Cuidados com lente de contato

Mah / 10 mar,2014 /ETC

Eu uso lente de contato desde os 13 anos de idade. Não gostava de ir com os óculos para o colégio e minha mãe me levou ao oftalmo para usar lente. Desde então eu uso tranquilamente e me dou bem tanto com a lente quanto com os óculos. Tenho miopia (4,75 no olho direito e 5,25 no olho esquerdo) e dependendo de onde vou, prefiro usar lente para fazer uma maquiagem mais UOU.

Queria  fazer este post há muito tempo, mas sempre fui adiando porque queria a ajuda de algum médico que pudesse falar com mais propriedade. Então, consegui algumas dicas da Dra. Liane Touma, Gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care e hoje cá estamos nós para algumas dicas neste uso de lente de contato (as palavras da médica estarão em outra cor, no meio do texto eu vou falando a minha experiência).

Lentes de contato e o uso de maquiagem

Começando pela parte que mais interessa! Dá para usar lente de contato com maquiagem tranquilamente? Eu garanto a vocês que sim. Já usei aquelas lentes de uso prolongado que duravam até um ano, mas hoje uso as lentes descartáveis porque me sinto muito melhor e mais confortável. Fora que o valor, para mim, compensa mais. Se alguém quiser saber, uso a Acuvue Oasys.

“I.                    Deve-se, primeiro, colocar as lentes de contato, antes de usar qualquer tipo de maquiagem ou creme nas mãos e no rosto. Só depois de colocadas as lentes de contato e certificado que elas estão bem e confortáveis, é que se deve fazer a maquiagem.

II.                  No final do dia, quando for limpar a maquiagem, deve-se, primeiro, remover as lentes de contato. Só depois de retiradas as lentes de contato é que a maquiagem deve ser removida.

III.                Dê preferência a maquiagens que não sejam à prova d’água, pois maquiagens muito resistentes podem aderir às lentes de contato e danificá-las, além de serem muito difíceis de remover, sempre deixando resíduos nos olhos.”

Olhaaaam, eu faço tudo errado! hahahhahah Não consigo colocar a lente antes de passar maquiagem. Faço isso apenas nos vídeos, porque eu sempre me maquio e depois coloco a lente porque me sinto melhor assim. Claro que tomo o máximo de atenção possível para a lente não encostar nos cílios e tudo mais. Agora colocar a lente e fazer a maquiagem não rola para mim… sempre sujo os olhos e fico toda ardendo. =/

 

As lentes não podem ser usadas por tempo indeterminado

“Se você for viajar por um longo período, é bom ficar atento ao seu tipo de lente de contato, modelo, marca e recomendações do oftalmologista para a frequência da troca. Como regra geral, o prazo de troca recomendado pelo fabricante representa o tempo em dias corridos entre o dia que o usuário abriu o blister estéril da lente de contato e o dia em que ele deve descartá-la, e não o número de dias de uso da lente de contato. Por isso, se você abriu sua lente e só usou um dia, fique atento, afinal os outros dias em que ela ficou no estojinho com a solução multipropósito também são contabilizados, ok?   Nestes casos, para evitar esta preocupação, às vezes vale mais a pena usar uma lente de descarte diário, que deve ser descartada ao final do dia, após o uso.”

Como eu disse no começo, eu uso lente descartável. As minhas são indicadas para até 15 dias, mas eu já usei 30 dias lindamente. (Tá, vocês não leram isso. HAhAHAHhAhAHhA). Sobre a solução que devemos deixar as lentes, eu uso Opti-Free Replenish. Estas soluções são caras mas, na minha opinião, fazem toda a diferença no tempo de uso da lente.

 

Lentes de contato não são muito difíceis de limpar

“Para manusear as lentes de contato, deve-se, antes de tudo, lavar bem as mãos, com água corrente e sabão, enxaguá-las e secá-las bem. Não se devem manipular as lentes de contato com as mãos úmidas por água ou outros produtos que não sejam a solução multipropósito indicada pelo oftalmologista. A água contém bactérias e outros microrganismos que, após o contato com a lente, podem se proliferar e causar desde leves a graves infecções no olho. Agora, se você quer ficar mais tranquilo, as lentes de descarte diário são uma ótima opção, pois te poupam o trabalho de ter que higienizar o produto antes de guardá-lo e de usá-lo no dia seguinte. Basta lavar e secar bem as mãos, tirar a lente de contato do blister, usar durante o dia e, ao final dele, jogá-la no lixo. No dia seguinte, é só repetir o procedimento.”

Eu nem sei quanto custa uma lente de descarte diário porque nunca pensei em comprar. Como uso direto essas me suprem muito bem. Mesmo tendo unhas grandes uso lentes de contato e vou ao oftalmo periodicamente para ver se está tudo certo com meu olho,  se não tem nenhuma infecção ou algo do tipo. Eu lavo as mãos, abro o estojo da lente e depois lavo as mãos de novo. Seco apenas uma (a que vai puxar a pele para ajudar a abrir o olho) e a outra, que coloco na lente, deixo molhada. Não sabia que eu tinha que secar as DUAS mãos! Agora, o que me resta, é deixar papel toalha no banheiro porque secar com a toalha que fica lá e depois colocar o dedo no olho não dá para mim.

Ah! Antes de começar a usar lente, procure o seu oftalmologista para que ele veja se está tudo bem e se você pode usar. Como faz muito tempo que uso, não me lembro direito os testes que foram feitos, mas eu sei que entre eles fiz um de adaptação para ver se eu conseguiria usar.

Espero que as dicas tenham ajudado e qualquer dúvida é só perguntar que eu tento conseguir a resposta!

Por fim, vale mencionar que este post não se trata de publicidade! hahahha Eu uso mesmo as lentes Acuvue há muuuuito tempo e compro todas as minhas caixinhas. O preço que pago é R$129,00 em cada caixa.

Beijos
Mah

 

Postado em ETC

10 comentários em “Cuidados com lente de contato

  1. Nossa, a Oasys é MUITO confortável! Fora que, com ela, se você for viajar ou acampar pode ficar tranquilo de não ter que tirar a lente, já que pode dormir com ela. Meu último réveillon na praia eu fiquei uma semana com a lente nos olhos, o máximo é 14 dias, então… tudo bem! Haha!!

    Acho as lentes descartáveis muito mais… Fáceis? É, acho que sim, já que com elas os cuidados são menores, não precisa remover proteínas e, se acontecer de rasgar a lente (já aconteceu comigo) você não chora! Haha!!

    =D

    Beijos Maraísa!

    1. Oieeee!
      Eu já dormi algumas vezes com ela, mas não foi pq eu quis, foi poq estava com sono mesmo! HAHhahAhHAha Eu acordei no meio da noite e tirei. Não gosto de dormis com lente, me sinto mal quando acordo pq estou enxergando tudo sabe? Parece que algo está errado! HAHAHAHAHAHhAhAhahAH

      Nossa, nem me fala deste treco de remover proteínas porque eu sofria com as lentes de uso prolongado, aquelas que duram mais. Depois que comecei a comprar descartáveis, minha vida mudou.

      Beijooos

  2. Olá!!
    Jura que é tão melhor assim a descartável?? Não sabia, minha médica disse que a mais indicada pra mim é a de uso prolongado pois não uso muito…..nossa mas essa descartável parece ser mais carinha hein…..a minha dura um ano e pago R$200,00…como assim ficar uma semana com a lenteeeeee nos olhos eu entendi certo ou to muito lerdaa?? Bjooo

    1. Eu prefiro mil vezes a descartável, acho mais confortável.
      Não é recomendado ficar tudo isso com a lente, mas tem pessoas que ficam alguns dias sim, sem tirar.
      Beijooos

    1. Eu comecei a usar as descartáveis Acuvue e não usei outras. =/
      Só mudei o modelo, antes era a mais barata e depois passei para a Oasys. (que é mais confortável)
      Beijooo

    1. Oieee! Já pensei, mas depois larguei para lá porque não é uma prioridade na minha vida sabe? Me dou bem com os óculos e com a lente. =)
      Beijos

  3. Ótimo o post. Eu também uso as lentes da Acuvue. Nunca usei de outra marca porque me adaptei e sou do tipo fiel. rsrsrs Eu já cheguei a ficar quase três meses com a mesma lente. Se cuidar direitinho, como é o meu caso, graças a Deus nunca tive problemas.
    Adoro os seus posts. Continue nos brindando com todas essas informações super bacanas.
    Sucesso sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *