar outras coisas, tudo de novo, mas eu preciso ver, acho um absurdo que desde o começo da infância eu não tenha meu cabelo natural e nem me lembre como ele é, só saiba através de fotos. Acho muito triste que tantas meninas negras passem por essa jornada toda.

    1. Oi Verônica!

      O quê? Como assim uma pessoa da Embelleze te disse isso? Gente, dá vontade de falar tanto, mas tanto… viu? Por isso que eu cuido dos cabelos em casa, as pessoas não sabem cuidar de cabelo crespo e acabam detonando os fios. Quer dizer que a mulher que te atendeu falou que você saiu “assim” com o cabelo feio (para ela)? Sério, isso me irrita demais!

      Realmente é triste ver que a maioria das meninas negras passam por este sofrimento todo até conseguir se acertar, ou ficam nesta a vida inteira. =/

      Obrigada pelo seu comentário Verônica!

      Beijos

  54. Mah…
    vc fica mto mais gata de cabelo natural, adorei seu último corte eme inspirou a cortar meus cachos também, revolucionar (kkkk)…
    Me indica algum lugar da sua confiança?

    Bjs…
    Eli

    1. Olha, o corte que mais gostei foi com o Julio Crepaldi do salão Galeria aqui em São Paulo. Cortei apenas uma vez e foi este meu último corte.

      Beijoos

  55. Oi maraisa , acabei de conhecer o seu blog e já estou encantada , esse seu post revela bem o que nós negras sofremos com o nosso cabelo , o jeito certo de arrumar , com quem tratar e por ai vai , sou nova ainda , tenho 17 anos , mas já sofri com essa minha ” juba ” usei tranças com o meu proprio cabelo até os 14 , e sempre tratando e relaxando apenas a raiz para eu nao sofrer quando fosse trançar pois meu cabelo é muito cheio e grande e raiz ja viu né rsrs , minha mae resolveu relaxar todo ele por ter formatura , e ela queria fazer um penteado e talz, a unica negra da escola particular , se sabe né rs fiquei até junho de 2010 ,e depois fiz trança com aquele canicalon americano , nao o mais fininho , aquele todo liso que faz trança junto com o seu cabelo , cansei desse estilo e ano pasado resolvi fazer permanente , apanhei muito do cabelo no começo , ele tinha um volume mt grande , tava dificil , meu cabelo quebrou , ressecou , foi horrivel , mudei de salão e agora to acertando aos poucos , mas lindo esse seu post , verdadeira guerreira e parabéns pelo blog , se quiser ver fotos de como era o meu cabelo : https://www.facebook.com/livia.martins.370 , beijos !

    1. Oi Livia, você já passou por tudo isso e tem apenar 17 anos! Vamos ver o que mais acontecerá até os 23 igual a mim. hahahhahha
      Olha, sofri com este cabelo viu? Mas hoje posso dizer que estou bem feliz \o/

      beijos e volte sempre!

  56. Oi mujer, já havia lido esse post e voltei para ler os comentários. Nao consegui ler tudo, mas no geral penso que todas viveram o mesmo dilema…

    Oi, o meu nome é Ellen e estou tentando parar com a quimica há 5 meses…
    hahaha,
    Comigo foi mais ou menos isso: fiz meu ultimo relaxamento em novembro de 2010 para o meu casamento e sabia que depois daquilo, precisava arranjar outra coisa pra fazer… Aí conheci o tal do beleza natural, segurei a raiz, hidratei em casa e fui! Sou de SP e nao posso ir direto. Vou em julho e em dezembro… acabei de voltar. Claro, se pudesse ir sempre, seria melhor, mas mesmo nesta escassa periodicidade, penso que foi a melhor coisa que fiz.
    Compro os produtos, faço hidrataçao em casa e espero a próxima oportunidade.
    Bom, vc já sabe o nome do salao e tudo mais… a ideia nao é vender nada (rs) mas dizer que esse post é patrimônio da humanidade!!!!

    Como precisamos aprender a dizer nao… e adoro saber que estamos criando coragem!!!
    Beijos!

    1. Nossa, pelo visto o Beleza Natural faz mesmo sucesso hein? =)
      Mas, diferente de você, não tenho como ir sempre para o RJ..

      Beiijooooos

  57. Sei bem o que é essa transição da química ao natural.Já passei por isso duas vezes. Há um ano parei com o relaxamento. Além da dificuldade de abandonar a escova, já que com raiz crespa não há quem possa, temos que aturar as perguntinhas: Quebrou o secador? Não escova mais o cabelo ? Não entendem porque queremos deixar de ser “lisas”.
    Mas depois de algum tempo, são só elogios. Outro dia inventei de escová-lo mesmo sem química e ficou um tanto armado. Fui duramente criticada…rs
    O legal do crespo ou cacheado é que cada dia é diferente (para o bem ou para o mal). Tenhos meus dias de cachos perfeitos outros nem tanto, mas com o natural existe a possibilidade de com um pouco de água e outro de creme, mudarmos o visual com facilidade, já quando escovadas, água é nossa pior inimiga. Foi graças a blogs como o seu e da Cinthya que fui reaprendendo a cuidar e AMAR o meu cabelo. bjos

    1. Que bom Jisa! Temos que nos amar mesmo! Para as minhas amiga eu digo que sou Maraisa, a linda. HAHAHAHAH Se eu não gostar de mim primeiro, quem vai gostar?
      Antes eu tinha o cabelo liso, mas não amava o resultado, e isso acaba passando para as pessoas. Hoje eu ando na rua muito mais confiante e me acho bem mais bonita do que antes!

      Beijoooa

  58. Fiz uma pesquisa com a palavra cabelos e cliquei no link ao acaso;foi assim que vim parar aqui.Vendo as fotos me deu uma vontade louca de deixar um comentário,rs.Só queria dizer que vc é muito bonita e que seu cabelo,ao natural,é belíssimo!!!Acho o máximo negras que tem personalidade para assumir a cabeleira natural;fica muito lindo!!!Parabéns!!!

  59. Oiii ameeeeei o post 🙂 , mais gostaria que você me desse uma ajudinhaa:)
    Meu cabelo sempre foi liso por natureza e eu fiz progressiva praficarmaisliso a mais ou menos 1 ano atras e eu pinto ele direto mais a 2 meses atras eu tive um ataque mental HAHAHAHAHA e eu resolvi fazer permanentee, a minha mãe me avisou pra não fazer mais como sou muito teimosa eu fiz, no primeiro dia eu amei meu cabelo, mais no dia seguinte eu odiei, até chorar eu chorei, super me arrependi, e desde o dia em que fiz o permanente esta sendo uma tortura pra mim. Queria uma opiniao sobre oque fazer? Será que eu posso fazer progressiva de novo,por cima do permanente? Quanto tempo será que eu preciso esperar pra fazer a progre? SOCORROOOOOOOO 🙁

    1. Ishh Karina, faz quanto tempo que fez permanente? Você tem que esperar no mínimo seis meses para fazer outra coisa. Algumas pessoas até falam que vc tem que esperar mais de um ano ou tirar todo este cabelo. (deixar crescer e ir cortando as pontas até ficar 100% natural).
      Acho que vc vai ter que ficar um tempo sem nada no cabelo para ele se recuperar… enquanto isso, faz hidratações semanais.

      Beijooos

  60. Olá!
    Amei o post e concordo com vc quando diz que não existem profissionais que cuidem de cabelos crespos adequadamente. Meu cabelo é cacheado e volumoso e custei a aceitá-lo assim. Fui educada a pensar q meu cabelo era ruim e fui cobaia da minha irmã mais velha mtas vezes, usava um produto chamado Alisa e Tinge, já ouviu falar? Era pura química e não adiantava nada. Minha mãe não tinha paciência com meu cabelo, então passei a infância com cabelo ‘joãozinho’. Quando me tornei adolescente fui aprendendo a cuidar mais, porém era sempre um circulo vicioso, passava quimica, caia e eu cortava curto, ou seja a maior parte da minha vida tive cabelo de menino, pq os ‘profissionais’ que eu ia só nunca conseguiam manter meus cachos e mto menos manter os cabelos saudáveis depois da quimica. Depois dos 20 anos, cortei algumas vezes, mas aprendi a manter o ‘black’ moderno e estiloso. Fiquei 2 anos sem passar quimica e fui aparando as pontas periodicamente. No começo do ano encontrei um salão especializado em cabelo afro. E mesmo dizendo que queria definir os cachos, a cabeleireira quase me obrigou a alisar os fios. Resisti e pedi somente um corte pra tirar o restante da quimica e amei o q ela fez. Fui fazendo hidratações e cuidando em casa, estava feliz com o comprimento até e imaginei que finalmente iria ter cabelos abaixo do ombro como eu tive a mais de 15 anos atrás…Até q voltei na cabeleireira e pedi ‘apara as pontas’ e ela ‘cagou’ no meu cabelo. Simplesmente se empolgou e cortou um lado mais q o outro. E teve que ‘acertar’, moral da historia, detonou meus cachos, deixou praticamente a raiz virgem e armada com umas pontas desiguais. Pra finalizar passou a navalha do lado e secou meu cabelo com difusor. Sai do salão com vontade de cortar os pulsos…dela com a navalha. Tive q fazer um tratamento de choque pro cabelo crescer para poder acertar o corte (ficou mais curto ainda). Relaxei a raiz e agora to fazendo hidratações semanais e ainda usando óleo de argan com o creme de pentear pra dar definição aos cachos e manter num volume aceitável. Espero q agora eu consiga ter o cabelo que tanto sonhei 🙂
    Beijão

    1. Nossa Ana, que vaca esta mulher hein? HAHAHHAhAH Desculpe a palavra, mas fiquei indignada com ela ter cortado seu cabelo com NAVALHA! Nunca se faz isso com cabelo cacheado e muito menos crespo! o.O
      Mas vai que vc consegue ter um bom resultado! Eu lutei e hoje estou feliz! \o/

      Beijoooos

  61. Mah, adorei o post!!!! Parece q vi minha historia capilar escrita!!!! Assim como vc ja sofri muito com meu cabelo… Sim, tb acho q a maioria dos profissionais ñ sabem cuidar de cabelos crespos e tb cuido dos meus em casa até bem pouco tempo atras era minha mãe quem fazia o permanente pra mim, mas ela ñ consegue mais pq tenho mt cabelo… mas consegui um profissional aqui no Rio ( e Não é o Beleza Natural) q deixou um resultado mt bom! Adoro o volume dos meus cachos e qdo os quero ainda mais volumosos custumo usar o difusor… Quanto aos cuidados diarios faço bem parecido com vc, mas hidrato a cada 15 dias em casa mesmo! Adorei mt este post!
    bjs

  62. Tantos comentários de tantas gentes e o que eu mais posso dizer é que fico feliz de achar seu blog de uma representante negra.
    É isso mesmo: a cara de um país, com tantas milhões de meninas que passam/passaram por situações iguais a sua!!!
    Eu passei, minha mãe passou, amigas passaram…
    A fase da trança, dos coquinhos, relaxamento toin, permanente, henê, escova…
    Eu só não passei pelo relaxamento e escova… minha mãe não sabia fazer o permanente (que eu achava mais legal) e a escova… nossa, SEMPRE odiei!!!
    E depois de muita luta, sou parte das negras cariocas que acharam o salão que entende nossa origem!
    Adoro ele e só mudaria para natural… mas meu cabelo é dependente quimico, acho que não funcionaria deixa-lo naturalzão… um dia quem sabe…
    mas eu queria é comentar:
    parabéns menina!! demais!
    adorei mesmo!! ganhou uma fã!!
    Como uma menina disse ai pra cima, vou fazer um blog também!! rsrs
    brincadeirinha
    bju bju

  63. Linda, amei o post!!!
    Sou inscrita no canal da Cinthya no YouTube e depois de assistir o vídeo que vcs duas fizeram, resolvi vir aqui no seu blog dar uma olhada e me encantei!
    Como com vc, meu cabelo tbm passou por muuuuitas fases hehehe, tantas que já perdi até a conta de quantas coisas já fiz. E essa realidade de não encontrarmos profissionais que saibam tratar cabelos afro é horrorosa! Minha irmã foi cabeleireira, queria se especializar em cabelos afros, mas as negras só queriam cabelos lisos, aí não vale né? Tanto que ela resolveu mudar de área. Fora essa ‘não aceitação de si’, muitos dos produtos depois de um tempo mudam a química, saem de linha e isso prejudica dar continuidade a um tipo de tratamento.
    Por muitos anos usei entrelaçamento, mas desde março resolvi reassumir meu black. Estou me sentindo bem melhor! É mais complicado arrumar, tratar, mas vale o esforço! Você pode me passar por email a marca da linha de produtos que você usa para fazer o permanente?
    Grande beijo e parabéns pelo blog e simpatia!!!

  64. Estou na mesma situação de quando você resolveu tirar a química, estou há 1 ano e meio sem química e com o cabelo curtinho, não vejo a hora dele crescer novamente. Mas não quero mais voltar a fazer química, eu fazia relaxamento, e em um determinado período meu cabelo começou a cair, foi aí que resolvi parar de vez. Além disso o meu cabelo não tinha mais vida, a cor dele era uma cor queimada. Enfim, deixando ele ao natural descobri que tenho cachinhos lindos, não tão abertos quanto eles eram com o relaxamento, mas ainda assim são lindos.

  65. Querida quase tive um infarto quando vi sua trajetória. Simplesmente ameii. É isso mesmo assumir-se de uma forma que nos faz bem não tem preço. Olha tb tenho um blog: http://www.blogdapreta.com.br e falo tb das minhas experiencias e trajetórias capilares. Ja estou curtindo e seguindo sua fan page. Bjs. Ass: Preta

  66. Parabéns pelo o seu post, passou um filme da minha vida capilar agora, hahaha. É mto triste mesmo, ñ existir salões, profissionais, mais gama de produtos BONS, e informações para que tem cabelo afro. O que acontece, é que a garota novinha cresce vendo o estereótipo de blza que é o cabelo liso (se bobear loiro tbém), e assim a gente cresce achando o nosso cabelo horrível, e sem opções para torná-lo bonito e ai que nos rendemos para as químicas, prancha, baby liss, que é uma falsa solução, pq no momento que vc faz, vc se sente a mulher + linda do mundo, cabelos ao vento, grande e etc, passou uma semana começa o pesadelo, passaram se anos vc perdeu o seu cabelo e sua real identidade. Eu estou há 8 meses, sem uma quimica no cabelo, e assim pretendo ficar, já fiz de tudo tbém, mas agora que já sou vivida no quesito cabelo, eu já sei o que é bom e ruim pra ele, e sempre em busca de mais infos que possa melhorar. Mas parabéns, acho que a Brasileira tem que deixar de medo e assumir a juba e ser feliz, quando estamos felizes interiormente não importa as demais críticas.

    1. Oi Fernanda, muito obrigada pelo seu comentário!

      Concordo com o que disse! Acho que as mulheres devem se aceitar mais e conseguir deixar o cabelo com a sua personalidade. Seguir um padrão só para não ficar por fora é péssimo! O cabelo fica detonado e lá se vão meses para ele voltar ao normal. Quando a gente presta atenção no cabelo e o que é melhor para ele, com certeza tudo fica melhor! =)

      Beijos
      Mah

  67. Nossa me identifiquei muito com seu post! KKKKK…
    Meu cabelo ainda não cheguei a uma conclusão se de fato ele é crespo ou se é cacheado, pra vc entender ele tem cachos bem definidos estilo está o da Tais Araújo na novela, mas desde pequena foi sempre um perrengue cuidar dele dignamente. Nunca cheguei a alisá-lo, mas na adolescência fazia o chamado relaxamento para reduzir o volume já que não tinha personalidade para ‘segurar’ o volume, já troquei varias vezes de cabeleireiro até achar um que entendesse que eu gosto do meu cabelo do jeitinho que ele é com cachos e volume (todos queriam alisá-lo). Estou usando a linha para cabelos cacheados da Pantene, uso algum óleo para dar brilho e quando estou apressada o seco com difusor quando não o deixo secar naturalmente.

    1. Ceminha, o seu cabelo é “áspero”? O cabelo crespo é mais opaco, difícil de ter brilho e bem mais seco do que o cabelo cacheado apenas. A minha irma tem os cachos bem pequenininhos e ainda sim o cabelo é crespo. Como você disse que usa óleo para dar brilho, ACHO que seu cabelo é crespo.
      Nunca usei esta linha da Pantene, uma que eu adoro é a Hydramax da Elseve, os preços devem ser parecidos, vale a pena testar.

      Beijoooos

      1. É que ele tem mechas loiras e acaba ressecando e ficando um pouco opaco mas não são ásperos, mas também acho que eles são crespos. Já usei os produtos Elseve muito bons mas gostei mais dos da Pantene achei que os cachos ficam mais definidos além do cheirinho dos produtos que são bem melhores (e eu considero muito importante esse aspecto rsrs). Mas como já estava usando já a bastante tempo os produtos Pantene (mais de 2 anos) mudei agora para a linha Wella ProSeries Rapair e estou gostando. Beijooos.

  68. Adorei o post! É uma vergonha mesmo o Brasil ainda não ter acordado para suas origens e ter serviços e produtos ainda tão limitados – ainda que tenham crescido nos últimos anos – para a maior parte da população!

    Vc mencionou o salão no Rio especializado em cabelos crespos e cacheados, é o Beleza Natural? Eles fazem realmente um ótimo trabalho e, aliás, a rede já ultrapassou os limites fluminenses há algum tempo e faz o maior sucesso aqui no Espírito Santo, por exemplo! É fácil reconhecer um cabelo tratado nesse salão: fica lindo!! A coisa deu tão certo que a criadora, a Zica, concorre ao Prêmio Cláudia 2012. Vale à pena conhecer esse trabalho!

  69. Maaah.. comecei a ler seu blog HOJE e simplesmente ameei *-*
    e esse POST foi uma luz no fim do túnel pra mim rs
    Estava pensando na idéia de deixar meu cabelo natural denovo,
    eu uso alisante atualmente.. e CANSEI do aspecto liso fake, sabe?!
    como voce mesmo disse 🙂
    Eu tenho o cabelo igualzinho o seu, BEEEEM crespo, duro mesmo e quando
    pensei em deixa-lo natural, fiquei com medo..
    Com você mostrando a evolução do seu cabelo, ficou bem mais fácil de
    entender o processo e me deu mais coragem :DD

    Obrigada pelas dicas!
    Quem sabe em breve eu apareço com permanente nas madeixas tbm O/

    1. Oie Érika! Seja bem vinda! =)

      É, eu cansei de como meu cabelo estava antes porque não era eu sabe? Se mudar os fios, me conta depois o resultado!

      Beijooos

  70. Oi, Maraisa, gosto muito do seu blog. Como as outras meninas, me identifiquei muito com seu post, pois minha experiência com meu cabelo crespo também teve momentos de alisamento, e depois, não me reconhecer no cabelo alisado. Hoje uso meu cabelo natural e sou muito feliz. Você falou sobre a falta de profissionais capazes de lidar com cabelo crespo, este é um problema que todas vivemos, mas tenho visto alguns salões especializados. Aqui em Belo Horizonte, tem o Nega Iza (site:http://www.negaizacabelos.com.br/), O Beleza Negra, da Betina Borges, o Dora Cabeleireiros e outros. Já frequentei estes três e indico, pois são pessoas que lidam a anos com cabelo crespo, conhecem e desenvolvem produtos específicos pro nosso cabelo e nos tratam com respeito. Não sei de onde vc é, mas já ouvi falar de salões assim em São Paulo tb. Acredito que na maioria das capitais tenha, mas são dificeis de encontrar porque só quem frequenta conhece. Quando eu resolvi procurar um salão especializado, comecei a perguntar as pessoas que eu conhecia, até que fui descobrindo a existencia destes salões. É isso, muito sucesso pra vc!

  71. Olá,

    Acabei de ler a postagem e adorei. Identifiquei-me completamente.
    Aliás, sempre que posso, acompanho seu blog.

    A primeira vez que eu passei química no cabelo eu tinha 12 anos de idade. Lá se vão 20 anos.
    Eu já fiz de tudo: permanente afro (que não pegou), henne, alisabel, alisantes de farmácia aos montes, depois anos fazendo relaxamento em salão e o cabelo sempre seco. Fazia escova toda semana e passava chapinha todos os dias, pois do contrário não tinha coragem de sair de casa.
    Atualmente estou com alongamento, no método entrelaçado, para deixar meu cabelo crespo crescer. Não faço a menor ideia de como ele é realmente já que há muitos anos não tenho contato com a realidade. Não tive coragem de cortar tudo e deixá-lo crescer praticamente do zero.
    Já estou há 06 meses sem química. Pretendo ficar com o alongamento pelo menos 01 ano para ver se vai ficar com um tamanho bom para fazer permanente afro nele virgem.
    Apesar de morar em São Paulo, estou pensando seriamente de ir até o Rio de Janeiro para ir até o salão que cuida de cabelos crespos. Vi uma reportagem no Fantástico. Foi este o motivo que me levou a parar de relaxar o cabelo.
    Você está linda com o seu cabelo. O corte ficou maravilhoso!
    Parabéns pelo blog e muitas felicidades

    1. Oi Valéria! Se você consegue ir até o RJ para cuidar do cabelo, acho que vale a pena sim! Você pode até ler os comentários deste post. Muitas meninas falaram do salão e a maioria contou apenas coisas boas.
      Muito obrigada pela visita e pelo elogio!

      Beijoos

  72. Oie Mah! Adorei o blog e seus posts!
    Parabéns pela coragem de se dispor a tantas mudanças, o seu cabelo está lindo!
    E sobre o salão especializado em crespos no RJ, deve ser o Beleza Natural…realmente, eles são muito profissionais, tenho diversas amigas que fazem permanente lá, e os cachos delas são P-E-R-F-E-I-T-O-S! Pra ter uma noção, até meninas que não possuem cabelos crespos, estão frequentando…o procedimento é muito bom mesmo!
    Meu cabelo natural é cacheado,daquele tipo miojo e muito volumoso…só que no momento ele está liso, faço definitiva já ah alguns anos. Só que quero muito voltar ao natural, estou cortando a parte alisada aos poucos e tratando ele, o que mata é que to escovando muito pra disfarçar as texturas diferentes… todo mundo tem cabelo liso ou alisado hj em dia…e em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha! 😉 haha
    bjbj :*

  73. haha .. Muito parecida com a minha trajetória, mas não usava permanente eu na verdade não sei o que a cabeleireira passava no meu cabelo hoje estou deixando ele crescer tem uns 3 cm de raiz natural crescendo minha ondulação .. ta sendo dificil ficar com 2 texturas no cabelo .. deixo de sair pra festas porque não sei o que fazer preciso de algo que abaixe o volume da raiz .. enfim to gostando do blog .. só encontro coisas para cabelos crespos/cacheados aqui em blogs … enfim se não fosse por vcs blogueiras o que seria de nós .. beijos e obrigada

    1. Obrigada pela visita e pelo comentário Emanuela! Realmente, saber que alguém já passou pela mesma situação que a gente dá um certo alívio né? =)
      Beijooos

  74. menina seu cabelo é lindo, quando será k irão parar de incutir na cabeça das pessoas,k cabelo liso e + bonito k crespo,eu ñ acho.cada qual tem sua beleza, so k eles programam os idiotas k cabelo liso e mais bonito ,so por causa da grana k vai entrar, gente vamos nos assumir,seremos mais felizes,quero meu cabelo cresposssssss de voltaaaaaaaaaaaa, amo vcs,xauuuuuuuuuu

    1. oieee!
      Concordo com você Lucia! Não entendo porque esta ditadura de que cabelo liso é mais bonito. Eu acho lindo a diversidade!

      beijoos

  75. Oie Mah,
    Você é e esta linda! hehehe
    Estou na fase sem quimica e esta meio tenso hehehhe nunca passei tintura mas estou afim de testar algo um pouco mais claro para dar uma iluminada no rosto. Você poderis revelar qual a cor que esta usando, e se faz luzes ou usa coloração em todo cabelo?
    Adoro o blog, viva os cabelos cacheados, crespos, ondulados e afins hehehe
    Beijo

    1. Oieee!
      Menina, não é que eu não sei a cor do meu cabelo? Sei que fiz luzes, e ele está com três cores, a natural e mais duas, mas não sei o nome =/

      beijoos

  76. Adorei o seu post… à vários meses que ando a procura de informações sobre o cabelo crespo. Vi a minha vida capilar escrita por si.
    Quando era pequena minha mãe sempre me penteou (porque eu nunca consegui), conforme fui crescendo ela deixou de me pentear e ai comecei a desfrisar (é assim que se chama aqui em Angola, acho que aí é alisamento).
    Tenho exactamente o mesmo problema que você teve mas ainda não me encontrei. Nunca fiz nada além de desfrisar. Tenho a mesma idade que você e desfriso desde os 14 anos. Agora decidi não desfrisar mais porque quero eles encaracolados mas não sei o que fazer. Ele esta da mesma maneira que o seu estava em 2010, não encaracola, não fica ondulado, não fica liso, resumindo não tem forma nenhuma e eu detesto isso. Já pensei fazer permanente mas tenho medo que meu cabelo caía e também não quero cortar o cabelo, pelo menos não curtíssimo para tirar o químico. Antes de desfrisar tinha o cabelo com 2 tons, castanho claro e loiro agora ta com um castanho baço, sem brilho, seco, horrível.
    Essa é a minha história capilar, ainda sem um desfecho feliz mas tenho esperança que daqui a uns meses vai ter 🙂

    Mais uma vez adorei o seu post :*

    1. Oi Jo!

      O que você acha de deixar ele crescer e ir cortando as pontas aos poucos? Mas aí você teria que parar de desfrisar. O cabelo vai crescendo e você vai cortando até tirar toda a parte com química e ficar com o cabelo virgem. Assim você pode fazer permanente sem problemas! Tem que ser forte para aguentar o cabelo sem química, mas o resultado vale a pena!=)

      Beijoos

  77. Maraisa primeiro vc foi uma criança LINDA DEMAIS!!!
    Adorei esse post, nunca fui muito apegada a meu cabelo, então logo na adolescência me libertei da química que minha mãe aplica desde os meus 5 anos, corto, pinto, passo máquina, coloco dreads sem pena, tenho sorte por ele apesar de fino ser bem cacheadinho e resistente as minhas loucuras rsrsrsrs.
    Mas todas as minhas amigas negras sofrem muito com os padrões ditados por aí, então acompanhando uma deles descobri o Beleza Natural, salão especializado em cabelos crespos que surgiu no rio,http://www.belezanatural.com.br/. Eles tem tratamentos químicos ótimos para nossos cabelos. Nunca usei a química deles, apesar de sempre ouvir que é muito boa, mas uso os cremes de pentear e são apaixonantes. Deixam meu cabelo super cacheado e saudável, como gosto de volume não uso muito do creme e humidifico o mínimo possível na hora de passar. Talvez seja esse salão do qual vc ouviu falar, super aconselho a conhecer!
    Ahh não podia deixar de comentar que seu corte e cor atuais estão dignos de diva!!!!

    1. hahahha obrigada pelo elogio! =*

      Já me falaram do Beleza Natural, mas o mais perto de mim fica no RJ e não dá para ir direto não. Além disso, não pode ter química no cabelo e eu faço permanente.. =/

      Beijoos

  78. Oi Maraisa,
    pelo que pude perceber pela sua história,nossos cabelos são bem parecidos
    e assim como vc já passei o permanente afro, parei e agora vou voltar a fazer.
    Como não aguento ficar sem passar química durante um longo tempo estou usando tranças (Nagô com rasta).

    Agora sobre o salão que vc comentou que tem aqui no Rio, se for o que eu to pensando no meu caso não deu muito certo, pois meu cabelo não é naturalmente enrolado então a química não enrolo, parecia que eu passava um relaxamento pra alisar, mas alguns cabelos enrolam, como eles mesmo diziam lá no salão: “Depende da estrutura dos fios”.

    Beijos Mah, amo seu blog

    1. Oi Erika! Uma leitora já comentou que não deu muito certo a química do Beleza Natural no cabelo dela! E agora, pelo que você falou, percebi que no meu cabelo ficaria igual ao seu! Daria certo no cabelo da minha irmã que já ven enrolado desde a raiz.. que chato! =/

      Beijooos

  79. Adorei o post!!!
    Eu tb passei minha adolescencia alisando e usando chapinha.
    Mas quando comecei a trabalhar e a fazer faculdade, percebi q duas horas num domingo escovando o cabelo era tempo perdido!
    Cortei o Cabelo bem curto e assumi meu black!
    Hoje recebo mtos elogios!
    Outro dia uma menina de 4 anos no colo da mae disse, apontando pra mim:
    – mãe quero meu cabelo igual o dela!
    Fiquei mto feliz! =D
    Alguns anos pra cá vejo mta gente assumindo o cabelo afro! Isso é maravilhoso, somos como somos e Graças a Deus! Temos q ter orgulho de nós mesmos!

    1. hahahah Olha, é todo um processo, mas no final a gente fica bem feliz com o resultado né? Hoje em dia quando elogiam o meu cabelo eu fico me achando, porque só eu sei o quanto penei com ele! hahahha

      Beijos

  80. Oi Maraisa! ADOREI SEU POST!! Preciso tanto da ajuda de alguem com mais experiência… Meu cabelo natural é cacheado.. Em 2010 fui inventar de fazer gradativa, e alisou meu cabelo. Que raiva! Desde então, tenho esperado ele crescer. Toda semana faço escova, pq não aguento ficar com ele natural, é mt feio! Metade liso metade cacheado.. Bom, em setembro coloquei aquele botox, mas ai parece q só alisou mais ainda as pontas q eu estava lutando tanto pra que acbassem! Agora, como eu estou cansada de fazer escova toda semana, to pensando seriamente em fazer permanente no meu cabelo… Será que fica bom? Estraga muito? Muito obrigada.. Michelle

    1. Oi Michele, se já faz mais de um ano que você não coloca química no cabelo, pode partir para o permanente sim! Eu fiquei um ano sem passar nada e cortando o cabelo “antigo” para poder passar permanente sem problema algum. A única coisa é que, como em toda química, você precisará hidratar este cabelo com afinco porque fica mais frágil. É só fazer hidratação uma vez por semana.

      Beijooos

  81. Olá Maraisa,então,eu nessa fase de crise com a química hehehehe, o problema é que eu como muitas outras meninas,faço relaxamento há taaaantos anos que eu nem sei mais como é o meu cabelo…as fotos de infância mostram uma coisa, minha mãe diz outra e o que eu vejo é uma 3° coisa completamente diferente hahaha, eu tou com o cabelo um pouco abaixo do ombro,e há uns 6 anos relaxo com guanidina,enfim,não sei o que fazer.Sei que, eu queria dar uma “segunda chance” pro meu cabelo se mostrar quem é rs pq é o seguinte eu vi muuuitos vídeos de transição e tal e tenho amigas com uns blacks muito bonitos,ok,mas eu particularmente já tive cabelo curto em várias épocas e fases da minha vida e não me gosto de cabelo curto,independente dele estar liso ou chacheado(sim,pq eu já fiz alisamento e permanente afro).Enfim,definitivamente não gosto da minha cara,da minha estrutura com cabelo curto,tem gente que fica maravilhosamente bem e tem gente que não.Então eu nao sei o que fazer…se dou um tempo na química e vejo como o meu cabelo responde…ele tá nascendo ondulado,vai fazer 2 meses que eu não relaxo e ele tá assim,mas eu nao sei se eel está nascendo mais ondulado por conta do peso que ele está…e bem,é isso não sei se vou abandonando a quimica aos poucos ou opto por uma alternativa menos agressiva, e ahhh, esse beleza natural no rio,independente de ser uma quiímica diferenciada é química e não deixa de ser…fora que pelo o que eu tenho pesquisado na net, vc tem que fazer manutenção de 1 em 1 mês,ou sejá….se o sujeito quer se livrar da química vai dar no mesmo!AAAh então gostaria de saber se vc abandonou meeeeeeeesmo toda e qualquer espécie de química ou se ainda está fazendo algo como permanente?Ahh sinto que algumas mulheres que ficam adeptas desta transição,acabam ficando um pouco intolerantes com as outras que querem permanecer utilizando alguma química,como se fosse um “pecado”,mas sei lá,acho que a tolerância vem de todas as partes em vc aceitar o que a outra pessoa escolhe pra si…oras se eu não me gosto com black power curtão eu tou errada, mas pintar de ruivo o cabelo afro que nunca foi e nunca será vermelho pode arnaldo!?rsrsrs enfim,falei muito,espero que vc leia *_* gostei muito do seu texto e blog! Felicidades e Sucesso!!

    1. Oi Fernanda, tudo bom?

      No texto eu escrevi que fiquei um tempo sem química mas hoje em dia faço permanente; antes eu relaxava. Meu cabelo não forma cachos, por isso que eu faço permanente.
      Olha, eu acho que cada mulher tem que fazer o que te faz feliz. Se quer o cabelo liso, vamos lá! Se quer o cabelo cacheado, vamos deixar cacheado! A única coisa que priorizo é cuidar muito bem do cabelo. Não gosto de lisos que não são lisos de verdade, se é para ser liso que seja bem liso e muito bem cuidado.

      Você não sabe como é o seu cabelo sem a química né? Porque não tenta deixá-lo sem nada apenas para ver como é? Se não gostar, vai lá e relaxa novamente! Eu vi o meu cabelo sem química alguma e não gostei do resultado. hahaha.

      Falando do Beleza Natural, também ouvi falar isso. Manutenção todo mês te faz escrava!

      Beijooos

  82. Olá! Tudo bem? Me chamo Mirian e uso química no cabelo há muitos anos. Meu cabelo não é cacheado, é carapinha, bem fino e com pouquissimo volume, sempre detestei ele e por isso sempre aliso mas cada vez fica pior, usei guanidina ficou bonito um tempo mas depois quebrou todo, aí mudei para amonia e ficou pior, hoje decidi não mais usar química, mas ao contrário do seu, meu cabelo sem química não fica volumoso, era como eu queria que ficasse, black mesmo, ele fica grudado no couro cabeludo e é por isso que aliso para ele soltar. Mas de qualquer forma não vou mais alisar! Vc poderia me dá alguma sugestão pra ele aumentar, crescer, e tal? Adorei seu blog.

    1. Oi Mirian, tudo bom?

      Nossa, estou pensando aqui…
      Se você não quer fazer química, a única maneira de dar volume é usando produtos adequados para isso. Você pode usar shampoo e condicionador para volume e finalizar com pomada ou sprays que dão volume.
      Não consegui imaginar o seu cabelo crespo sem volume! Tem alguma imagem na internet que pareça com o seu cabelo? Se tiver, me manda porque aí eu falo melhor! =)

      Beijos

  83. Oiee vc realmente é guerreira por aguentar todo esse tempo sem quimica. Estou ha 2 meses sem fazer quimica alguma, para ir no salão Beleza Natural no RJ (especializado em cabelo crespo). Ainda tenho progressiva no belo e luzes, e o pior d tudo q meus belos são grandes e qdo escovo fica lindo de morrer. Ao mesmo tempo que pretendo cortar toda a quimica e radicalizar, após ir no salaõ é claro, morro de medo de não me adaptar ao cabelo curto, pois dizem que só tirando a quimica verei um resultado bem + rapido. Minha mãe e irmã estão frequentando la ha 3 meses, ambas usavam tranças e ai não sofreram tanto, pq ja foram com o belo virgem e crespissimo e agora estão abalando bangu com seus cachos e detalhe, todo mundo pergunta se é alongamento hehehe.Eu ainda falta + uma mes par ficar sem quimica e começar a frequentar la, + esta sendo tão dificil esta adaptação pq so to usando belo preso e como meus belos crescem mto rapido minha raiz ja esta daquele jeito,rsss. Aii gente sei que vai valer a pena, + não sei por quanto tempo irei aguentar ficar com ele sem nada. Por enquanto ja estou usando o kit de manutenção do Beleza natural que é uma benção, e ja começou a dar formas no meu belo, que um dia ja teve cachos. Estou mega anciosa para que chegue janeiro e eu ja volte com meus cachinhos rss, so não sei se voltarei com o belo grande.kkk. Mah parabens pelo esforço e dedicação em radicalizar seus belos. Em breve chego la também rss.bjkss

    1. Oi Evelin!

      Quero que você volte aqui em janeiro para contar como o seu cabelo ficou!
      Realmente, este período sem química é o pior! Como somos dependentes não? É um sofrimento enorme mas que depois compensa! =)

      Beijooos

  84. Olá Mah, indico a minha grande profissional Vanessa Ninja. Ela sim é uma PROFISSIONAL de verdade para cabelos crespos. Concordo com o que você disse, que infelizmente não temos muitos profissionais de beleza que cuidem bem de um cabelo crespo. Eu usava henne e queria pintar meu cabelo de loiro, como henne não é compatível com tinta, passei a máquina pente nº 2 no meu cabelo e esperei 2 anos para crescer e poder finalmente pintar. Pintei de loiro e a Vanessa Ninja fez um lindo trabalho em meu cabelo, uma progressiva americana que se chama PROGRESSIVA BEYONCÉ (A que ela trabalha é a original), essa progressiva é compatível com tudo e o mais importante, ela não altera o produto, do jeito que a progressiva chega de fora, ela aplica na gente. Minha família e a maioria das minhas amigas fazem o cabelo com ela, além de profissional, é uma grande pessoa, com uma alma linda, carinhosa, cuidadosa, tem toda paciência do mundo, faz nosso cabelo com muito carinho. Vocês irão gostar muito. Deixei a página dela (do facebook) para vocês. Beijinhos a todas vocês e boa sorte meninas!!!

  85. Desde dos meus 16 anos usei qumimica tinha vergonha do meu cabelos me chamava de bombril e jujuba d leão rsrrsr… e agora tenho 20 anos e sempre usei meus cabelos lisos escova progressima so que tava caindo e quebrando…. ficou feio
    e tive uma coragem de cortar , cortei muito e tirei a parte lisa da quimica..
    so que estou estranha com cabelos curtos.. e ta crescendo meus cabelos crespo
    mais mne ajuda como deixar os cabelos bonitos igual o seu?

  86. Oi querida.
    Achei super bacana a iniciativa do post. Encontro pouquíssimos post’s que tratem do assunto… Nós negras, sofremos um cadinho pra poder aceitar as jubas… Eu mesma estou há 1 ano sem utilizar química. Meu cabelo, atualmente, não fica bonito nem com escova, nem prancha, e mesmo quando eu o deixo natural, fica muuuuuuuuito volumoso… quando comparo fotos antigas com as atuais, chego a ter um desgosto no coração… E penso em voltar a utilizar química, mas aí, quando eu o lavo, e sinto aqueles cachinhos mais fofos “rente” a raíz, eu fico doida de emoção. A química estragou o meu cabelo, eles são cacheados e extremamente volumosos, e optei por tentar recuperá-los, eu os quero longo e cacheados. Sei que vai demorar e também estou ciente da incerteza que é, saber se ele poderá ou não ficar muito tempo sem química. Penso em talvez fazer o permanentente. Meu cabelo é um mistério, eu não sei se ele é realmente áspero e crespo, ou cacheado. E vamos ser sinceras, quando o cabelo não está bem, também não ficamos bem. É péssimo ter que suportar as críticas, os olhares… as piadinhas… mas acho que vale a pena, como diz o meu namorado “te quero com ele pra baixo (com química) ou pra cima (sem química). Aí eu vou nas ondas dele, né?
    Bem, só queria compartilhar minhas angústias… rsrs
    Sucesso flor!

    1. Oieee! =)

      Nossa, a maioria das meninas sofrem né? Cabelo mexe muito com a nossa cabeça, é tudo para uma mulher.
      Eu optei pelo permanente porque não forma cacho aqui nem a pau! hahaha mas hidrato feito louca. Nunca deixarei de cuidar e gastar com este cabelo.. =/

      Beijoooos

    1. O que é bom para você?
      Para deixar de usar química você precia aceitar o cabelo como é. Como leu no post, eu continuo usando química. Tudo depende de como vc quer seu cabelo…

      Beijos

  87. Olá Mah, passando pra dizer que estou amando tudo aqui nesse blog, e pra tira uma duvida tbm, estou a 4 meses sem quimica nenhuma, no aguado do 6 meses, durante esses quatro meses só faço hidratalo, pretendo passar permanente , mais… estou em duvida da marca. Minhas amigas me recomendaram o permanente afro da niely, mais queria saber de você , se essa marca é mesmo confiavel e qual a marca do que você usou no seu. Queria saber tbm se só pode passalo uma vez, ou se pode repetir o procedimento. Muitos dizem que só pode passar novamente na parte que crescer , isso é outra duvida minha.

    espero resposta, bj e muito sucesso ! *-*

    1. Oi Jaque! Fico feliz em saber que está gostando! \o/

      Hahahha tô rindo aqui porque suas amigas recomendaram o permanente que eu uso! Hoje, mais tarde, vai ao ar um vídeo onde falo sobre ele no meio! Adoro este permanente e ele não agride tanto os fios quanto os outros que eu já usei!

      No manual do produto fala que deve passar a primeira vez no cabelo todo e depois só na parte crescida. Eu faço deste jeitinho =)

      Beijooos

  88. Parabéns! Tu és uma guerreira! Acredito q todas nós q temos cabelos crespos e sem forma temos trajetória parecida, de sofrimento, angustia até a aceitação. Teu cabelo tá lindo e o melhor tu estás feliz com ele. Faz 1 ano e 3 meses q o meu tá natural. ele tá black e eu tô hidratando muito, cuidando dele até decidir o q vou fazer com ele. Acho que cada uma de nós tem de fazer o q se sente bem, desde deixar natural ou de repente voltar ao relaxamento/alisamento. bjs e obrigada por dividir tu história com a gente.

    1. Oi Eliane! A gente faz o que pode né? hahaha

      Concordo! A maioria das meninas de cabelo crespo têm uma história assim.
      Amei seu comentário! Temos que arrumar o cabelo da forma que nos sentimos melhor.

      Beijoooos

  89. Oi Mah bom dia, estou com uma duvida que não é muito diferente das outras meninas. O caso é o seguinte, a anos eu usava relaxamento, aquele guanidina. Mais resolvi mudar. a raiz do meu cabelo ta crescido uns 3 dedos e esta enroladinho, enquanto o resto do cabelo ta “esticado”, estou a 4 meses sem dar nenhum tipo de quimica no meu cabelo, mais estou preocupada de que os cachos do permanente não pegue na parte “esticada”, e agora oque é que eu faço ? a partir de que mês posso dar o permanente? me ajuda, não aguento mais ter o cabelo de duas formas :/

    aguardo resposta *-*

    1. Oi Min!

      Você deu uma lida no post? Sinto em lhe informar mas não vai pegar na parte que esta esticada. Você precisa tirar toda a química anterior para passar a outra por cima =/
      Eu fiquei uns 8 meses sem química e cortando o cabelo até sair tudo, um sofrimento que só!

      Se ainda ficou com dúvida é só perguntar!

      Beijoooos

  90. Ola!!! acabei de ler seu post! e em Sao Paulo tem um cabelereiro muuuiiitoooo bom que so mexe com cabelo afro! eh meio longe… mas vale muito a pena! pq como vc disse poucas pessoas entendem de cabelo crespo! o nome dele Rubsney Correa e o tel eh (11)2225-3972

    bjos!

  91. Passei por todas estas fases!!! Fiz relaxamento, fiz permanente (aí, como era muito trabalhoso, a cabelereira que fazia, falou que o produto que usava saiu de linha, eu não acreditei, passei a escovar o cabelo, depois de uns meses voltei a relaxá-lo, mas comecei a usar babyliss, para deixar os cachos definidos, pois a esta altura meu cabelo tinha diferentes texturas, usei guanidina para relaxar, nunca quis meu cabelo liso, mas guanidina não só relaxa como estira o cabelo. Aí no começo de 2010 comecei a ir no Lunablu, um salão especializado em cabelos crespos. Lá a equipe me explicou que não faz alisamento, que trata o cabelo crespo. Teve meses que parecia que não tinha feito nada no cabelo, mas continuei frequentando. Quando foi em setembro de 2011 voltei a usar meus cabelos naturalmente (sem babyliss). No começo foi difícil, pois o volume era bem maior do que quando eu fazia permanente/relaxamento e o cabelo estava ressecado por causa do babyliss. Mas aos poucos fui usando vários cremes, testando vários produtos, e deixando o cabelo crescer. Hoje tenho dó de cortá-los, pois está num comprimento bacana, mas valeu a pena deixá-los ao natural. Realmente, me sinto mais bonita, recebo vários elogios e ele está mais saudável hoje.

    1. Gosto de ler comentários como o seu Raquel! Isso mostra que muitas de nós sofremos horrores até conseguir acertar no nosso cabelo. O pior é que tem mulheres que ainda nem se acertaram! Difícil né?

      Fico feliz em saber que você está se sentindo bem agora! \o/

      Beijos
      Mah

  92. Oi, Mah! Realmente nós sofremos pra encontrar quem saiba cuidar das nossas madeixas e as respeite. Tb passei por várias fases e sempre que ia a um salão saía com o cabelo espichado! 🙁
    Tive a fase de relaxar em casa mas agor achei uma cabelereira que cuida do meu cabelo há uns 10 anos. Onde ela vai vou atrás. Meu cabelo é tipo o da sua irmã, pelo que vc falou: preciso relaxar a raiz pra dar um peso nele. Relaxo 1 ou 2 vezes ao ano. De resto cuido em casa.
    Quanto ao salão aqui do Rj que vc falou é o Beleza Natural. Realmente é um salão especialista em crespos e cacheados, mas nunca me interessei em ir porque eles trabalham com uma fórmula dita “secreta” que até o xampu a ser usado tem que ser o de lá. Se não quis ficar escrava de escova, chapinha e afins não ficarei de um salão mesmo! Pra mim não dá! Mas quem trata o cabelo lá fica bem satisfeito. Mas prezo minha liberdade!
    Parabéns pelo blog!

      1. Maraisa.. eu faço cabelo lá no Beleza Natural
        Quanto a ficar escrava, nao é bem assim a fórmula ‘secreta’ é um tipo de relaxamento tbm, só que é exclusiva deles, qto aos produtos, conheço varias meninas q só vao lá relaxar, pq o relaxamento é menos agressivo e compram só o creme de Pentear, pq na verdade o segredo todo é como vc faz ‘MOLHAR E AMASSAR COM BASTANTE CREME’ e hidratar
        Porém a quimica deles, nao faz ninguem ter cachos, eles nao deixam o produto agir muito, ela só solta um pouco a raiz, daí o cabelo vai pro lado da própria natureza dele mesmo, cacheado ou frisado (nosso caso viu Maraisa)
        eu até q gosto, faço lá tem 1 ano, mas meu cabelo tá mega indefinido.. acredito que mesmo com a fórmula deles meu cabelo está ‘alisando’.. difícil não??! Já que tenho a raiz extra crespa tbm rsrsrs
        Quis cortar meu cabelo, estilo o seu assim (com minha cabeleireira claro, pq lá no salao eles sempre querem cortar o cabelo no toco, são cheios de nhém nhém nhém)
        Ela nao me aconselhou pq ficaria armado e sem formato, e eu acho lindo teu cabelo pra cima, seu e da Ivis Couvilher.. queria ficar assim tbm, mas nao sei c ela me disse isso pq tava com pena de cortar (como se eu nao conseguisse SEGURAR um cabelón black) ou pq realmente nao ia ficar bom em mim..

        1. NOSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAAA Vc foi a pessoa que mais me explicou! “a química deles não faz ngm ter cachos, só solta a raiz” PEGUEI! THE SECRET é o creme para penteaaaaaaar! Tô certa?
          QUe cortar no toco o quê! Eu mesma passo a tesoura! HAHAHHAHAHAHAH
          Então Rosi, antes de passara tesoura no meu cabelo, eu pesei “como eu ficarei com o cabelo curto? Como será meu cabelo natural?” Aí depois pensei “Claro que ficarei bem! Deus fez meu cabelo assim e com certeza combina comigo, ele não erraria nisso!” HAHAHAhAHA
          Não me senti a pessoa mais linda do mundo, mas me aceitei e vivi muito bem esta época. Se quer muito, corta! Cabelo cresce e a gente precisa mudar! =D

          Beijos e amei o seu comentário!

  93. Oi Ma! nossa! parecia que eu estava lendo a minha história kkkkkkk é exatamente isso mesmo que você falou, todo mundo fala que entende e ninguém entende nada de cabelos crespos, é realmente um desafio encontrar alguem que realmente saiba, eui ainda não encontrei, estou sem alisar as madeixas já faz 7 anos e agora estou com vontade de fazer alguma coisa. na verdade estava com trancinhas, o miojinho sabe? adoro, todo mundo gosta, mas quem faz é minha irmã e agora ela está grávida e não vai dar mais para faazer com ela. Eu tenho uma amiga que está fazendo os cabelos no beleza natural de sampa, to pensando em ir lá, de repente…. sei la…. eu te falo! mas obrigada por compartilhar sua história com agente. é sinal de que não estamos sozinhas! beijocas

    1. A maioria já passou por isso né? hahaha

      Não tem Beleza Natural aqui em SP não Adriana! Vai abrir um este ano, tem no Rio de em Salvador!

      Beijooos

  94. BOM DIA MENINAS,ESTOU NESSA FASE DE PROCESSO,4 MESES SEM USAR GUARNIDINA,RESOLVI ASSUMIR MEUS CACHOS,É DIFICIL,POIS ESTOU COM A RAIZ ALTA E USO SÓ TRANÇAS.MAS TENHO CERTEZA QUE TUDO SERÁ MELHOR PARA CONHECER MEU CABELO NATURAL,POIS NEM SEI COMO É ..BJ E BOA SORTE PARA NÓSSSSSSSS

  95. Oi mocinha! tenho 28 anos, e já passei pelas mais diversas fases de transição.Quando resolvi assumir meu black ,não me encontrei! dá muito trabalho,molhava todo dia cedo ,e nada que eu fazia realçava.Enfim ,cada um tem um ponto de vista.Uso relaxamento a base de hidroxido de sodio.Pra mim é o melhor.Tem muitas marcas no mercado,tipo yellow,Muttari,etc…até aqueles mais simples como alisalois que tem a mesma formula.Hoje só coloco bobys e comprei um secador de pé onde eu sento e fico 30 min.esperando secar.Depois rodo de um lado e outro, e faço dedinhos na spontas.Fica mara.Acho que vc é bem autêntica ,e o que a deixa mais bonita.A gente tem que ser do jeito que a gente seje feliz, e não como osoutros querem que sejamos! abçs,amei o texto!

    1. Oie Nara!

      É bem por aí, o que importa é ser feliz! Se quer o cabelo liso, deixa liso! Se quer cacheado, deixa cacheado! Desde que você se sinta bem com isso e fim! =)

      Beijoooos

  96. Ola, tudo bem!

    Também fazia escova no meu cabelo desde 12 anos, em 2011 conheci o permanente através de uma colega que conheci no meu serviço, amei o cabelo dela estava enorme todo cacheado ‘babei’ no cabelo, contei que meu sonho era retornar com meus cachos, mais não tinha paciência para esperar meu cabelo natural crescer, estava esticado porque fazia relaxamento no cabelos a anos e já tinha feito progressiva em 2008 que por sinal odiei, mais ainda tinha resíduos nas pontas. Ela me falou que fazia permanente pelo mesmo motivo, e me indicou a cabeleireira que fez no cabelo dela e era na minha cidade acredita? fiz uma avaliação e não pude fazer o afro de imediato, por que tinha muita química no cabelo, fiz relaxamento com uma produto (que não sei o nome) e tratei do cabelo durante 8 meses e então pude fazer o permanente. E estou com ele ate hoje cacheado e adorando ”muito”,renovei em 2012 um ano depois, porque continuo relaxando a raiz, mais confesso não não sabia cuidar direito passava creme para ficar sem volume, agora acompanho vocês cacheadas do yotube, estou usando cacheado com volumão e adorando mais ainda.
    Essa é a história do meu cabelo, longa porem bem resumida.
    Adorei sua historia, ficamos muito mais bonitas cacheadas.
    beijos

    1. Amei ler a sua história Viviane!
      É o que eu disse: temos que deixar o cabelo da maneira que gostamos, seja liso ou cacheado. MAAAAAAAS, nunca deixar de cuidar para ele ficar saudável.

      beijoo

  97. Achei alguém com o meu tipo de cabelo! Graças a Deus, hahah.
    Tenho uma história como a sua, os meus pais tem o cabelo crespo a minha irmã nasceu com um cabelo lindo, estilo Thais Araujo, e o meu cabelo é como o seu na foto que está bem curtinho, megaa crespo. Faço alisamento e progressiva, mas há alguns meses decidi parar de alisar e não sei o que fazer. Comecei a perceber que ele está caindo, a minha mãe falou que é a falta de química, que o cabelo acostumou com a química e tal, aconteceu isso com o seu? E qual permanente você passa para o cabelo ficar assim? Eu posso passar permanente com a química que está no meu cabelo? Não tenho a coragem que você de ir cortando conforme ele foi crescendo. E o mais importante como funciona a permanente? Só entendo de alisamento por ter feito isso quase que a vida inteira. Obrigada pelo post me deu a coragem que precisava para assumir o meu cabelo, sempre achei que ele não teria jeito, mas vendo o seu cabelo lindo sei que posso assumi-lo. 🙂

    Beijo

    1. Quando eu parei de usar química ele ficou bem saudável, não caiu não! As vezes você misturou química no cabelo OU está stressada mesmo! O cabelo cai quando passamos por períodos de nervosismo.
      Eu uso o permanente da Niely. Eu esperei sair TODA a química para passar este permanente, misturar químicas é correr o risco de ficar sem cabelo.
      No Google deve ter imagens explicando como funciona o permanente, mas basicamente vc passa um creme, tira o excesso, coloca bigudis no cabelo e fica um tempo x, depois tira o creme e passa neutralizante, e depois tira o bigudis. MAS TUDO ISSO DE ACORDO COM AS INSTRUÇÕES DA EMBALAGEM! Cada produto e cada cabelo tem um tempo de agir. E antes disso tem que fazer um teste para ver se o cabelo aguenta.

      Beijooos

  98. Olá, eu tenho uma filha de 6 aninhos e os cabelos dela são bem crespos, com os caxos bem miudinhos, já pensei de passar química mas tenho medo, pois já presenciei casos em que os cabelos das crianças caíram todos.
    Então quero saber se você pode me ajudar, com algumas dicas ou indicando algum produto adequado.
    bjsss… Parabéns!!!

    1. Oie!
      Sinceramente? Não tem que passar nada nela porque é muito pequena. A minha mãe trançava o meu cabelo antes de dormir e no dia seguinte tirava a trança para domar os fios. Outra solução é passar óleo na raiz dos cabelos antes de trançar, isso ajudar a soltar e fica mais bonito.
      Fora isso é fazer maria chiquinha, colocar tiara, lenço e mostrar para a sua filha que ela é linda do jeito que nasceu. Pegar fotos de mulheres com o cabelo igual ao dela, de outras crianças também para fazer com que ela se sinta bem com o cabelo dela!

      Beijoooos

  99. Sei bem como é cabelo crespo sempre sofri muito, mas infelizmente por estudar sempre em escola pública ouvi muitas piadas desde sempre. Mas, isso acabou me fortalecendo sabe? Como minha mãe tem cabelos lisos desde pequena queria ter o cabelo igual o dela e hj faço progressiva no cabelo e finalmente estou feliz. Encontrei um salão aqui em Moema que é especializado em progressiva, até encontrar ele meu cabelo tadinho ficou todo acabado/quebrado.

    Beijos
    http://soesmalteeafins.blogspot.com

  100. Oi Maraisa!!!
    Me identifiquei demais com sua história, meu cabelo também crespo e os cachos não são definidos, vivia alisando, fiz progressiva e um belo dia me cansei, mandei cortar bem curtinho, esperei um tempo e decidi fazer permanente, já faço há 4 anos e prefiro mil vezes meu cabelo assim!!!
    Minha cabeleireira, a Elaine, é uma ótima profissional, adoro o trabalho dela!!!
    Esse aqui é o site de lá ;)http://www.escoladecabeleireiroabba.com.br/index.html

  101. Oii Maah meu cabelo, tambem era cacheado era só molhar ele que os cachos vinham apareçendo agora não quer mais cachear, por que escovei muito, pranchei muito, molhava o cabelo todo dia e as vezes prendia meu cabelo era grande só que foi ficando ralo e eu tive que cortar bem curto depois que cortei meu cabelo ele ficou mais cheio mais ainda não voltou os cachos.. o que vc acha que eu devo fazer?

    1. Oi Rebeca, tudo bom?

      Fiquei perdida agora! Você cortou e ele não voltou a cachear? Putz! Não sei o que te dizer!
      O que eu faria é comprar um ativador de cachos e ir amassando ele todos os dias de manhã para tentar fazer com que ele volte a sua forma natural… =/
      Se não der certo melhor procurar um salão mesmo! =(

      Beijoos

  102. Oí adorei saber da sua trajetória, moro aqui no Rio Grande do Sul , e também difícil encontrar profissionais que entendam os nossos cabelos, já usei henne só que é muito trabalhoso, passei pasta fria mas sou alérgica e esta muito caro fazer quase uma progressiva, agora uso tranças mas tô cansada. Estou realmente motivada para usar o permanente mas será que vai adiantar pois meu cabelo é bem afro??? bjs

    1. Claro que vai! Meu cabelo é bem crespo! Mas você precisa tirar as tranças e ficar um tempão sem nada nos cabelos. É chato este período, mas depois você vai amar. =)
      Beijos

  103. Super entendo que o importante é você se olhar no espelho e se identificar, gostar do que vê, mas pfvr te amei pra sempre naquela foto com a regata listradinha. Muito amor <3 <3 <3

  104. Oiii!!! Primeira vez que entro no seu blog e achei mara vc falar sobre os seus cabelos. Os meus não são crespos, mas também não é liso, e nem é cacheado(!), ele é seco e se não usar leave-in fica uma farofa. Demora muito vc aprender a cuidar do cabelo, cabelo n tem manual, tem que ir na base da tentativa e erro. O essencial mesmo é se conhecer e se aceitar! Ahhh, teu cabelo in natura é LINDO!! Sério, achei lindo! Tenho uma amiga que usa o cabelo assim e eu acho mara! enfim, sucesso e vou ler sempre o teu blog! Bj

    1. Oie! Seja bem vinda! =D

      Muitas pessoas falam que meu cabelo natural é bonito, mas eu não me sinto bem =/
      Espero que volte mais vezes!
      beijoooos

  105. Oí Maísa estou tomando coragem para assumir meu cabelo pretendo fazer o permanente, qual vc acha o mais indicado o hairlive ou da niely, pois o meu cabelo é difícil de pegar química ,haa mais uma dúvida é necessário usar os bigudins pois tenho pesquisado eles são mais caros do que o produto.
    ADORO SEU BLOG BJS AQUI DO SUL

    1. Oie Carla, só uma correção: meu nome é Maraisa. rs
      Olha, sinceramente, eu acho melhor você conversar com alguém que saiba mais do que eu e procurar comentários na internet sobre os dois produtos. Eu só usei o da Niely e pretendo parar de usar. =/
      Sobre os bigoudins, eles são utilizados sim! Tem grandes perfumarias que vendem mais barato. Acho que até pela internet!
      Desculpe não poder te ajudar muito, mas como envolve cabelo, química e auto estima, fico receosa de falar sobre o que não tenho propriedade.

      Beijoos

  106. Menina…te entendo! Meu cabelo não é bem assim, sou “branca” mas de cabelo crespo sabe, só que nao chega a ser black…em fim

    Comecei com a quimica, pasme, aos SEIS ANOS DE IDADE! hahahaha! Velho e bom permanente! Só que a sorte é que eu sou baiana, e lá todo mundo tem cabelo crespo! Loogo, toodo salão sabe cuidar de cabelo crespo! \o/
    Depois, creci um pouco e passei pro relaxamento com Amônia, depois Hidróxido de Sódio e por fim, a Guanidina, que uso ate hoje.

    Mas ai, com 17 anos vim morar em Bauru-SP, loogo, tooodo mundo tem cabelo lisoo e nenhum salão sabe cuidar direito de cabelo crespo ¬¬ Malemá fazem relaxamento direito. Nunca quis fazer em casa, pq tenho medinho.
    Até que achei quem fizesse meu relaxamento bem, mas só isso! Escova? Nem pensar! Mantenho meu cabelo na escova, pq gosto e por praticidade tbm, mas EEEUU QUE FAÇO! Todas as vezes que fiz escova em salão, qdo cheguei em casa, refiz! Ngm consegue esticar a raiz devidamente kkkkk

    Enfim…

    É díficil achar lugar pra cuidar de cabelo afro se vc não morar em Salvador! kkk

    1. Aff, quisera eu morar na Bahia! Aqui em SP ninguém sabe mexer em cabelo crespo direito. São raríssiomos os profissionais.
      HAHAHA Sei bem como é isso da escova. AS PESSOAS NÃO COLOCAM A FORÇA NECESSÁRIA que o cabelo crepo precisa! Sério, chega a irritar! =(

      Beijooooos

  107. Oi Maraisa tudo bem??
    olha, te “conheci” a pouco, depois dos videos q vi no youtube, vc e a cinthya falando sobre cachos…bom não vou falar da minha trajetória pq eh triste hahaha… mas resumindo a novela, meu cabelo hj tah qaaase natural e eu gostaria de saber sobre alguns mitos do permanente… se eh verdade que não pode pentear, amarrar,essas coisas.. ah como comecei a ler agora os seus posts, se jah tiver um post desse tipo coloca o link please… muito grata pelas dicas e tudo mais qe vc compartilha…beijão da sua mais recente leitora,
    Larissa!!

    1. Oie, tudo bem sim e com você? =)
      Sinceramente? Nunca falei sobre isso no blog!rs Eu parei de fazer permanente há 4 meses e ainda não sei o que farei com o meu cabelo. Sobre não poder pentear, eu não penteio meu cabelo quase nunca e não penteava quando fazia permanente. Não existe esta regra de “não poder”, você pode pentear durante o banho, mas cabelo cacheado não fica bom quando penteamos seco.
      Claro que você pode amarrar o seu cabelo! \o/
      Para falar a verdade, você pode fazer o que quiser, menos misturar outra química.
      Beijoooooos

      1. Achei um “especialista em cabelos afro” aqui na minha cidade… vou tirar todas as minhas duvidas com ele e se caso o teste de mecha der certo faço um permanente e venho aqui contar se deu certo… Muito obrigada por responder…te achei super simpática rs ;)… um beijo

  108. Bom, acho que uso produtos químicos (relaxamento, alisamento e até progressiva) desde que me conheço por gente rs. Acho fiz meu primeiro relaxamento com uns 10 anos. Mas agora eu cansei, cansei de não ser quem eu sou, quero meu cabelo natural de novo. Na verdade, eu nem sabia mais como ele era, com isso, resolvi cachear…pensei em fazer permanente afro e tudo mais. Porém ao deixar ele crescer naturalmente percebi que ele é lindo todo cheio de cachinhos. Qual era o meu problema? Meu cabelo não precisa ser liso. Ou seja, estou na fase de transição, metade do cabelo cacheado e a outra metade liso (progressiva), então tem dia que é tenso, não tenho tempo para arrumar e já saio de casa chateada, mas, dessa vez, eu não vou desistir! Acho que estou nessa luta desde setembro de 2012 e acho que amanhã (17/07) será um dia muito especial, pois resolvi: amanhã vou cortar rs! Tenho algumas dúvidas ainda referente aos produtos que usarei daqui pra frente, pois acredito que será meio que na tentativa e erro, mas já comprei a linha completa plant cachos marcantes da natura e ando lendo todos os posts pra escolher algum leave-in líquido para usar com o cabelo seco, mas não sei nem por onde começar rs, já que nunca usei isso. Bom, depois eu tento enviar uma foto do antes e depois rsrs. Muito obrigada pelas dicas, são extremamente úteis pra mim.

    1. Oi Cíntia! Só consegui responder agora seu comentário, me desculpe! Deu certo o corte? Como ficou? Você está se sentindo bem? No começo é bem estranho, mas depois a gente se acostuma!

      Beijoooos

  109. Olá…Ficou ótimo rs. Eu adorei. Mandei algumas fotos para o email que eu achei ai em cima em “contato”. Mas eu gostei muito e nem fiquei chocada como eu achei que ficaria. Cortei com o Julio Crepaldi e adorei o trabalho dele, ele entende mesmo de cabelo crespo. Bom, novamente, muito obrigada pelas dicas. Beijo

  110. Eu tenho cabelo crespo, na vdd sofri mto quando era criança com preconceito da minha propria familia, eu era a unica assim, minhas tias (com seus cabelos lisos) criticavam tanto meu cabelo eu era mto pequena mas me lembro de tudo q elas falavam e sofria, minha mae nao falava mas sentia q ela tinha uma certa decepção por meu cabelo ser assim, meus colegas me xingavam de cabelo de bom bril e bruxa do 71, até meu irmao menor aprendeu a ser assim e me xingava tbm, nossa isso doia mto quando se é criança vc nao sabe se defender direito. E nao sei pq eu achava que quando crescesse meu cabelo seria liso rsrs, acho q alguem deve ter me falado isso.

    Minha mae uma vez usou um alisante no meu cabelo e eu quase fiquei careca pq so tinha 7 anos e o cabelo quebrou todinho, ela ficou com mendo e passou a enrolar meu cabelo naqueles “bobes” pior q eu ficava assim o fim de semana todo, nao sei oq era pior e nao tinha mta paciencia ai entao parei de fazer isso, passei boa parte de adolescencia com meu cabelo preso 24hs por dia, cheguei a um ponto de ficar so de coque, imagina uma adolescente de 13 anos usando um coque de vovó. Ai um dia um colega da escola me perguntou o tamanho do meu cabelo eu disse q ela era quase na cintura ele disse nossa e pq vc vive com ele preso.

    Ai entao comecei a alisar meu cabelo(com aqueles cremes fedorentos) e voltei a usar os famosos bobes (so q nao saia de casa) isso com uns 15 anos. Depois teve uma epoca q todas as cabelereiras da minha rua faziam escova por 5,00 kkkk ai fui la eu fazia toda semana mas sentia q nao ficava mto bom sem falar q sempre tinha q ficar ouvindo os comentarios delas dizendo q meu cabelo era dificil de escovar e tal e sempre elas queimavam mto minha cabeça, entao eu mesma comecei a fazer escova em casa e mudei o alisante passei a usar guanidina pq sentia q agride um pouco menos uso ate hoje.
    Infelizmente virei escrava do secador e da chapinha toda semana e a cada 3 meses o alisamento.
    Já pensei em deixar ele natural mas nao consigo ele fica mto armado alto ele nao enrola nao tem forma nenhuma entao eu escovo e deixei ele mais curto tbm pra facilitar na hora da escova. Agora ele tá mto quebrado to dando um tempo no alisamento ja tem quase 6 meses q nao uso nada mas ainda faço a escova.
    Bom o preconceito acabou tbm se alguem falar alguma coisa eu dou logo a resposta q merece uhum, mas nao posso negar que queria q ele tivesse uma forma mais definida q fosse pelo menos cacheado ou ondulado.
    Mas enfim só quem tem cabelo crespo é que tem uma historia pra contar sobre ele kkkkkkk

  111. Adorei seu post, você tem um rosto muito lindo e dou apoio total pra vc deixar seu cabelo como Deus quis!
    Sou totalmente o oposto do seu biotipo, meu cabelo é loiro e bem liso, e nunca usei química nem tingi, mas é um problema, pois pra quem ama liso não sabe que praticamente todo liso é oleoso e exige muitos cuidados especiais.
    Além disso, qualquer coisa dá alergia e agora, que o cabelo começa a branquear, não sei que produto usar pra não ficar coçando!
    Cada um sabe a alegria e a dor de ser quem é!
    Acho um exagero a adoração dos cabelos lisos!!!
    Amei suas fotos!
    Abços!

  112. Oie linda, Hoje estava procurando videos que falasse sobre cabelos com permanente afro e encontrei o seu vídeo de cremes para cabelos crespos, cacheados e com permanente, adorei. Eu também faço permanente afro em casa mas uso o da Analéa.
    Também já passei por varias químicas de de jovem henne,alisamento e antes de entrar na faculdade tb não estava me agradando com o meu cabelo fui no salão e fiz o permanente e deu super certo e até hoje não fico sem ele. Agora que estou gravida fica mais difícil pois o cabelo esta crescendo naturalmente e estou fazendo muita hidratação para fortificar, então é isso bjos.
    Adorei seu canal do youtube já me escrevi e o seu blog.
    Jaqueline Andrade.

  113. Olá Maraisa, conheci seu blog através da Kah e estou aqui pela primeira vez. Adorei seu blog e vou voltar sempre aqui! 🙂 Gostei muito de ler e ver os vídeos sobre sua trajetória. Me identifiquei muito porque também estou em transição, quero parar de pintar, pintei de ruivo acobreado por um ano, meu cabelo é naturalmente loiro médio, estou sofrendo para tirar esses reflexos cobres do cabelo. Eu fiquei tão obcecada com o tom de ruivo perfeito que quando percebi meu cabelo estava acabado, estava todo quebrado por causa da química, eu pintava com ox de 30 e a tinta evolution da alfaparf de 15 em 15 dias, claro que ia dar bosta né, fora a grana violenta que eu gastei com salão. Decidi tirar essa tinta naturalmente deixando o cabelo crescer, porque não dava para fazer mais química. Estou sofrendo com essa raiz crescendo, mas estou aprendendo a lidar com isso, estou tentando recuperar meu cabelo. Química nunca mais! hahaha Parabéns pelo blog!

    1. Oie! Seja bem vinda!
      A gente faz um monte de coisa no cabelo e no final das contas acaba com a saúde dele né? Mas vai firme que você vai conseguir tirar esta cor, só é preciso paciência. (que na maioria das vezes a gente não tem! HAhaHha)
      Beijoooos e obrigada pela visita!

  114. esse salao que vc sitou no seu blog aq no rio de janeiro eu ja tratei meu cabelo la no inicio é maravilhoso cortei curtinho e ficou lindo e muito cacheado mais com o passar do tempo começou a ficar com as pontas lisas e eu sempre fui muito regrada só usava os produtos deles etc resolvi trocar e… kkkk fiquei quase careca entao ja estava prestes a voltar de ferias resolvi colocar implante mais agora vou tirar e vou fazer uma avaliaçao em um salao que faz permanente afro aquele do bigudim se deus quizer vou conseguir ter meus cachinhos novamente mais estou preocupada pq tenho certeza q nao vou conseguirficar sem o implante e com o cabelo sem quimica entao infelizmente se nao passar na avaliaçao vou ter que procurar um outro salao e ver no que vai dar bjs foi muito útil o seu depoimento

    1. Nossa Barbara! Já li muitos comentários de meninas que também não se deram bem com o Beleza Natural! =/
      Espero que dê certo agora o seu cabelo!
      Beijos o obrigada pelo comentário!

  115. Oi Mah, tudo bem? Nossa minha amiga me indicou seu blog e estou simplesmente A-M-A-N-D-O! Estava sentindo falta de alguém que coloque a beleza negra em evidência. Nossa, alguém que cuide do nosso tipo de cabelo e do nosso tipo de pele é um milagre. As pessoas só sabem alisar o cabelo afro, ngm sabe cuidar dele realmente. Maquiagem então nem se fala. Cresci achando que só conseguiria usar maquiagem dourada pq é o que “dá” na pele negra ¬¬’. Isso pq só a pele negra tem 34 tipos diferentes de nuances! Obrigada, estou extremamente viciada e apaixonada nesse blog <3!

  116. Mah, adorei você. Comecei a ver seus videos cabelo natural mês a mês e adorei! você é linda. Após quanto tempo sem relaxar você cortou seu cabelo em setembro de 2013?

    Estou em transição e vou usar você como inspiração para deixar meu cabelo natural. Já estou a dois meses sem química e vou confessar, tá difícil de aguentar viu, pois eu relaxava meu cabelo todo santo mês, massss estou cansada dessa vida.

    Um super abraço e que Deus te dê muita saúde para você continuar postando esses vídeos maravilhosos!

  117. Oi Mah, gostei da sua trajetória capilar!
    Faz 10 meses que parei com a química, eu fazia progressiva no salão a cada 5 meses.
    Enquanto meu cabelo crescia eu fazia escova nele todo(imagina o trabalho… Cabelo comprido)
    Ai um certo dia pensei: nossa que preguiça de fazer escova, ai lembrei que tinha um spray pra fixar o cabelo, e resolvi passar na parte lisa e modelar amassando as pontas em forma de cachos.
    Deu certo! E a medida que meu cabelo vai crescendo vou cortando as pontas.
    Parei com o secador e chapinha em Maio deste ano.

  118. Oi Mah, bom dia!
    Vi um pouco da minha trajetória no seu post!

    Estou sem química há 11 meses, meu cabelo é crespo, um tipo 3c/4a e para definir os cachinhos, preciso fitar mecha a mecha. Quando não faço isso, ele fica armado, áspero e totalmente sem definição.

    Só quem vive uma transição capilar sabe o que tudo isso significa… sentir o preconceito, ouvir comentários maldosos, e até perceber olhares estranhos, não é fácil, e tem que ter muito foco para continuar no caminho.

    Atualmente, tenho 33 anos, e após 27 anos!!! relaxando os cabelos, estou vivendo um grande desafio.

    E a mudança, é completa. Mudei meu humor para melhor, meu comportamento, meu look, e parece que estou me encontrando!

    Seu blog foi muito útil, obrigada!

    Beijos Priscilla

    1. Oieeee!
      Nossa Pri, fico imensamente feliz ao ler seu comentário. Espero que eu possa ajudar mais e mais e que você fique cada dia mais feliz com os seus cachos!

      Beijooooooooo

  119. Exatamente. E essa rede de salão é muito boa. Dá forma ao cabelo crespo com cachos lindos. Acredito que hoje, sim, estão surgindomais salões especializados em cabelo crespo, já passei por um bocado. Fiquei sabendo que o Beleza Natural tá criando salões em novas cidades, quem sabe não chega aí em Goiás?

  120. também cansei de cabelos lisos quero, cachear meu cabelo, vou fazer permanente, essa semana pra ver como vai ficar. Ver pessoas como você é praticamente um exemplo, de coragem, de auto aceitação, de boa auto estima e é isso que eu quero ter, quero me encontrar de volta, quero o meu padrão afro de volta. <3

  121. Oiii!!! vc já ouviu falar no beleza natural? acho que óbvio né…
    então… eu nunca fui porque todos os procedimentos deles são para diminuir volume… e meu cabelo está em transição, 5 meses sem progressiva, ele é ralo (tenho pouco cabelo na cabeça, se eu inclino a cabeça você vê o outro lado do ambiente que estou) e é fino, mas tô recuperando meu cachos… meus cachos sempre foram definidos antes das progressivas, MAS, a minha raiz (um palmo antes dos cachos se formarem) é de pessoa de cabelo liso, ou seja, eu faço de tudo pra ter volume…
    MAAAS….
    minhas amigas com cabelo mais pro afro, como o seu, amaram! porque não é somente UM relaxamento, eles trabalham relaxamentos fracos tbm…
    a propósito, você é linda! muito bonita mesmo… parabénsssss!!!!

  122. Oi Mah, adorei a história da sua transição… Mas me tira uma dúvida, durante todos esses anos, o seu cabelo nunca caiu/quebrou com o permanente?
    Eu faço permanente, e o efeito nas 2 primeiras aplicações é perfeito, o meu cacho fica lindo… Mas depois, cai):

  123. Oi,

    Primeiramente parabéns pelo seu blog e os seus conteúdos que têm me ajudado bastante. a minha dúvida é a seguinte, tentei ler toda a historia do seu cabelo e confesso que fiquei meio perdida, rsrsrs. na tua opinião, o permanente afro da niely contribuiu para danificar o seu cabelo? porque comecei à usar e não quero danificar o meu. se sim, qual é o melhor produto permanente para cabelo afro.

  124. Oi Mah, achei interessante seu post. Também tenho cabelos crespos, na verdade não é nem crespo nem liso, não sei identificar a textura dos meus cabelo :/ … Mas sei que eles não são enrolados, se eu deixar natural forma um black muito estranho, então uso guanidina há uns sete anos mais ou menos e uso um corte pixie.. e amo ele assim. Não consigo me ver de black o que me torna escrava da chapinha, faço chapinha de oito em oito dias, mas prefiro ele assim..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *