Mulheres Semeiam Vida – Luta contra o câncer do colo do útero

Mah / 04 set,2013 /ETC

Hoje o assunto não é maquiagem, corpo ou cabelo, nem mesmo sobre a minha vida.

O Beleza Interior? é um blog de beleza e mais de 98% do seu público é feminino. Logo, assim que conheci a campanha Mulheres Semeiam Vida, me senti na obrigação de dividir isso com vocês. Não é só de beleza que a gente vive né? Todo conhecimento é válido, e por que não compartilhar?

Semana passada pude participar de um evento que explicava a campanha, criada a pedido da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGC). A campanha visa a conscientização das mulheres em relação ao câncer do colo do útero, pois ele é um dos poucos que podem ser prevenidos. Como prevenir? Com a realização regular do exame Papanicolau em que que são coletadas células do colo do útero.

Uma explicação rápida sobre a doença
O câncer do colo do útero é uma doença de progressão lenta, geralmente não apresentando sintomas em sua fase inicial. (por isso a necessidade do exame com regularidade) Dependendo do estágio em que ele é detectado, a mulher pode sofrer com a retirada do útero ou em casos mais extremos leva à morte.
Uma das principais causas para o seu desenvolvimento é a infecção pelo HPV. Muitas pessoas não sabem, mas o HPV (papilomas vírus humano) tem ligação com este tipo de câncer. Existem mais de 100 diferentes tipos de HPV, mas apenas 15, aproximadamente, são considerados de alto risco e associados ao desenvolvimento do câncer do colo do útero.

Mulheres Semeiam Vida é uma campanha de conscientização para tentar reduzir a incidência deste tipo de câncer no Brasil, que é bem alta e só perde para o câncer de mama. Vale citar que a cada 25 likes que a fan page tiver, uma nova árvore será plantada no país. O objetivo é plantar pelo menos 5 mil árvores, o número de vítimas desta doença em 2012.

Eu sinceramente adorei a campanha e espero que vocês curtam a página e repassem para outras mulheres!

Só para finalizar, eu me assustei com um dado que a pesquisa feita em parceria com o Ibope com 700 mulheres encontrou: 31% da entrevistadas NUNCA fizeram, ou fizeram apenas UMA VEZ NA VIDA o exame de Papanicolau. Isso envolve as mulheres que possuem plano de saúde! Ou seja, não entendo! É preciso se cuidar…

Para saber mais sobre a campanha e a doença, basta acessar www.mulheressemeiamvida.com.br. Espero que compartilhem esta informação!

Beijos
Mah

obs: Este post NÃO é um publieditorial

Postado em ETC

4 comentários em “Mulheres Semeiam Vida – Luta contra o câncer do colo do útero

  1. Oii Maraísa!

    Li o puxão de orelha na FP, não tinha visto este post.

    Acho mega válido falar (relembrar) da importância de fazer regularmente o papanicolau.

    A impressão que tenho que todas estão muito preocupadas com a beleza,mas na hora de cuidar da saúde a atenção é mil vezes menor.

    Algo do tipo “tenho todos os batons da Mac mas não vou ao dentista faz anos!” haha

    Parabéns pelo post!

    beijão

    1. uHAhauhahua
      Concordo com você Mare! A pessoa tem mil perfumes, cremes roupas… mas e o corpo? E por dentro? Sabe, eu brinco com a minha mãe que eu uso meu plano de saúde por umas dez pessoas! HAHAHhAH Um dia ainda me interditam de tanto exame que faço. hahahahha
      beijos

  2. Mah gostei do post, nao se deve cuidar apenas da “embalagem” tem que cuidar o que tem dentro tambem, isso é saude, é vida, ainda bem sou muito bem consciente em relaçao a medico.

    bj e ate o proximo post!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *