Qual a ordem de aplicação dos cosméticos?

Mah / 11 jul,2013 /Pele

Creio que muitas pessoas ainda têm esta dúvida. Afinal, qual produto devo aplicar primeiro? A pele consegue absorver tudo que eu passo? Tem um número limite de produtos para a pele não saturar?

Sabem aquela máxima “A ordem dos fatores não altera o produto”? Pois então, aqui a ordem altera sim o resultado!

Primeiro, é legal saber que a pele tem capacidade de absorver tudo o que passamos nela. A diferença de aplicar na ordem adequada é que a pele aproveitará da melhor forma possível os ativos dos produtos.

Outro fator importante para entender qual produto aplicar primeiro é observar a textura. Normalmente os mais fluidos são aplicados primeiro e depois os mais espessos. Vamos comparar um protetor solar e um sérum para exemplificar. A textura do sérum é bem líquida e ele penetra rapidamente na nossa pele, já a textura do protetor é mais grossa e depois da aplicação a pele parece que “se fecha” para novos produtos. Aplicando o sérum primeiro, garantimos que a pele aproveite todos os ativos do produto da melhor forma, como se ela puxasse os ativos com mais facilidade. Agora se aplicarmos o sérum depois do protetor, a pele terá dificuldade em puxar os ativos porque uma barreira grossa a impede. Ela conseguiria usar uma quantidade pequena de todo o potencial do produto.

Abaixo eu fiz uma rotina fictícia com diversos produtos (a maior quantidade que consegui) e a ordem mais adequada de aplicação.

Pela manhã
-Primeiro passe o gel de limpeza, depois o tônico. Eu não sou fã de tônicos, raramente uso. Após isso é interessante borrifar água termal para dar uma acalmada na pele. Tá, pode parecer frescura, mas eu amo esta frescura! hahaha
– O creme para área dos olhos é aplicado neste momento porque você não passará mais nada nesta região. Os outros produtos não passam por esta área. Opa! O protetor solar vai nesta área sim! =)
-Aplique fluido de Vitamina C ou antioxidante, a textura deles parece uma água quando entra em contato com a pele e são absorvidos rapidamente.
– Espere secar e aplique o seu sérum, caso use. Por falar em secar, não existe um tempo determinado para  isso. Basta você perceber que a sua pele já absorveu o produto e passar o outro.
– Após o sérum é a hora do hidratante! Pode ser antiidade, matificante ou nutritivo.
– Por fim vem o protetor solar que tem a textura mais grossa de todas! Pense da seguinte forma: como ele deve proteger a pele, vai no final. Enquanto isso todos os outros produtos agem embaixo da camada que ele fez no rosto. =)

Depois disso, na hora da maquiagem, a melhor ordem para mim é: primer – BB Cream – base – corretivo – pó. Eu aplico a base antes do corretivo para ela uniformizar a pele fazendo com que eu use menos corretivo.

Mas não acaba por aí! Os cuidados continuam antes de dormir.

À noite
A rotina é praticamente a mesma! Temos poucas diferenças:
– Não usamos protetor solar
– Antes de usar o gel de limpeza é de bom tom passar um demaquilante
– Podemos usar antiidades com uma porcentagem maior de ácidos. Eu não gosto de usar ácido pela manhã mesmo quando o produto tem FPS. Então uso um creme com ácidos para a acne todas as noites.

Acho que agora ficou mais fácil saber qual ordem seguir né?

Beijos
Mah

13 comentários em “Qual a ordem de aplicação dos cosméticos?

  1. Olha só, fui ontem à dermatologista e ela disse que devemos passar protetor solar na região da olheira sim. Não é só o creme pros olhos. Faz muito sentido, na verdade…Se a gente pensar, tudo que não queremos é que essa região fique pigmentada, e o sol pode provocar a pigmentação. só uma dica!

    1. Oie Carol! Muito obrigada por este comentário, já arrumei no post. Eu mesma quando passo protetor, passo no rosto todo. Falha minha!
      Beijos

  2. Ma,
    BB cream não substitui hidratante+primer+base na maioria dos casos?Se ele tem função de tratamento não acumula demais com todo o resto junto?Só comecei a testar ultimamente(L’Óreal e Nature Republic) e ainda tenho mais dúvidas do que certeza sobre resultados.
    Bjs

    1. Oie Eliana! Sinceramente? Eu acho BB Cream bem confuso! rs
      Acontece que existem alguns sem cor e a pessoa precisa usar a base. Outros apenas alisam o relevo e não diminuem os poros como o primer. E ainda existem aqueles que não deixa a textura da pele como um hidratante matificante (para quem tem a pele oleosa) deixa.
      Eu coloquei esta ordem para generalizar pensando em todos os tipos de BB Cream. Mas, se você tem um que te supre no quesito base e primer, pode ficar sem utilizar os dois. Agora ficar sem usar hidratante não é interessante na minha opinião. O BB Cream é algo que arruma a pele no momento, já o hidratante é de uso contínuo para a sua pele estar sempre saudável.

      Beijos

  3. Boa Ma,
    O da Nature Republic fica melhor com o hidratante antes,adorei a idéia.O outro não rolou não,sorte que era sachê de amostra já foi sem deixar saudades,bjs!

  4. Olá!Será que vc poderia me ajudar……para investir num pincél de base duofiber baratinho, qual acha melhor…Macrilan ou Vult?Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *