Eu preciso mesmo de tudo isso?

Mah / 08 maio,2013 /ETC

Algumas vezes eu paro e me pergunto: “Eu preciso mesmo de tudo isso? Tudo isso de produtos para a pele? Tudo isso de maquiagem?”. Não, não preciso.

Sim, claro que hoje é o meu trabalho e eu o faço com muito gosto, porque sou vaidosa por natureza, mas gostaria de deixar claro que nada disso é um ode ao consumismo. Nada disso é para dizer “Compre!” e sim para tentar orientar e ajudar no momento da compra, para que ela seja feita com consciência e sem erros. Já errei tanto, já gastei tanto dinheiro com produto que não deu certo que é legal ajudar vocês com um texto mostrando a minha experiência com o produto.

Me assusto com o rumo que tudo isso tomou. Eu em 2008 entrava em aproximadamente cinco seis blogs por dia. Depois isso aumentou para uns 10 ou 12. Hoje  são poucos os blogs que entro porque leio na maioria “eu preciso” “vou comprar” “não vivo sem” “comprei, comprei comprei”. Claro que se você tem condições de comprar todos os dias pode fazer, mas penso que incentivar o consumo desenfreado não é legal.  A gente não precisa de tudo isso para viver! A gente não precisa de todas as maquiagens do mundo, de todas as modinhas que aparecem, de tudo que menina x veste ou usa.

A gente precisa do que nos faz bem, do que combina conosco. Um exemplo? Eu não comprei aquele tênis com salto porque achei estranhíssimo! Mas sei de gente que comprou porque estava na moda. Esta moda não combina comigo! Algumas amigas falam que eu poderia usar aquela blusinha que mostra a barriga, sabe quando que eu vou mostrar a minha barriga na rua? MAS NUNCA! Nem de biquini eu gosto de ficar na praia! hahahahah
Aí eu me lembro do batom Snob que estourou há uns dois anos. Acreditam que eu via menina com o meu tom de pele passando Snob? Gente, Snob em negra parece Hipoglós! Você vai comprar só porque todo mundo na internet usa? Não! Você não precisa comprar tudo o que vê!

Eu comprava loucamente sem noção alguma. Passava mais de 5 cremes no rosto, sei lá eu quantas coisas no cabelo e ainda vários hidratantes na perna. Hoje eu passo antiidade e protetor solar, um creme no cabelo (vários óleos) e um hidratante. Quando acabar eu compro outro, não tem necessidade de ter 5, 6, 20 hidratantes como eu já cheguei a ter.

Já joguei fora produtos que venceram porque não usei, sou apenas uma e não consigo usar tudo. Claro que é muito legal ter diversos produtos em casa, poder escolher qual dos 40 batons você vai usar, maaaaas, você usará tudo até o fim antes de vencer? Estou pensando mais nisso, em reduzir e comprar apenas o que uso mesmo. Os únicos produtos que uso sempre até o fim são os de cabelo!

Desculpem se este post não fez sentido algum em sua estrutura, mas eu fui escrevendo o que passava pela minha cabeça para mostrar que a minha ideia aqui não é fazer ninguém comprar desenfradamente, e sim trocar experiências e aprendermos juntas a cada dia. Ninguém precisa de uma filial da farmácia em casa! HAHHAAH

Beijos
Mah

Postado em ETC

57 thoughts on “Eu preciso mesmo de tudo isso?

  1. Muito bom o texto. Principalmente nos dias de hoje onde todo mundo quer ter tudo , somente para mostrar aos outros que pode ter e que pode comprar. Nem sempre o que tá moda vai cair bem em vc. Adorei!

    1. Hoje todo mundo só fala em comprar e esquece que é interessante comprarmos o que realmente precisamos e combina com a gente. Não vou comprar um creme térmico sendo que não faço escova sabe?
      Fiquei feliz em saber que gostou!

      beijooo

  2. A gente acaba se empolgando e metendo os pés pelas mãos…
    Criar consciencia do essencial é tarefa dificil nesses dias de marketing furioso, peles de veludo e corpo impecável, temos que entender o que de fato precisamos e quanto precisamos.

    E digo mais: Ja somos lindas, o resto é mero detalhe!

    Beijos Mah, seus textos sempre arrasam!

  3. Oi Maraísa, pra mim esse post faz todo o sentido!!!rs… Faço minhas as suas palavras, passei pelas mesmas coisas e hoje em dia mudei, não há necessidade nenhuma de ter zilhões de cremes e makes. Fiz uma sessão de desapego!!! Coloquei tudo que tinha e escolhi só aquilo que eu realmente usava (e aqueles que uso para coisas especificas, como aquele batom que você usa numa make de festa, por exemplo), pronto. Doei tanta coisa, fiz tantas amigas felizes!!!rs

    1. Jura? Fiquei feliz! Eu fui escrevendo e depois li de novo e não sei se ficaria claro. hahahhaha
      Eu já tive tantos hidratantes que eu joguei fora porque venceram! Ridículo sabe? Hoje se eu sei que não vou usar algo dou para as minhas amigas também! Elas amam hahahahhaha

      beijos

  4. Sabe que eu penso a mesma coisa? Já desisti tbm dos blogs que só falam de eu quero, preciso, vou morrer se nao tiver…
    Eu tbm tenho um blog e sempre me preocupo com quem ta lendo, nao dá pra estimular um consumo desenfreado como a gnt ve por ai
    concordo em tudo com vc. N precisamos de td isso, somos uma só, os produtos vencem ne?
    se formos deixar nos levar pelo mercado e por tanta novidade q tem aí, gastamos todo o dinheiro só com produtos de beleza e no final nunca vamos conseguir usar td

    adorei a reflexão no post, parabéns

    bjooos

    1. Obrigada Mari!

      Realmente a gente não precisa de tudo! Não, eu não vou morrer se não tiver batom x! Hoje eu prefiro comprar livros! Confesso que já comprei produtos de beleza feito louca, mas tudo vence e eu não usava até o final. É melhor parar, pensar, esperar o que você tem em casa acabar e depois comprar.

      Beijooos =*

  5. Adorei o post, concordo com você, deixei também de acompanhar algumas blogueiras pois já estava ficando tonta com tanto anúncio e tanto incentivo a compra de coisas que eu não preciso… Gosto muito dos seus posts, continue assim e sempre mostrando o que tem de melhor para as mulheres negras. =D

    1. =)
      Obrigada Jaque! Eu também caso de ver esta coisa de comprar tudo. Penso que estou aqui para mostrar o que achei de determinado produto e falar a verdade. Porque assim, quem pensa em comprar pode analisar se é legal ou não. Ninguém vai morrer se não tiver algo.

      Beijooos

  6. Muito bom o seu post, não vou mentir, tb sou muito consumista em relação a maquiagem e não me rgulho disso. As vezes estou “ao natural” e meu namorado me diz, nossa como vc esta bonita, eu me surpreendo com isso, esse mundo da moda nos faz esquecer que o mais simples pode ser o ideal, obrigada por passar essa idéia para nós.

  7. Querida, vc tem TODA a rezão !!!
    cada vez q faco limpeza em minhas coisas, percebo qto $$$ joguei fora…coisas q venceram, produtos q nao deram certo…
    é isso mesmo !!!!
    consumo consciente !

  8. Adorei o post!!!Comecei a seguir o blog justamente na tentativa de não jogar dinheiro fora,pois estava a procura de bases para a pele negra,vi o blog da Cíntia que tinha seu vídeo.Adorei a forma como você falou (e fala) sobre os produtos.Já economizei bastante,pois muito produtos que algumas blogueiras qualificavam como “must have” não se adequavam ao nosso tipo e tonalidade de pele.Claro que de vez em qdo um mimozinho faz um bem danado,mas é necessário ter um pouco mais de freio no consumismo.O bom mesmo é usar a moda a seu favor e não se tornar refém dela…

    1. Oiee!
      Me enche de felicidade saber que você gosta do blog! =)
      Eu nem gosto de usar esta expressão must have pq ninguém TEM QUE TER nada! Parece que estão te empurrando algo guela a baixo sem perguntar a sua opinião!
      Claro que um mimo sempre nos alegra, mas com moderação!

      Beijos

  9. Por isso o seu blog é um dos poucos que entro todos os dias, gosto de conteúdo e opiniões sinceras e não aqueles blogs cheios de publis e propagandas no meio do texto que mal dá para ler o que é texto ou o que é “texto da assessoria”.
    Eu acho que se você tem grana e comprar produtos bons satisfaz suas necessidades, tem que comprar mesmo, mas sem exageros!
    Depois que se passa por situações pela qual estou passando, os valores mudam sabe como é? As prioridades são outras…
    Eu SEMPRE usei produtos até acabar e só compro o necessário. Não tenho MAC, Urban Decay, Mary Kay e nenhum outro EY, rs… mas consigo fazer uma maquiagem usando meu pó da Vult e sombras da Fenzza e fico linda! Hahahaha…
    Parabéns pela coragem Mah!
    Vixi, acho que escrevi demais…

    Beijos.

    1. Escreveu demais mesmo Re! Não sou obrigada a ler tudo isso, PELO AMOR DE DEUS!
      HAHAHAHHAHAHAHAHHA
      adoro ler os comentários doida! =)
      Ah, é isso… se é para falar a minha opinião eu vou e falo! O blog é para ser algo pessoal não é? Então tudo aqui é escrito exatamente como eu falo, até com as mesmas expressões! HAHAHHAHA

      Eu lembro quando não tinha nada da MAC e via os blogs mostrando essas marcas mais caras. Era meio que um sonho sabe? Depois eu consegui comprar, mas é assim mesmo. Tem dias que compramos perfume de 120 reais, tem dias que vai o splash de 20. E nem por isso morremos ou deixamos a vaidade de lado!

      Beijos

  10. Ameeeeeeei o post, Maraisa! Principalmente porque quando descobri os blogs de beleza eu acreditava sim, que precisava ter tudo aquilo… Cansei de comprar coisas que não eram aquela maravilha “relatada” no blog. Pois bem, hoje, engatinhando na minha carreira como maquiadora, recorro a uma gama bem pequena de blogs em que confio mesmo para conhecer produtos, mas não acredtiando que preciso de tudo. O que me preocupa nisso é que acompanho minhas primas novinhas que gostam de ler os blogs… São pessoinhas em formação, nem sempre conseguem discernir o que é certo/ errado, bom/ ruim… Sem falar que a adolescência é uma fase cruel da vida, fazendo com que elas se deixem levar com mais facilidade.

    1. \o/

      Eu também queria ter tudo o que as meninas mostravam! QUERIA TUDO! Mil pincéis, mil cremes, batons…
      Tem que ficar em cima das meninas para os blogs não influenciar de maneira negativa. Não fazer com que elas achem que só aquilo é bonito. Que só aquela bolsa, aquela marca, aquele cabelo fica legal.
      Começa nos aceitando como somos né?

      Beijooos

  11. gata perfeito, eu acho q a blogosfera tá cheio de não vivo sem, como vivo sem isto, tenho q comprar… Uma coisa q penso hj em dia, eu tinha há tempos atrás váriasssssssss máscaras de cílios, pra quê????????? eu tenho 2 olhos, váriosssssssss sapatos pra quê?? tenho somente 2 pés. Te confesso q tenho dificuldades em acabar um pra comprar outro,mas como hj em dia a grana é “curtessima” eu não compro mais desemfreadamente.
    Bjss

    1. Oieee!
      Verdade! Como assim não vivo sem? COMO ASSIM? Claro que vive sem! Fora que máscara vence super rápido né?
      Comprar algo mais caro uma vez ou outra tudo bem, a gente merece! Mas comprar tudo só pq viu na internet, e o pior: entrar em dívidas não dá!

      beijos

    2. Oieee!
      Verdade! Como assim não vivo sem? COMO ASSIM? Claro que vive sem! Fora que máscara vence super rápido né?
      Comprar algo mais caro uma vez ou outra tudo bem, a gente merece! Mas comprar tudo só pq viu na internet, e o pior: entrar em dívidas não dá!

      beijos

  12. AMEI MUITO esse post… Eu amo visitar blogs, mas realmente ha uma apelacao super grande para o ‘eu preciso’ ‘eu necessito’ ‘nao vivo sem…’
    Sou formada em uma area em que vejo tanta desigualdade de muito perto e, apesar de ser mega vaidosa, preciso ter os pes no chao e tento nao reforcar a ideia capitalista em que vivemos, acho isso muita escravidao e quero ser bonita, mas quero ser uma bonita livre… Continue assim Mah!! Adoro seu blog e depois desse post, adoro ainda mais 🙂

    1. Oiee!
      Ebaaa que bom que gostou do post! \o/
      A questão é que as meninas veem, querem comprar, entram em dívidas e vira tudo uma bola de neve. Ninguém vai morrer se não comprar o batom x. Vamos procurar uma opção mais barata e sejamos felizes!

      Beijooos

    2. Oiee!
      Ebaaa que bom que gostou do post! \o/
      A questão é que as meninas veem, querem comprar, entram em dívidas e vira tudo uma bola de neve. Ninguém vai morrer se não comprar o batom x. Vamos procurar uma opção mais barata e sejamos felizes!

      Beijooos

  13. Adorei sua reflexao! Adoro blog de make, sigo uns 12, e posso dizer que quase todos eles dizem que voce PRECISA TER determinado produto. E quando voce começa a reparar, o produto foi enviado pela marca, dentre outros jabás (como loja que envia o produto e espera comentario positivo). Acho que a blogueira tem que ser verdadeira, e é por isso que lemos o blog, porque do contrário entraríamos apenas no site da marca e leríamos o release! E o que me entristece as vezes (me levando a cancelar a inscrição em alguns blogs) é que a maior parte das meninas, está copiando o release do site e dizendo que é opinião dela! Por isso gosto do seu blog, sinto verdade no que voce diz. Já passei por duvida na hora de comprar um produto e a sua resenha me ajudou, quando comprei imagina só, o resultado foi semelhante ao que voce colocou aqui! Bacana ouvir de voce essa reflexão! Viuxe, escrevi um montão! Beijos e continue com este blog maravilhoso!

    1. Oi Monica!
      Muitos dos produtos que cito aqui foram enviados pela marca. Mas, penso eu, não é por isso que devo falar bem. Creio que até as críticas são bem vindas para a marca mudar. Claro que não serei grossa sem necessidade, mas falar a verdade é o propósito do blog. É algo pessoal, uma conversa direta entre eu e vocês!

      Sobre release, nem me fale! Fico louca quando leio no meio do texto dos blogs. Quando eu coloco no Beleza Interior, faço recuo e entre aspas, é uma citação de algo que não foi feito por mim! Deixo isso bem claro e depois volto para o meu texto. Tem que gostar de escrever acima de tudo para ter um blog, e muitas meninas hoje o fazem para ganhar brindes apenas, e não pensando em um trabalho sério e feito com carinho. =/

      Adoro saber que algum texto meu te ajudou! =D Isso me deixa imensamente feliz viu? \o/

      Pode escrever sempre um monte porque eu leio tudo! huhuhuu

      Muito obrigada Mo!

      Beijooos

  14. Olá …Refleti muito sobre seu post as vezes nos caímos e tentações ou melhor promoções e compramos makes que não tem nada haver conosco só pq está barato.
    Maquiagem dura muito e ñ precisa ter 10 tipos de base 3 pós compactos .
    Fico feliz quando eu uso um produto até o fim e jogo a embalagem fora 🙂 Um Bj

  15. Quando comecei com o blog, a fatura do meu cartão triplicou, comprava esmaltes todos os dias… Mas nunca fui de comprar o que blogueiras indicam, comprava os esmaltes porque, por meu blog falar de esmalte, queria mostrar todas as novidades.
    Hoje em dia parei com isso, porque não ganho pra fazer propaganda kkkkkkkkkkkkkk. Meu blog é só distração e diversão pra mim, então, muitas vezes, nem mostro mais a marca, só a cor nas unhas.
    Ainda acesso muitos blogs porque retribuo todos os comentários, acho carinhoso hahaha… Mas não sou de modinhas e só uso o que me agrada! As vezes a opinião de alguém que já usou, ajuda, mas nem tudo que dá certo pra uma pessoa, dá para a outra! Eu sou exemplo vivo de que não posso usar tudo o que indicam ahaha.
    Beijos.

  16. Oi Maraisa,

    Estou visitando o seu blog pela primeira vez e amei!!! Esse post é tudo de perfeito. Me identifiquei muito com vc. Adoro produtos de beleza, tenho várias maquiagens, vários produtos de pele e cabelo e nos últimos meses vi que isso tudo não passava de consumismo, ter porque os outros tem. Decidi que não compro mais nada enquanto eu não acabar com tudo. Não trabalho com isso e portanto não preciso ficar experimentando só pq os outros falam…. ahhhh amei o post da necessaire com produtos acessíveis.
    Parabéns pelo blog, vou te acompanhar sempre.
    Bjs
    Silvia

    1. Oi Silvia! Seja bem vinda e espero que volte mais vezes =)

      Produto de cabelo eu sempre uso até o fim, mas maquiagem está difícil viu? Principalmente batom! =/
      Mas agora já sei que não preciso ter tudo na minha casa e vou comprando conforme acaba!

      beijooos

  17. Este post fez todo sentido para mim pela fase a qual estou passando…Eu até uso muito minhas coisas,mas claro, não vou terminar todas as minhas sombras.Pra quê eu comprei os pincéis da moda(que soltam pêlo), a paleta da moda ( se não amo marronzinho),o curvex X se ele belisca minha pálpebra…. e por aí vai… e o duro é que nem amigas pra dar as coisas eu tenho…só eu gosto de make…:(

    1. É muito difícil mesmo! Até hoje eu não comprei uma Naked porque não tenho vontade. Todo mundo fala desta paleta e bla bla bla mas eu ainda não tive vontade de comprá-la. Tem que se segurar muito para não sair comprando tudo o que dizem por aí!

      Beijos

  18. Essa vontade louca de comprar desesperadamente nada mais é do que carência. Já passei muuuito por isso, além de não ter dinheiro pra comprar tudo q vejo, né! Mas hoje sou mais consciente, principalmente pq tenho uma filha, tenho prioridades. (e odeio sneakers, sempre achei um horror. Assim como mullet, spikes e essas coisas que ficam na moda pra deixar a pessoa cada vez mais esquisita. kkkkkk)

    1. Então Maria, em alguns momentos eu concordo com você que seja carência, mas em outros eu acho que é porque a pessoa quer mesmo ter aquilo igual ela viu ou alguém falou.
      Hoje eu mudei porque vi que não preciso de mil coisas para ser feliz, e outra: nem uso! hahhahah
      beijoos

  19. Ma,
    Tá certo,mas o negócio é complicado.Pra conhecer,experimentar,tem que ter e usar várias produtos e de diversas formas.Lógico,não vai arranjar dívida pra make &cabelo – eu não!Mas podendo,não mata.O que precisa ficar claro é o lago “negócio” nos blogs.Dia desses comentei de um produto com uma blogueira que disse não conhecer nem ter resenhado porque não ganhou da marca.Pode?Desacreditei geral do que ela fala – só do que recebe pra promover?E nessas,enrolam a gente bonito.Gosto de tutorias/resenhas ensinando a usar e colocando opções,você adquire o que precisar/quiser,conforme puder.E querer atinjir beleza e cuidados de quem já nasceu “pronta”,não tem como.Nesta terra mestiça ver gente morrendo pra ficar lisa e loira,cansa!Muitos beijos!

    1. Não concordo com isso que para conhecer é necessário usar vários. Sim, para achar algo que fique bom no cabelo a gente erra diversas vezes, mas não saímos comprando vários de uma vez né? Um por vez até acertar! E como eu disse no post, se a pessoa tem e quer comprar, por que não?? Só não dá para sair comprando porque pessoa x ou y disse que é bom ou se enfiar em dívidas.
      Sobre o lado “negócio” dos blogs vai de prestar atenção na atitude da blogueira. Eu, por exemplo, sempre que faço publicidade deixo avisado no início do post e em uma tag específica. Outra coisa que faço é falar que recebi o produto da assessoria para testar. Se a gente fala sempre a verdade, tudo fica mais fácil.
      Já vi muitas blogueiras falarem isso que você disse! Tem gente que não fala de um produto porque não ganhou! Um absurdo! Se quer o produto vai e compra! Onde já se viu falar só do que ganha? Não tem cabimento isso.

      beijos

  20. Como sempre escrevendo muito bem.

    Nunca comentei aqui, mas, estou sempre lendo seus posts e vendo seus vídeos. De todas, você sempre foi a mais pé no chão em todos os aspectos e super te admiro por isso.

    Creio que todas as meninas/mulheres já estiveram nessa fase de fazer aloka comprando tudo e nos esquecemos que temos apenas um rosto, dois olhos, duas bochechas, uma boca…

    Beijos lindona!

    1. Oi Juliana, muito obrigada!
      Devo ser verdadeira né? De que adianta mostrar no blog uma vida cor de rosa, com produtos que eu ganho e mostrando com a maior naturalidade um produto de 200 reais? Sei que é a realidade de poucas pessoas no Brasil, mas é a minoria! Então bora vir pra realidade e falar com a maioria!

      Beijos

  21. Nossa, amei o post! A unica coisa q compro muito sao cosmeticos pra cabelos e tbm pra o corpo porq consigo usar tudo. Mas dei uma parada drastica me maquiagens. nao sou colecionadora e nem vejo sentido em colecionar. Sou muito pratica. O q nao uso,trato de me desfazer rssr.Se tenho so um par de olhos,nao faz sentido em ter milhoes de delineadores, milhoes de lapis preto e ou de outras cores. Tambem acho q nem tudo q é moda combina com todo mundo. Tambem achei o tenis com salto mega esquisito. E o batom snob tbm nao fez minha cabeça nao .bjos

    1. Coisas para o corpo eu nem uso tanto, mas cabelo eu uso tudo até o fim! =D
      Antes eu queria mais e mais maquiagem feito louca, mas hoje vejo que não vou usar tudo até o fim. Não dá.
      Mas pelo menos a gente aprende e se conhece melhor.

      Beijos

  22. É, concordo em gênero, número e grau. Dia desses minhas amigas estavam tri loucas pela The Vice. Eu comprei a Naked 2 aproveitando que o namorado viajou para fora e saiu beeeem em conta. Agora pergunte se eu compraria aqui no Brasil, a 250 dilmas? MARNUNCA! Pra quê primeiramente? Pra entrar na moda “eu tenho a Naked 2?” ou a The Vice? A The Vice estava custando 300 reais e eu fiquei o__O wtf? Falei as minhas amigas para elas comprarem a paleta da Catharine Hill que não fica UMA estrela atrás das paletas da UD. É claro que UD é UD e CH é CH. Mas pelamor, me endividar com uma paleta de 250 reais pra que mesmo hein? Eu tenho a da CH e sou muito feliz e paguei 60 nela somente rs e só a tenho pq maquio profissionalmente! Quando vejo produtos sobrando trato logo de fazer sorteio no blog pq comigo não tem essa de produto pegando poeira não! Eu passo logo pra frente rs rs

    Eu acho até legal essa coisa de receber press kit e tal.. aí faz a resenha.. e a pessoa indica mas e aí, cada um compra o que achar melhor sabe! É que nem o Fluidline da MAC eu penso assim “delineador em gel é delineador em gel” vou pagar 79 reais pra que mesmo se o meu de 30 reais da Tracta tem o mesmo efeito? Pelo o menos vou esperar o meu acabar. Sei lá essa coisa de ter porque o outro tem é meio complicado mesmo, mas acho que muitas vezes pra conseguir publicidade. Que nem outro dia eu li “só assino a Blush Box por causa do blog” ¬¬ kd a criatividade hein?

    1. Faça-me o favor! Se é para fazer algo, que faça com fundamento!
      Nunca que eu compro Naked aqui no Brasil, NUNCA! Olha, nem Naked eu tenho! Todo mundo fala que é maravilhosa, que é isso e aquilo, mas até hoje nunca tive vontade de comprar.

      Beijoos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *