Afinal, tem jeito certo de lavar os cabelos? Parece que sim!

Mah / 17 jun,2013 /Cabelos

Sabe, eu sempre achei que lavar os cabelos era só tacar shampoo, depois máscara, finalizar com condicionador e fim. Mas, quando passei a ler mais sobre beleza descobri que não é bem assim “que a banda toca” (haahah minha mãe sempre fala isso!). Li em uma revista algo como “a não ser que você seja um profissional, tenha a certeza de que está lavando o cabelo da maneira errada” e depois concluí que era verdade. A maioria de nós lava o cabelo de forma errada. Tá, mas qual a forma certa?

Primeiro eu adianto que cada cabelo tem as suas necessidades, sendo assim, quem melhor do que nós para sabermos sobre nossos cabelos né? Falo isso porque, na minha opinião, a frequência de lavagem depende de cada pessoa, sabemos como o nosso cabelo reage se lavarmos uma, duas, três, quatro vezes por semana ou diariamente.

Agora falando da lavagem em si, vamos ver algumas dicas:

Shampoo

– Vocês já perceberam a quantidade de produto que os cabeleireiros colocam no nosso cabelo quando lavamos no salão? É bem pouco. Existem salões que até usam um potinho com a medida x de produto. Na maioria das vezes aplicamos mais shampoo do que o necessário. Ele limpa os fios mas, ao mesmo tempo, pode retirar óleos e lipídeos que impedem o ressecamento se aplicado em exagero.

– Já li que não devemos misturar o shampoo com água e também já li que sim, devemos misturar antes de aplicar no cabelo. Minha dermatologista me disse que devemos misturar o shampoo na água, então eu acredito nela!rs O shampoo concentrado, pode trazer danos em algumas partes da sua cabeça (coceira, descamação…). Isso porque colocamos nas mãos e direto no cabelo, sempre um lado ou outro fica com mais quantidade. A dica é dar uma diluída em algum potinho ou nas mãos mesmo e aplicar de pouco em pouco.

–  Devemos aplicar o shampoo no topo da cabeça e trazer para as pontas apenas a espuma. Nada de misturar todo o cabelo no topo fazendo a louca do comercial de shampoo. HAHAHAH Este ato pode causar frizz e danificar fios mais sensibilizados.

– Ah! E a escolha do shampoo também faz diferença: É só olhar a imagem abaixo que publiquei na fan page faz um tempo.

Você pode passar a máscara depois do shampoo, mas vou falar apenas da “lavagem simples” com shampoo e condicionador.

Condicionador

– Eu sempre queria deixar o condicionador uns 10 minutos no cabelo, mas não faz diferença alguma! Se nas instruções está escrito 3 minutos, deixe os três minutos e fim. Agora se diz que mais tempo terá um melhor resultado é outra coisa.

– Alguns profissionais dizem que devemos evitar a raiz do cabelo. Para mim, isso vale para quem tem cabelo oleoso ou raiz oleosa, eu aplico na raiz do meu cabelo, hahaha. Aí voltamos lá no início: cada um sabe como o seu cabelo se comporta.

– É interessante colocar o produto nas mãos e depois espalhar no cabelo. Seque um pouco antes de passar o condicionador porque se o cabelo está muito malhado, corremos o risco de perder produto.

– Uma dica para aplicar condicionador em todo o cabelo de maneira igual é ir por mechas.

– Existem condicionadores que podem ficar no cabelo, mas quando na embalagem não está escrito que ele atua como leave in, é melhor retirar todo o produto dos fios. Caso contrário, o cabelo poderá ficar opaco.

Outras dicas:
* A água quente resseca os fios e o couro cabeludo. Prefira água morna ou fria.
* Se você tem cabelo cacheado, prefira pentear ou escovar quando ele estiver molhado.
* Algumas pessoas passam shampoo 2x, mas se você lava o cabelo todos os dias, não tem necessidade.

Lembrando que não sou profissional hein? Se alguém souber mais coisas e quiser acrescentar, é só comentar!

Beijos
Mah

 

5 comentários em “Afinal, tem jeito certo de lavar os cabelos? Parece que sim!

  1. Amei as dicas Mah! Eu já sigo esses passos pra lavar o cabelo. No final sempre passo um leave in e um reparador de pontas. As vezes fico na dúvida se devo passar o reparador só depois do cabelo secou ou úmido. Então na dúvida se eu seco com o secador, passo depois de seco, se deixo secar naturalmente passo nele úmido mesmo. Como você Mah? Você usa reparador de pontas?
    Beijokas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *