Entendendo a nossa pele: Colágeno

Mah / 10 jun,2013 /Pele

Ano passado eu fiz um post explicando um pouco sobre as camadas da nossa pele. Nele eu disse que voltaria a falar sobre o assunto mas não sei por qual motivo não o fiz. Mas, como nem sempre é tarde, voltei para falar mais sobre a nossa pele. Hoje tentarei explicar sobre o colágeno, que tanto ouvimos falar. A minha intenção é explicar de maneira simples, fácil e rápida algumas coisas que eu, quando comecei a usar cosméticos, não sabia o que era. Tanto estando na nossa pele ou nas formulações dos cremes. Lembrando que não sou especialista em nada e que as opiniões são sempre bem vindas!

Relembrando o post anterior, disse que o colágeno encontra-se na derme:

“É nesta camada que estão presentes as fibras de colágeno e elastina, que tanto ouvimos falar nos cremes antiidade, elas conferem resistência e elasticidade à pele. A produção de colágeno e elastina é alta no início da vida, mas com o passar do anos ela cai.”

O colágeno é uma proteína que tem como principal função unir e sustentar as células, mantendo-as firmes e consequentemente dar elasticidade ao nosso tecido (deixar a nossa pele durrinha e lisinha). O colágeno é mais importante do que muita gente imagina, representa cerca de 25 a 30% de todas as proteínas do nosso corpo e está presente nos nosso ossos, cartilagens e ligamentos, além de fortalecer as unhas, cabelos e colaborar na hidratação da pele.

A partir dos 25 anos, idade que se recomenda o início da utilização de cremes antiidades, o corpo passa a diminuir a produção de colágeno, por isso que muitas pessoas começam a ingerí-lo hidrolisado ou usar cremes que estimulam a sua produção. Acho que vocês já leram em alguns rótulos “Estimula a produção de colágeno e elastina” né?  Por volta dos 30, a produção cai em torno de 1% ao ano, e lá pelos 50 anos o corpo produz apenas 33% do que necessitamos.

A falta de colágeno no corpo é um dos principais sinais do envelhecimento. A pele perde sua elasticidade resultando em rugas e celulite, o cabelo e as unhas enfraquecem, os músculos ficam flácidos, a densidade dos nossos ossos diminui e os ligamentos não respondem mais como antigamente.

Podemos encontrar colágeno em alimentos como carne vermelha, frango e peixe. Mas, ingerir estes alimentos não supre toda a nossa necessidade e profissionais dizem que depois dos 30 é indicado a reposição desta proteína por cápsulas ou mesmo em pó. Mas para que ele seja sintetizado, devemos consumir alimentos que tenham Vitamina C, Vitamina E, além de selênio e zinco. Simplificando, manter uma alimentação balanceada.

Os  suplementos possuem em sua base o colágeno hidrolisado, que nada mais é do que o colágeno, após a hidrólise, que atingiu tamanhos mínimos que têm melhor abosrção gastrointestinal. O mais indicado pelos nutricionistas é o colágeno em pó, porque tem maior absorção pelo organismo do que as balas e as cápsulas. Mas tudo vai do que cada um prefere e do que o seu nutricionista indicar para você. =)

Beijos
Mah

 

2 comentários em “Entendendo a nossa pele: Colágeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *