Umectação Capilar: O que é? Como fazer?

Mah / 28 maio,2014 /Cabelos, Vídeos

Faz muito tempo que eu queria fazer este post/vídeo para vocês. Comprei alguns óleos e finalmente consegui gravar. O post foi escrito em parceria com a Rita Lima que, como sempre, me ajuda demais quando o assunto é cabelo. Bom, chega de conversa e bora entender o que é este treco que muita gente fala.

O que é UMECTAÇÃO?
Umectar o cabelo não é nada mais do que fazer um banho de óleo no mesmo. A palavra umectar, de acordo com o dicionário, quer dizer molhar, colocar água, umedecer. Sinceramente, não sabemos explicar em qual momento a umectação foi parar no óleo, mas é basicamente isso. Colocar óleo nos fios.

Para que umectar o cabelo?
A umectação é feita com óleo não é mesmo? E o óleo pertence a qual etapa mesmo do Cronograma Capilar? NUTRIÇÃO! Isso quer dizer que ao umectar o cabelo a gente repõe os lipídeos do fio. O lipídio é a gordura, é o alimento do nosso cabelo. Um cabelo bem nutrido, bem alimentado, te responde com brilho e resistência.
A umectação é recomendada para todo e qualquer tipo de cabelo, principalmente para cabelos danificados e ressecados. Se você possui um cabelo oleoso, fará a umectação raramente. Mas se você possui um cabelo crespo, pode umectar os fios em toda a lavagem.

Vale salientar que todo couro cabeludo produz óleo, mas nem sempre este óleo chega até as pontas dos fios. Um cabelo crespo como o meu, por exemplo, possui cachos muuuuuito pequenininhos, e até o óleo dar todas estas voltas e chegar nas pontas demora muito. Já em um cabelo liso, o óleo chega com muito mais facilidade. isso quer dizer que um cabelo crespo é naturalmente mais seco do que um cabelo liso. Por isso a umectação ajuda. =)

Como umectar?

Agora eu deixo o vídeo para vocês, mas abaixo escreverei tudo. =)

ÓLEOS MENCIONADOS
-Girassol
-Semente de Uva
-Coco Babaçu
-Amendôas Doces
– Abacate

Loja Mundo das Essencias
Rua Tabatinguera, 79 (Estação Sé em São Paulo)
ESTOU USANDO NO VÍDEO
Base: Studio Fix Fluid NC42, MAC
Batom: Brave, MAC
Esmalte: Mulberry Forest, Mary Kay
Brincos: Accessorize
Blusa: MOB

A gente pode umectar o cabelo de diversas formas, tudo depende de cada pessoa, de como cada um achar melhor. Podemos passar o óleo nos fios sujos, dormir e depois lavar pela manhã. Podemos passar óleo nos fios depois de lavar com shampoo e deixar por algumas horas. Ou podemos fazer como eu fiz no vídeo, passar óleo no cabelo sujo, deixar algumas horas e depois prosseguir com a lavagem normalmente.

Qual óleo usar?
Sempre opte por óleos vegetais porque são puros. Os óleos que vemos na perfumaria, em sua maioria, são finalizadores e possuem ingredientes que dificultam a penetração no fio. Além disso o óleo vegetal é levedeixa um resultado melhor, atua de maneira mais eficiente e ainda é mais barato. =)

Você pode usar azeite extra virgem, óleo de coco, de amêndoas, de abacate…. o óleo que você desejar! Abaixo algumas funcionalidades dos óleos mais conhecidos. (Retirei as informações de um livrinho da Phytoterápica, o site é www.phytoterapica.com.br)

– Abacate
Fortalece, hidrata, dá brilho, recupera fios ressecados, protege dos raios UV e previne queda de cabelo

– Amêndoa Doce
Nutre, devolve brilho e maciez

– Argan
Fortalece, dá brilho e revitaliza. Promove o crescimento de fios novos. Evita e repara pontas duplas. Hidrata e nutre; traz maciez e flexibilidade e reduz o frizz. Modela cabelos cacheados e crespos. protege de danos causados por produtos químicos. Protege da poluição do dia a dia.

– Coco Babaçu
Hidrata e traz sedosidade. Protege de raios UV, revitaliza, nutre,  revigora e traz brilho. Auxilia a evitar caspa e piolhos quando utilizado no couro cabeludo.

– Gergelim
Evita a queda, hidrata e traz maciez. Auxilia a regredir o processo de embranquecimento.

– Gérmen de Trigo
Evita a queda e estimula seu crescimento. Traz sedosidade, maciez e resistência ao cabelo.

– Girassol
Revitaliza, dá brilho, nutre, fortalece, regenera os fios danificados e quabradiços e melhora a circulação do couro cabeludo. Promove o crescimento dos cabelos.

– Semente de Uva
Hidrata, traz maciez e auxilia no crescimento.

É isso! Espero que tenham gostado e entendido melhor o que é a umectação. Vale lembrar que nem todos os óleos possuem o mesmo peço. O de Argan é absurdamente mais caro. hahahha =)

Beijos
Mah e Rita

22 comentários em “Umectação Capilar: O que é? Como fazer?

  1. Oi, Maraisa! Eu tenho o cabelo cacheado e já fiz uma vez umectação com abacate e até leite de coco, desses de cozinha mesmo! O resultado é ótimo! Só tem um problema… O cheiro depois! Eu sempre fazia numa quinta-feira pra quando desse o fim de semana meu cabelo ficasse cheiroso… Aí por causa disso (o cheiro horrível que ficava) desisti…

    Então, como que fica o cheirinho no cabelo depois desses óleos que você indicou?

    1. Oie! Mas você faz antes de shampoo? Se sim, o cheiro sai todo porque a gente passa máscara ainda e condicionador.
      Nunca fica com cheiro ruim não…

      Beijos

  2. Excelente post.. bem explicadinho
    infelizmente por aki é dificil encontrar esses tais óleos puros, então vou sempre de Azeite de Oliva Extra Virgem 😛

  3. Mah Que post otimo e completinho! voce e incrivel! esse post e de utilidade nacional hahah!
    So estou aqui pensando onde irei comprar isso aqui (nao moro no brasil), estou louca pra fazer.
    Como e isso de cronograma capilar?
    Beijos!

    1. EBAAAA! =)
      Isshhh, mas acho que deve ter óleo vegetal em todo lugar sim, o negócio é ter que procurar. =/
      Sobre Cronograma, joga na busca do blog: Cronograma Capilar, você vai achar um mooooooonte de post legal que te explica tudo!

      Beijoooooos

  4. Mah, Fiquei com duvidas, vc misturou todos os olesos ou um de cada vez? De quanto em quanto tempo vc faz? Qual o preço que pagou nesses oleos?
    Sabe aquele oleo da kil… (nao sei escrever) serve?

    1. Não! No vídeo eu mostro que usei um óleo só. Falei no vídeo também que faço toda vez que lavo o cabelo, lavo 2x por semana. Você viu o vídeo? huhhuhuhuh
      O óleo mais caro foi 20 reais, mas infelizmente não lembro qual foi. =/
      O da Kiehl’s não serve porque não é um óleo 100% vegetal. =)
      Beijoooooos

  5. Amei o resultado Maraisa,senti os fios mais encorpados,não quebram ao secar e pentear,obrigada p/ dicas,bjinhos !

  6. Olá Maraisa tudo bem?
    Tenho uma filha de 06 anos, ela tem os cabelos cacheados, entretanto o fio é fininho, então a tendência a quebrarem é bem maior.
    Por ser criança eu não uso nenhum produto de químico só o shampoo e creme para pentear. Mas estou procurando algo natural para fazer hidratação no cabelo dela, que não seja babosa. Então encontrei seu post.
    Você saberia me informar se o mesmo processo poderia ser aplicado no cabelo dela?
    Entretanto de uma forma mais leve e esporadicamente ?

    Grata.

    1. Sim! Sem problema algum! Você aplica um dia e vê como o cabelo dela fica, a textura, o brilho…. Pode aplicar a cada 15 dias. =)
      bjs

  7. Bom dia ,
    Moro em Aracaju-se e n encontro o óleo p a umectacao…
    O q faze? Meu cabelo esta detonado pelas luzes precisa urgente :(.

  8. BOA NOITE!!!
    MARAISA, ADOREI ESTOU FAZENDO TODOS OS AS CRONOGRAMAS CAÍREM QUE VC TEM INDICADO,ESTOU PENSANDO EM GRAVAR TBM,POIS AQUI NO RIO DE JANEIRO EU QUE SE NÃO VEJO NINGUÉM DANDO INDICAÇÕES,FICO COMO UMA LOUCA COMPRANDO AS COISAS QUE VC INDICADO,É OS VALORES SÃO MAS ALTO,EU MORO EM CAMPO GRANDE AÍ FICA PIOR AINDA,MAS TEMOS VÁRIAS OPÇÔES DE LOJAS QUE VENDE ALGUMAS COISAS QUE VC INDICOU RIO ADOREI É QUE DEUS TE ABENÇOE BJOS SMS SMS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *