Desvendando Cronograma Capilar Reconstrução

Mah / 22 nov,2013 /Cabelos

Finalmente chegamos na última etapa do Cronograma Capilar! Quanta coisa né? Quantos detalhes! HAhAHAHHAhA Se não fosse a Rita escrevendo estes posts comigo eu estaria perdida! Tudo que estiver em laranja são palavras da Rita.

Hoje o assunto é Reconstrução. Vamos entender um pouco mais!

– Porque preciso reconstruir o cabelo?
A reconstrução é a reposição de massa capilar. “Nosso cabelo perde massa por qualquer coisa: processos químicos, danos diários, exposição ao sol, cloro, poluição, etc. E de tempos em tempos, temos que repôr essa massa perdida. Imagina que seu cabelo é uma estrada esburacada; esses elementos (usados na reposição) serão os tapa-buracos dessa estrada. Eles vão preencher o seu cabelo onde ele tiver falhas, danos.”

– Com qual frequência devo fazer?
Muitas pessoas passam as mãos no cabelo, olham no espelho e falam: “Acho que vou fazer uma reconstrução”. Ou mesmo alguns profissionais indicam reconstrução como se fosse hidratação. Mas não é bem assim que funciona.

“…daí voltamos novamente àquela aula de química da semana passada. Se o óleo é uma molécula pesada e que satura a fibra capilar, a queratina e demais proteínas são ainda mais pesadas. Ainda usando a coisa da estrada, imagina que você vai e joga concreto pra tapar o buraco da sua estrada. Daí no dia seguinte, vc joga mais concreto. No outro dia, de novo. E assim você vai. O que vc vai ter??? Uma estrada cheia de grandes lombadas, toda irregular, com excesso de concreto, intransitável. Se você coloca queratina em cima de queratina, é isso que vai acontecer. Ele vai acumular muita massa, até pesar demais e arrebentar o fio.”
Normalmente é indicado reconstruir os fios uma vez ao mês. Para as pessoas que usam química a cada 15 dias.
– Existe um modo correto de reconstruir?

Geralmente, no dia da reconstrução, o ideal é usar um xampu antirresíduos porque nesse dia as cutículas do cabelo tem que ficar beeeeem abertas. daí que você pode reconstruir de duas maneiras:
1) passando a queratina líquida pura os fios e hidratando na sequencia;
2) usando uma máscara de reconstrução potente
A graaaande maioria dos produtos que trazem a palavra QUERATINA na embalagem não contém uma quantidade suficiente desse ativo para serem consideradas reconstrução. Por isso, o ideal é que se compre uma queratina líquida para complementar o produto e repôr a massa perdida de maneira mais completa. Nos salões, as tais queratinizações, selagens, cauterizações… tudo isso é nome para um mesmo procedimento: a reconstrução.
A minha sugestão de reconstrução / queratinização é simples, mas exige um dia de cuidados e paciência:
1) Lavar bem os cabelos com um xampu antirresíduos;
2) Passar a queratina líquida pura, mecha a mecha, massagendo bem. Envolver os cabelos com uma touca plástica e deixar por 20 minutos;
3) Após os 20 minutos, aplicar nos cabelos [ainda com a queratina, sem enxaguar nem nada] uma máscara bem potente de sua preferência. Pode ser qualquer máscara, desde que seja aquela que você sabe que dá ótimos resultados no seu fio. Aplicar também mecha a mecha, massageando bem o creme por todo o cabelo. Envolver novamente os fios com uma touca plástica e deixar por meia hora;
4) Enxaguar toooodo o produto e condicionar, por fim, com um condicionador que tenha queratina na fórmula.
5) Depois de enxaguar o condicionador e saír do banho, borrife um pouquiiiinho de queratina pura nos cabelos úmidos [retirar o excesso de umidade, mas ainda deixar o cabelo úmido], a uma certa distância, apenas para assentar um pouco mais a queratina nos fios;
6) Finalize fazendo uma escova ou, se não quiser escovar, utilize um secador na temperatura quente [com difusor ou não], pois o calor vai ajudar na fixação da queratina nos fios por muito mais tempo. 7) modele como quiser e seja feliz!
– Quais ingredientes devo procurar?
Basciamente com queratina, cisteína, proteína e vários outros -ínas.
Abaixo algumas sugestões:
Beijos
Mah e Rita (www.rituxalima.blogspot.com.br)

32 comentários em “Desvendando Cronograma Capilar Reconstrução

  1. Estava ansiosa por esse post…Mas me responda, e esses kits prontos pra cauterização/queratinização com varias etapas (vem o shampoo,condicionador mascara, queratina liquida ) funcionam ?São bacanas?? Já vi kits de várias marcas e sempre fiquei insegura em comprar.

    1. Olha, depende da marca. Esses kits geralmente vêm para facilitar a vida de quem gosta de separar os produtos certos para cada etapa e, como a reconstrução é a única que exige o xampu específico para dar certo [o antirresíduos, no caso], eles aproveitam para oferecer o conjunto da obra inteiro. Leia, conheça a marca e os ativos de cada kit e faça o teste. Só testando conhecemos melhor os produtos!
      Beijos
      Mah e Rita

  2. Olá,
    Esperei até o último post da série para dar “meu testemunho”,rsss:o cronograma salvou meu cabelinho.Sim,amei e adorei os procedimentos,saber mais sobre como escolher/usar os produtos e melhor ainda,deixar meu cabelo ser ele mesmo.Agora estou há um ano e três meses sem progressiva,e antes dela foram anos de relaxamento.Ano passado,lá pelo meio do ano ,estava com uma palha esticada e seca na cabeça e caindo,caindo,caindo.Detalhe,sou uma ‘senhôra'(a caminho dos 50) e tenho que tingir este cabelo quase tanto quanto respirar.Fui atrás da solução e eis que o CN apareceu.Quanto ao que vocês falaram só discordo do tempo de permanência dos cremes no cabelo,cada um tem sua indicação e a grande maioria funciona bem rápido,com a sucessão dos procedimentos H-N-R,o cabelo vai melhorando e para de dar trabalho;também não faço R assim pesadas como estas de pura queratina não,prefiro combinar assim uma reparaçõ nutritiva,se é que vocês me entendem.Agora que sinto os resultados,sei o quanto faz bem e vale a pena.

    1. Oba! Que bom que o cronograma deu certo no seu cabelo. Ele realmente é um exercício a se conhecer e praticar! Cada cabelo reage de uma maneira, por isso, acreditamos que cada pessoa tenha que ir percebendo os produtos e períodos que melhor se adapta.

      Beijos
      Mah e Rita

  3. Oi, Maraísa! Só tenho que agradecer por este post super bacana.
    Agora não temos mais como errar né na hora de reconstruir nossos fios.
    Parabéns!!
    Um beijo.
    Divana

  4. Olá Mah!! De início quero dizer que amei a página!! Queria tirar uma dúvida. Todos as “hidratações” que contenham queratina trata-se então de um reconstrutor? É isso mesmo?!!

    Até mais!

    1. Oiee! Pedi para a Rita te responder:
      “Não, não são TODAS. Na verdade, você tem que conferir na fórmula do produto qual é a ordem de concentração em que a queratina está. Se for um dos primeiros elementos da fórmula, sim, é uma máscara potente para ser usada na reconstrução. Mas se ela for apenas “enriquecida” com queratina, mas os ativos principais forem outros, valem os que estão em maior quantidade. “

  5. Sempre leio, mas nunca comento aqui no seu blog. Devo confessar que de tudo que li sobe Cronograma Capilar, o seu post feito junto com a Rita foi o mais interessante e educativo. Super bem explicado. Não promete milagres, mas ensina como tratar bem do cabelo. Parabéns. Por acaso comecei fazendo uma reconstrução no salão. Depois fiz 2x durante a semana a nutrição com um creme da Acquaflora (Nutrição celular – tem gente que usa na fase R para uma leve reconstrução. Como meu cabelo estava super danificado porque fiz química/tintura, essa nutrição deu super certo) e depois fiz a Hidratação. Quando fui pesquisar sobre o creme de cabelo é que descobri sobre o Cronograma. Sem querer descobri a fórmula que funciona para mim: N-N-H-R. Pode ser que conforme meu cabelo vá ficando melhor, eu mude para H-H-N-R.
    De qualquer jeito, adorei o fato de que vcs não indicaram produtos super caros, mas fizeram um bom equilíbrio entre o barato e o caro.
    Desculpe o enorme depoimento. Bjs

  6. Olá! Comprei um creme da linha K-Pak da Joico ele é hidratante, só que ele faz parte de um tratamento de 4 passos, vc deve conhecer, será que tenho que comprar o restante da linha? ou posso adaptar?….é q são muito carosss….por favor me ajudeeee…bjo!

  7. Olá!
    Adorei o post.
    Decidi seguir um cronograma capilar, pois fiz californianas no cabelo, o que ressecou bastante as pontas. Suas dicas foram muito valiosas!
    Ainda não cheguei no passo de reconstrução, mas vou seguir as indicações aqui do site.
    Beijos

  8. Olá!! Eu amei o “jeitinho” do Blog de vcs! Falam uma língua “entendivél” pelo povo rsrsrs,primeira vez e gostei muito. Tenho uma dúvida a máscara Dove Reconstrução Completa, é mesmo de reconstrução ??

  9. Olá!!Amei o post!!

    Eu faço escova definitiva no meu cabelo e gostaria de saber se a reconstrução capilar é feita da mesma maneira que você ensinou ou tem outra forma de fazer no meu caso?

    Beijo grande e até mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *