Cronograma capilar: O que é? Como fazer?

Mah / 01 nov,2013 /Cabelos

Iei!

Antes, quero avisar que eu penei para ver um jeito legal de escrever o post em conjunto com a Rita. Queria que ficasse algo bacana e principalmente que mostrasse que o conhecimento vem dela e não de mim. Então, a gente conversou sobre o assunto e eu transcrevo do meu jeito aqui no blog. Quando a frase dela for tipo UOU, eu mudo a cor da letra tá? Mas saibam que a Rita que me orienta porque ama estudar o assunto. =)

Dada a introdução, cá estamos nós para mais um post sobre cabelos crespos AND cacheados. Mas, logo no primeiro post precisarei dizer algo: Este não serve apenas para crespos e cacheados. Sim, o Cronograma Capilar serve para todo mundo, principalmente para quem faz muita química, seja coloração ou alisamento/relaxamento/permanente.

O que é Cronograma Capilar?
O cronograma nada mais é do que uma programação que você faz para o seu cabelo de acordo com a necessidade dele. “Você não precisa seguir um cronograma fixo, até porque a ordem que eu uso os meus produtos não precisa ser a ordem que você usa os seus… porque seu cabelo precisa de uma coisa, o meu precisa de outra”.

Isso quer dizer que não existe uma fórmula de cronograma para todos os cabelos crespos, todos os cacheados, todos os tingidos. Existe cronograma para cada pessoa.

Para entender um pouco melhor, a Rita fez uma comparação bem legal: “Sabe a maneira mais simples de entender o cronograma e as necessidades do fio? É só vc imaginar que você tá morreeeendo de sede, num dia de calor lascado… Você chega em um lugar qualquer, pede um copo d’água beeeem gelado e a pessoa te serve uma caneca de caldinho de feijão bem temperado e quentinho. Você vai querer que a pessoa enfie o caldinho de feijão naquele lugar! Mas é o que acontece com o cabelo; às vezes ele precisa de uma hidratação potente para repôr água, e você vai lá e passa um creme pesadíssimo de reconstrução, lotado de queratina”

No final das contas, o cronograma serve para aprendermos a reconhecer o que nosso cabelo precisa e usarmos os produtos certos pra isso. Parece simples, mas como reconhecer o que o meu cabelo precisa?? E quais são essas necessidades?

Comecemos explicando um pouco sobre as necessidades do fio:

– Hidratação
A maioria de nós sabemos que hidratar é colocar água. O nosso cabelo, assim como o nosso corpo, precisa de hidratação para ser saudável. Um cabelo desidratado fica opaco e ressecado, se olhar no espelho e perceber os fios sem brilho, com um toque áspero, aposte na hidratação.

– Nutrição
Nutrir o cabelo nada mais é do que alimentá-lo, dixar os fios mais fortes e resistentes. O alimento dos fios são os lipídios, a gordura. Um cabelo desnutrido é sem definição e com bastante friz. Basta imaginar o seu cabelo sem nada de óleo, ele ficaria completamente disforme.

– Reconstrução
A reconstrução é quando o cabelo está beeem detonado devido aos processos químicos. Ela vai repôr a massa que o fio perde quando sofre estas mudanças. Um cabele que precisa de reconstrução é o mais fácil de perceber, fica poroso, elástico, quebradiço e extremamente frágil. É quando o cabelo está gritando para que façamos algo rs. Um cabelo natural não precisa de reconstrução com frequência.

(Cabelos diferentes = Necessidades diferentes)

Em alguns lugares dizem que nas lavagens devemos apenas mudar a máscara para seguir o cronograma. Eu e a Rita preferimos mudar todos os produtos, desde o shampoo até o condicionador. Se hoje farei hidratação, utilizo shampoo de hidratação, máscara de hidratação e condicionador de hidratação, se possível da mesma linha. Mas, nem todo mundo pode comprar três linhas diferentes para alternar, não é mesmo? Então cá está a solução que a Rita deu:

” Como não é todo mundo que tem condições de iniciar um cronograma e investir em conjuntos completos de produtos, a gente foca nas máscaras, que é o que realmente importa porque é onde mora o tratamento intensivo. Eu já montei um cronograma pra uma menina usando apenas UMA máscara de potão. Para nutrir ela adicionava óleo, para reconstruir, adicionava queratina líquida.”

Ou seja, tudo nesta vida é ajustável! Não é porque você não pode comprar diversos produtos que não poderá cuidar do seu cabelo adequadamente.

Mas como eu começo meu cronograma?
Eu lavo o cabelo duas vezes por semana, quantas vezes você lava? A primeira coisa é definir quantas vezes por semana você lavará o cabelo. Depois disso, a gente começa pela hidratação. Por que hidratação Maraisa? Mesmo o meu cabelo estando detonado de química? Sim, se colocarmos massa em um cabelo fragilizado, ele vai quebrar.

Depois da hidratação vamos alimentar o cabelo com a nutrição e depois a reconstrução. Eu farei uma vez ao mês a reconstrução, quem tem o cabelo muito detonado pode fazer duas vezes ou mais, dependendo da frequência com que você lava o cabelo. O meu cronograma será o seguinte: hidratar – hidratar – nutrir, e uma vez ao mês vem a reconstrução. Isso quer dizer que hidrato em duas lavagens seguidas, depois nutro e uma ao mês reconstruo. Isso porque o meu cabelo está natural, mas é o que disse no começo, cada cabelo tem uma necessidade. Para saber qual a necessidade do se cabelo perde-se um tempo no espelho… Você precisa decidir o que mais te incomoda no momento para tratar.

Seguir o cronograma em toda lavagem vai depender do seu tempo. Se você puder tudo bem, se não, você pode lavar normalmente durante a semana e fazer o cronograma apenas no final de semana.

Cronograma é isso! Como a Rita me disse, no começo parece muita informação, mas com o tempo a gente aprende a reconhecer nosso cabelo e ver o que ele precisa. Se ficou alguma dúvida é só nos perguntar nos comentários! =)

A partir da semana que vem vamos conhecer cada uma das necessidades do nosso cabelo, começando pela Hidratação.

Beijos
Mah e Rita (www.rituxalima.blogspot.com.br)

 

40 comentários em “Cronograma capilar: O que é? Como fazer?

  1. Muito bom !!! adorei o seu jeito de explicar, ficou simples, fácil ao entendimento de qualquer pessoa, e o mais importante vc conseguiu o seu objetivo, já vi vários comentários sobre o assunto, mas as pessoas pecam as vezes, falam demais e acabam não passando o necessário. obrigada!!!!

  2. adorei o post, Mah! geralmente os posts sobre cronograma sao enoooormes. eu ja tentei fazer, mas acabo me perdendo e repetindo etapas. ainda bem q o meu cabelo nao ta detonado (apesar de ter relaxamento e tonalizante), senao já estaria uó.aahhaha bjs

  3. Oi Mah, tudo bem?
    Conheci seu Blog faz pouco tempo e depois de ler vários post, resolvi ficar em definitivo, ou seja, acesso quase todos os dias. Gostei da maneira simples e clara que vc escreve. Com relação ao post sobre o cronograma capilar eu gostei bastante, estou tentando fazer tbm. Estou há 2 meses sem química, não sei como vou aguentar..kkk. Bem,quero saber saber quais são suas máscaras preferidas. Beijos!

    1. Oie!
      Eu não sou uma pessoa que se prende muito, mas fiz um post chamado “Preferidos do momento: máscaras capilares” que vale a pena voê dar uma olhada. Lá eu falo das máscaras que mais gosto (ainda acho que são as melhores até o momento!)
      Beijooooos

  4. Meu cabelo tem luzes que fiz em julho desse ano, e queria saber por onde começo o cronograma. Estou sentindo ele áspero onde tem as luzes. Até porque antes disso eles eram naturais, sem química alguma.

  5. Olá mai! Tenho assistido seus vídeos principalmente por causa da mac.. adoro os vídeos. . Venho aqui para sugerir canais no YouTube que me ajudaram muito pois eu tb cortei o cabelo bem pequeno. .. Foram os canais da Michelle shirai, Raquel Vasconcelos e Jacqueline Moitinho. . Tenho certeza que vc vai gostar. . Até pedi sua aceitação no Facebook. . Gostaria de acrescentar que assisti seu vídeo do primeiro mês de transição e na parte em que vc falou que usa água no cabelo para passar o creme diário pensei em te dar uma dica que as meninas dos canais que eu citei me ensinaram… use na água o bepantol e óleo. Esta é uma misturinha.. ni canal das três vc encontra um vídeo ensinando como fazer. .. bjksss! ! Boa caminhada com o cabelo e pode acreditar que vc não vai querer mais colocar química.. agente se fala e troca mais ideias … 🙂

    1. Oieee!
      Obrigada pelas dicas! Conheci a Michele esses dias. =)
      Mil desculpas por não te add no face, é que deixo apenas para pessoas que conheço pessoalmente.
      Adorei a dica da misturinha e vou usar!
      BEIJOOOOOS

  6. Oi,
    adorei a explicação, sempre pesquisei sobre o assunto e nunca consegui me informar tão bem, mais ainda tenho uma dúvida, tenho um filho pequeno e trabalho os dois horários e a noite quando chego ainda fico arrumando casa e cuidando de filho, então o meu dilema é tempo, peno bastante pra conseguir lavar meu cabelo e ainda secar (pois ele demora muito a secar sozinho e lavando a noite não tenho como esperar e ir dormir com ele molhado é a pior opção) durando a semana, que na maioria das vezes eu só lavo mesmo no fim de semana, o que acaba sendo ruim pra mim pois, tenho a raiz um pouco oleosa (ainda não sei como resolver essa questão), pela sua explicação percebi que necessito mesmo é de hidratação e nutrição, daí surge a minha dúvida, será que tenho condições de deixar meus cabelos lindos e maravilhosos fazendo um cronograma de apenas um dia de lavagem? =(

    1. Sim, tem sim. Você pode adaptar o cronograma ao seu tempo e à sua disponibilidade. Basta organizar as etapas e seguir direitinho que o cabelo vai aceitar numa boa.

      Beijos Mah e Rita

      1. Mah queria muito uma ajuda sobre produtos bons e “baratos” para montar um cronograma capilar, dicas de nomes de óleos vegetais pra fazer uma boa nutrição, uso química e tenho essa necessidade de cuidar dos meus fios, como só tenho tempó sexta, sabado e domingo, como eu poderia montar um cronograma pra esse tempo que eu tenho pra cuidar dos cabelos ?

  7. Oi, Mah e Rita!

    Cheguei no seu blog pesquisando sobre os produtos Natura. Adoro me interar da opinião de pessoas diferentes sobre os produtos, pois sou consultora e é bom saber para passar para as minhas clientes. Acabei fuçando mais, pois adorei seu estilo descontraído de escrever. Comecei no Natura Plant Hidratação Reparadora e vim parar no cronograma.

    Meu cabelo é naturalmente liso e mega oleoso. Agora com o shampoo e condicionador Controle da Oleosidade da Natura ele até aguenta não ser lavado um dia. A excessão de um shampoo tonalizante que passei há uns 15 anos atrás, não uso nada de química no cabelo. Também não uso nada no dia-a-dia além de shampoo e um pouco de condicionador. Mas ler estes posts sobre hidratação, nutrição e reconstrução me fizeram pensar se não seria bacana eu adotar essa rotina também, para deixar o cabelo mais legal. Minha dúvida é quanto a frequencia que deve ser feita no caso de cabelo como o meu e se a tal da reconstrução é realmente necessária em todo caso.

    Vou continuar acompanhando seu blog. Adorei! Já está nos preferidos.

    Beijos, sucesso e muita paz.

    PS: Mah, seu cabelo está super lindo e harmônico com seu rosto. Sou totalmente a favor do natural bem cuidado. Ao olharmos a Natureza não precisamos ser crentes para concluir que Deus sabe o que faz. 😉

    1. Oie Carol, tudo bom?

      Sim, devemos fazer reconstrução porque o cabelo sofre agressões externas diárias. Mas, no seu caso, pode fazer com menor frequência tipo uma vez a cada dois meses. Sobre a frequência, você pode hidratar uma semana na outra neutrir e nos outros dias lavar como de costume. Podemos sempre adaptar o cronograma ao nosso cotidiano!

      Beijos

  8. Olá bonita, vi e amei tudo haha

    Só que tenho uma duvidazinha eu lavo o cabelo dia sim dia não, como faço essa cronograma meu cabeço é descolorido, fino cacheado e loiro.. só que nesse momento ele ta bem poroso e elástico tudo de ”lindo” hahah melhorou um pouco depois que fiz cauterização.. mesmo assim queria fazer o cronograma acho que meu cabelo necessita o que me sugere.. beijos !

    1. Então, como eu disse no post, é interessante sempre começar pela hidratação. Se puder fazer nos dias que lava o cabelo tudo bem, se não puder, faça o cronograma uma ou duas vezes por semana. Você vai sentindo o que o cabelo precisa, mas é legal começar pela hidratação, depois nutrição e depois restauração. =)
      Beijos

  9. Oi meninas, que legalo post de vcs, adorei, explicam muito bem. Me ajudem por favor, eu estou fazendo o cronograma capilar a dois meses e estou amando o resultado, meu cabelo desenvolveu bastante, tá brilhoso, sedodo, enfim está lindo, porém meu cabelo é crespo e só é bonito escovado, como trabalho em recepção em uma clinica médica não posso deixá-lo natural, fica horrível, então como seguir o cronograma se tenho que está sempre com ele escovado?, até solto ele fica feio por causa das postas que ainda estão um pouco ressecadas e com efeito de quimicas esticadas, o que eu faço me ajudem por favor.Beijos.

    1. Oi Claudia.
      Sinceramente, cabelo crespo não é bonito apenas escovado. Você não pode deixar ele natural porque a empresa manda ou você prefere ele liso?
      Na minha opinião ou você corta toda a química e deixa ele natural ou vc deixa ele liso por completo.

      Beijos

  10. Oi meninas, adorei os posts de vocês… Estou precisando dar um jeito em meus cabelos.. quero meus cachos de volta!!! Uma amiga me disse que é muito bom usar o bepantol solução para hidratar. Isso é verdade mesmo? Já usei e senti diferença.. mas como adicionei queratina junto não sei se fez efeito também.. Beijinhus

    1. É bom sim usar Bepantol líquido! Mas não misture com queratina não! Use apenas ele ou em sua máscara de hidratação ou nutrição. =)

      Beijos

  11. Boa tarde Mah,tudo bem?

    Gostaria muito, se for possível, que respondesse a essa garota desesperada aqui o/ hahahahah
    É a primeira vez que tenho contato com essa beleza de cronograma capilar. Irei comprar as coisas hoje.
    Vou te contar minha situação:
    Não tenho nenhuma química no cabelo, ele é liso, loiro e oleoso meio misto (tenho que lavar todos os dias, se ficar um dia sem lavar já fica aquele aspecto imundo, mas as pontas são secas). O grande problema é que ele é fino demais e tem MUITO, MUITOOOOOOOO frizz. Lavo o cabelo pela manhã, antes de ir trabalhar e só terei um cabelo apresentável depois das 15h 🙁
    Enfim, o que quero saber é:
    Como eu tenho que lavar os cabelos todos os dias, como fica meu cronograma? Posso, por exemplo um dia de tratamento, o outro lavo normal, outro dia de tratamento? Intercalando, enquanto as meninas ficam sem lavar no dia o meu eu lavaria normalmente.

    Obrigada.

    Beijos ♥

    1. Oie, tudo bem sim e com você?

      Você pode sim alternar o tratamento! Até porque se você fizer todos os dias o cabelo pode saturar. Se quiser pode tirar um ou dois dois dias da semana para isso e nos outros lava normalmente. =)
      Pode ir com fé que o seu cabelo responderá super bem! \o/

      Beijooos

  12. Boa Tarde Mah,

    Meu nome e Jessica e eu amo o seu blog. Faco o meu cabelo no beleza natural, mas sempre quis deixar ele natural, só que tenho medo… Estou tentando criar coragem.

    Beijos

    1. Oie!
      Acho que se você assistir todos os meus vídeos sobre cabelo natural, mês a mês, pode te dar um pouco de coragem. =)
      Beijooos

  13. Amei o blog, vc é inteligente e prática. Já vi que aqui tudo é ótimo parabéns.
    Já comprei uma parte dos produtos: HIDRATAÇÃO L’ange Cosméticos que contém Óleo de macadâmia/D’Pantenol/Proteina do Leite (somente a máscara). NUTRIÇÃO Essencial Profissional que contém Vitaminas/Carboidratos/Proteinas/Sais Minerais (somente a máscara). RECONSTRUÇÃO Fio restore Termic Selagem que contém Óleo de Argan/Complexo de Queratina/Polímeros de Silicone (linha completa). Pois fiz selagem em meu cabelo, (alinhamento capilar) não sei a marca ficou ótimo amei, e gostaria de manter meu tratamento, pois sempre fui desleixada com cabelo ele era horrível, volumoso, aquela aparência de cabelo mastigado, muito frizz mas estou determinada a mudar. Minha dúvida é a seguinte como fiz selagem dizem que não pode lavar muito o cabelo pq o efeito liso sai mais rápido então como faço meu cronograma e se comprei o produto certo. Lembrando que nunca usei essas marcas. Obrigada.

    1. Oi Emanuela, é difícil falar assim porque eu não conheço os produtos que você comprou. Além disso, nunca fiz selagem nos fios e não sei como proceder. Acho que você pode seguir a dica de sua cabeleireira e depois do tempo sugerido para não lavar, você inicia o seu cronograma. =)

      Beijoos

    1. Os cronogramas são diferentes para cada pessoa, tudo depende do cabelo, da necessidade. Por isso que cada um faz o seu de acordo com a sua necessidade. Não tem como eu fazer para você.
      Beijos

  14. maraisa eu necessito de hitratação e bla bla blá mais não entendo como fazer.. ja vi varios post de varios blogs e nao entendo.. eu lavo o cabelo normal ai aplico a mascara, tiro e passo condicionador isso?? ai faço isto mais quantas fazes por semana ou no dia?/ me explica por favor tipoo por favor mesmoooooo. Obrigada. 🙂

    1. Sim, você descreveu certinho.
      Faz isso umas duas vezes por semana. =) Se achar que o cabelo não está macio/hidratado como você gosta, faz mais uma vez.
      Beijoos

  15. Oi Mah tentei colocar um comentário no youtube para vc mas acho q foi para o lugar errado ,não sei é que eu sou meio analfabyte, me desculpe , mas adorei o vídeo como adoro todos q já vi bjos! Dulceneia de Uberaba MG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *