Conhecendo o figurino de Lado a Lado

Mah / 07 set,2012 /ETC, Moda

Oie! Comentei no post Imagens da Semana, que sexta passada fui para o Rio em um evento bem legal para algumas blogueiras paulistas e cariocas: conversar com Beth Filipeck, figurinista, para conhecer o trabalho feito para a nova novela das seis, Lado a Lado. A novela é escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage e acontece no século XX com a história  de duas amigas que possuem o mesmo ideal: lutar pela liberdade feminina.

Pensei se gostaria da conversa, porque não sei muito de moda e tals, mas não é que eu me encantei? A Beth sabe tanto do assunto que você ficaria horas sentada escutando ela falar. E não é fácil fazer um figurino de época, tem que pesquisar a história. Então imagina o quanto esta mulher não tem para contar?

Cada personagem é analisada detalhadamente e é feita uma pesquisa com inspirações para ver as possíveis roupas da mesma. Depois que o diretor aprova, começa a produção. Beth conta com uma equipe muito, mas muito boa! Cada um cuida de uma parte e no final sai tudo lindo. Preciso frisar que me encantei com o cuidado da caracterização; são detalhes minuciosos que fazem a diferença e cada coisa tem uma história, um motivo, é lindo! Eu queria muito ter nascido nesta época, mas como a Lei Áurea tinha acabado de sair, ainda tinha gente que achava que negro era escravo, então eu sofreria muito! HAHAHAHA

 

Constância Assunção – Patrícia Pillar

Estes recortes acima são as referências que buscam para ver como será a roupa. A Constância usará na maioria das vezes roupas claras. Abaixo desta renda tem um tipo de “base” que serve para ser usada com diversas “coberturas” mudando assim completamente o vestido mas gastando bem menos. Os vestidos não pesam o quanto pesavam na época, são bem mais leves. Todos os acessórios são criados na Globo, este chapéu é a coisa mais linda de perto, e foi criado lá mesmo. Ah! Um detalhe é o tingimento dos tecidos, podemos perceber que nada é chapado, tudo possui vários tons.

Laura Assunção – Marjorie Estiano

A Laura será o oposto da mãe. Seus vestidos não são exagerados e ela quase não utilizará acessórios, quando utilizar, serão quase masculinos, como esta gravata da foto. Viram que na colagem de referências tem foto envelhecida das atrizes? É algo meio que como elas seriam antigamente, eu adorei! Quero que façam isso com uma foto minha! A loka!

Isabel Nascimento – Camila Pitanga

Isabel é do núcleo pobre. Sua roupa é bem mais simples e toda de algodão. Não existe acessórios, uma vez o outra pode aparecer um lenço na cabeça, mas não passa disso. As roupas são bem desgastadas porque a personagem não tem muitas opções do que vestir.

Lindo isso não? Sei lá, eu adoro conhecer a história, ainda mais através de um figurino, isso foi UOU! Depois desta conversa, fomos ao acervo de figurinos da Globo e a parte mais legal é das roupas de época! =)

E no final fomos ao Projac, conhecer algumas cidades cenográficas! Gente, mas que diversão conhecer o lixão, a fonte da Gabriela, a casa do Tufão. Muuuuito divertido!

Olha, este dia foi muito, mas MUITO divertido! Conheci muitas blogueiras legais e reencontrei outras que já gosto. Não tenho como explicar a alegria de conhecer a cidade cenográfica de perto, simplesmente demais!

Beijos
Mah

5 comentários em “Conhecendo o figurino de Lado a Lado

  1. Que inveja de você. Eu A-DO-RO os figurinos das novelas de época. Fiz faculdade de moda, mas não tive a oportunidade de trabalhar com este tipo de roupas. Detalhe: moro perto do Projac. Rs! Linda matéria. Bom FDS!!! Bjs.

  2. Nosssssa muito divertido, me faz lembrar das roupas de minha avó e as histórias que contava de sua época.
    Parabéns pela matéria.
    beijos
    Edna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *