Existe pincél?

Mah / 10 ago,2011 /ETC

Eu desde pequena sempre fui muito chata com regras da gramática, e por quê? Tudo isso porque meu nome é Maraisa sem acento, mas de acordo com a regra, por ser uma paroxítona com ditongo seguido de s deveria ter. Além disso muitas pessoas escrevem com Z, mas nisso meu nome está correto, é um substantivo feminino terminado em isa.

Mas Maraisa, e eu com isso?  Acontece que na internet, neste mundo de blogs, lemos muitas coisas absurdas e as pessoas passam a copiar! Existem muitos blogs de maquiagem que falam sobre pincel, mas muuuuuitas meninas escrevem pincél e sempre me doía ler aquilo.

Dei uma de menina estudiosa e fui caçar na própria internet e nos meus livros as regras gramaticais para saber se existe o tal pincél, e como eu previa, não existe!

Pincel é uma palavra oxítona, a sua sílaba mais forte é a primeira de trás para frente (el). Segundo as regras, são acentuadas as oxítonas terminadas em a – as – e – es – o – os – em  – ens (sofá, vatapás, ré, avós, refém, parabéns). Sendo assim, pincel não tem acento. Já no plural, tem acento! Pincéis é uma oxítona com ditongo (duas vogais juntas) aberto éi; então, acento nesta palavra!

Entenderam? Então nada de escrever pincél por aí hein?? É errado!

beijos
Mah

Postado em ETC

6 comentários em “Existe pincél?

  1. Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Escolhi bem mesmo o blog pra chamar de “meu lugar pra comentar”!

    Vc é tão crica quanto minha irmã – no bom sentido, claro, porque ela tb corrige e fundamenta com as regras de acentuação. Eu tb sempre prezei pelo bom português e sinto muita, muita dor de ver esse pessoal escrevendo, por exemplo, “mais” no lugar de “mas”, “concerteza”, “derrepente”. “Vo durmi”, “vamo sai”, “coÇeira”, “braÇinho”, “beiÇinho”. Não sabem usar vírgula ou pontuação alguma! Eu me estapeio pra não corrigir, viu. Tem ou tinha um anúncio no Face que eu nem sei do que é porque me recusei a prestar atenção, já que eles dizem que têm “chapéis”.

    Não nego que estou me devendo um bom estudo das (nem mais tão) novas regras ortográficas, mas caramba, não saber a própria língua é inaceitável! Ce viu que o MEC agora disse que o que importa é a pessoa expressar a ideia não importa como ela escreva (ou mais ou menos isso)? Fiquei bege. Acho que vc viu, mas em todo caso o link tá aqui: http://www1.folha.uol.com.br/saber/915795-livro-distribuido-pelo-mec-defende-errar-concordancia.shtml

    Beijos, Mah, saiba que te compreendo perfeitamente! rsrs

    1. Poxa vida! Eu cansei de ler tanta coisa errada! Sabe, não sou nenhuma professora de português, mas acho que devemos saber a nossa língua, tentar utilizar algumas palavras diferentes, ler muitos livros para assim aumentarmos o vocabulário, enfim! Fazer tudo para buscar cada vez mais cultura, é o mínimo!
      Sandram quando eu era pequena e aprendi a ler, a minha mãe pegava eu e minha irmã e escolhia algum livro. Deitávamos as três na cama e fazíamos a brincadeira “Quem errar para” . Eu ficava louca para não errar a leitura, não queria perder! Me diz se hoje alguma mãe faz isso com os filhos?
      Por estes e outros motivos muitas amigas minhas falam que eu tenho alma de velha…. tenho 22 anos, mas fico indignada com o rumo que a sociedade tomou, coisa que a maioria da minha idade não está nem aí!

      Eu vi estes livros escritos errado, mas não tinha lido esta reportagem! Olha… este é o Brasil! Cabe a nós colocar os filhos em escolar particulares e ficar em cima acompanhando a sua educação (coisa que a maioria dos pais não fazem… deixam no colégio e esquecem completamente)

      Ai… escrevi demais né? hahhahahh Desculpa… mas quando o assunto é português eu fico doida! Mas o pior de tudo é quem copia e nem procura saber como se escreve… AI MEU BRASIL VIU…

  2. Tá de Deboche!??!?!!?
    uhAUhauhUAHuahuHAUhau…..
    É bom d+ ter uma irmã que na vida passada foi o professor Pasquale!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..

  3. Achei perfeito seu texto, pior é que muitas blogueiras escrevem errado e isso me incomoda muito!
    E o tal do “short” q o povo cisma de escrever “shorts” mesmo sem ser plural? E acham q estão abafando…
    Bjs da Cris

    1. Me irrita também! Eu sempre tento escrever da melhor maneira possível em qualquer lugar, ainda mais no blog onde muitas pessoas podem ler. Um errinho comum, uma vez ou outras, sempre sai… mas tá demais… isso me deixa horrorizada!

      hahahhaha sempre acham que abafam!

      beijoos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *