Entendendo a nossa pele

Mah / 15 ago,2012 /Pele

Sempre falo da pele aqui no blog, principalmente quando comento sobre os produtos antiidades que eu ou a minha mãe testamos. Mas no final das contas, sabemos onde estes produtos vão agir? Sabemos o que são os termos utilizados pelos dermatologistas ou que estão nas instruções de cada produto?

De tanto ler sobre isso, eu já acabei me acostumando com alguns termos, mas sei que nem todo mundo conhece, então eu farei alguns posts sobre coisas que ouvimos falar por aí e não entendemos direito. Vejam bem, não sou nenhuma expert no assunto, apenas reúno informações e tento explicar de uma maneira simples e clara para entendermos como a nossa pele funciona e onde os cremes que passamos agirão.

A pele que entra em contato com o ambiente protegendo o nosso corpo, mas como ela realmente funciona? Neste primeiro post vamos entender as camadas da pele.

A nossa pele é formada por três camadas, a Epiderme, a Derme e a Hipoderme.

Epiderme

Esta é a camada externa que coloca o nosso corpo em contato com o meio ambiente protegendo contra possíveis agressões. A sua espessura é aproximadamente metade de uma folha de papel. A epiderme é constituída por células que se dividem e crescem continuamente, sendo assim as células mais antigas ficam na superfície da pele e são expelidas diariamente. As células, enquanto vão sendo empurradas “para cima” fabricam e acumulam grande quantidade de queratina, uma proteína resistente e impermeável. A cada cinco semanas em média “trocamos de pele” com uma nova camada de células mortas. A superfície da pele possui uma camada fina de gordura formada pelas glândulas sebácias e de suor que ajudam a evitar que a pele resseque.
É na camada mais inferior da epiderme que está a melanina, nossa célula de pigmentação. Vale lembrar que todas as pessoas possuem a mesma quantidade de melanina, o que difere é que nas pessoas mais escuras elas estão mais ativas. Quanto mais escura a pele mais proteção contra o sol.

 

Derme

Esta é a camada intermediária. Um tecido rico em fibras proteicas, vasos sanguíneos e terminações nervosas. É nesta camada que estão presentes as fibras de colágeno e elastina, que tanto ouvimos falar nos cremes antiidade, elas conferem resistência e elasticidade à pele. A produção de colágeno e elastina é alta no início da vida, mas com o passar do anos ela cai. Posso dizer que nesta camada é onde “tudo funciona”, nela estão as glândulas sudoríparas, glândulas sebácias que produzem o sebo que hidrata e protege a pele e o folículo piloso, a raiz dos nossos pêlos. =)

 

Hipoderme

É a camada mais profunda da pele que possui células gordurosas e vasos sanguíneos maiores dos que encontrados na derme. Na hipoderme encontramos tecidos adiposos (gordurosos) em diversos graus de concentração, e é na camada mais superficial de gordura que é formada a tão temida celulite. A perda destes decidos, ou sua diminuição, são responsáveis pelas rugas.

 

Agora já entendemos um pouco mais das camadas da nossa pele. Em breve, outro assunto para conhecermos mais!

Beijos
Mah

 

Fontes: Atlas do Corpo Humano – Livro Beleza sem Mistério – Livro Fundamentos da Biologia Moderna
Imagem: Livro Beleza sem Mistério

8 comentários em “Entendendo a nossa pele

  1. Mah

    o post ficou ótimo! Só acho que precisar arrumar a informação que pessoas de pele negra não precisaria de filtro fator 60. Com todo respeito, esta informação não procede.

    Tenho pele negra e tenho sardas…preciso de um fator de proteção alto para não aumentar a quantidade de sardas. Existe a possibilidade de danos causados pelo sol que ocasiona lesões brancas na pele…e isso acontece em pessoas de pele negra tb.

    Enfim…acho que esa informação é muito genérica, não acho seguro dizer que pessoas de pele negra não precisam de fator alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *