Desvendando Cronograma Capilar: Nutrição

Mah / 15 nov,2013 /Cabelos

Chegamos na Nutrição! Confesso que acho a Nutrição a parte mais legal do Cronograma Capilar porque entendi mais rápido e percebi que quase todas as minhas máscaras são de nutrição hahahah

Depois de hidratar o cabelo, dar a ele o que “mais precisa para sobreviver”, a água, precisamos alimentar o fio. A gente precisa de água, mas também precisamos de nutrientes para funcionarmos direito, não é? Pois então, o cabelo também precisa!

– Por que eu preciso nutrir o cabelo?
A nutrição dá ao cabelo o alimento que ele precisa. Acho que vocês já viram alguns produtos de nutrição escrito assim “Hair Food”, ou seja: comida de cabelo, alimento para cabelo. “Um cabelo nutrido tem melhor selagem de cutículas, retém a água da hidratação feita anteriormente, mantém o brilho…” Além disso tem o volume reduzido, fica maleável e macio.

A Nutrição se trata da reposição lipídica da fibra capilar. Lipídio é gordura, logo seria a reposição de óleo e nutrientes.

– Com qual frequência devo nutrir?
“A frequência varia dependendo do tipo de cabelo. Cabelos secos geralmente precisam mais de nutrição. As meninas que fazem cronograma geralmente fazem 2 hidratações e 1 nutrição. Eu faço o contrário porque gosto mais de óleo. Então faço 2 nutrições para 1 hidratação. Mas, tem cabelos finos que podem pesar com excesso de óleo; porque o excesso de água não pega nada, conforme falamos no último post. A água fica na quantidade que tem que ficar na fibra capilar, o resto vai embora; mas o óleo, não. Ele acumula, é uma molécula mais pesada para ser absorvida, então o processo é mais lento e, assim, o excesso de nutrição pode saturar e pesar o fio.”

Como dissemos no item anterior, na nutrição existe a reposição lipídica, o cabelo crespo por exemplo, não possui óleo em seu comprimento pois a raiz é muito fechada e também porque a formação dos cachos dificulta que o óleo chegue às pontas com a mesma facilidade que um cabelo liso, por exemplo, tem. Sendo assim, ele precisará de mais nutrição do que um cabelo liso natural.

-Existe um modo correto de fazer a nutrição?
A maneira de nutrir é exatamente a mesma de hidratar; a única diferença é que utilizamos produtos diferentes. É legal utilizarmos todos os produtos com este fim, desde o shampoo.

-Quais ingredientes devo procurar?
Opte por produtos que tenham em sua composição óleos e manteigas em geral. Tem óleo de argan, ojon, macadâmia, amêndoas, uva, moringa…. E manteigas temos de karité, cupuaçu, murumuru, abacate, cacau. Existe uma infinidade de produtos para ajudar a nutrir os nossos fios!

Na nutrição, nós também podemos colocar nossos óleos favoritos nas máscaras! Sabem aquela misturinha de um pouco de óleo na máscara antes de aplicar no cabelo? Faz muito efeito e é perfeito para quem tem apenas uma máscara, a de hidratação, e precisa nutrir os fios. Mas, precisamos “…enfatizar a importância de se usar os óleos VEGETAIS para isso pois eles que vão nutrir de verdade a fibra. Enquanto o óleo MINERAL vai apenas encapá-lo, sem tratar nem permitir que tratamento nenhum penetre na fibra capilar.”

Aqui, vale frisar que podemos utilizar azeite extra virgem, óleo de coco ou mesmo o óleo de amêndoas (não pode fazer a louca e colocar óleo corporal hein? hahahhaha).

Abaixo, algumas sugestões de máscaras.

Semana que vem vamos para a última etapa do nosso Cronograma Capilar: Restauração!

Beijos
Mah e Rita (www.rituxalima.blogspot.com)

Outros posts
Tirei a química, e agora?
Cronograma Capilar: O que é? Como fazer?
Desvendando o Cronograma Capilar: Hidratação

42 comentários em “Desvendando Cronograma Capilar: Nutrição

  1. Oi Maraísa, estou adorando esses posts sobre o cronograma, você escreve de uma forma bem menos complicada e torna mais fácil o entendimento na hora de adaptar o que é melhor para os nossos cabelos. Tenho uma dúvida, sempre que uso óleo de coco, tenho muita dificuldade de retirá-lo do cabelo na hora de lavar e acabo usando shampoo várias vezes. Minha pergunta é, devo deixar um pouco do óleo ou estou agindo corretamente ao retirar todo o óleo na hora de lavar. Obrigada, beijos!

    1. Oi Jéssica! Dei a sua pergunta para a Rita responder tá? Ela sabe mais do que eu. =)

      “Você tem certeza de que o óleo de coco que está usando é 100% natural e vegetal? Porque o óleo de coco vegetal é lipossolúvel, ou seja, dissolve em água e é facilmente retirado pela mesma. O fato de ter que lavar o cabelo várias vezes com xampu após o uso do óleo + mascara anula todo o ritual da hidratação e nutrição, então não faz muito sentido ter que lavar tuuuudo de novo depois de tratar. Verifique se não há parafina líquida ou petrolatos misturados ao óleo que você comprou.”

      Beijoooos

      1. Oi meninas ! Primeiro quero dizer que adorei o site !
        Só queria fazer uma correção. Me parece que a pessoa se confundiu ali…rs
        Lipossolúvel na verdade, significa não ser solúvel em água e sim em gorduras (“lipo”).

        O óleo de coco de fato, é lipossolúvel. Portanto, cuidado na quantidade ao aplicar no cabelo! Senão pode sim ficar difícil de retirar depois e oleoso (mesmo o extravirgem).

        Tenho aqui um conteúdo super interessante pras vaidosas de plantão sobre o óleo:
        “- O óleo de coco é um dos melhores nutrientes para o cabelo. Ela ajuda no crescimento saudável do cabelo proporcionando-lhes uma aparência brilhante. Massagear regularmente da cabeça com óleo de coco garante que o seu couro cabeludo está livre de caspa, piolhos e ovos dos piolhos, mesmo se o couro cabeludo é seco.

        – O óleo de coco é usado extensivamente no subcontinente indiano para o cuidado do cabelo. A maioria das pessoas nestes países aplicar óleo de coco em seu cabelo diariamente após o banho. É um condicionador excelente e ajuda na re-crescimento do cabelo danificado. Ele também fornece as proteínas essenciais necessárias para nutrir o cabelo danificado. É, portanto, utilizado como óleo de cuidado do cabelo e utilizados na fabricação de condicionadores de diversas, e cremes de alívio caspa. O óleo de coco é normalmente aplicado topicamente para o cuidado com o cabelo.

        – Para reforçar a estrutura de cabelos desvitalizados:
        O óleo deve ser passado somente nos fios, não sendo utilizado no couro cabeludo. Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador.

        “Como apresenta a mesma constituição da derme, o óleo de coco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredi-lo, mantendo a sua hidratação natural. Ele hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro”.
        Use depois de lavar o cabelo, no lugar do condicionador.

        – Você também pode misturar o óleo de coco no creme.
        Se quiser usar somente o óleo, não precisa de creme para pentear. Mas use bem pouquinho óleo, para o cabelo não ficar muito oleoso. ”

        Obs.: Estou fazendo o cronograma e meu cabelo já melhorou absurdos em um mês. Muito feliz! rs
        Parabens pelo site !

        Beijos !

  2. Oi, Mah!

    Viche, faço tudo errado! Eu estava usando aquela mascara amarela da Loreal para hidratar! Vc sabe de alguma da Loreal que seri apenas para hidratar? Beijos e obrigada!

    Pati Sato

    1. Oi, Pati! A Rita deu uma pesquisada e respondeu seu comentário:

      “Olha, eu não uso muito os produtos profissionais da Loreal, mas pelo pouco que pesquisei, creio que as linhas Vitamino Color e Absolut Control sejam mais hidratantes.”

      Beijos
      Mah e Rita

  3. Oi Maraísa. Minha primeira vez aqui e já estou adorando!!
    Até pouco tempo atrás eu tinha o cabelo compridão, mas como as pontas estavam super ressecadas e cheias de ponta duplas (triplas, quadruplas kkkk) acabei optando por cortar (aproveitei e cortei pra baixo dos ombros, já que era uma vontade antiga rsrs) mas agora quero cuidar certinho para ter um cabelo bonito e que cresça nutrido.
    Vou começar a fazer o cronograma, tenho uma mascara da Novex de oleo de ojon, posso usar essa pra fazer a nutrição?

    Obrigada.

    Beijos

  4. Olá! Primeira vez que visito o site e, adorei! Achei tudo tão explicadinho. Bem, eu queria tirar uma dúvida com vc, comprei um uma “Hidratação profunda” da tresemmé, tem vitamina E e queratina então…é de reconstrução não é?!!

    Valeuu,

    Bjus.

    1. Então, depende da posição em que a queratina se encontra na fórmula. A queratina é reconstrutora, mas os ativos principais da máscara é que mandam no efeito. As marcas maiores, geralmente, têm fórmulas que pendem mais para hidratação do que para a reconstrução devido à baixa concentração de queratina na fórmula.

  5. Mt bons todos esses posts… Já tinha lido sobre cronograma, mas de uma forma tão difícil, q pensava: aff, ñ vou me dar o trabalho de fazer isso… seguir todas essas regrinhas tipo regime militar =]
    Escrita simples (para iniciantes nesse ‘mundo dos cabelos’) facilita a vida!

  6. Oi Maraisa,
    é muita informação realmente, fui lá na farmácia comprar e por duas vezes tive que trocar a máscara por não ser hidratante, e acho que errei de novo…rs.

    Comprei o creme de hidratação máxima da Niely Gold, óleo de coco. Fala lá de todo tamanho “creme de hidratação”, mas tem óleo neh, então é nutrição?

    Pior que eu já comprei o de Shitake para nutrição… Será que perdi dinheiro?

    Abs.

    1. Então Luci, nos posts eu e a Rita colocamos alguns ingredientes mais comuns em cada tipo de máscara, assim não tem como errar na compra!
      A gente nunca perde dinheiro! Usa como hidratação e se achar que pesou os fios, guarda para quando a de Shitake acabar. =)

      Óleo é nutrição sim, mas depende também da quantidade de óleo que tem na composição da máscara. As vezes ela é bem levinha e só hidrata mesmo.

      Beijos

  7. Essa máscara da Inoar Argan Oil é um sonhooo! Nunca uma mascara se deu tão bem com meu cabelo, pena q o preço dela é salgadinho rsrs eu comprei na promoção a pequena e foi quase R$50,00 a vendedora falou pra eu aproveitar pq o preço dela é R$70,00 (70 contos em 250g de creme é dureza!!!). Enfim vou começar o cronograma essa semana, pena q essa minha mascara acabou e pra substituir eu acabei comprando o Dream Cream da Lola Cosmetics que estava cotadissimo no mercado rsrs, várias resenhas positivas, falando 1000 maravilhas dele, eu comprei e na hora q usei bateu o arrependimento por não ter comprado o Inoar, não q o Dream Cream não seja bom, é ótimo, mas o Inoar realmente se deu bem demais com meu cabelo, parece q foi feito pra ele, enluvou fácil, coisa q com o Dream Cream tenho q gastar mt mais produto… Enfim animadíssima pra começar, falta só comprar meu bepantol líquido pra dar aquela potencializada na hidratação.

  8. Vendo pela Internet sobre cuidados com os cabelos em sites de pesquisas google.
    encontrei o cronograma capilar: Hidratação e Nutrição gostei muito e ja comecei a fazer fazer. Estou aguardo a parte de reconstrução para poder comprar os cremes de reconstrução, por enquanto estou fazendo a hidratação e nutrição de acordo o cronograma e cremes indicado.

    1. OK JÁ ENCONTREI A PARTE DE RECONSTRUÇÃO, JÁ MONTEI MEU CRONOGRAMA JÁ FIZ UMA SEMANA ESTOU AMANDO O RESULTADO JÁ ATÉ PAROU A QUEDA DE CABELO. SÓ FALTA EU ACERTA O CREME DE PENTEAR OU FINALIZAÇÃO POIS AINDA SINTO O CABELO ÁSPERO E VOLUMOSO, COMO É TUDO NOVO AINDA FALTA APRENDER ESSA PARTE DA FINALIZAÇÃO, O RESTO ESTÁ DANDO MUITO CERTO. BJS.

  9. Olá Maraísa, comprei uma máscara da Vult Óleo de Argan (não usei ainda), na embalagem fala que contém além de argan, queratina e pantenol. E fiquei na dúvida em qual etapa do cronograma usar, pensei em usa-lá na nutrição mas fiquei com medo de ficar com excesso de queratina no cabelo pois na minha reconstrução vou usar o Queravit da Bioextratus. O que eu faço?? Beijoss

    1. Bom… Alguns produtos realmente trazem ingredientes das 3 etapas na formulação. Nesse caso, vale olhar o rótulo para ver o que vem primeiro na descrição da fórmula. Geralmente as empresas escrevem sua composição nos rótulos seguindo a ordem de concentração de cada ingrediente (não são todas, mas grande parte das empresas fazem isso). Então observe qual desses componentes aparece primeiro, indicando maior concentração. Se restar dúvidas, use uma vez o produto e sinta qual o efeito que ele proporciona ao seu tipo de fio.
      Beijooos Rita e Mah

  10. Oi Mah, estou disposta a começar o meu cronograma mas estou com a seguinte duvida: eu posso mesmo passar secador e chapinha após a nutrição com adição de oleo na mascara ?
    Ja li em alguns sites que era errado e tal, pois o calor saturava o oleo…
    Mas não sei se isso só vale pra umectação antes de lavar, ou do modo que vc deixou pra gente.. me ajuda pleaseee ?
    beijos

    1. Oi Lorena. Depois que você lavou o seu cabelo, tirou a máscara, passou o condicionador. Pode finalizar como quiser! Mas não esqueça de passar algum produto anti térmico antes para proteger os fios.
      O que não pode é passar secador ou chapinha com óleo vegetal ainda no cabelo. =)
      Beijos

    1. A resposta é da Rita!
      “Mais ou menos! Na verdade, você pode selar o cabelo com óleo em dia de nutrição.Mas a selagem é geralmente feita em dias de reconstrução mesmo”
      Beijooos

  11. Olá..
    Tenho uma dúvida… já ouvi dizer que bepantol líquido é muito bom para os cabelos… Eu sempre usava o bepantol + adforte(vitamina A, D e E) juntas no creme.. e fazia isso duas vezes por semana… mas agora estou tentando acertar o cronograma… em que momento posso utilizar o bepantol e a ampola de ADEforte?

  12. Oi
    E minha primeira fez aqui no site !
    Tenho uma duvida
    Comecei com meu cronograma capilar e estou muito animada
    Minha pergunta é devo lavar os cabelos com shampoo anti residuos antes de cada processo ( hidatacao,nutricao e reconstituicao)
    Obrigado

  13. Oi meninas ! Primeiro quero dizer que adorei o site !
    Só queria fazer uma correção. Me parece que a pessoa se confundiu ali…rs
    Lipossolúvel na verdade, significa não ser solúvel em água e sim em gorduras ("lipo").

    O óleo de coco de fato, é lipossolúvel. Portanto, cuidado na quantidade ao aplicar no cabelo! Senão pode sim ficar difícil de retirar depois e oleoso (mesmo o extravirgem).

    Tenho aqui um conteúdo super interessante pras vaidosas de plantão sobre o óleo:
    "- O óleo de coco é um dos melhores nutrientes para o cabelo. Ela ajuda no crescimento saudável do cabelo proporcionando-lhes uma aparência brilhante. Massagear regularmente da cabeça com óleo de coco garante que o seu couro cabeludo está livre de caspa, piolhos e ovos dos piolhos, mesmo se o couro cabeludo é seco.

    – O óleo de coco é usado extensivamente no subcontinente indiano para o cuidado do cabelo. A maioria das pessoas nestes países aplicar óleo de coco em seu cabelo diariamente após o banho. É um condicionador excelente e ajuda na re-crescimento do cabelo danificado. Ele também fornece as proteínas essenciais necessárias para nutrir o cabelo danificado. É, portanto, utilizado como óleo de cuidado do cabelo e utilizados na fabricação de condicionadores de diversas, e cremes de alívio caspa. O óleo de coco é normalmente aplicado topicamente para o cuidado com o cabelo.

    – Para reforçar a estrutura de cabelos desvitalizados:
    O óleo deve ser passado somente nos fios, não sendo utilizado no couro cabeludo. Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador.

    “Como apresenta a mesma constituição da derme, o óleo de coco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredi-lo, mantendo a sua hidratação natural. Ele hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro”.
    Use depois de lavar o cabelo, no lugar do condicionador.

    – Você também pode misturar o óleo de coco no creme.
    Se quiser usar somente o óleo, não precisa de creme para pentear. Mas use bem pouquinho óleo, para o cabelo não ficar muito oleoso. "

    Obs.: Estou fazendo o cronograma e meu cabelo já melhorou absurdos em um mês. Muito feliz! rs
    Parabens pelo site !

    Beijos !

  14. Olá, estou com uma dúvida. Comprei uma máscara de Aveia e Mel da Metamorfose Cosméticos segue o link http://www.metamorfosecosmeticos.com.br/detalhe-produto.php?produto=35&linha=4 , porém gostaria de saber em qual etapa do cronograma ela se encaixa, ela diz ser de nutrição intensa porém no mesmo site vende uma máscara de maçã e canela que também diz ser de nutrição intensa (entendo que o de maçã e canela seja hidratação, né?). Aguardo,

  15. Você sabe a DIFERENÇA entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução?

    Com a infinidade de cremes de tratamento que encontramos hoje no mercado, às vezes pode ser difícil escolher o ideal para cada tipo de cabelo. Hidratação, reconstrução, nutrição, sem falar das composições, que piram a cabeça de qualquer mulher que não entenda um pouco sobre o assunto. Vamos entender a diferença?

    Hidratação:

    Hidratar consiste em adicionar água, devolver a umidade natural do fio. É realmente um tratamento que todas as madeixas devem receber, algumas precisam de cremes mais potentes, outras nem tanto. É ela que vai te proporcionar maciez, brilho, tirar o frizz e aquele aspecto seco. Pantenol, glicerina, extratos vegetais, aloe vera, silicones e vitaminas comumente são encontrados na composição. Pode ser feita 1 vez por semana para um cabelo normal ou até mais quando se trata de um cabelo danificado.

    Nutrição:

    Se trata da reposição lipídica do cabelo, ou seja, de óleos. Não se assuste com a palavra “óleo”, todo cabelo precisa dele. Claro, meninas com os fios mais oleosos devem realizar o procedimento com menos frequência e evitar a raíz. Deixa os fios com um aspecto bem mais saudável, devolve vida e movimento às madeixas e deixa aquele aspecto vistoso. É mais potente que a hidratação, por isso deve ser feita com menos frequência,mas fique atenta, quando o cabelo for ficando opaco, “mirradinho”, é hora de uma boa nutrição! As substâncias emolientes e umectantes ajudarão o cabelo a ficar macio e com menos volume, sabe aquele cabelo bom de passar a mão?! Na fórmula podem estar presentes manteiga de karité (ou outras manteigas), óleo de argan, tutano e ceramidas.

    Reconstrução:

    É o processo mais intenso dos três. Se trata de uma reposição proteica, realmente reconstrói o cabelo danificado. É um tratamento imprescindível para quem faz química, já que a estrutura interna do fio é prejudicada. Se seu cabelo está com quebra, pontas duplas e/ou sem elasticidade, já está mais do que na hora de realizar uma reconstrução, pois significa que a estrutura dos seus fios está fraca, comprometida. Por ser mais forte, deve ser feito de 15 em 15 dias aproximadamente, quando necessário. Pode deixar seu cabelo com o aspecto um pouco “duro”, mas nada que não se resolva com hidratação. Isso acontece porque seu fio tem que recuperar a força e a massa que perdeu com os processos químicos. Normalmente, na fórmula estão presentes substâncias como creatinina, arginina, queratina, cisteína, colágeno e aminoácidos.

    Geralmente, as máscaras não possuem somente elementos específicos de cada tratamento, mas aí vale olhar na composição: a ordem é decrescente e os primeiros nomes são os encontrados em maior quantidade.

    Então é isso pessoal, vamos manter esses cabelos saudáveis, hein?!

    Colunista do Blog Vida de Cabeleireiro – Júlia Moraes Blogueira e Cabeleireira.

    http://www.vidadecabeleireiro.com/#!Você-sabe-a-diferença-entre-Hidratação-Nutrição-e-Reconstrução/cu6k/55adcd1a0cf2f7a6a92e4a93

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *