Como ler mais? Algumas dicas que podem ajudar.

Mah / 11 jun,2014 /ETC

Nossa, mas que pretensão a minha hein? hahahahhahah A questão é que muitas pessoas, não só do blog, dizem que eu leio bastante e que gostariam de ter o mesmo pique ou a mesma dedicação. Meu namorado mesmo diz que eu engulo livro e que isso não é nada saudável. Mas quem é ele para falar dos meus livros sendo que compra dvds feito um louco hein? Hein? Hein? CADA UM COM O SEU VÍCIO. HAHAHHAHAHA

Bora lá, não expert nem nada para dar estas dicas. Resolvi escrever porque achei que li poucos livros ano passado e queria ler mais este ano. Então criei meio que uma rotina e acho que tem dado certo. Nada de loucura ou dever, encaro como algo gostoso e um momento de relaxar. Espero que gostem das minhas diquinhas que fiz com amor para vocês que gostam de ler como eu OU que querem ler mais.

– Gostar de ler não vem do nada
Isso eu digo porque uma pessoa que não tem paciência para ler livros, não pode querer ler um por mês do nada. Tem que começar aos poucos e sem muita pressão em si mesmo. Ler assuntos chatos cansa, ler em lugares barulhentos (para mim) é insuportável, ler sem tempo também é chato. Tem que ter paciência consigo e ir um passo por vez.

– Leia de tudo até descobrir qual estilo realmente gosta
Eu não suporto livro com muita tristeza ou policial. NÃO SUPORTO! Prefiro ler histórias leves que me tirem do mundo para algo mais divertido e gostoso. Meu namorado não era muito fã de ler livros, eis que eu li um policial que DETESTEI e dei para ele. Resultado? ELE AMOU! Comprei outros três policiais e dei para ele. GENTE, Baby leu os três livros em pouco mais de um mês! Tipo, UOU! Então às vezes não é que você não gosta de ler, é que ainda não achou o estilo que te prende e te desliga do mundo.

– Tente achar o seu melhor horário para ler
Eu sempre leio antes de dormir. Tenho o costume de ler mais de um livro por vez, isso porque quando a história começa a me cansar eu pego a outra até o sono vir. Minha mãe lê todos os dias pela manhã e à noite. Quando eu trabalhava fora, lia no metrô sentadinha porque ficava um tempão na mesma linha, isso na ida e na volta do trabalho. Não consigo ler em carros e ônibus porque me dão tontura. E por aí vai… Cada um tem o seu melhoro horário. Pode ser 20 minutos depois do almoço, assim que chega em casa do trabalho, depois de colocar o nenê para dormir…

– Encare como um exercício
Se você QUER ler mais, tente encarar isso como um exercício e ler ao menos 10 minutos por dia. Depois você aumenta o tempo conforme a sua disponibilidade. Tenha a certeza que em pouco tempo estará lendo por uma hora sem perceber. hahahhaha

– Nada como se perder em uma livraria
Tá, isso acho que é um nível acima para quem já está gostando mais de ler. Mas, entrar em uma livraria sem pedir ajuda para vendedor algum, e vasculhar todos os assuntos é uma terapia para mim. Claro que não é nada bom para o bolso porque sempre dá vontade de levar alguns para casa. HAhAhaHaha Mas sério, de uma certa forma acalma.

– Não compre de cara um livro, pesquise antes
Pesquise o que Maraisa? O PREÇO! HAHaHhahaHa gente, livro na internet é muuuuuuuuito mais barato! Na maioria das vezes eu vou nas livraria apenas olhar e anotar os nomes. Compro em loja física APENAS quando tem promoções. No meu computador abro diversas lojas, vejo a mais barata, o melhor frete, e pronto! Faço minha compra no conforto do meu lar. hahahahah

Por fim, gostaria de dizer o motivo pelo qual eu gosto tanto de ler…

Já disse em diversos vídeos que eu não suporto assistir filme porque acho que estou perdendo tempo da minha vida, mas ler é maravilhoso para mim. Por mais que eu vire uma noite lendo, na minha cabeça eu me desliguei do mundo, entrei em outro completamente diferente e conheci histórias maravilhosas. Ler, para mim, faz com que eu imagine os personagens, faz com que eu tenha que imaginar o cenário, faz com que a minha cabeça tenha que pensar em todo o contexto para entender o livro. Fora que algumas vezes leio palavras que nunca li e tenho que pegar o dicionário para saber o que é. Isso é maravilhoso! Aprendo palavras novas, conheço lugares novos e ainda faço minha mente viajar.

Tá, sei que pode parece muita viagem o que eu escrevi, mas é que eu amo muito ler. Hoje em dia eu compro mais livros do que maquiagens e tenho vontade de dar livros de presente para todo mundo. hahahah Quando falo de livros vou longe e até me perco nas palavras de tanto que amo isso.

É isso, espero que tenha ajudado de alguma forma com as minhas escritas meio sem ordem. Ler é delicioso e uma terapia que te acalma e só te enriquece.

E vocês? Possuem algumas dicas para ler mais e melhor? Por que gostam de ler?

Beijos
Mah

Postado em ETC

17 comentários em “Como ler mais? Algumas dicas que podem ajudar.

  1. Gosto de ler antes de dormir, quando tudo no meu dia já foi resolvido. Leio vários ao mesmo tempo, pois isso me estimula sempre a relembrar a história de cada livro e evita que eu fique enjoada de alguma história. Dizem que fazer isso estimula a memória! Enfim, amo ler e me sinto confortável com meus livros ao meu redor. Deixo todos eles à minha vista. Com eles, me sinto em casa.
    Amei seu post lindona! Tão alto astral e positivo quanto você!
    Parabéns!
    Te admiro!
    bjss

    1. OLHAAA! Então eu estimulo a memória sem saber! HAHAHAHaH Ainda bem! =)
      Eu tb deixo meus livros perto de mim! Para falar a verdade eu os deixo em cima da minha cama. Sempre tem uma pilha de uns três livrinhos ao lado do meu travesseiro. huhuhhuhu
      Beijooooooooos

  2. Mah, esse foi seu melhor post ever!!!!
    Também adoro ler, me perder numa biblioteca, livraria, adooooroooo! kkkkk
    Te dou os parabéns não só por gostar de leitura, mas por incentivar essa prática que é tão saudável!! Super beijo! :*

  3. Mah, esse foi seu melhor post ever!!
    Também adoro ler, me perder numa livraria, biblioteca! Amoooo!! kkkk
    Parabéns não só pelo gosto pela leitura, mas também por incentivar as pessoas pra esse hábito tão saudável! Super beijo! :*

  4. Maraisa, ler pra mim é um vício. Mal acabo de ler um livro, já começo outro. Experimente tb os clássicos, Victor Hugo, Leon Tostoi, Dostoievsky, Somerset Maughan, Charles Dickens… Ler é viajar no tempo e no espaço.
    Bj

    1. Posso falar que quando penso em um clássico me dá um tico de preguiça? AAAAAAAI não sei te explicar o motivo. Tá, talvez eu até saiba, ´uma leitura um tico mais difícil.
      Mas concordo com você, preciso ler os clássicos. Acho um horror eu não ter lido diversos deles! =/
      Beijooooooos

  5. NUNCA compro um livro em loja física também, a não ser quando eu fico COMPLETAMENTE LOUCO E OBCECADO POR ALGUMA COISA TIPO UM LIVRO QUE EU PAGUEI 150 REAIS E NÃO ME ARREPENDO. Bem, acho que deu pra sacar né? Ahaha!!

    Minha dica DE OURO é: Vai no Buscapé, Bondfaro ou qualquer desses sites de pesquisa de preço e joga o livro que você quer, ele vai mostrar as lojas com o menor preço (além de mostrar em quais lojas tem afinal há livros difíceis de encontrar).

    Em SP tem a Entrega Expressa mas como eu moro no “interiorrrr” não posso contar com isso, aí o que eu faço? Compro na Saraiva e peço para entregar na Livraria, vou lá só para buscar. Não cobra o frete e normalmente chega no dia seguinte, o que sempre é ótimo.

    Por fim eu acho válido mais do que pesquisar o preço pesquisar também sobre o conteúdo do livro, sobre o autor e ler resenhas sobre o livro, não que você não possa se surpreender. Por exemplo, no natal passado ganhei “Inferno” do Dan Brown, é basicamente a continuação de O Código da Vinci, livro que fez tanto sucesso que virou até filme. POIS BEM, eu não gostei de Código da Vinci, achei o livro um saco e quando ganhei (da minha mãe) Inferno eu me esforcei para não fazer uma cara de bunda, haha!

    O livro ficou uns 5 meses guardado, fui ler ele em abril ou maio, e me surpreendi! Achei o livro ótimo, trata de dois assuntos MUITO atuais, que principalmente quem gosta de tecnologia e ciência conhece bem, e enfim… Mordi a língua!

    Não sei se você tem um post assim mas poderia fazer um “meus livros preferidos” e sim, eu sei que é MUITO difícil escolher livros preferidos mas você é blogueira e tem obrigação. #aqueles

    HAHA!! BEIJO! =D

    1. Eu já falei que ainda vou te dar um murro com estes comentários enormes? AHhAhAhah Juro que olhei agora e pensei “MAAAANO, QUEM FOI A LOUCA?” Aí lembrei de você! HAhAHAHhAhAHAH

      Acredita que não gosto do Buscapé? HAhAHAHHA Aquele site ME IRRITA nunm grau que vou nos sites que já conheço mesmo. =)
      Eu não tenho muito critério para comprar livro. Já comprei pela capa, pelo título, e tb por ler o resumo atrás. Mas tem vezes que olho, cismo e compro. haahaha

      Beijos

  6. Mah, amei as dicas! Concordo que gostar de ler possa ser um “hábito” bom para se adquirir, vou tentar pôr em prática pois acabo usando as desculpas de sempre, não tenho tempo, não sei o que ler, e blá blá blá… Bjo bjo bjo Manu

  7. Oi querida,
    muito interessante seu post. As vezes acho que hoje em tempos de internet as pessoas leem cada vez menos. Também amo ler, mas as vezes me falta tempo. O que eu fiz??? montei um cronograma para tudo, ate para a leitura, assim consigo manter em dia esse prazer.

    Sucesso sempre =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *