Quanto tempo dura?

Mah / 19 out,2011 /Maquiagem

Eu mesma já me perguntei mil vezes quanto tempo dura cada item de maquiagem. Isso porque acabamos comprando demais e acumulando diversos itens que se bobear até esquecemos de usar e depois acabam indo para o lixo! Antes de tudo é bom sermos sensatas no momento da compra e pensar duas vezes se usaremos mesmo aquele produto, se ele fará jus a cada centavo investido e se não vamos deixá-lo no esquecimento. Depois disso, acho que basta tomar alguns cuidados básicos para prolongar a vida do seu item.

Lembrando que estas são as minhas considerações e não sou maquiadora profissional! =)

Antes de qualquer coisa é intressante guardar as maquiagens em local adequado. Mas Maraisa, qual seria o local adequado? Qualquer um menos o banheiro. (claro que você não vai fazer a louca e guardar na cozinha… hahaha) O banheiro é um local que possui muita umidade, e a umidade não é amiga das nossas maquiagens porque cria bactérias, além da variação de temperatura (quente e frio) interferir na cor e consistência de alguns itens.

Outra dica relevante que interfere na validade dos produtos é a forma que utilizamos. Por exemplo: Você vai usar uma sombra com água para ficar mais intensa e depois de utilizá-la é deixa secando com o esojinho aberto. Não feche e guarde, isso gera bactérias que podem alterar a produto. Outro exemplo são as bases que não contém válvula e você a encosta direto na pele para retirar produto; Não lavar os pincéis periodicamente também interfere na qualidade dos produtos em pó quando formos utilizá-los. Isso tudo pode parecer uma chatice, mas se adiquirirmos estes costumes, com o tempo veremos que nossas maquiagens durarão mais.

Por fim o tempo propriamente dito que eu costumo dar de validade aos meus produtos:

Máscaras: De 6 a 10 meses. A máscara é o item que tem mais facilidade para contaminar e estragar. Por ser pastoso e passarmos em uma área sensível é legal tomar um certo cuidado ainda mais quem usa lentes de contato como eu. Uma vez fui usar uma máscara que estava em casa há mais de um ano e não deu certo. Meus olhos ficaram vermelhos, coçaram e a lente, que estava nova, foi para o lixo. Há pessoas que prefiram jogar fora as máscaras nos exatos 6 meses, eu dou uma crédito de mais 4.

Lápis: até 1 ano. Lápis é bem do perigoso por colocarmos nos olhos ou na boca e entra em contato sempre com a umidade (lágirma ou saliva). Lápis de olho eu jogo fora mesmo estando na metade porque é o item que mais uso e sei que pode me fazer mal, já o lápis de boca eu não jogo fora com tanta facilidade, acho que enrolo mais uns 6 meses.

Bases e primers: 1 ano. Minhas bases nem duram tudo isso porque uso demais! Mas caso tenha algumas bases para momentos especiais, acho que vale a pena guardar por até um ano e meio, isso se ela estiver aberta, caso esteja fechada pode guardar de acordo com a data de validade.

Batons e glosses: 2 anos e 1 ano. Eu guardo meus batons por um bom tempo e a maioria uso por uns dois anos e depois descarto. Devemos prestar muita atenção no cheiro e na textura do produto; se você é uma pessoa que tem alergia com facilidade acho melhor diminuir este tempo. Minha mãe é um exemplo que usa algo por 6 meses e depois já dá alergia… vai de cada corpo. Já o gloss, por ser pastoso eu prefiro usar por menos tempo.

Pós: 2 anos. Qualquer produto em pó tem uma durabilidade enorme. Normalmente meus pós faciais não duram dois anos, mas este tempo é o máximo que usaria. Já as sombras eu deixo ir além e só jogo fora quando vejo que a textura mudou completamente e que o cheiro está diferente.

Para finalizar, tudo isso também vai do nosso bom senso. Basta olharmos, cheirarmos e sentir se a textura mudou; Se não é mais como quando nós compramos, melhor ir para o lixo. Ah! Não esqueçam de guardar as “maquiagens de estoque” fechadas e abrir apenas no momento do uso, pois sabemos que se entrou em contato com o ar a contagem regressiva começa.

Beijos
Mah

3 comentários em “Quanto tempo dura?

  1. nossa, minha base diaria dura no maximo estourando uns seis meses se for liquida agora se for pancake beem menos, já pó uso pó que nem agua , normalmente esses pos de farmacia e loja de cosmeticos não duram nem dois meses! agora que fiz um tratamento de pele to usando menos bem menos mais ainda base e pós duram bem pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *