Dúvidas sobre Toxína Botulínica

Mah / 10 set,2013 /Pele

Faz um tempo eu recebi no meu email uma sugestão de pauta falando sobre a Toxina Botulínica. Era da Merz-Biolab e colocavam à disposição dermatologistas para responder algumas dúvidas sobre o produto o procedimento. Achei muito legal porque eu não descarto a possibilidade de um dia aplicar! Não quero ficar perder completamente as expressões, mas se eu puder, quero sim levantar um pouco o que cair. huhuhhuh

Então, cá está um post com as principais dúvidas sobre Toxina Botulínica respondidas por Gabriella Albuquerque, dermatologista e Chefe do Serviço de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ah! No post terão algumas informações sobre a Toxina Botulínica da Merz, porque foi através da assessoria deles que  fiz este post com as dúvidas e tudo mais, então deixei as informações mas não se trata de publieditorial hein?  =)

1. O que é a toxina botulínica e como ela age?
A toxina botulínica é derivada do Clostridium botulinum, uma bactéria conhecida por causar o botulismo. Entretanto, em quantidades pequenas, pode ser utilizada nos músculos para bloquear os sinais nervosos que possibilitam a contração muscular. Desta forma, o paciente não consegue fazer rugas durante a mímica facial.

2. Para quem é indicada, tem uma idade mínima ou máxima?
A toxina botulínica está indicada para rejuvenescimento da face por reduzir as rugas. Durante muitos anos, a indicação maior era para pacientes acima de 40 anos que já apresentavam as rugas da mímica facial mesmo no repouso. Entretanto, cada vez mais temos encontrado pacientes jovens, entre 30 e 40 anos, que buscam a toxina como prevenção às rugas.

3. Qual a diferença entre preenchedor e toxina botulínica?
O preenchedor é constituído por uma substância natural do organismo humano que visa repor volume em uma determinada região da face. Geralmente, esta perda de volume gera uma área deprimida que aparece tanto em repouso quanto no movimento da musculatura. Já a toxina botulínica é um medicamento que atua impedindo a contração muscular, logo a sua principal resposta será na ruga que surge durante a movimentação da mímica facial.

4. Quais são as diferenças das toxinas botulínicas de 1ª e 2ª geração? Quais as marcas?
A primeira toxina botulínica comercializada para espasmos musculares foi o Botox. Este medicamento é constituído pela toxina e seu envelope proteico, além de outras proteínas menores. Logo, este composto possui uma carga proteica elevada e isto pode aumentar o seu poder de imunogenicidade no organismo, ou seja, promover uma maior produção de anticorpos. Buscando uma redução na carga proteica, a Merz, uma empresa alemã, retirou o envelope proteico da toxina e criou o Xeomin. O mais interessante foi que, depois disto,  constatou-se que o Xeomin pode ser armazenada em temperatura ambiente, diferente das outras toxinas. Podemos então considerar o Xeomin como de 2ª geração, enquanto outras toxinas como o Botox, Dysport e Prosigne são de primeira geração.

5. Quais os efeitos na pele?
Como a toxina botulínica promove bloqueio na contração muscular, o paciente nota redução nas rugas de expressão, como redução dos “pés de galinha” ao redor dos olhos, da “ruga da preocupação” entre as sobrancelhas e das rugas da testa. Alguns pacientes retornam falando como  sua pele ficou “esticada” após o procedimento.

6. A aplicação dói?
Infelizmente, todos os procedimentos que são realizados com agulha podem ser desconfortáveis ao paciente. Entretanto, as agulhas utilizadas são tão finas que este procedimento se torna tolerável pela maioria.

7. Quanto tempo demora para se notar o efeito?
O efeito se inicia em aproximadamente 48 horas e tem seu resultado completo em 15 dias após o procedimento.

8. Quanto tempo dura esse efeito? Existe uma frequência recomendada para uma aplicação segura ou posso fazer várias aplicações em curto espaço de tempo?
O efeito da toxina pode durar de 4 a 6 meses. Não é recomendado fazer uma nova aplicação em um intervalo inferior a 4 meses.

9. Posso tomar sol após a aplicação?
Recomendamos não pegar sol apenas nos dias subsequentes à toxina devido ao risco de pigmentação dos hematomas. Após este período, não há necessidade de se afastar do sol.

10. O procedimento é indicado para gestantes?
Não é recomendado realizar a aplicação da toxina botulínica em gestantes.

11. Posso fazer vários tratamentos estéticos juntos? Ex: toxina, peeling, preenchedor?
A tendência atual é justamente a associação de diversos procedimentos estéticos para um melhor resultado.

12. Quais os cuidados necessários após a aplicação?
Antigamente nós recomendávamos aos pacientes não baixarem a cabeça por 4 horas após o procedimento. Os estudos atuais não confirmaram a hipótese de que isto iria aumentar a difusão da toxina. Na minha clínica, apenas oriento aos meus pacientes a não praticar atividades físicas por 48 horas.

13. A toxina pode ser usada para aumentar o tamanho dos lábios?
A toxina não está indicada para aumento dos lábios. Nestes casos, sugerimos o preenchimento com ácido hialurônico.

14. Como evitar exageros e garantir um resultado natural?
Acho que em relação à toxina botulínica não costuma haver exageros, uma vez que se conhece bem a anatomia da face e se utiliza a quantidade necessária de toxina por pontos para corrigir as rugas. Não existe receita de bolo para realização deste procedimento, ou seja, o tratamento deve ser individualizado para cada caso, respeitando a dose necessária para a correção das rugas. O resultado natural é garantido pelo médico que domina a técnica correta.

Eu mesma consegui tirar muitas dúvida e espero ter ajudado vocês! =)

Beijos
Mah

 

 

2 comentários em “Dúvidas sobre Toxína Botulínica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *