Livro da Semana: Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie

Mah / 26 dez,2017 /ETC

Sejamos todos feministas é um livro rápido e muito fácil de ler. Pequeno, simples, mostra de maneira didática porque devemos olhar mais para esta questão de gênero e, como Chimamanda diz, “expectativas de gênero”.

O livro é uma adaptação da palestra que Chimamanda Ngozi Adichie fez no TEDxEuston em dezembro de 2012. Esta mesma palestra foi mencionada na música Flawless de Beyoncé (a partir 1’25”) e até colo aqui a versão traduzida:

“Nós ensinamos as meninas a se retraírem para diminuí-las. Nós dizemos para as garotas: você pode ter ambição. mas não muita. Você deve ser bem sucedida, mas não muito. Caso contrário, ameaçará o homem.
Porque eu sou uma mulher esperam que eu deseje me casar. Esperam que eu faça as minhas próprias escolhas na vida sempre tendo em mente que o casamento é o mais importante.
O casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo. Mas, por que ensinamos às garotas a aspirar ao casamento e não ensinamos a mesma coisa aos meninos?
Educamos as garotas a se verem como concorrentes, não por emprego ou por realizações, que eu penso que pode ser uma coisa boa. Mas sim pela atenção dos homens.
Nós ensinamos as garotas que não podem ser seres sexuais, da mesma forma que os garotos são.
Feminista: a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”

Este trecho já diz muito sobre o conteúdo do livro.

Eu, Maraisa Fidelis, me entendi como feminista neste ano de 2017. Minhas ideias sempre foram feministas, mas eu não entendia muito bem o que o feminismo abordava de fato. Ao ler, cada vez mais sobre o assunto entendi que sou sim feminista e que MUITA gente ainda enxerga o feminismo como algo negativo.

No livro tem uma citação ótima: “…a palavra ‘feminista’ tem um peso negativo: a feminista odeia os homens, odeia sutiã[…] acha que as mulheres devem mandar nos homens; ela não se pinta, não se depila, está sempre zangada, não tem senso de humor, não usa desodorante.”
Então eu sou completamente o oposto do que muitos pensam né? hahahaha

Sejamos todos feministas: leitura básica!

Considero este livro uma leitura básica e essencial para quem desconhece o feminismo, para as pessoas que possuem dúvidas e desejam esclarecer, ou mesmo para aqueles que falam mal mas não pegaram ao menos um livro para ter base em sua argumentação.

Por que criamos nossas meninas como “princesas” e os nossos meninos como “heróis”? Já partimos daí. Estimular que o homem é o mais forte, provedor, a quem a mulher (sexo frágil) deve obediência é algo que foi enraizado mas que podemos mudar!

Por que ao chegar em casa as tarefas domésticas são destinadas à mulher? Os homens tem alguma dificuldade em exercê-las ou a criação deles que os tornaram assim?

Esses questionamentos, além de alguns fatos citados que aconteceram com a autora, fazem com que paremos e pensemos em tudo. Na nossa sociedade, no nosso país e até mesmo nas pessoas que nos cercam. Como é o ambiente em que vivo? Sabe quando você lê um livro e tudo que está escrito você consegue encaixar em várias situações vividas ou mesmo “escutadas” por aí? É isso que acontece com Sejamos todos feministas.

Eu quero ler todos os livros da Chimamanda e vou falando para vocês um a um. Completamente elucidativa e de leitura fácil.

Sinto que não tenho mais o que comentar sobre o livro né? É visível que amei e o engoli em menos de uma hora. É legal até para quem não gosta de ler! Curtinho! hahahahahhaha

E vocês? Já leram algum livro dela? Me falem quais!

Quanto?
Tá em promo na Saraiva por R$11,90

Beijos
Mah

 

Postado em ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *