Autoestima: Como você se vê?

Mah / 16 abr,2014 /ETC

Estava aqui em casa e recebo um email com uma pesquisa bastante interessante feita pela empresa R18. Nela, a empresa monitorou por duas semanas as redes sociais e chegou a conclusão de que a maioria dos comentários sobre autoestima são negativos.

No fundo, eu poderia imaginar este resultado, mas olhar este infográfico, ler as palavras FEIA, MAGRA, GORDA, QUERIA, me deixou um pouco triste sabem? Isso porque eu trabalho com beleza, vaidade, imagem e vejo o quanto que isso mexe com as mulheres.

Sabe, quando comecei a ler blogs de beleza eu nunca quis ser igual a blogueira que escrevia. Nunca pensei que poderia ter o cabelo igual, a pele igual ou qualquer outra coisa igual. Graças a Deus eu sou bem resolvida -claro que um dia ou outro a gente acorda achando tudo uma merda- e sou feliz com o que vejo no espelho. Posso dizer para vocês que quando era adolescente eu não gostava muito de mim, é só lembrar do meu cabelo liso! HAhAHAHhAhA. Acontece que hoje vejo muitas leitoras se espelhando loucamente em blogueiras de tal forma a parecerem clones. Isso não envolve apenas blogs, podemos colocar atrizes, modelos, cantoras….

O que me entristece, me espanta e me preocupa é  a loucura para chegar ao corpo x, para ser igual tal pessoa, para assumir OUTRA personalidade. Primeiro partimos do princípio de que NINGUÉM é perfeito; sabendo disso, como podemos julgar alguém como exemplo de beleza? Beleza é subjetiva! O que é beleza para um não é para o outro, o que é lindo para um, é horrível para o outro. Antes de fazer loucuras acho que devemos primeiro nos olhar no espelho e encontrar quem REALMENTE somos. Não digo imagem, e sim lá dentro.  Quando resolvi tirar a química estava cansada de esconder a raiz, cansada de ver o cabelo cair, cansada de um monte de coisa. Então quando tirei me senti mais livre, mais eu.
Calma, não digo que temos que viver como Deus fez sem química, sem plástica, sem botox. MAS NUNCA! HAhAHHAhAhAH Digo que temos que nos entender primeiro, não mirar em uma pessoa e seguir como meta. A minha meta? Ser eu mesma!

Por este motivo eu não suporto comparações! Não gosto de comparar pessoas e não gosto que me comparem. Cada pessoa é única! “Ai você parece aquela menina lá..” Não! Eu não pareço! Eu sou a Maraisa Nascimento Fidelis. =)

Entenderam? Tá, este é mais um post que eu sentei e digitei feito louca e pode parecer sem sentido. Mas no fim, eu quero mostrar que não existe exemplo de beleza, não existe algo para seguir, apenas  o seu coração e a sua felicidade plena. Me olho no espelho e fico feliz com o que vejo, me sinto confortável, me sinto eu mesma!

No que eu puder ajudar, ajudarei! Quero que vocês sejam felizes e sorriam ao olhar no espelho. Se cuidem, tenham carinho por seus corpos, e por quem são.

Abaixo, o infográfico da pesquisa:

 

Espero que não tenha ficado confuso! hahahha =) E você? Como se vê?

Beijos
Mah

Postado em ETC

12 comentários em “Autoestima: Como você se vê?

  1. Eu já me senti exatamente como a menina rebecca@livebysykes do Twitter. Já tive o mesmo argumento. Hoje as coisas estão diferentes. Descobri porque sofria tanto: eu não queria ser igual, queria ser diferente, e naquela época não havia opções, então, eu não saía de casa ou saía de casa muito pouco, praticamente pincelava a minha figura entre a galera, meus amigos daquele momento, e me sentia totalmente dispensável na minha vida e na vida das pessoas. Aos poucos fui me conhecendo melhor. Separei uma lista de coisas que eu gostava e me faziam mal das coisas que eu não gostava e me faziam bem. Fiquei na solidão. Mas consegui mudar o curso da minha vida. Finalizei os estudos, arranjei um trabalho e casei com a pessoa mais maravilhosa que já conheci. Hoje continuo correndo atrás de uma versão de mim mesma cada vez melhor, que expressa essa pessoa que eu sei que sou e que não tem igual no mundo: de dentro para fora. Problemas a gente sempre tem. E trazem uma certa depressãozinha, principalmente quando passamos por um luto intenso ao perder quem amamos. Mas, resumindo: parei de perseguir a diferença ou a igualdade entre mim e os outros e estou apenas cuidando dos meus sonhos, da minha realidade.

    1. Amei seu comentário Lídia! É isso mesmo que devemos fazer, parar de olhar a diferença ou mesmo a igualdade que existe entre nós e as outras pessoas com quem convivemos. Devemos olhar para dentro e ver quem realmente somos, o que realmente queremos fazer.

      Beijos

  2. Eu gosto desses posts espontâneos! Hahsuahsuhu!
    É triste essa de baixa autoestima por causa de beleza, mas acho que isso em alguns casos (como no meu) é uma fase. Lá com os meus 16, 17, 18 anos eu era bem insegura comigo mesma, sabe. E essa coisa de mudar o que a gente não gosta me ajudou muito!
    Depois que comecei a me exercitar minha autoestima foi se elevando. E nisso, a vontade de soltar meus cachos e ser feliz com eles veio junto! Digamos que hoje em dia, eu me vejo como uma a Grazi que eu nasci pra ser aushaush!

    bjs (=

    1. Sim, quando somos adolescentes sempre sofremos um pouco né? Mas tem gente que não passa desta fase e leva isso para a vida. =/
      Fico muito feliz ao saber que vc está de bem consigo mesma! Adoro isso! A gente fica confiante e mais linda ainda! \o/
      Beijooos

  3. Nossa Mah, amei o seu texto !!!! Eu sempre me senti feia desde pequena, na escola, no meio de amigos, eu sempre tive a impressão que as meninas brancas e de cabelos lisos e longos eram mais felizes e tinham muito mais amigos.E pra piorar tu isso eu me casei muito nova, com 16 anos e ai criei um mundinho só meu e do meu marido, eu não me importava com nada porque eu não saia na rua, eu podia ficar dentro de casa o tempo todo, parei de ir pra escola e não precisava trabalhar.Mais um dia acabou, eu me separei com 24 anos e um filho de 3 anos, dai eu entrei em depressão porque eu achei que eu nunca mais ia ter outro homem na minha vida, quem ia me querer, feia, negra, sem graça, desengonçada.Voltei a estudar, fazer curso, e um mundo novo se abriu diante de mim.Recebia elogias mais achava que as pessoas estavam me zoando.Comecei a me olhar com outros olhos e tudo mudou, hj tenho 34 anos, não tenho o peso de uma modelo que só bebe água e como folhas, enquanto digito esse comentário já comi 2 chocolates, tenho um namorado que me ama, um filho adolescente lindo,mudo o visual sempre que me da na telha, fiz bc, e sou linda!!!! E não importa o que a sociedade imponha, e falo pro meu filho todo dia que ele é lindo!!! Que sempre tem alguém pra alguém kkkkkkkkk

    1. NOssa, se casou nova mesmo! Quanta coisa você passou hein? A gente não sabe nada sobre a vida dos outros né? Julgar é tão fácil… =/
      Amei seu comentário! Bom saber que deu a volta por cima e que se sente, e é, LINDA! \o/
      Beijos

  4. Primeiro queria lhe parabenizar pelo blog,e segundo queria dizer que eu também andei meio assim ! Na minha infância eu era bem gordinha e as coisas não eram nada fáceis pra mim, com relação a paqueras ( como minha vó diz haha)eu sempre me sentia pra baixo até um dia em que eu resolvi mudar radicalmente minha alimentação e emagreci bastante e vi que todas as coisas mudaram e pude perceber o quanto as pessoas “selecionam” umas as outras. Seja por cor de pele, por situação financeira ou por diversas outras coisas a verdade é que infelizmente o mundo está cheio de gente mesquinha! Hoje tenho 17 anos, me acho linda e melhor ainda com uma mente que tem se desenvolvido a cada dia não sou apenas linda fisicamente tenho me tornado linda até nas minhas atitudes. Hoje em dia tenho o pensamento de que se tem algo que não está me agradando em meu corpo eu posso lá e ” endireitar” mas sem pirar ou ficar depressiva. E fico feliz em ver que nós negras e LINDAS também estamos ganhando nosso espaço e não estamos a merce desses rótulos que as pessoas tentam lançar sobre nós. Ah e o comentário ficou meio grande né haha, acabei me empolgando! Mil beijos, e amei seu blog 🙂

    1. Oi, obrigada! =)
      Gostei do seu comentário e concordo com você. A gente pode muito bem mudar aquilo que não gostamos sem neurose alguma. Para mim o que importa é se sentir bem.
      Beijoos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *