Desvendando Cronograma Capilar: Hidratação

Mah / 08 nov,2013 /Cabelos

Semana passada falamos sobre o tal Cronograma Capilar que muitas meninas já leram na internet. Eu mesma não sabia do que se tratava até cortar toda a química do cabelo e buscar informações sobre como tratar. =) Falamos também que o cabelo tem três necessidades básicas: hidratação, nutrição e restauração. Hoje, eu e a Rita, vamos nos aprofundar na HIDRATAÇÃO!

Todo mundo faz hidratação em casa né? Uma ou duas vezes por semana a gente pega aquele creme de tratamento, deixa alguns minutos e sai linda do chuveiro com os cabelos hidratados. A hidratação, propriamente dita, é o ato de colocar água. “Vamos hidratar a gelatina incolor!” “Vamos hidratar o corpo!”, ou seja, vamos colocar água nisso!

– Por que eu preciso hidratar o cabelo?
É só pensar na seguinte pergunta: “Por que eu preciso hidratar o corpo?”! Assim como o nosso corpo, o cabelo precisa de água para se manter saudável. Sem hidratação na medida certa os fios se tornam secos, sem brilho, frágeis e com um toque áspero. Além disso, um cabelo desidratado se torna mais exposto aos danos do dia a dia como poluição e sol. A hidratação repõe a água perdida diariamente e em processos químicos como coloração, relaxamento, alisamento… Vamos dizer que a hidratação funciona como um anticorpo protegendo os fios de “doenças” leves.

– Com qual frequência devo hidratar?
” Indica-se que você hidrate o cabelo pelo menos uma vez na semana. Isso é o mínimo, para qualquer tipo de cabelo. Mas obviamente os cabelos mais secos precisam de mais que isso.” Mas e se você fizer a louca e hidratar o cabelo dia sim dia não? “Ele não vai saturar, porque ele vai pegar a água que precisa e vai expelir o excesso”, o que pode acontecer é de você perder produto a toa. Ah! E a frquência também dependerá da sua disponibilidade para fazer tudo da maneira correta.

– Existe um modo correto de hidratar?
Sei que muitas pessoas focam apenas na máscara, mas para falar a verdade a hidratação começa desde o shampoo. Claro que, como dissemos no post anterior, você pode usar o mesmo shampoo em todas as etapas do cronograma capilar, mas se puder comprar shampoos distintos, é mais interessante. Há quem prefira começar passando um óleo no cabelo antes mesmo do shampoo! (Esta é a umectação que será assunto para outro post!).

Voltando, precisamos de um shampoo adequado, e depois da máscara. Aqui vale um parênteses porque existem marcas que sugerem a aplicação do condicionador primeiro e depois da máscara (Beleza Natural é assim), mas eu e a Rita sempre aplicamos a máscara após o shampoo. Ao aplicar a máscara você enluva mecha a mecha (enluvar é massagear, passar a mão repeditas vezes) e deixar agir por aproximadamente 30 minutos. “Esse é o segredo das hidratações bem feitas, enluvar beeeem. Porque é isso que vai estimular, cada vez mais, o cabelo a absorver o produto. Quanto mais você enluva, melhor o cabelo recebe o creme”.

Por fim é só passar o condicionador e terminar a lavagem normalmente. Muitas pessoas perguntam sobre a temperatura da água. Há quem diga que precisamos lavar sempre com água fria, mas nós indicamos a água morna, mesmo porque somos contra qualquer coisa extremista. Tá no verão? Vai com água fria! Tá no inverno? Não precisa sofrer por isso! Lave com água morna e seja feliz!

– Quais ingredientes devo procurar?
Procure por produtos que tenham em sua composição: glicerina, pantenol, extratos de frutas, algas, plantas e leite. Muitas vezes a gente lê o que está escrito na embalagem como “hidratação nutritiva” ou “hidratação reparadora” e compra por acreditar que hidrata, mas não é bem assim. Se você pretende seguir o cronograma terá que se acostumar a ler os ingredientes presente no produto porque as vezes máscaras que são vendidas como hidratação, são na verdade de nutrição. É chato, é, mas com o tempo você acostuma e saberá exatamente o que aplica nos fios.

Aqui, algumas sugestões de máscaras que hidratam os cabelos.

Semana que vem vamos falar sobre Nutrição, porque não adianta colocar apenas água nos fios, ele vai pedir lipídios, massa… e a gente dá tudo o que ele quiser! \o/

Beijos
Mah e Rita (rituxalima.blogspot.com.br)

Outros posts
Cronograma Capilar: O que é? Como fazer?
Tirei a química, e agora?

 

40 comentários em “Desvendando Cronograma Capilar: Hidratação

  1. Super curti! Estou no período da transição, mas ainda não cortei a parte “morta” do cabelo. Está uó, mas ainda não tive coragem de cortar tudo não. Comecei o cronograma nesta semana. Beijinhos!

  2. Oie! Que saudade!!!

    Estou tendo um dilema com hidratação. Ainda não encontrei o creme dos meus sonhos, pensei em investir em um mais caro, Kiehl´s por exemplo…vamos ver no que vai dar….mas tô tentando essas técnicas com óleos, ajuda bastante!

    Beijos.

    1. Sua sumidaaaaaaaaa
      Olha, para investir na Kiehls tem que querer hein? UAHuhhauhUAHuA Amo os produtos de lá, mas não posso negar que são caaaaaros. =/
      Beijoos

  3. eu faço qqr hidratação hidratando é o que importa..agora mee diz como faço pra encontrar kanechom e griffus!???????

    Não encontro em lugar nenhum =[ e é tão barato

  4. Olá, adoro o seu blog e acompanho todos os dias. Tenho uma dúvida, no post você fala em lavar apenas com condicionador após a hidratação, muitas vezes gosto de misturar óleo de côco ao creme e o cabelo fica muito oleoso, daí acabo passando shampoo novamente e depois condicionador. Acredito que isso elimina o efeito da máscara, qual o melhor procedimento? Obrigada, bjs!

  5. Mah! tem dois cremes que são baratinhos e OTIMOS (na minha humilde opinião)para hidratar e meus cabelos se deram muito bem. Um deles é da Amend Hydrous Intensy e outro Tutannol . Faixa de preço é $20, e 26, o da Amend e o outro $5,00 e $10,

  6. O meu preferido é o Yamasterol (amarelo)…..baratinho mas “bem bom”…
    Esses dias achei em um supermercado um galão de 4,6 L por 20 reais…
    rs qdo cheguei em casa a minha mãe fala “Pronto agora é só colocar em um balde e enfiar a cabeça dentro” rs
    Mas enfim…. to abastecida de creme para hidratar pra 2014 inteiro kkkk

    1. Oi Marcelle! Tá no post!

      – Quais ingredientes devo procurar?
      Procure por produtos que tenham em sua composição: glicerina, pantenol, extratos de frutas, algas, plantas e leite. Muitas vezes a gente lê o que está escrito na embalagem como “hidratação nutritiva” ou “hidratação reparadora” e compra por acreditar que hidrata, mas não é bem assim. Se você pretende seguir o cronograma terá que se acostumar a ler os ingredientes presente no produto porque as vezes máscaras que são vendidas como hidratação, são na verdade de nutrição. É chato, é, mas com o tempo você acostuma e saberá exatamente o que aplica nos fios.

  7. Acompanho o blog a pouco tempo e estou adorando!
    Eu não passo máscara na raiz, mas ultimamente li que não tem problema passar a de máscara de hidratação. Afinal, posso ou não? E como posso diminuir o frizz da minha raiz?

  8. Oláaaaaaa!
    Parabéns pelo blog!
    graças a ele estou enlouquecida sobre o mundo dos cachos. rs
    Mas me surge uma duvida cruel, eu vou nas lojas especializadas em cabelo e começo a pesquisar shampos e condicionadores apropriados para cada parte do cronograma, encontro muitos para nutrição (que são os a base de oleos e manteigas) porem, os especificos pra hidratação não consigo reconhecê-los. Você poderia me ajudar exemplificando alguns deles?! Eu ficaria muito grata. Além disso, seria possível um dicionario sobre o que vem escrito na composição deles, facilitaria MUUUUUUUUUUUUITO!

    mUITA LUZ!

    1. Oiee, muito obrigada!
      Você pode usar aqueles transparentes! O Brilho Extremo da Pantene é muito bom para hidratação. =)
      Sobre a composição, eu precisaria da ajuda de alguma química! hahahahhaha Vou tentar ver isso!

      Beijoooos e muita luz para nós! <3

  9. Olá,
    Eu já tinha ouvido/lido sobre cronograma capilar, mas o que eu li no seu blog foi tão explicadinho que entendi rápido e já repassei prazamiga kkkkkkk e Descobri q meu cabelo estava implorando por nutrição, na primeira que fiz (com óleo de coco) meu cabelo reagiu super bem 🙂 Meu cabelo que não tinha brilho agora brilha e isso com apenas uma semana \o/ ainda estou tentando montar um cronograma capilar, o resultado foi tão rápido que estou super empolgada e vou levar adiante!!! 😉
    Obrigada! ;***

    1. Oie!
      Que legal! Fico feliz em saber que conseguimos te explicar bem! \o/
      Você não imagina como eu adoro ler comentários assim!
      Beijoooos

  10. Oi!!!Mah adoro suas dicas,no momento estou fazendo o cronograma capilar no meu cabelo e no da minha filha de 3 aninhos e estou amando rsrs eu uso quimica o do beleza natural até comprei esse creme da bioextratos q vc indicou mas paguei 30,00 em 500g tb estou fazendo uma nutrição q vi no blog da Rita tb amei rsrs geralmente não sou de fazer comentarios mas estou sempre aqui tá olhando suas dicas….bjs e obrigada

    1. Que bom Aline! Fico muito feliz em saber que as dicas te ajudam! =)
      Cronograma com três anos? AI QUE RICA! uAHuhAHUAHUhAU Ela vai crescer exigente hein? hahahha
      Beijoooos

  11. Olááá!! Eu já vi seu site e gostei muito, agora quero deixar uma pergunta. Eu comprei uma máscara da Arjon de Argan + Ojon queria saber se ela pode ser usada para Hidratar ou melhor pra nutrir ? Eu não seeii o que fazer com ela , e quero começar o meu C.C!!

  12. Oi Mah, sou viciada no site e nas suas dicas…saiba que vc foi a minha inspiração para assumir meu natural, e confesso que estou amando…lindo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *