Algumas perguntas sobre beleza

Mah / 25 maio,2011 /ETC, Pele

Estou tentando colocar a minha leitura de revistas em dia mas vou dizer que está bem mais difícil do que esperava. Vão aparecendo coisas para fazer, livro para ler, provas e trabalhos. No final das contas elas acumulam mais ainda. Mas sou brasileira e não vou deixar de assinar nenhuma pois sei que vou conseguir colocar tudo em dia! huhhhu

Em uma Cosmopolitan espanhola, que não me lembro o mês, veio uma revista pequena como complemento sobre beleza. Nela tem tendências de moda e diversas dicas. Encontrei esta matéria e achei de grande valia dividir com vocês.

obs.: Este post é longo, aviso porque as vezes você está trabalhando e começa a ler aí já viu… huhuhu

São 20 perguntas e respostas sobre beleza que com certeza muitas de nós já se fizeram. Como eu não sou expert neste mundo, aprendi algumas coisas e não custa nada dividir o conhecimento né? Vou colocar aqui as perguntas e as respostas e se tiver algum comentário entre parentêses, será meu.

1. A comida gordurosa afeta a saúde da minha pele?
– Este é um tema contraditório entre os dermatologistas mas está se chegando a um consenso: a dieta afeta sim a saúde da pele. Estudos demostram que os carboidratos refinados e açúcares fazem com que os níveis de insulina no sangue disparem, o qual aumenta a produção de óleo na pele. O melhor para uma pele bonita? Proteínas magras, carboidratos de índice glicêmico baixo, frutas e vegetais. (minha pele sempre reclama quando eu como muita porcaria. Seja com espinhas ou com alguma alergia que aparece no meu rosto sem fundamento. Se isso aconteceu CERTEZA que comi alguma coisa que não deveria. Ah! Além disso a água limpa a pele horrores)

2. A cafeína resseca a pele?
– As bebidas com cafeína contraem seus vasos sanguíneos, assim há menos fluxo para a sua pele e ela se desitrada. Na maioria dos casos isso significa que aumentam os pés de galinha e as olheiras. Os lábios também poder ser afetados. O efeito é mais notável se você não comer.

3. O que passar primeiro? O corretivo ou a base?
– A base: te ajudará a igualar o tom da sua pele para que possa ver onde – e se – precisa de corretivo. (Antes eu passava primeiro o corretivo, mas depois percebi que com isso eu gastava mais produto desnecessariamente)

4. Posso diminuir o tamanho dos meus poros?
– Quando estão cheios de óleo, este se oxida em contato com o ar e faz com que parecam maiores, profundos e escuros. Limpe a pele diariamente com um sabão que contenha ácido glicólico ou ácido salicílico e seus poros parecerão menores. Se acrescentar a sua rotina um esfoliante suave duas vezes por semana, melhor ainda.

5. O tônicos pode descamar a pele?
– Os tônicos de hoje em dia não são tão adstringentes como os de antigamente que continham muito álcool em suas fórmulas. As versões modernas contém humectantes -ingredientes como a glicerina, aloe vera e óleos essenciais- que hidratam a sua pele. São particularmente bons se usados antes de um hidratante, já que fazem que a pele absorva melhor os ingredientes do creme. A pele mais suave e hidratada pode absorver mais creme que a pele seca.

6. Preciso usar hidratante diariamente?
– Todos os tipos de pele precisam de um, mas nem todas precisam aplicar duas vezes ao dia. Se tem a pele oleosa, o melhor é usar um hidratante pela manhã com FPS. Assim, além de hidratar, protegerá. A noite basta lavar e secar… se notar a pele repuxando após 10 minutos, pode aplicar um hidratante.

7. Como posso tirar o batom vermelho?
– Use um algodão cheio de demaquilante para os olhos. Se não tiver um, use vaselina.

8. Como posso esconder minhas pontas duplas entre as visitas ao cabelereiro?
– Alise seu cabelo com uma chapinha. O calor consegue fechar as cutículas do cabelo para que não sejam vistas.

9. Se um esmalte de cor escura deixar a minha unha manchada, como posso tirá-lo?
– Passe uma casca de limão em cima das unhas para dar brilho e tirar a cor. E  na próxima vez que fizer as unhas não esqueça de passar uma base antes de aplicar o esmalte. Assim evitará manchas futuras.

 

10. De quanto em quanto tempo tenho que lavar os pincéis de maquiagem?
– A cada duas semanas com sabão neutro. (nunca me lembro das datas de lavar os pincéis; lavo quando vejo que precisa… haha)

11. Qual a melhor maneira de disfarçar uma cicatriz?
– Um corretivo de textura espessa em tom amarelado que seja um tom mais claro do que o da sua cicatriz. Aplique pó solto em cima para fixar bem.

12. Como tiro uma espinha?
– Aplique uma toalha úmida e quente -passe pela torneira, esprema bem e depois coloque ela um minuto no microondas-  sobre a espinha. Deixe descansar um pouco, para que se abra o poro e depois aperte-a com um dedo de cada lado. Pressione até que saia todo o pus. (achei bem interessante, nunca ouvi falar neste método de espremer espinhas)

13. Como me livrar dos cravos?
– Limpe  profundamente os poros oleosos, isso que faz os cravos aparecerem, com um esfoliante que contenha ácido salicílico e ácido glicólico.

Como acertar o tom adequado de base? Encontrar o tom correto é fundamental para evitar que sua base se transforme em uma máscara de Carnaval. O melhor é provar três tons que te parecam similares ao seu tom natural sobre a sua mandíbula.Aguarde um pouco e se ver que um se confundiu completamente com a sua pele, este é o tom. Também é importante escolher a textura correta. Para a pele oleosa o melhor são os com acabamento em pó que matificam. Seca? Melhor uma base líquida com FPS. (Pele oleosa também precisa de FPS viu?)

14. É seguro usar creme facial no contorno dos olhos?

– Claro que pode, sempre que entre seus ingredientes não estejam o ácido salicílico e o ácido glicólico.

15. Como tiro pêlos encravados?
– Limpe-os diariamente com um algodão ensopado de um tônico facial que contenha ácido salicílico ou ácido glicólico. Repita até que os pêlos saiam.

16. Como posso dar volume e espessura ao meu cabelo?
– Pede para sua cabelereira que corte menos camadas e que não desfie as pontas.

17. Onde devo aplicar perfume?
– Aplique sempre sobre os pontos que pulsam: colo, pulsos e na dobra dos joelhos. Sedução na certa. (JOELHOS??? Prefiro atrás da orelha…)

18. Como prevenir manchas quando me depilo com lâmina?
– Depile depois do banho, quando o pelo está mais macio, e use sempre uma lâmina nova. (nossa, eu não tenho tanta grana assim para a cada depilação usar uma gilete nova)

19. Preciso usar tônico?
– Não necessariamente, mas se tem a pele oleosa, um tônico pode absorver o excesso de óleo temporariamente.

20. Como posso fazer meu cabelo crescer mais rápido?
– Fazendo uma massagem no couro cabeludo de 3 em 3 minutos diariamente pode conseguir que cresça até 1,5cm a mais em um ano. (Eu não conseguiria lembrar nunca de fazer massagem de 3 em 3 minutos).

E acabou! =) Algumas dicas são interessantes e outras são meio óbvias. Deu para perceber que o ácido salícilico e o ácido glicólico servem para um monte de coisa! haha. Mas vale a pena para saber um pouco mais..

Beijos
Mah

2 comentários em “Algumas perguntas sobre beleza

  1. Quero fazer uma maquiagem rosa mas a minha maquiagem é muito clara como eu faço para dar uma boa destacada para que não fique tão infantil?

    1. Oi Andreza, sinceramente? Eu acho rosa clarinho e cintilante bem infantil. Tente misturar com um marrom no côncavo, passar delineador preto e bastante máscara. =)
      beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *