Por que não pegar os produtos com as mãos?

Mah / 07 jul,2014 /ETC

Eis mais um post escrito em conjunto! A Rita trabalha na Lola (uma marca de cosméticos). Mês passado ela fez um post falando sobre não colocar as mãos nos cremes e disse para mim que seria legal falar sobre isso aqui no Beleza Interior?. Eu super concordei e o que estiver de outra cor, serão palavras dela.

Eu sempre falo que adoro quando um produto vem com pump na embalagem. Isso facilita a nossa vida e não precisamos colocar a mão dentro do pote para pegar. Este ato, com o tempo, pode modificar a composição do produto ou mesmo fazer com que ele perca a eficácia. E muitas vezes o tal produto não foi nada barato né? hahahhaha

Pode parecer algo chato e metódico, mas tenham a certeza que isso pode prolongar e muito a vida útil do seu produto (seja ele creme de cabelo, rosto ou mesmo maquiagem cremosa). Nossas mãos, por mais limpas que pareçam estar, possuem suor, resíduos de outros produtos, bactérias microscópicas que quando em contato com o produto compromete o resultado final.

Uma vez que uma bactéria ou fungo entre em contato com um produto úmido e que venha a ser tampado e abafado posteriormente, ela ganha automaticamente uma “casinha” confortável onde irá se instalar e reproduzir-se de maneira rápida, essa danada!
Calma, isso não vai te causar doença alguma… Apenas irá detonar o seu creme. Aliás, você já deve ter notado que, em alguns casos, um creme que você compra faz um baita efeito nos primeiros usos, mas vai perdendo a “potência” depois de um certo tempo. Muita gente atribui isso ao fato do cabelo “acostumar” com alguns produtos, mas muitas vezes é apenas uma questão de manipulação que foi feita de maneira inadequada, levando seu querido creminho à contaminação. Parece feio e exagerado falar assim, mas é o que de fato acontece.

A ação de tocar no creme, quando feita repetidas vezes, pode ainda causar um fenômeno que conhecemos por oxidação, que nada mais é do que “aerar”, acrescentar oxigênio ao produto, fazendo com que alguns dos elementos contidos venham a ser anulados, evaporados ou simplesmente “estragados” dentro do próprio pote. É simples de visualizar: basta pensar em como uma clara de ovo fica quando é batida (vira neve) e no que acontece com essa “neve” após ficar alguns minutos em repouso (fica líquida, vira “água”). O mesmo pode acontecer com o seu creme depois de ser manipulado várias vezes.

A oxidação pode acontecer, inclusive, por um descuido na hora de fechar a embalagem. Embalagem aberta = creme exposto. Por isso, atenção na hora de vedar seus queridinhos adequadamente após o uso, tá?

Vocês já perceberam que em lojas de maquiagem como a MAC os vendedores sempre utilizam pazinhas ou qualquer outro objeto para pegar produtos cremosos? Sim, é pela higiene porque muitas pessoas testam, mas também é para o produto não contaminar. Sei que vocês já estão pensando “Ai, mas eu terei que usar pazinha nas minhas maquiagens?” Sinceramente? Seria interessante! hahahha Mas eu confesso que é bem difícil não meter o dedo no corretivo em um momento de pressa. Então acho que é melhor ter este cuidado com produtos que você não utiliza todos os dias, aqueles que vão ficar na sua casa por muito mais tempo como uma sombra cremosa na cor x.

Acima, algumas sugestões do que você pode usar para pegar os seus produtos. Copinhos de café, potinhos de plástico, estas pazinhas ou colherzinhas que compramos em lojas que vendem coisas descartáveis. Estes acessórios não são caros! E se você não puder comprar assim, de monte, basta um que você lave bem ou até ferva depois do uso. =)
Ah! Coloque pouco produto no recipiente ou superfície que você escolheu. Se precisar de mais, pegue de novo, e de novo e de novo. Não pegue uma grande quantidade porque se você voltar o que sobrou para o pote, não terá adiantado de nada! =/

Além disso, tem um outro cuidado que muitas pessoas não fazem mas ele é de extrema importância: Não deixar os produtos no banheiro. Imagina que se o contato com o ar pode estragar o seu produtinho tão querido, o que a água do chuveiro, durante o banho, não poderia fazer? Pois é. Pode parecer frescura mas não é. A água pode causar os mesmos estragos e de maneira ainda mais rápida ao produto que fica exposto à umidade extrema.

Uma solução? É só lembrar dos salões de beleza. Vocês já viram como fazem quando vão aplicar máscara no nosso cabelo? Colocam em um potinho uma quantidade x, muitas vezes pesada na balança, e usam só aquilo. É, melhor colocar em um potinho o que for usar, ou levar seus produtos para o banheiro apenas no momento do uso.

Ah! Isso serve também para os cosméticos que muitas pessoas, inclusive eu, deixam em cima da pia. Tá, um creme para o corpo, sabonete líquido a gente até releva. Mas não dá para deixar os produtos que passamos no rosto como antiidade, protetor solar, hidratante… Melhor guardar tudo no quarto! =)

É isso! Espero que tenham gostado \o/

Beijos
Mah e Rita

Postado em ETC

6 comentários em “Por que não pegar os produtos com as mãos?

  1. Adorei gurias,dicas bem usáveis,já perdi xampu e cremes por deixar no banheiro,entrou água e mudou totalmente o cheiro e textura,obrigada Mah e Rita p/ dicas,bjinhos !

  2. Nossa , muito bom saber que com esses habitos o produto muda sua qualidade , providenciando já recipiente plasticos ! Adoreeei o post MAH :*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *