Como finalizar o cabelo crespo e cacheado?

Mah / 13 dez,2013 /Cabelos

Cá estamos nós para mais um post capilar! Vocês sabiam que nós, crespas e cacheadas, podemos finalizar nossos cabelos de diversas formas diferentes e com resultados distintos? Siiim! Hoje, eu e a Rita falaremos de algumas finalizações mais comuns para o nosso tipo de cabelo. Este é um post introdutório, achamos legal fazer para quem quiser saber um pouquinho de tudo de uma vez. Mas,  falaremos de cada finalização com mais detalhes e com vídeo! \o/ (só aviso que algumas eu não poderei fazer por enquanto, porque meu cabelo curto não permite) huuhuhuh

Bora lá!

– FITAGEM
Hummm, o nome logo nos sugere fitas né? Mas como assim? Na fitagem nós separamos o cabelo em pequenas mechas, fitas, e passamos a mão nele para estimular o cacho. Sabe quando você passa a tesoura na fita de nylon para ela enrolar toda? Então, é o mesmo princípio! Basta passar a mão diversas vezes seguidas na mesma “fita” de cabelo, que o cacho será estimulado.

– LOC
Líquido, Óleo, Creme. É basicamente a aplicação desses três produtos nessa ordem mesmo. Primeiro, algum líquido que pode ser água pura, filtrada, com algum ativo como glicerina, Bepantol, etc. Borrifa a água no cabelo inteiro e massageia a grosso modo para que os ativos penetrem. Se preferir, pode aproveitar o momento após lavar o cabelo, já que ele já vai estar úmido. Depois, vem a aplicação do óleo que deve ser preferencialmente um óleo vegetal (evite passar aqueles óleos “prontos” e siliconados que compramos nas perfumarias). Separando mecha a mecha, aplique o óleo, enluvando bem o cabelo. Não precisa exagerar, apenas umas gotinhas bastam. Por último, vem a aplicação do creme, que pode ser o seu creme de pentear favorito mesmo. Novamente, separe o cabelo em mechas, aplique creme o quanto baste (sem emplastrar os fios) e depois é só dar a forma que quiser e deixar secar.

– OG
Óleo e Gel. A aplicação é bem parecida com a aplicação da técnica LOC, porém, os produtos são Óleo e Gel. Não tem segredo: é só enluvar os fios com o óleo vegetal de sua preferência e, depois, finalizar com o gel. O óleo vai garantir que o gel não danifique nem resseque os fios e o resultado é definição máxima!

-PLOPPING
O plopping é uma “manobra” de finalização, que você poderá utilizar após a aplicação dos seus produtos, na ordem que preferir. Você pode, por exemplo, aplicar seus cremes, fazer fitagem e, por último, fazer o plopping para segurar seus cachos e dar maior definição. Como faz? Simples. Após aplicar o creme no cabelo inteiro, joga a cabeleira toda para frente e, com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão, faz uma “bolsa” e guarda o cabelo lá dentro. Traga o tecido para junto da cabeça com o cabelo guardadinho, amarre de maneira firme (quase um turbante) e mantenha assim por, no mínimo, 20 minutos para segurar bem a forma do cacho. Quando você tirar a toalha, os cachos vão estar bem definidos e fixados. É ideal para quem tem cabelos grandes, já que em cabelos curtos esse pequeno “turbante” não faz muita diferença no quesito definição (pelo contrário, ele pode até encher o cabelo curto de frizz e deixar com aspecto de “amassado”).

Além destas maneiras de finalizar, existem outras que são conhecidas como Texturização. Por que Texturização Maraisa e Rita? Porque estas opções mudam a forma do cabelo. Enquanto a finalização deixa o cacho do jeito que ele é, apenas estimulando-o, a texturização muda o cacho, deixa ele mais aberto, mais fechado ou mesmo com outros padrões. Você vai mudar a textura dos seus fios. (calma, isso não envolve química não! huuuhuhuhu)

– TWIST
Método de texturização, muito utilizado por meninas com o cabelo tipo 4 (mais crespo tipo Maraisa) e que visa formar cachos dos mais diversos tamanhos (dependendo do seu gosto pessoal e do tamanho da mecha separada). Para fazer os twists, é importante passar um leave in bem hidratante, umas gotinhas de um óleo de sua preferência e depois é só botar a mão na massa e separar o cabelo em mechas finas, dividir essas mechinhas ao meio e enrolá-las, fazendo um torcidinho com o cabelo da raíz às pontas. Depois de enrolar o cabelo inteiro, basta esperar secar bem (é legal fazer à noite e dormir com os twists para soltá-los na manhã seguinte). Ao soltar os “enroladinhos”, o cabelo estará todo cacheado. Daí é só amassar os fios e modelar como quiser. OBS.: o mesmo resultado dos twists pode ser obtido utilizando alguns utensílios que facilitam bem a vida, como bigodins, bobs finos, Flexi-rods, etc.

DEDO LISS
é uma técnica de texturização em que pegamos mechas bem fininhas do cabelo e enrolamos no dedo, uma a uma, até que a mecha forme um cachinho no próprio formato do dedo. O cabelo fica com aspecto de “cachinhos de criança”, sabe? Tipo da Maísa. A definição fica muito boa, mas depois do cabelo seco é bom separar um pouco os cachos e as mechinhas para dar volume e tirar o aspecto “infantil”.

-RAKE AND SHAKE
Uma divertida técnica de finalização que pode ser feita de maneiras diferentes entre as meninas de cabelos longos e as de cabelos curtos. Para quem tem cabelo curto, basta passar o creme da maneira que achar melhor e, depois de pronto, “chacoalhar” a cabeça com o intuito de soltar os cachinhos e deixá-los com volume e leveza. Para as meninas de cabelos longos, o ideal é aproveitar a hora de fazer a fitagem para simplesmente passar os dedos pelas “fitinhas” das mechas e chacoalhar bem, segurando pelas pontinhas do cabelo. Em resumo, o rake and shake é uma técnica que envolve mexer, chacoalhar e deixar o cabelo com bastante movimento e volume. É ideal para as pessoas que não se importam com um pouco de frizz, mas amam o cabelo bem cheio.

Esperamos que tenham gostado! =)

Semana que vem: Como fazer: Fitagem

Beijos
Mah e Rita (www.rituxalima.blogspot.com.br)

 

 

29 comentários em “Como finalizar o cabelo crespo e cacheado?

  1. Oi, Mah! Tenho total interesse neste tema, pois ainda estou aprendendo a lidar com meus cabelos cacheados e volumosos (9 meses após o big chop!!!).

    Senti falta das técnicas do “dedo liss” e tb de uma em que se faz um twist de uma mecha só, aplicada em todo o cabelo. Fica, então, a minha sugestão para quando vcs forem detalhar as técnicas em vídeo.

    Bjão!

  2. Obrigada pelas dicas. Minha filhinha tem cabelos crespos e eu sempre tive muita dificuldade para arrumá-lo, já que não é o meu tipo de cabelo.
    Agora que ela está crescendo, a dificuldade é maior, pois tenho que ensiná-la a começar a cuidar.
    beijos

    1. Vai dar tudo certo Nani! É só você ler os posts que coloco aqui sobre cabelos crespos e tratar com carinho que a sua filha ficará LINDA! =)
      Aí quando ela crescer, se quiser, usa química. Mas por enquanto não é legal.. =/
      Beijoooos

  3. Oi, Mah! Tenho total interesse neste tema, já que ainda estou me adaptando aos meus cabelos cacheados e volumosos, passados 9 meses do big chop.

    Gostaria que vc, se possível, demonstrasse tb nos vídeos a técnica do “dedo liss” e tb o twist feito de mechas solitárias, isto é, sem entrelaçá-las.

    Parabéns pelo blog e força na transição! Bj.

  4. Oi Mah,

    Há mais ou menos uma semana estava falando com a Ci sobre o meu cabelo, que estava seco e tals. Daí ela me falou do post sobre o cronograma capilar, que eu já tinha visto antes. Ainda não fiz a parte da Nutrição, mas os passos pra hidratação e finalização realmente deram resultados. Meu cabelo anda seco, sem brilho e depois do trato que dei nele no sábado, tudo mudou. O cabelo acho que tá até sorrindo por dentro.
    Muito obrigada por compartilhar essas coisas com a gente.

    Beijos.

  5. Ótima explicação. Simples e objetiva a mameira como você descreveu as técnicas das quais eu só ouvia falar mas ninguém se dignava a explicar. Beijinhos 🙂

  6. Menina, pela primeira vez achei um blog de alguém que tem o cabelo EXATAMENTE igual ao meu! Sério, dá desânimo não ver todas essas técnicas testadas no seu tipo de cabelo. Você acha que tá fazendo alguma coisa errada, sei lá… Amei tudo e você é muito simpática. Renovei minha vontade de cuidar de texturizar meus cachos! Obrigada por todas as dicas que vi e que sei que vou achar!

  7. Olá, Mah ! Tudo bem ? Comigo não está tão bem assim não ! Olha Mah eu estou precisando da sua ajuda, o problema é um seguinte eu quero definir meus cachinhos, mas eu não quero fazer fitagem, não é nem não querer na verdade, é pq eu não consigo ! Eu tenho uma deficiência no meu braço esquerdo, um é maior que o outro no caso o direito é maior que o esquerdo e por isso não consigo fazer a fitagem ! O que eu devo fazer Mah pra definir meus cachinhos sem precisa usar a fitagem ?

    Te agradeço desde já e um bj pra ti !

    1. Oi Rafa, tudo bom?

      Você pode finalizar o cabelo fazendo texturização. Você consegue fazer tranças? Twists (tranças com 2 mechas)? Isso pode ajudar muito! Também pode escolher cremes que ajudam a encaracolar mais como ativadores de cachos. Por fim, pode usar tb gel que ajuda a manter por mais tempo.

      Qualquer coisa é só perguntar!

      Beijos

  8. Mah amei as dicas vai me ajuda muito, pois tenho cabelo crespo e já usei muita química e a seis meses estou sem usar pois quero de volta minha cabeleira… rsrsrs e suas dicas me ajudaram muito… Obg =)

  9. minha filha vc é d++++…eu já estava desistindo do meu BC…tava querendo relaxar de novo…enfim vc conseguiu renovar minhas espectativas..meu cabelo tá muito curto ainda,por isso comecei a desanimar e ele é super crespo,sem nenhum enrolado….mais depois q fiz twist começou a cachear mais rápido…tô amando!bjos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *