Aromaterapia | Minha experiência

Mah / 31 maio,2018 /ETC

Eu sempre gostei de terapias alternativas. Se alguém me disser que testou algo e funcionou, com certeza eu lerei mais sobre e testarei também. Acredito que muitas doenças e sintomas físicos são resultados da nossa mente e estado emocional. Então, quando nos cercamos de terapias para esta parte, tudo pode entrar em equilíbrio. Mas é claro que nem tudo substitui a medicina convencional!

Ano passado, mais ou menos em setembro, eu recebi uma mensagem no meu insta (@blzinterior) da Nadia. Ela disse que fazia aromaterapia e me indicou o perfil da Thelicia @thelicia_moralez_aromaterapia. Comecei a conversar com a The, preenchi minha ficha de anamnese e comprei a minha primeira sinergia. Tá, mas aí você me pergunta: “Mas Maraisa, como funciona esta tal de aromaterapia?” Eu pedi para Thelicia escrever! Nada melhor do que a explicação de uma aromaterapeuta:

Aromaterapia é essencialmente terapia através dos aromas, dos óleos essenciais.

Ela visa primeiramente a curar a causa da doença, mas atua também aliviando os sintomas. Os óleos não fazem milagres, nem mágicas, eles ajudam o corpo a fazer o próprio trabalho. Eles atuam ativando determinadas áreas do sistema límbico e do hipotálamo, que controlam a maioria das funções vegetativas e endócrinas do nosso corpo.

Os óleos essenciais são compostos aromáticos complexos e lipossolúveis (dissolvem-se na gordura). São extraídos de plantas aromáticas, seja das cascas, do cerne da madeira, das folhas, raízes, rizomas, resinas ou flores. Alguns desses óleos possuem mais de uma centena de substâncias químicas diferentes, o que faz com que atuem de diversas formas.

Podemos usar para questões físicas, fortalecendo o sistema imune, por exemplo. Podemos usar como coadjuvante em uma depressão ou ansiedade. Podemos usar ainda como limpeza e proteção energética, desobstrução e alinhamento dos chakras, etc…

Os óleos estão presentes nas plantas e tem funções específicas na natureza também. Por exemplo, a rosa. O aroma produzido em suas flores tem a função de atrair insetos polinizadores e protege a planta de doenças. Na aromaterapia, o óleo essencial de rosa é considerado um poderoso antisséptico, usado para tratar desordens do sistema reprodutor feminino e afrodisíaco.

Outro exemplo são os musgos que crescem em troncos velhos de algumas árvores específicas, como o carvalho ou as coníferas. Tiram das cascas destas árvores os nutrientes e umidade que necessitam, e em troca, protegem a madeira, produzindo um óleo essencial que repele microrganismos e insetos. Na aromaterapia, este óleo é considerado um dos melhores óleos para a proteção energética.

Existem diversas formas de uso dos óleos essenciais:
A Inalação é uma das formas mais conhecidas, mas podemos ter os benefícios dos óleos através da pele, em massagens, pedilúvios, banhos de imersão, cremes…

Na inalação, os óleos que são altamente voláteis e tem moléculas minúsculas, entram no nosso corpo através do bulbo olfativo, que se situa no fundo do nosso nariz, chegando ao sistema límbico e hipotálamo.

Quando usamos a aromaterapia através de massagens, fazemos uso óleos vegetais como carreadores (veículos). Os óleos entram na pele através dos poros, atingem os capilares e a corrente sanguínea.

Apesar de serem naturais, os óleos são muito concentrados e se usados de forma incorreta, podem causar queimaduras na pele ou causar até mesmo alergias de contato. Óleo como o de canela, por exemplo, é dermoagressivo. Óleo de cítricos em geral possuem substâncias fotossensibilizantes (queimam na presença do sol). É importante frisar a importância de usar óleos com boa procedência e sem adulteração, para garantir as propriedades terapêuticas.
Consulte sempre um aromaterapeuta.”

Como puderam ler, a aromaterapia é nada mais do que a busca da cura através dos aromas. Aromas esses que não agem apenas na dor física, mas sim na causa desta dor (ou sintoma) atuando principalmente nas nossas emoções. Tem vezes que nossa mente cria tantos entrelaces que é difícil entender como chegamos no estado final, por isso é sempre importante consultar uma aromaterapeuta de confiança e fazer a sua consulta. Apenas através dela, é possível começar a identificar o que será melhor para o seu tratamento.

Voltando para a minha sinergia: Thelicia pergunta quais aromas eu mais gosto na anamnese. Porque né? Já que vou usar todos os dias preciso de um aroma agradável. Ela cria uma mistura personalizada. Isso mesmo, não é uma aromaterapia massiva onde já está tudo pronto e você apenas compra. Ela pensa, medita e cria sua sinergia exclusiva para atuar no que é necessário naquele momento.

Recebi em casa um spray e também o inalador, foi a minha alegria! Sempre gostei de aromas e poder tratar de angústias desta forma foi maravilhoso para mim. Não sei se perceberam, mas eu sumi do blog, do YouTube e fiquei mais devagar nos ultimos meses. Minha mente não estava nada bem e comecei a aromaterapia em conjunto com outras terapias (como floral que em breve faço post) para melhorar minha mente e consequentemente meu estado físico. Nisso eu cheguei a emagrecer 6kg: ansiedade, estado depressivo e mente inquieta. Como acabei de escrever, me cerquei de vários tratamentos inclusive médico.

Demorei para escrever este post porque meu tratamento ainda está em curso. Eu precisava melhorar porque fiquei realmente mal. Tenho mania de achar que posso segurar tudo e não preciso de férias. Porém o corpo precisa de pausa. Por isso um tratamento tão longo, eu exagerei e exigi demais do meu corpo chegando num estado bem ruim.

No meu tratamento usei o spray que você borrifa no ambiente, no seu travesseiro ou mesmo na roupa de cama. O inalador, que fica na minha bolsa para os momentos de necessidade. Ah! Tenho dois inaladores! Um para usar antes de dormir, que me relaxa fazendo desligar um pouco do mundo e o outro que uso na rua para os momentos em que estou mais ansiosa e preciso acalmar.

Tenho também o roll-on que passo no pulso e atrás das orelhas antes de dormir. Creme para o chakra do coração; gel de massagem para os pés; óleo de massagem, sal para os pés e por fim, óleo para o difusor que fica na tomada. Sim, eu acho que usei todas as formas de aromaterapia que a Thelicia tem disponível! HAHAHAHAHA

O tratamento não precisa de tudo isso. Basta um spray e um inalador, já é o suficiente. O spray dura aproximadamente 2/3 meses (depende de quanto você usa) e nesse período já é possível notar melhora. Tenho diversos sprays cada um para determinada queixa. Mas não é interessante ter muuuuuitos sprays com fins distintos. Melhor tratar cada sintoma de uma vez, tente pensar no que mais te incomoda e começa por aí. 

Comecei a sentir diferença no segundo mês de uso quando o momento de borrifar era o mais calmo do meu dia. Respirar 5x e sentir o aroma me trazia/traz uma paz e um sentimento de tranquilidade que eu amo. Com o tempo os ânimos acalmaram e hoje estou bem mais tranquila do que lá atrás.

Depois que percebi a diferença no meu corpo após a aromaterapia indiquei para mamãe, minha irmã e diversas amigas! Hoje minha irmã sempre borrifa a sinergia dela antes de dormir e em cinco minutos apaga. Mamãe não anda sem o inalador na bolsa, e as amigas vivem agradecendo os efeitos das sinergias no corpo e na produtividade.

Sinceramente? É algo que eu passei a amar e falar para todas as pessoas testarem pelo menos uma vez para comprovar que tem resultado sim. 

O investimento inicial é de aproximadamente R$100,00 + frete + consulta. Nisso pensando em um spray + inalador. Eu hoje só conheço a Thelicia de aromaterapeuta e indico para todo mundo que conheço. Acho o valor dela MARAVILHOSO pensando que se trata de uma sinergia feita exclusivamente para você, aplicada reiki e que dura até 3 meses. Chuto 40 reais por mês para cuidar da sua mente e corpo! Pra mim é um investimento imensurável que com o tempo seu corpo apenas agradecerá.

Conversei com a Thelicia pedindo uma condição especial para vocês; e ela não cobrará a consulta para que disser que veio por minha indicação! <3 (só falar com ela pelo insta ou email: thelicia@gmail.com)
Antes que me perguntem, este post não é publicidade e eu pago todas as sinergias que The faz para mim. Eu senti que deveria escrever para que mais pessoas conhecessem a aromaterapia e o trabalho maravilhoso que ela faz! Atende cada um com muito carinho, conversa por horas a fio e entrega sinergias maravilhosas.

E eu continuo aqui usando meus aromas toda feliz! Vocês fazem aromaterapia? Tem curiosidade?

Beijos
Mah

Postado em ETC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *