Conhecendo o Beleza Natural

Mah / 04 out,2013 /Cabelos

Oie! Na segunda-feira, dia 30 de setembro, eu e a Ci Rachel fomos para o Rio de Janeiro conhecer o Instituto Beleza Natural. O convite surgiu porque o salão abrirá três unidades em São Paulo e nos chamaram para entender como funciona e tudo mais. Adianto que este post terá mais escrita do que imagens porque eu falo (escrevo) pra caramba. hahhahahha

Preciso frisar que enquanto estávamos no Rio o BN postou algumas fotos nossas na fan page da marca, nada mais normal. Só que quando eu cheguei em casa fui ler os comentários e fiquei meio assustada porque teve gente achando que estávamos sendo pagas. Não, não pagaram nada para mim e para a Ci, e vocês que me lêem sabem muito bem que quando algo é pago eu escrevo Publicidade. Eike horror gente! Ninguém compra a minha opinião não! =)

O que eu sabia do BN: Que era um salão com foco nos cabelos cacheados e que fazia um baita sucesso. Sabia também que as pessoas fazem caravanas para cuidarem do cabelo lá e que as unidades ficam lotadas. Fui querendo conhecer como funciona a aplicação do produto, como é todo o processo e saber mais sobra a história.

Nós conhecemos a unidade de Cachambi e chegamos lá por volta das 9 da manhã. Conhecemos a Zica, dona do salão, que tem uma puuuuuuuta história de vida. Sabe aquelas pessoas que você conhece e quer ficar conversando, conversando e conversando? Ela é assim! Escutar a história do salão direto da boca dela é outra coisa porque ela demonstra a alegria que tem ao fazer o que gosta. Resumindo a história, a Zica trabalhava como empregada doméstica e sempre sofreu com o seu cabelo. Resolveu fazer um curso de cabeleireira com uma pessoa da comunidade em que morava mas aprendeu apenas a alisar o cabelo. Por conta própria ela começou a misturar produtos e passar no próprio cabelo para ver o resultado e nada dava certo. Passou a testar no cabelo do irmão e depois de dez anos conseguiu a mistura perfeita que resultou no Super-Relaxante que hoje é aplicado em todos os salões do Beleza Natural.

Agora senta que eu vou escrever um monte e cada processo que é feito no salão.

Quem entra pela primeira vez no salão vai para uma sala de entrevista onde conversa com uma pessoa que explicará todo o processo. Nesta entrevista a atendente fala sobre o tratamento e analisa o seu cabelo para ver se ele está apto ou não a receber o relaxante. Um cabelo não apto é aquele que tem outra química ou que está mal tratado. Se o cabelo não estiver bom, ela te indica os tratamentos e o tempo necessário para você voltar. Se o cabelo estiver pronto para o relaxante, você retira uma senha e é encaminhada para o próximo passo: a divisão.

Confesso que nunca imaginei que teria um processo específico de divisão. Mas lá tudo é feito por etapas, ou seja, em cada etapa uma pessoa te atende fazendo com que tudo aconteça mais rápido. Isso é bom porque o tempo de espera diminui e cada menina faz a sua função de maneira eficiente e eficaz. Mas, ao mesmo tempo pode ser ruim porque você não é atendida desde o começo pela mesma pessoa. Digo isso porque quando se trata de cabelo a mulher fica mexida. Eu pelo menos sou assim. Cabelo é auto estima, cabelo é uma parte de nós. As mulheres que procuram o BN vêem no salão a última alternativa para a vida delas, estão tristes e procuram algo para se sentirem melhor consigo mesmas. Mulher gosta de contar a vida no salão né? Sendo assim, este tratamento por etapas pode não ser tão “sentimental” quanto algumas mulheres precisam.

A divisão é feita de um jeito x em todos os cabelos. Tudo tem um motivo e um deles é o relaxante não passar de uma parte para a outra. Depois da divisão é a hora do Super-Relaxante!

O Super-Relaxante é uma química. Aviso que é química porque algumas pessoas podem pensar que não é. O produto “solta” o cabelo que cada cliente tem. Como assim Maraisa? Cada pessoa tem um tipo de cabelo e um tipo de cacho. O produto não vai deixar o seu cacho igual ao de ninguém, ele vai soltar o SEU tipo de cacho. Cada uma sai de lá com o resultado diferente dependendo do tipo de cabelo. Eu não fico com o cacho igual ao da Cinthya que não fica com o cacho igual ao da Zica e por aí vai…

A aplicação é feita no lavatório mesmo e não existe aquele tempo de ação que eu conhecia dos relaxantes de caixinha. Quando eu relaxava em casa, passava o produto na cabelo todo, deixava agir e depois tirava. Lá, a moça aplica e vê como o seu cabelo reage e logo em seguida retira com água. É um processo bem rápido (claro que depende do tamanho do seu cabelo).

Depois você faz uma hidratação ou hidratação com cor chamada Hidracor que é compatível com a química do produto. Além dela pode aplicar somente henna em pó que é natural. Acabando a hidratação tem a parte final: o penteado.

Você senta e uma moça aplica creme no seu cabelo de uma maneira bem específica que parece fitagem. A diferença é que não pega mecha por mecha e sim aplica aos poucos em cada lado. Eu fiquei um tempo olhando uma mulher aplicar creme no cabelo de uma cliente e na minha opinião é muito creme. Sim, existem tipos e tipos de cabelo, cabelo cacheado não é igual ao cabelo crespo (vide esta comparação do meu cabelo com o da Ci), mas era tanto creme, mas tanto creme que o cabelo ficava branco! Além disso as meninas saem de lá com o cabelo molhado. Depois, olhando o site, eu descobri que para secar o cabelo é cobrado um valor a mais. Ainda sobre o penteado, creio que dependendo da pessoa que fizer no seu cabelo, pode te deixar um pouco zonza! rs São movimentos repetitivos que fazem com que o cacho “apareça”.

Ah! Esqueci de mencionar que os cabelos das atendentes não estavam secos e achei isso um pouco chato. Eu não saio de casa com o cabelo molhado. Acordo uma ou duas horas antes para deixar ele secar naturalmente, mas não chego em lugar algum com ele molhado. Na minha opinião seria legal as meninas com os cabelos secos, assim como a Zica, para serem a cara do salão. =)

Eu e a Ci fizemos um tratamento chamado Spa Capilar que tem um cheiro muito gostoso de menta e é indicado para fios danificados (adoro tudo que é para cabelo danificado! hahaha). Depois do tratamento a Zica perguntou se eu não queria tirar o resto da química do meu cabelo e eu topei.  ABRE PARÊNTESES Para quem não sabe eu estava cortando meu cabelo aos poucos e tirando toda a química, que era permanente, para ver como é o meu cabelo e tudo mais. Eu já estou há seis meses sem química e não quero passar nada tão cedo porque desejo ver como meu cabelo cresce e aprender como cuidar dele de maneira natural. Não sei se ficarei sem química para sempre mas é isso que eu quero no momento. FECHA PARÊNTESES

Cortei meu cabelo e no momento em que cortava diversas meninas falavam “Nossa, vai ficar lindo com o Super-Relaxante” “Olha! Forma cachinhos pequenininhos! Com o Super-Relaxante vai ficar maravilhoso!”. Como eu disse para vocês no parágrafo anterior, eu quero deixar meu cabelo sem química, mas parecia que apenas com a química o meu cabelo ficaria bonito. Parecia que ele assim, como está, natural, não é bonito. Eu não gostei disso. Ao invés das meninas falarem “Olha, faz cachinho, se você passar o produto ficará mais soltinho, você prefere como?” elas insistiam para eu fazer o relaxamento e praticamente todas achavam que o cabelo ficaria mais bonito. Ou seja, “cabelo crespo bonito é cabelo crespo relaxado”. Aí eu penso que se chegar alguma menina lá querendo só hidratar, as atendentes vão falar e falar e falar para a menina relaxar os fios. =/

Depois veio a minha vez do creme para pentear e quando eu saí achei que tinha muito creme no meu cabelo. Mas, fiquei feliz porque vi os meus cachinhos pequenininhos! Sinceramente, eu não sabia que formava cachinho no meu cabelo e fiquei muito, mas muito feliz quando os vi. \o/

Existe também  produtos da marca que eu já usei e gostei bastante. Adoro os cremes para pentear do Beleza Natural e o fato de terem um litro. UM LITRO DE CREME PARA PENTEAR BRASIL! Só quem tem o cabelo crespo/cacheado sabe como suga creme e como aquelas embalagens de 300ml não duram nada.

No final das contas o Beleza Natural tem uma história muito legal e é a solução para quem quer soltar os cachos que já tem. Admiro demais porque é um salão especializado nisso e se formos pensar, quantos salões conhecemos que cuidam de cabelos crespos e cacheados? O que me deixou  triste foi a insistência para eu fazer o Super-Relaxante, como se só passando química o meu cabelo ficasse bonito. Já escrevi sobre isso no post “Meu cabelo não é liso“, eu acho que cada um tem que ter o cabelo do jeito que desejar. Pode pintar, alisar, relaxar, deixar natural, fazer o que bem entender desde que não deixe de cuidar. Não sou uma pessoa que é super a favor de cabelos naturais, nem gosto dessas coisas de ser obcecada e não poder passar química “porque é um pecado e bla bla bla”, só acho que cada um deve fazer o que quiser. =)

Gostei muito de conhecer o salão e saber como funciona. Acho que quem tem dúvida se quer ou não fazer o Super-Relaxante é melhor ir até uma unidade, conhecer, ver como funciona e depois decidir. E como eu disse no começo, abrirão três unidade aqui em São Paulo até o final do ano.

LInks interessantes mencionados no post:

Cabelos Cacheados x Cabelos Crespos
Testei: Produtos Beleza Natural
Meu cabelo não é liso

Uma fotinho minha e da Ci na Lagoa <3

Beijos
Mah

49 comentários em “Conhecendo o Beleza Natural

  1. Queria ver uma foto de como ficou o seu cabelo apos o tratamento feito lá, com os cachinhos. Sei que dá vergonha por causa da grande quantidade de creme que elas passam e como nosso cabelo fica branco de creme.

    Beijos

    1. Mah, Realmente, na hora o cabelo fica sim com muito creme, mas o resultado final é muito interessante. E o mais interessante são as possibilidades do “day after”. Você já experimentou o Creme pra Pentear Infantil? Na minha opinião ele supera todos os outros e, pra quem gosta de volume como eu, é fantástico!!! Se você experimentar, tenho certeza que vai gostar.

  2. Já fui cliente do BN a muitos anos do salão e ele quebrava muito por causa da quimica. To em transição e espero consegui ficar com ele natural, crespo natural. Gostei da sua atitude. Os cremes são realmente bons.

  3. Ma, adorei saber que está pensando em deixar seu cabelo sem química. Não é fácil, mas é muito prazeroso descobrir a textura dos nossos fios. Durante muitos anos fiz o cabelo no BN (antes mesmo de ser Beleza Natural), e realmente incomoda essa coisa de que o cabelo crespo só pode ser bonito com química, mas é o marketing dela :(. E sim, nossos cabelos fazem cachinhos pequenininhos e lindos. Conforme você for cuidando e crescendo vai ver isso.

    Usar química ou ser natural é apenas questão de escolha. E ambas devem ser respeitadas.

    Beijos.

  4. Ah menina, esteve em minha terrinha! Pelo look de vocês, não conseguiram pegar um clima mais quentinho, que pena!
    Gostei de ver esse post. Em uma época de puro desespero estive em um salão para ver se poderia fazer esse Super-Relaxante, mas deu um baita medo e não fiz. Meu cabelo é cacheado, mas armava muito então era muito forte para meu bichinho.
    E não esquente para a fala das atendentes, isso é discurso neuro-linguístico! kkkk
    Bjuuuuus

    1. Siiim! Pegamos um dia frio mas estamos acostumadas com o tempo assim por morarmos em SP! HAhAHhahAhA A gente nem liga mais! =)
      UAHuAHAHUhAUhuAHAHuhAUhAUHA

      Beijoooos

  5. Oi Mara!!!!! Eu adoro você meu!!!!
    Vc realmente é MARA!!! rsrsrsr
    Meu,sério mesmo,vc já pensou em ser escritora???? Vc gosta tanto de ler, devia tentar menina!!!!
    Um beijão e boa sorte na vida!!!!

    1. MAAAAAAAAAAANO! Você é paulistana! Adorei ler seu comentário meu! AHhahAHAHhAhAHA
      Eu falo gíria pra caramba mas preciso me controlar quando escrevo. (sei que nos vídeos eu entrego de onde sou). Ver alguém escrevendo assim é muita alegria! Me senti em casa! HAhAHAHHhAhHHAhAHAHA
      Muito obrigada pelo carinho! Já pensei sim em escrever quando tinha uns 13 anos de idade, hoje eu escrevo apenas nos meus cadernos histórias da minha vida mesmo! hahhahahah
      Beijoooooos e apareça mais vezes!

  6. Heeeeey invejinha branca gostaria de ter ido também..adorei o post..mas bem que você poderia descolar um sorteio de alguns produtos para nós leitoras né ou até mesmo uma visita para uma que chic né hahahaha… seu cabelo esta lindo de morrer ;D e você linda também.
    ;*

    1. Boa ideia do sorteio, mas te confesso que dá um trabalhinho fazer sorteio sabia? Vou pensar nisso e ver se consigo algo!
      Beijoooos e obrigada pelo carinho!

  7. Olá Maraisa!!!
    Com relação ao BN eu conheço pq já fiz tratamento lá. Meu cabelo é cacheado naturalmente mas sem forma e por isso comecei meu tratamento. No início eu amei, mas depois de dois anos e meio fazendo tudo que eles mandavam (exceto a parte do creme que realmente é desnecessário e incômodo pois fica realmente pesado, murcho, fedido até e com muita caspa, claro que isso foi comigo não sei as outras; portanto eu colocava bem menos creme. Na realidade uso como você), meu cabelo quebrou de montão e mesmo com as reclamações nada foi feito a respeito.
    Por isso eu mudei de instituto, um bem menor mas que me deu muito mais atenção e meus cabelos ficaram bem mais bonitos e saudáveis. Na realidade é a mesma química porém é um salão de bairro sabe?
    Depois disso faço tudo que quero no meu cabelo, até mudar a cor pois eles restringem a tintura deles ou umas que não colorem nada, sendo que tem outros tonalizantes bons e que não danificam o cabelo. Eu sempre cuidei muito bem dele e por isso fiquei chateada com estrago que foi feito. Eles restringem muito o uso de produto e também percebi que posso usar outros sem estragar, desde que sejam de boa qualidade e usados da forma correta é claro. Hoje meu cabelo é muito mais forte e cheião do jeito que eu gosto!!!
    Esse é um resumo da minha experiência no BN.

    1. Oieee!
      Amei o seu post! Já me falaram também disso de restringirem o uso de produtos sendo que você pode usar muito mais do que imagina! =/
      Chato isso…
      Beijos

  8. Oi Mah,
    Gosto da sua sinceridade eu ja vi umas fotos na net de mulheres que fizeram o super-relaxante tive a impressão que todas ficaram com o cabelo igual com cachos fininho,vai abrir um salão deles em um shopping perto da minha casa aqui em SP tenho vontade de usar os cremes chato isso de ficarem falando para vc relaxar logo agora que tirou toda química se eu resolver ir conhecer o salão daqui já vou deixar bem claro que prefiro meu cabelo natural.
    Bjs.

  9. Oi linda, saudades…
    Por que será que todo salão “especialista” em cabelo afro/crespo/cacheado sempre insiste em modificar os nossos fios hein?
    Eu passei por uma loooonga transição e hoje (tem fotinhos no meu blog), estou aprendendo a lidar com o volume excessivo e adorando os cachos que eles formam. Mas nem sempre foi assim…
    Passei um perrengue (é assim que escreve? rs… :-s) na época do cabelo misto, mas hoje eu vejo que toda e qualquer química, sempre deixará rastros. Mas eu não condeno quem quer ter o cabelo liso, mas temos que ter a consciência de que o cuidado sempre será em dobro.
    O que eu busco incansavelmente é um salão especializado em cortes para cabelos cacheados. Alguma indicação?
    Tô sumida nos comentários, mas tô sempre acessando para ler as novidades!
    Beijos.

    1. Eu acho que é toda uma coisa cultural e tals.. =/
      Sobre salão, eu amo o Galeria que fica na Mário Ferraz. Se puder corte com o Julio Crepaldi que não se arrependerá, ele é PERFEITO!

      Beijooos

  10. pois é.. nao acho legal isso de ficarem insistindo
    E se vc nao gostasse do resultado do produto?? Lá iriam mais 6 meses sem química até retornar ao cabelo virgem de agora
    To tirando a quimica exatamente do BN do meu cabelo e não tá sendo fácil nao.. meu cabelo está embaraçando muito, hiper ressecado, por mais que eu hidrate, mas enfim
    É uma escolha que podemos fazer neh!! Só nao me acostumaria com o cabelo tão pequetito igual ao seu está agora rsrsrs Mas vc continua linda!!

    1. Meu cabelo nunca ficou tão pequeno, mas acho que faz parte. Assim eu me conheço melhor sabe?
      Tirar a química é sempre uma coisa chata, ainda mais quando o seu cabelo é enroladinho e cresce MAS parece que não cresceu nada.

      Beijooos

  11. Em SP tem o Lunablu, com uma proposta semelhante. Não conheço o salão, mas uso os produtos e acho maravilhosos!

    Já meu salão queridinho é o Floreal Hair Salon – Clínica de Cachos. São os representantes oficiais da DevaConcepts no Brasil. Simplesmente não se aplica química alisante lá! A proposta é cuidar dos cachos como eles são. Os cortes que eles fazem ficam incríveis e até a forma de aplicar as tinturas é específica para cabelos cacheados. Dá uma pesquisada Mah! É algo realmente diferente e incrível a proposta deles.

      1. Eu só lamento não pode ir sempre porque moro em outra cidade. Vá sim, você vai gostar. Meus profissionais preferidos são o Miro e a Dani.

        ficou gata, viu? Gostei muito do visual, super moderno.

  12. Eu ja tratei meu cabelo no beleza por um tempo e elas simplismente acabaram com meu cabelo! Por ele ser mt fino, nao fizeram direito e meu cabelo quebrou todo e se encheu de pontas lisas. Me cansei dessa vida de relaxamento e parei de relaxar o cabelo! Hoje ele esta totalmente beleza natural como vim ao mundo kkkk e super apoio a sua decisao.

    Me dava agonia essa historia de sair de la com a cabeca branca de tanto creme. Nesse hora eu assumia e eu mesma pentiava meu cabelo kkkk

    Mas sem duvida a historia delas eh mt digna e deviamos sim ter mais saloes especializados no tipo do nossso cabelo.

    Vou te falar que vc esta bem bonita assim com cabelo natural e curtinho! Parabens

    1. HAHHAH Adorei “Beleza Natural como vim ao mundo”! Nossa, as meninas saem de lá com o cabelo branco! É exagero!
      Muito obrigada pelo elogio! Fico feliiiiiiiz \o/
      Beijoos

  13. Eu estou morando no Rio e fui visitar o salão. Eu tive a sensação de ser um produto e não uma pessoa. Tudo é separado como se fosse uma linha de produção. A analise do cabelo, o pentear e separar o cabelo, relaxar, hidratar, penteado, parecem etapas de produção de um produto numa fábrica. Eu estou a 6 meses sem química e ainda não cortei a parte relaxada. Eu estou na segunda tentativa de deixá-lo natural. Eu não sei quando cortarei, não sei se relaxarei novamente. Não é fácil. tudo que quero é me sentir bem com ele e estou cansada desses quase 30 anos de química. A opinião de pessoa bem próximas é importante sim prá mim. beijos e parabéns

  14. Depois de 3 anos no Beleza Natural meu cabelo ficou cada vez mais ralo, não cacheava nem a pau, só frisava e mesmo assim enchendo de creme e amassando os cabelos, mas era só tirar aquela tonelada de creme q o cabelo ficava tipo “espichado” como se tivesse sido alisado. Chegou a um ponto q o cabelo ficou ralo demais, parecia uma ponta gigante rala com a raiz cheia, mobilava e quebrava mt, apesar de eu sempre comprar e usar somente os produtos do salão e fazer a hidratação como recomendado, me sentia mal pois pagava caro, me dedicava fui fiel ao salão sempre fazendo td recomendado e nada de cachos, apenas o friso na base de muito creme com vários minutos amassando pra tentar ver os tais cachos q nunca via. Até que e eu decidi q queria alcançar meus tão sonhados cachos, a procura de depoimentos e experiências positivas na internet, vi muitos comentários sobre o permanente afro do salão Ilê da Anastácia, tomei coragem e fui! Claro q tive q cortar o cabelo bem curtinho (foi dureza essa parte) pois a química não era compatível, mas o resultado foi incrível!!!!! Meu cabelo está cheio de cachinhos lindos e definidos, não me canso de olhar pra eles nunca ! Adorei só lamento os anos e dinheiro perdido no Beleza Natural (e o comprimento perdido tbm né, meu cabelo já estava abaixo do ombro :/ ), mas daqui pra frente é só alegria e td cuidado do mundo com os meus cachinhos rsrsrs

  15. Estou na pesquisa para cachear meu cabelo porque vivo de escova e chapinha mas o meu cabelo antes disso era cacheado, gostaria de cachea-lo novamente mas não sei como. Moro em Brasilia e não sei nem por onde começar porque aqui não tem o BN. Como faço? Vc conhece algum produto(creme) que eu possa usar em casa mesmo sem ir em salão nenhum?
    Obrigada.

    1. Isaura, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar da escova e da chapinha. Lave seu cabelo com produtos para cabelos cacheados e eu indico um creme para pentear da Capicilin chamado Relaxante Natural Temporário. Procure a versão para cachos que você vai adorar!

      Beijos

  16. olha já tem 1 ano que não relaxo o meu cabelo, gostaria de saber se eu poderia fazer o super relaxamento?
    sem causar uma queda deles?me mandem resposta pelo e mail,abriu aqui em belo horizonte um isntituto beleza natural to doida para fazer.. o que acham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *