Meu cabelo não é liso

Mah / 20 maio,2013 /Cabelos, ETC

Encontrei este texto no blog Ame Seu Crespo, gostei do que ele quer passar e reproduzirei para vocês. Ah! Depois do texto tem a minha opinião.

” Meu cabelo não é liso.

Meu cabelo não cresce para baixo. Meu cabelo não é escorrido. A raiz do meu cabelo não é baixinha. Meu cabelo não reflete a luz em um brilho espelhado. A textura dos meus fios não é sedosa ao toque. Meu cabelo não voa ao vento como nos comerciais. Meu cabelo também não permite que eu passe os dedos por entre os fios sem que eles fiquem presos. Eu não posso pentear meus cabelos secos com uma escova nem com um pente de dentes finos. Eu não gasto cinco minutos cuidando do cabelo. Eu não posso usar qualquer xampu nem posso ficar sem leave-in. 
 
O meu cabelo não é liso, mas não é por isso que o meu cabelo é ruim. O meu cabelo não é liso, ele é diferente. O meu cabelo é crespo. 
 
O meu cabelo tem volume. Tem textura. Tem corpo. Tem molinhas, ziguezagues. Às vezes não tem nenhum dos dois – é apenas um perfeito exemplar de cabelo do tipo carapinha. Meu cabelo faz coisas que um cabelo liso não faz. Ele precisa de coisas que o cabelo liso não precisa. Por isso, ele não pode ser tratado como um cabelo liso. Ele deve ser tratado como o cabelo que ele é. 
 
Ele não precisa ser transformado em um cabelo liso, até porque essa transformação é impossível. Ela será meramente visual porque, em essência, ele nunca deixará de ser crespo. 
Eu preciso saber que o meu cabelo não é liso. E se o seu cabelo for como o meu, você também precisa saber disso. Mas não basta saber, assim, da boca pra fora, tem que ter consciência disso o tempo inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana. Pode parecer óbvio, mas de tão óbvio às vezes a gente esquece. E a partir daí, criamos expectativas irreais para o nosso cabelo e nos frustramos. De decepção em decepção, nossa autoestima vai ao chão. E pra fazer com que ela se eleve de novo, amiga, é difícil e muitas vezes dolorido… 
 
Seu cabelo, como meu, precisa de mãos gentis, precisa de paciência, precisa de um pouco de compreensão. Ele precisa, sobretudo, de uma mudança de olhar, de uma quebra de todos os padrões existentes sobre o que é um cabelo bom, um cabelo bonito, um cabelo saudável. 
 
Todos os cabelos são bons e todos os cabelos podem ser bonitos e saudáveis quando bem tratados. Um bom tratamento se define por dar ao cabelo aquilo que ele necessita. Se os nossos cabelos não são lisos, eles não serão bem tratados se forem tratados como cabelos lisos. E nós não podemos acusá-los de ruins se o que damos a eles não é aquilo que eles querem. 
O seu cabelo não é duro, o seu cabelo não é palha, o seu cabelo não precisa ser domado – ele não está fora de controle. Pare de achar que o seu cabelo não tem solução – ele não é um problema, para início de conversa! Seu cabelo apenas não é liso.”

 

Vocês sabem bem o que eu já passei com o meu cabelo, contei neste post. O que eu apóio neste texto é o fato de que nós precisamos, antes de qualquer coisa, gostarmos de nós mesmas. Nos aceitar como Deus fez, nos sentirmos bem e não pensarmos em ser outra pessoa. Aceitar que nasceu com o cabelo crespo para começar qualquer coisa. Agora o que eu não concordo tanto é que você não precisa mudar o cabelo.

Sempre falo aqui no blog que o mais importante é gostarmos do que vemos no espelho, sendo assim eu posso preferir me ver loira, ruiva ou lisa. Quero dizer que muitas meninas que não possuem o cabelo crespo fazem progressiva, tingem (morenas querem ser loiras ou fazem mechas), ou mesmo relaxam os fios e quem pára para julgá-las?. Praticamente ninguém! Não é só porque você nasceu com o cabelo crespo que TEM QUE FICAR COM ELE ASSIM E FIM, caso contrário você está negando a sua raça ou qualquer outra coisa. Não, eu não acho isso. Eu acho que devemos ter personalidade e gostarmos de nós, fim. Pinte, relaxe, corte, repique, faça progressiva, raspe…. desde que esta seja VOCÊ! Não para aderir à uma moda ou para se adequar à alguma coisa, mas porque você gosta!

Fui me aceitar só em 2009, quando eu parei, olhei no espelho, e vi que tudo que eu tinha feito na cabelo não era para mim. Hoje, fazendo permanente, eu me sinto feliz e acho que meu cabelo é a minha cara! Já tingi, já cortei bem curtinho, e vai saber o que vou fazer amanhã? Mas o que importa é que eu sei que sou negra, tenho o cabelo crespo e fiz as pazes com ele da melhor maneira possível para mim.

Beijos
Mah

38 comentários em “Meu cabelo não é liso

  1. Concordo contigo, creio que as opiniões estarão voltadas para manter o cabelo natural por conta de todos estarem seguindo o mesmo estilo(quase não se vê um cabelo afro nas ruas, pelo menos onde moro não vejo mais alguém assumindo os cachos), e correndo riscos até de saúde para transformá-los, como no meu caso que sem saber fui ao profissional cuidar e passaram formol nele. Creio que precisamos de um cabelo que nos agrade e seja mais fácil de manter saudável, cuidado e que acompanhe o ritmo profissional tb, por isso gosto de manter ele liso, quebra menos, embaraça menos e é mais rápido para ajeitar ^^ <3.

  2. Nossa! Amei o post! Meus cabelos são encaracolados e eu demorei muito tempo para entendê-lo. Fiquei 5 anos na progressiva, não foi um período traumático, pois ficou bonito com a progressiva, mas eu já estava cansada de ficar me preocupando com a raiz qdo aparecia. Foi aí que cortei tudo e o deixei natural (ou quase, tenho luzes) Mas hoje eu entendo do q meu cabelo necessita e estou dando a ele. Seus cabelos são lindos! Amo crespo! Vc é linda!

    1. Obrigada, muito obrigada! =)
      É isso o que eu acho. Não importa se o cabelo tem química ou não, o que importa é que você se sinta feliz com ele! =)
      Beijos

  3. Arrasou, gata! Isso ai, temos que nos aceitar como somos, mas claro, nada nos impede de melhorar um pouquinho de vez em quando! 😉

  4. Com certeza, você tem que estar feliz com o seu cabelo.
    Não é porque você muda que não o aceita. Nada a ver.
    Faço escova no meu cabelo há anos, porque não gosto dele ondulado, mas aceito que ele é assim, tanto que quando me veem de cabelo molhado as pessoas dizem “Nossa, achei que seu cabelo era liso” e eu respondo que faço escova pra facilitar, porque sou preguiçosa e sei o quanto cabelo dá trabalho rsrs…
    Admiro quem usa o cabelo como é, mas não tenho cacife pra manter um cabelo como ele é, muitas pessoas alisam por esse motivo, porque cabelo ondulado, encaracolado, crespo, dá trabalho, e nem todos tem paciência, dinheiro ou tempo.

    Beijos.

  5. Olá Maraisa!!Texto lindoooo!!!Adoro seus post e fiquei admirada como foi declarado a verdade sobre nossos fios!! Realmenteé muito dificil a gnt se aceitar. A sociedade muitas vezes nos cobra cabelo liso,e caímos nesse conto padrão. Eu aceitei meus belos calelos tem menos de um ano, sou filha de negros e nasci sim com cabelos crespo e tive que encarar com alguns pré conceitos… ja escutei de namorado,amigas e escuto até hoje coisa como do tipo, faz escova dá um ar mais chique, social…E hoje respondo a altura não vai ser um cabelo escovado que vai me diferenciar e sim minha postura,educação, minha essencia.Temos exemplos lindissimos de pessoas que através da mídia,inclusive você,que tem divulgado o quanto é bonito aceitar, conviver e ser feliz com que DEUS fez afinal seria um tédio se fossemos todos iguais…Então viva as diferenças!! Amo meu cabelo assim do jeitinho que ele é…Quero que o mundo saiba disso…rsrs

    1. Oie!
      Deixa eu te contar uma coisa: Acredita que o meu namorado que me incentivou a parar de alisar o cabelo? Ele dizia para eu deixar ele cacheado ou black mesmo porque seria mais bonito. No final, percebi que era o que combinava mais comigo.
      E eu acho que, dependendo da pessoa, o cabelo liso envelhece!

      Beijooos

  6. Uma vez fui criticada pq citei que tinha dificuldade em “domar” meus cachos.. Nossa, vieram homens e mulheres com 7 pedras nas mãos, me chamando de racista, dizendo que meu cabelo não é um bicho pra ser domado, que eu tinha que me aceitar.. Gente, em que momento eu falei que não gostava do meu cabelo, ou que era ruim? Eu só, até aquele momento, não sabia como cuidar dele especificamente. O vídeo que vc fez juntamente com a Cinthya, me ajudou muuuito! Pude compreender os passos que fazia errado, aprendi técnicas, e hoje sim, meus cachos estão com volume sem estar descontrolado, estão bonitos, hidratados e igualmente adorados.

    Como você bem disse, temos que ter personalidade e fazer pra gente, não para os outros verem 🙂

    Beijão, Carla Mariano

    1. Olha, nem me fale isso! Por essas e outras que eu não deixo mais os comentários livres no YT. Ouvi que eu era racista porque disse brincando que meu cabelo era duro. Sabe quando você fala rindo? Brincando? Pois é! Caíram na minha alma me chamando de racista, falando que o preconceito estava em mim. OI? Eu sou negra e meus pais são negros e minha família toda é negra! Sou racista ONDE? Aff.. as pessoas irritam!

      Fico feliz em saber que o vídeo ajudou! Muita gente não sabe como cuidar direitinho dos fios e acaba deixando o cabelo pesado e estranho. Parece difícil mas depois que a gente aprende fica fácil fácil.

      Beijos

  7. Certíssima concordo plenamente, nós devemos nos amar e ser feliz independente se nossos cabelos for natural ou quimicamente tratados.

  8. Oi Maraisa, tudo bem?
    Primeiro gostaria de te elogiar pelo seu trabalho, adoro suas resenhas, são super bem elaboradas e tiram todas as minhas duvidas, hehehe
    Vi em um vídeo seu, que vc estava pretendendo trocar de quimica e ja vi algumas vezes vc mencionando sobre a dificuldade de encontrarmos profissionais capacitados para cuidar do nosso tipo de cabelo.
    O meu cabelo é crespo cacheado e hoje uso ele natural por opção e sou feliz assim! rss Nas minhas andanças atrás de um cabelereiro competente encontrei o Instituto Fernando Fernandes aqui em SP, um salão especializado em cabelos afros e cacheados, confio muito neles! Só corto lá com o Fernando Paolo e o resultado é sempre muito satisfatório.
    Segue o link do site caso você queira fazer uma experiência: http://www.fernandofernandes.com.br/ , lá eles fazem a analise do seu cabelo dizendo qual seria o tratamento adequado para a testura do seu cabelo!! Eu indico pois sei o quão dificil é encontrar esse tipo de profissional!! Espero que minha dica te ajude!!!
    Beijos, déia

    1. Oi Déia, muito obrigada pelo elogio! =)

      Adorei a dica! Já me falaram deste salão, acho que vou tirar um dia para fazer uma análise dos fios lá! =)

      Beijooos

  9. Oi Mah, adorei o texto e vou até pedir permissão para a blogueira e compartilhar no meu bloguinho também.
    Eu assumi meu cabelo cacheado faz 1 ano e estou gostando muito do resultado, sei que ainda tenho muito que aprender sobre como cuidar dele, porque eu sempre alisei e sabia muito bem como mantê-lo no lugar, agora estou reaprendendo a cuidar do meu próprio cabelo.
    Você disse bem, a gente tem que gostar do que vê quando se olha no espelho e se usar química deixa você linda, ótimo, mas atente-se que os cuidados devem ser redobrados, pois eu acredito que toda alteração tem suas consequências, seja na natureza ou seja no nosso cabelo, por exemplo.
    Beijos.

  10. Sempre usei química e agora, após mais de 20 anos, pude ver como é meu cabelo e fazer as pazes com ele. Não tenho mais nenhuma química, mas essa foi a minha opção. Já fui criticada por muitas pessoas que afirmam que ter o cabelo sem química é questão política e se você usa algum procedimento químico é menos negra. Acho besteira. Eu era feliz com química e sou feliz agora sem, mas porque aprendi a aceitá-lo. Bjs.

  11. Amo minha cor e minha raça, amo meu cabelo com progressiva!!! Isso tbem não é se aceitar!!!! Acho que o mais importante é se gostar !!!

  12. O que eu não acho legal é você fazer algo porque as pessoas impõem.Acham que você tem que alisar porque só o liso é bonito e arrumado, acham que a negra não pode usar uma cor mais clara no cabelo,acham que cabelo crespo é ruim, acham que o black power é coisa de gente desleixada…enfim, essa imposição infernal que tende a levar as pessoas para um único caminho…o de agradar e se adequar aos moldes ,imposições e ditadura da sociedade.Concordo que a pessoa tem que se olhar no espelho e gostar do que vê.Por anos eu sofri preconceito por ter um cabelo “que não era liso”e ainda por cima, volumoso.Recebia apelidos, ouvia piadinhas com meu cabelo e o que eu fazia?Para me enquadrar naquele padrões, eu alisava, mas aquela não era eu…No início desse ano, despertei para a realidade do meu cabelo e passei a aceitá-lo 100% como ele é.Cortei para tirar a parte alisada, e embora tenha ficado um restinho em algumas pontas de trás(que resolvo no próximo corte), hoje, depois de anos, vejo novamente meu cabelo como ele é…e o melhor, gosto dele assim, combina comigo,essa sou eu, é a minha identidade e faz parte da minha personalidade.Não me vejo mais com aquele cabelo de antes, que me trazia infelicidade …é como se fosse outra pessoa diante do espelho.Hoje me sinto livre…das químicas, da insegurança, das cobranças, das imposições…enfim , livre para curtir o meu cabelo como ele é, do jeito que Deus me deu.Foi uma atitude importante que tomei e me orgulho dela.Então, é isso galera…sem imposições!O que precisamos é de liberdade para decidir o que é melhor para nós e nossos cabelos…Liberdade e respeito sempre!

  13. Adorei o post!
    Acho interessante que ultimamente, com a “moda” dos cabelos afros, eu tenho sido julgada por gente que a vida toda usou química e só agora se desprendeu dela. Já me chamaram de “fresca” e associaram um comportamnto cauteloso meu com o fato de eu alisar o cabelo, como se eu quisesse ser branca! Vê se pode! Agora sou menos negra por alisar o cabelo? Não aliso pra ficar igual a ninguém, e sim porque me acostumei a lidar com meu cabelo assim. E não são só brancos que tem cabelos lisos, índios, por exemplo, também tem! É cada uma…
    Eu uso química há basante tempo, a intenção era abrir os cachos mas não pra perdê-los, mas com o tempo, acho que o produto mudou e os fios ficaram esticados; e a única maneira de retomá-los seria cortar tudo. Não me acho feia com meu cabelo alisado, muito pelo contrário. Mas tenho sim vontade de ter um black. O que me mata é o processo para chegar até lá. Se não cortar o cabelo todo, teria que usar tranças ou dread, e aí sim eu acho que não teria a minha cara, não combinam comigo como pessoa (apesar de achar lindo nas meninas que vejo). Se eu cortasse hoje e amanhã já estivesse grandão, eu tava feliz haha
    Enfim, continuarei alisando até tomar coragem de cortar, e sem culpa por causa dos outros!

    1. Afff, as pessoas exageram demais! Você não tem noção de como isso me irrita! Acham que somos menos negras por mudar o cabelo, me desculpe o vocabulário mas, MEU CU! ¬¬
      Olha, cortar todo o cabelo de uma vez é algo que eu não consigo tb. Admiro pra caramba quem consegue, mas eu não tenho esta coragem =(

      Beijoooos

  14. é isso ai, comigo tb foi assim:

    “Mas o que importa é que eu sei que sou negra, tenho o cabelo crespo e fiz as pazes com ele da melhor maneira possível para mim.”

  15. genteeee!!!! vamos tomar cuidado com tudo que ouvimos e lemos!!!! a questao eee so uma….alisados ou natural tem que ser bem tratados semPREEE!!TENHO VISTO CABELOS BLACKS LINDOS PELAS RUAS E MUITOS CABELOS ALISADOS MUITO SEDOSOS,A QUESTAO EÉEE CUIDARRRRRR COM CARINHO. BJAO LINDA.TE ACHO DEMAIS!

  16. Eu tenho 16 anos e estou cada vez mais confusa com o meu cabelo, sempre passei quimica, tanto que não sei como é o meu cabelo de verdade e não sei o que fazer com ele. Uso guanidina de salão mas não cuido e não tenho nenhum cronograma capilar, pelo contrario e agora sei que isso também é um fator para enfraquece-lo. Eu só queria ser livre e feliz e me sentir bem, vejo pessoas com o cabelo alisado e se sentindo bem acordando todo dia cedo e fazendo escova todos os dias e mesmo assim tem cabelos lindos e esse não é o meu caso. Eu estou pensando em parar de passar guanidina pois a minha tia é cabelereira e trabalha com Tioglicolato e o cabelo dela é perfeito. Sei que a textura do dela pode ser diferente da do meu e por isso não ter o mesmo resultado e esse é o meu medo também pois estou a 2 meses sem produto e não queria desperdiçar todo o tempo sem quimica para passar outra e me arrepender, queria tomar essa decisão agora enquanto ainda estou nessa fase. Estou muito confusa e não sei o que fazer!

    1. Franciele, pelo que vi o seu cabelo não é bem tratado.
      Na minha opinião, antes de mudar de química, tente dar mais atenção ao seu cabelo, cuidar com mais carinho e zelo. Cabelos com ou sem químicas exigem cuidados e se a gente não cuida ele não fica legal. Infeliz, ou felizmente, a gente tem que acordar sim um pouco antes para dar uma atenção ao cabelo. Comprar cremes, produtos específicos para ele não ficar sem vida.

      Aqui no blog mesmo eu falo bastante sobre o cronograma, porque você não dá uma lida e tenta incorporar na sua rotina? Seu cabelo vai ficar forte e depois você pode ir cortando até tirar a química atual e depois passar a outra!

      Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *