Creme para Pentear, Ativador de Cachos e Umidificador

Mah / 06 dez,2013 /Cabelos

Oieee! Cá estamos nós (eu e a Rita) para mais um post de cabelos! Antes eu quero me desculpar por não postar na sexta passada… estava passando um pouco mal e a saúde é em primeiro lugar né?

Bora entender mais as diferenças entre creme para pentear, ativador de cachoe e umidificador? Então vem que hoje eu a Rita que escreve tudo!

Já aconteceu de você comprar um produto mega bom, que promete mundos e fundos e, na hora H, passar e perceber que não deu efeito algum? Já pensou que o problema pode estar não no produto, mas na ordem e na maneira como ele é aplicado? Pois bem. Isso acontece muito quando falamos sobre cremes e finalizadores para cabelos crespos e cacheados.

Antigamente nossos cabelos sofriam com a falta de produtos específicos no mercado, porém, a indústria cosmética mudou muito (e para melhor) e tanto que ficamos até perdidas no meio de tantas opções! Vamos entender como funcionam três dos tipos de cremes/finalizadores mais comuns disponíveis nos mercados? Vamos lá…

Creme Para Pentear
É o creme básico, que serve para aplicar na hora de desembaraçar os cabelos após o banho. Ele é a base, não o fim… Ou seja: ele não é um finalizador. Ele tem a função de hidratar e deixar o cabelo mais maleável, para que o pente [ou a escova] deslize sem arrebentar os fios. As fórmulas dos cremes para pentear são as mais diversas possíveis e existe uma infinidade de texturas e resultados diferentes que esse tipo de creme pode proporcionar. Geralmente, os cremes para pentear mais densos tendem a definir e segurar os cabelos crespos e cacheados por mais tempo do que os cremes mais finos. Em compensação, alguns cremes fluidos podem agir mais na hidratação do que na forma dos cachos. Independente da sua preferência de texturas, o fato é que hoje em dia existem cremes que atendam a todos os gostos e todos os tipos de fio, proporcionando maleabilidade e evitando a quebra do cabelo na hora de pentear.

Ativador de Cachos
Esse é um tipo de finalizador que a galera ou ama ou odeia. Mas também é um dos produtos que a grande maioria ainda aplica da maneira incorreta nos cachos. Muita gente passa o ativador no lugar do creme para pentear, substituindo um pelo outro. Mas o que pouca gente sabe é que, como finalizador, ele é um produto para ser usado após o uso do creme para pentear. Ou seja: seu poder de ativação funciona muito melhor quando os fios já estão com algum tipo de produto hidratante por baixo, caso contrário, eles podem vir a indefinir e até mesmo ressecar alguns tipos de cabelo. Imagina que, na hora de finalizar, você esteja “confeitando” o seu cabelo como quem confeita um bolo. O ativador de cachos é a cereja, e deve vir por cima do glacê. Uma cereja não conseguiria fazer as vezes do glacê e substituí-lo pois, como ela é uma frutinha, não se sustentaria sozinha, entende? É isso. O Ativador de cachos é a cereja do bolo na hora da finalização das madeixas.

Umidificador de Cachos
Esse também é outro produto que tem várias formas e texturas: creme umidificador, leite umidificador, loção umidificante e por aí vai. Quando você encontrar uma embalagem cuja descrição diz ser “-umidifi” qualquer coisa, o produto é um só e tem a função de UMEDECER o cabelo. Tem gente que compra a versão em creme do umidificador e também passa no lugar do creme para pentear. Funciona? Sim. Mas tem margem de erro pois pode ser o tipo de produto que não deixa seu cabelo secar muito rápido ou não dê a forma que você deseja quando usado nos fios molhados. A melhor maneira de se usar o umidificador é mesmo nos cabelos secos, para reativar as formas dos cachos, tirar o frizz e tudo mais. Geralmente é um ótimo aliado para o day after ou para dar um retoque no final do dia. Mas sempre utilizado como finalizador… Ou seja: por ÚLTIMO (assim como o ativador de cachos).

É isso!

Beijos
Mah e Rita www.rituxalima.blogspot.com.br

43 comentários em “Creme para Pentear, Ativador de Cachos e Umidificador

  1. Adorei! Muito esclarecedor! Quando terminei de ler dei risada porque constatei que já tinha feito muitas bobagens ao aplicar cremes…. 😉

  2. gostei.. post simples, fácim fácim de entender
    E a propósito eu sempre achei que ativador de cachos era como o Creme de Pentear, só que tinha mais o efeito de modelar os cachos rsrsrs

  3. Oi gente… fiz um comentário parecido com este (outrora =] ) porque ñ tinha visto esse “tópico” que trata justo sobre umidificador (a minha principal questão no momento ^^). Eu tenho cá com os meus botões que ficar tirando todo o excesso de creme todos os dias do cabelo (sobretudo natural)não deve fazer muito bem, deve ressecar, enfim… Então como faço, tiro um pouco do excesso com água e coloco umidificador por cima? E mais, posso eu mesma “fazer o umidificador”, certo? Se sim, misturo água com quais cremes?
    Tenho pra mim q não fui mto clara… mas espero q dê minimamente para entender =]

    1. Você pode misturar água com os cremes que quiser. Pode usar aquele creme de sua preferência ou ir testando os cremes que você não gosta tanto, mas que misturados à água quebram o maior galho. Se preferir, pode usar apenas a água mesmo, para reativar os cremes que foram colocados nos fios no dia anterior. Enfim… Tem que ir testando, fazer do borrifador seu melhor amigo e abusar das combinações possíveis!

  4. Eu estou em transição há 5 meses e uso o creme de pentear, combinado com o gel, pra finalizar. O ativador de cachos faz mesmo muita diferença? E aaah, você usa sempre tantos acessórios legais, dou super trabalho pra encontrar. Você compra a internet? Parabéns pela página! =****

    1. Olha, cada cabelo é uma sentença e cada um reage de maneiras diferentes aos vários produtos que temos no mercado. No meu cabelo o ativador funciona muito bem, sim. E em conjunto com o creme para pentear, a ação é mega melhor. Os cachinhos ficam lindos! Faz o teste… Mesmo na transição, o ativador, se usado direitinho, é super bem-vindo!
      Compro as coisas em lojas mesmo… na 25 de março, na Accessorize ou em qualquer outra de rua! huhuhu
      Beijos

  5. Mara o que fazer quando a gente erra na quantidade de creme para pentear? Tipo quando passa muito produto? O meu fio fica muito pesado e sem brilho quando exagero na dose. Bju

    1. Ai, é terrível quando isso acontece, né? Infelizmente, quando acontece comigo eu opto por enxaguar parte do creme mesmo. Não suporto a sensação e a aparência de cabelo pesado. Ou, então, eu passo um gel por cima de tudo. Como o gel tem uma tendência a “ressecar” levemente os fios, ele meio que absorve o excesso de gordura de alguns cremes e equilibra a oleosidade e o peso.

  6. Aiai, eu tô sempre procurando um creme pra pentear com as graças da finalização! hauhauhua quero nada, né? Modelador que hidrate, é o que eu quero, e quero agora!!! Um dia eu chego lá, ô se chego 😀 (ou morro tentando)

  7. Eu costumo desembaraçar o cabelo DURANTE o banho… acho muito mais fácil.
    Estou usando só o Creme para Pentear Suave da Lunablu, que apesar de dizer que controla o volume (o que eu menos quero) ele funciona bem… deixa meus cachinhos bem bonitinhos. Ai quando seca eu bagunço todo o cabelo, pra dar o volume, e passo reparador de pontas… kkkkkkkkkk acho ótimo! 🙂

  8. eu sempre amei meus cachinhos, mas dei a bobeira em ligar para os que os outros estavam falando e fiz relaxamento, pregressiva e outros, nunca tinha ouvido falar em transiçao capilar, e eu ja estava em um e nao sabia, ja tinha 7 meses q nao fazia nada no meu cabelo, so q nesse fim de semana fiz relaxamento e progressiva de novo, droga pq nao fiquei sabendo disso antes, oque vc e outras falam, as suas experiencia dao muita força,mais vou tentar de novo, quero meu cachinhos de novo 🙂

  9. Nossa!!!!!

    Mudou minha vida..rssss
    comprei um ativador de cachos esse final de semana e passei nele no lugar do creme para Pentear….Meu cabelo ficou uma vassoura…rssss
    Agora vou experimentar… Ufááá´;;;

    Valeu pelo post, muito esclarecedor….

    Josy

  10. Minha filha tem 3 anos e tem o cabelo super cacheado….os cremes infantis ñ dão muito certo e acabo optando por cremes adultos…queria um q deixasse o cabelo dela com cachos definidos e com aparência molhada…pq quando ele seca fica muito seco…o que eu faço?

  11. comprei o umidificador da ouribel , é um creme de óleo de argan , achei que o meu cabelo ficou um pouco sem movimento e opaco , será então que é pq eu não passei o creme de pentear antes ?

    bjs

  12. Adorei a matéria!Ultimamente tenho usado os cremes umidificantes da Amávia cosméticos e tido ótimo resultado.Cabelo hidratado e sem frizz o dia todo,no dia que comprei a vendedora falou para que eu usasse no cabelo úmido,mas no meu caso super funcionou no cabelo seco.Valeu Mah!

  13. PARABÉNS DEZ VEZES,POR ESTE GRANDE ESCLARECIMENTO SOBRE ESTES TRÊS ITENS CITADOS AÍ ACIMA. EU TENHO CABELOS CACHEADOS,RESSECADOS,FINOS,DÁ UMA TRABALHEIRA ARRETADA PARA EU ACERTAR CREMES DE PENTEAR E ETC.DE HOJE EM DIANTE,VOU ACERTAR USAR ELES CORRETAMENTE E TENHO CERTEZA QUE OS MEUS CACHINHOS VÃO AMAR, SER RESPEITADOS E CUIDADOS D FORMA CORRETA! OBRIGADA,OBRIGADA!!! BENDITA PÁGINA ENCONTRADA HOJE! POIS É… EU SMEPRE PERQUNTAVA AS VENDEDORAS A DIFERENÇA ENTRE ELES E ELAS EXPLICAVAM,MAS NÃO ASSIM!!! OBRIGADA!!! BJOKASSSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *