Tirei a química, e agora?

Mah / 25 out,2013 /Cabelos

Durante muitos anos você utilizou química para mudar a estrutura dos fios: permanente, relaxamento, alisamento… Não importa qual. Você cansou, quer ver o seu cabelo nascer como Deus fez e cuidar dele da melhor maneira possível. Se você está passando por isso, vem comigo! Estamos juntas nessa. hahahaha

Já contei duas histórias aqui no blog, a primeira foi ano passado quando mostrei toda a minha vida capilar e depois a solução que arrumei para o cabelo naquele momento. A segunda foi há alguns dias quando cortei toda a química que restava no cabelo e decidi começar do zero. Vale a pena dar uma olhada para você ver que não está sozinha! Ah, ler os comentários também é bem legal.

Mudar é sempre difícil, para muitos é uma tarefa quase que impossível, mas toda mudança é válida não acham? Ainda mais se servirá para nos conhecermos. Não sou contra químicas; não sou a favor do cabelo 100% natural; não carrego isso como bandeira. Sou a favor de se sentir bem seja como for: com o cabelo liso, ondulado, tingido, cacheado. E hoje, eu escolhi conhecer os cachos pequenininhos do meu cabelo crespo.

Mas e agora? O que faço com o meu cabelo? Como começo a mudança? 
Eu fiquei doida e cortei uma boa parte do cabelo logo de início, depois cortei mais conforme ele crescia (isso até setembro/13). Se o seu cabelo é comprido, saiba que a raiz ficará de um jeito e as pontas de outro. Para amenizar, sugiro que corte ao menos um pouco as pontas e abuse das faixas, lenços, tranças e tudo que “disfarce” a raiz diferente do resto.
Outras meninas preferem fazer o BC (o que eu fiz no final de setembro/13). BC é a abreviação para Big Chop ou Grande Corte. Nele você tira toda a química do cabelo de uma só vez e fica com ele beeeem curtinho. Para fazer o BC é preciso coragem, confesso. Acho que só fiz porque estava em outra cidade (leia aqui) e não tinha para quem chorar. É difícil se olhar no espelho, ver que o cabelo se foi e que ficou com menos de 5cm. Agora sou só eu, meu rosto e a minha coragem.

Hidratar, restaurar, cuidar, cuidar e cuidar!
Olha, sou sincera: não será fácil! Hoje eu sei porque é muito mais fácil passar química no cabelo crespo/cacheado do que cuidar dele naturalmente. Exige tempo, disposição, carinho, cuidado e muito, mas MUITO creme! Estou impressionada como o meu cabelo curto suga máscara e creme para pentear. Sim, só agora estou conhecendo como ele é de verdade. Depois que cortei e comecei a cuidar dele percebi o porquê da maioria colocar química (eu também), mil vezes mais rápido e prático!

No final das contas é preciso coragem para mudar, força de vontade para entender o seu cabelo e carinho para cuidar corretamente.

Este post é uma introdução do que está por vir aqui no blog. Primeiro: falarei mês a mês da evolução do meu cabelo, o que aprendi e também quais cremes testei e recomendo (com fotos e mais fotos). Depois, toda sexta-feira terá um post sobre cabelos aqui no blog. Não serão posts com produtos, mas sim posts explicando sobre tratamentos, ativos, dicas e diversas coisas sobre o cabelo crespo e cacheado. Não escreverei estes posts sozinha, chamei a Rita Lima (mais sobre ela aí embaixo) que sabe muito sobre cabelos crespos e cacheados e vai ajudar um monte! Então, independente de quando você está lendo este post, saiba que encontrará muitas coisas legais aqui para te ajudar.

Vem conhecer um pouco mais da Rita que é dona no blog Rituxa Lima:

“Oi, sou a Rita. Já passei dos 30, sou mãe, filha e mulherzinha. Jornalista por formação há 9 anos, mas totalmente embrenhada na área da beleza, por pura opção. Sou do tipo que até os 24 anos só pensava em estudar, tirar boas notas, ser CDF e não estava nem aí pra vaidade ou coisas do tipo… Mas depois de uma certa idade, viciei de tal maneira nesse papo de auto-estima que acabei transformando um hobby em profissão: comecei a maquiar há 4 anos e agora, em 2013, iniciei o curso de cabeleireira visando a especialização em cabelos cacheados e crespos. Quero apenas aprender mais sobre o meu próprio cabelo e oferecer às pessoas com o mesmo tipo de fio um serviço com mais “sorriso no rosto” e menos ‘bico torcido’. Levanto a bandeira da vaidade na medida, do amor próprio e do ‘sentir-se bem’, porque no final das contas, natural mesmo é ser feliz como quiser!”

É isso! Espero que gostem e caso tenham dúvidas não respondidas no post é só escreverem nos comentários que eu e a Rita estaremos aqui sempre!

Bora cuidar deste cabelo!

Semana que vem -> Cronograma Capilar

Beijos
Mah

Posts sobre o meu cabelo:
– A trajetória do meu cabelo
– Meu cabelo não é liso
– Transição Capilar: Retirando toda a química

23 comentários em “Tirei a química, e agora?

  1. Mah, tem blogs que eu visito todos os dias, o seu, o da Cinthya Rachel, e da Rita são a minha leitura diária, mas quase não comento neles,rs. Estou amando a ideia te ter a Rita por aqui. E diz, diz que sim, que vcs 3 vão tentar fazer videos para gente!!! Porque assim, amo seus videos com a Cinthya, e se a Rita entrar então, vai ser tudo de bom!!!! \o/\o/\o/

    1. Ai que legal saber disso! AAUHhAUHAHhAUHA Por favor comentando em todos \o/
      Sobre fazer vídeo as três não é uma ideia impossível, mas por hora não teremos. =/
      Beijoos

  2. Eeeeee, gostei demais da ideia! Agora vou colocar o celular para despertar para não esquecer de passar por aqui toda sexta-feira! rsrsrs brincadeira
    Cuidar dos cachinhos dá mesmo trabalho, mas vale a pena sermos naturais! E o seu está um curtinho muito do charmoso!
    Bjim

  3. Vou cortar o meu amanhã, acho que ele vai quase ficar 100% natural, mas não sei se vou aguentar ficar sem uma selagem posso te mandar uma foto depois só p ter uma ideia do antes e depois rsrsr amo seu blog. 😀 <3

  4. Muito legal essa sua decisão, sempre quis ver seu cabelo natural, e temos o mesmo tipo de cabelo, o 4c do BRASIL(MICRO CACHINHOS)!!! Última vez que alisei meu cabelo foi em JANEIRO, a partir dai parei co alisamento, escova, chapinha!Em JUNHO CORTEI TODA A PARTE ALISADA, e na primeira semana é um choque, mais depois que vc começa a cuidar e que os resultados vai aparecendo, pensa na alegria! Vai fazer 3 meses de BC, E O MEU CRESPO, tá lindão, super fofinho e tá crescendo bem, já ta no ombro quando não ta encolhidinho! dá uma olhada nesses site que vc vai gostar tem boas dicas: http://www.negrarosarosanegra.blogspot.com.br/
    http://aumentevolume.blogspot.com.br/
    http://bruh-correa.blogspot.com.br/
    http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/
    ESPERO QUE A DESCOBERTA DOS SEUS CABELOS CRESPOS NATURAIS SEJA BEM LEGAL!!!

  5. Realmente não é nada fácil Mah!
    Passei um tremendo sufoco com essas duas texturas.
    Meu último relaxamento foi no beleza natural (RJ) e depois que voltei ainda estava indecisa em relação ao o que eu queria com o meu cabelo. Foi quando resolvi parar com tudo.
    A questão foi que resolvi parar justamente quando iria me casar, ou seja, não dava pra fazer o BC.
    Resumindo, minha transição durou 13 meses! No mês de novembro completo 2 meses de bc e 1 ano e 3 meses de natural e não me arrependo de nenhum sacrifício que passei, pois sei que valei a pena, pude finalmente conhecer meu cabelo, depois de tantos anos sendo “escrava” da química.

    Parabéns pela sua decisão!
    Adoro seu blog.
    Beijos

  6. Oi Maraisa, tudo bem? Acabei de encontrar seu blog atraves de um video seu. Gostei muito da sua abordagem sobre este tema, transição, BC, etc. Vc é sincera e diz a verdade, que realmente não é fácil. Vou contar um pouco da minha experiência, sempre alizei meus cabelos e ele sempre foi bonito, comprido e muito elogiado por todos. Mas a cerca de um ano eu dei uma desapegada nele e comecei umas mudanças. Primeiro, ele estava na cintura, cortei no pescoço, e adorei, daí veio esse ano e com essa febre de cachos, pensei em relaxar o meu, por não ter muita coragem ainda fiz dois alizamentos, mas daí veio uma pindaíba e eu fiquei meio sem grana pra manter ele escovado, cheguei a ficar 2 meses com ele preso sem escova, sofri muito rs. Então decidi, me livrar da escova e chapinha, em agosto relaxei, cortei bem curto, mas não BC, ele está com a raiz relaxada e tem uma pequena parte alizada. Mas não tá legal, a raíz não formou os cachos dos meus sonhos… E eu to a ponto de desistir… Eu estou gastando quase o mesmo de antes e não tive o resultado desejado… Como vc disse em seus videos, não é facil essa fase, mas enfim decidi passar por essa experiencia, fazer o que, né! Aconselho a todas as mulheres que pensem bem antes de qualquer atitude.

    1. Oie!
      NOssa Gisele, sei bem o que você está passando. =/ Não pensa em largar a química para ver como ele fica? Já pensou em fazer permanente? Acho que vale a pena ler bastante para depois você escolher algo para se sentir melhor.
      Beijoooo

  7. Tô apaixonada pelo seu blog. Queria ter conhecido a mais tempo rs, já fiz tanta besteira no meu cabelo que hoje deixei de tê-la na cintura e tenho um “bobhair” curtíssimo, para tapear o excesso de química, tanto progressiva como tintura. Já chorei muito pq não consigo mais ter meu cabelo grande de volta, já pensei no BC, mas não tive coragem pq não sei lidar com a fase de crescimento curto, pq não sei lidar com meu cabelo, e por isso fiz química, era mais ‘prático’. Vc disse tudo. É um auto-conhecimento. Obrigada, vc me deu aquela luzinha. <3 Beijos!

    1. Imagina Kamila, obrigada você por compartilhar a sua história! =)
      O assunto cabelo realmente mexe muito com a nossa auto-estima, né? Mas o melhor conselho que posso dar é: anime-se e apaixone-se pelos cuidados com o cabelo. Parece trabalhoso de início, mas conforme você vai aprendendo você vai se apaixonando cada vez mais não apenas pelas madeixas como por você mesma. É um processo fascinante, vale muito a pena tentar.
      Beijooos

  8. olá tudo bem?graças a Deus que eu descobri o seu blog menina.decidi dar um tempo para os meus cabelos afros deichando de lado toda especies de escovas e relachamentos,so que ja faz um mes que retirei toda a quimica estou fazendo o cronograma capilar mas os meus cabelos nao estao entrando em forma!meus cabelos sao 4c mas confesso que nem os conhecia direito pois comecei uzar quimica ainda muito criança.voce poderia me dar algumas sugestoes alem desses que voce ja postou? Grata.

    1. Oie!
      Na categoria CABELOS do blog você encontra diversos posts com dicas e de tudo que já usei no meu cabelo depois de deixá-lo natural =)
      Beijos e seja bem vinda!

  9. Ola! Fiz relaxamento em meu cabelo durante 8 anos, no começo me achava um máximo com o cabelo baixinho (pq antes ele vivia armado), mas eu não notava q na verdade ele estava sem vida, fraco e feio. Qndo uma amiga começou a trabalhar em um salão diferente do q eu frequentava acabei indo fazer um corte com a cabeleireira q ela estava trabalhando e ela me mostrou o quando o relaxamento estava acabando comigo pois meu cabelo estava tão fraco q em muitos pontos da minha cabeça ele chegou a cair, a quantidade d fios se reduziu pela metade, eu estava ficando careca. Foi qndo ela me convenceu a parar com a química. Mudei d vez d salão e estou a 3 anos sem passar químicas d novo. Foi muito complicado no inicio pois evitava olhar no espelho, me acha muito feia. Mas o medo de ficar careca d vez ñ me deixou desistir. Por um tmp disfarcei a raiz com tranças, mantinha o cabelo smp amarrado. Dpois d um tmp me estressei com essa situação horrorosa e resolvi fazer o BC d uma vz, ele ficou um pouco abaixo da orelha. Isso aconteceu em setembro/2013. Meu cabelo esta muito + saudável, mais encorpados, o aspecto dele melhorou espetacularmente. Porém ainda ñ sei cuidar dos cachos direito. Desde o BC faço chapinha toda vez q lavo. Ta ñ fica feio, mas ñ resolve minha auto estima, qro meu cabelo como o de vcs, como Deus o fez. To vasculhando sites e sites tentando dicas pra aprender a deixa-los bonitos e poder abandonar d vz a chapinha. Mas acho q o q mas me atrapalha é o medo. Medo da aceitação. Se eu vo me aceitar e se os outros vão tbm. Sei q é bobeira pensar na opinião dos outros e tal + ta difícil tira esse medo. Adorei seu blog e o visitarei smp com certeza. Me da uma dica ai de como aposentar a chapinha e me aceitar de vz!!!!! Please!!! Bjus

    1. Não é bobeira! Você passou tantos anos do mesmo jeito e mudar sempre é difícil.
      Eu sugiro que você assista meus vídeos. Já deu uma olhada? Tem MUITAS dicas para nossos cabelos e eu conto mês a mês a minha evolução com os cachos. Isso seria bem legal porque vc assiste e vai vendo como eu faço! =)

      Beijoooos

  10. queria muito sair da quimica nao quero mais estou cansada queria saber de um creme uma idratacao para cabelo duro relacho na beleza natural mas nao estou querendo ir mais.
    nao sei oque faco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *