Transição: do liso ao crespo

02
jul

Recentemente saiu no The New York Times um documentário da cineasta Zina Saro-Wiwa. Ela, assim como outras negras norte-americanas, não usava o seu cabelo natural e sim aplique. Muitas negras, não somente nos Estados Unidos, não conseguem aceitar seus fios crespos por ver um ode ao cabelo liso. Assim, passam a aplicar química para alisar o cabelo ou mesmo colocam aplique.

O documentário fala do caminho inverso, a transição do cabelo liso e quimicamente tratado para o cabelo naturalmente crespo. Acho inspirador e quis compartilhar com vocês. (tentei deixar  o vídeo mas não consegui, só clicar na imagem e ir para a matéria…)

Eu mesma já quis ter o cabelo liso na época da escola e hoje sou MUITO mais feliz com os meus fios cacheados e armados. Vou fazer um post para vocês contando minha trajetória capilar!

O que acharam?

Beijos
Mah


Postado por Mah às 14:58 na(s) categoria(s) Cabelos

Você poderá gostar também de:






Thalita
2 de julho de 2012 às 15:33

Estou nessa fase tentando voltar ao cabelo natural só que não quero cortar, então imagine o estado do cabelo?

Responder



Mah
2 de julho de 2012 às 21:39

Ishh, sei bem como está! Já passei por isso e sei o sofrimento, rs

beijoos

Responder



Danielle
2 de julho de 2012 às 16:21

Oi Maraisa!
Já que tocou no assunto,te peço uma opinião que pode ser respondida quando postar sobre sua trajetória capilar,li alguns dias atrás no blog da Cinthya sobre um produto para cachear os cabelos,que segundo ela só funcionou quando ela mesmo aplicou em casa por conta de conhecer melhor seu cabelo,pois bem,me interessei horrores por esse produto,agora o cabelo da Cinthya é cacheado,o meu é crespo,daí surgiu minha dúvida a respeito do Bossa nova cadiveu,se eu conseguiria um resultado bacana a ponto de não mais relaxar os cabelos como eu faço,pois penso seriamente em deixar a química de lado,não aguento mais.Eu vi alguns posts atrás que você usou também e gostou bastante,e até onde sei você faz permanente,ok?! Estou te perturbando pois já conversei com alguns profissionais e me disseram que não tem como usar um cabelo black sem ter química, que não existe cabelo crespo natural,como assim…não te conheço pessoalmente,mas pelas fotos vejo uma semelhança com meu cabelinho,e então o que me diz sobre o cadiveu,ah já estou uns 3 meses sem química!
Bjins e obrigado

Responder



Mah
12 de julho de 2012 às 15:36

Oi Danielle, tudo bom? Desculpe pela demora!
Olha, tudo depende do volume que você deseja para o seu cabelo. Eu faço permanente porque ele não enrola de jeito nenhum. É crespo sem forma. A minha irmã tem o cabelo bem enroladinho, mas relaxa para abaixar o volume.

Tem como SIM você deixar seu cabelo natural, mas ele ficará com um volume bem grande e sinceramente, é mais difícil de domá-lo. Este produto da Cadiveu enrola bastante os fios, mas não ao ponto de largar a química. Ele vai cachear mas ficará alto e sem movimento. Eu gosto de dar um movimento ao meu cabelo.

O produto é MUITO bom, acho que vale a pena você testar, se não gostar, parte para a química. É o que eu disse no começo, tudo depende de como você quer o seu cabelo. Como vc deseja que ele fique!

Beijooos

Responder



Joyce
2 de julho de 2012 às 19:00

Oi! já tinha visto o vídeo e adorei, também estou nessa saga, cortei todo o cabelo alisado e deixei ele bem curtinho. É tão bom ter cabelos naturais! uma liberdade né?!!! Agora tem que ter segurança para usá-lo. A coerção do liso é grande!

Ahh… discordo dela em um ponto, que por mais que as mulheres digam que não é um posicionamento politico, eu acho que seja sim, claro que ele esta travestido de inúmeros outras coisas, mas não deixa de ser uma auto afirmação identitária.

bjo

Responder



Etienne
2 de julho de 2012 às 19:51

Oi Mah, faz o post sim, como também estou em transição fico muito curiosa com a história das outras rs.
Beijos!!

Responder



Mah
2 de julho de 2012 às 21:41

Pode deixar!

beijooos

Responder



Cristiane Augusta
2 de julho de 2012 às 19:56

Faz! Faz sim…conte o máximo que puder, os produtos usados, os procedimentos…eu tenho cabelo crespo, não precisei de transação mas quero deixá-loo cheio de cachinhos! Vai ser super inspirador…

Responder



Mah
2 de julho de 2012 às 21:42

Vou fazer sim Cris, mas acho que vai demorar um tiquinho porque vou caçar fotos desde quando deixava liso… então preciso de um bom tempo! rs

Beijos

Responder



Simone (Totalmente Exagerada!)
2 de julho de 2012 às 22:10

Sempre quis ter o cabelo crespo, mas o meu é ondulado, não se decide, sabe? Kkkkkkkk.
Eu sempre dou uma secadinha nele pra modelar, meu cabelo já foi liso, escorrido, tive uma fase que ele ficou meio encaracolado e, hoje em dia, ele é ondulado, mas a raiz é lisa.
Acho lindo cabelo crespo!! Se tivesse, assumiria fácil!
Beijos.

Responder



Marcela Marques
3 de julho de 2012 às 00:48

Acho muito radicalismo cortar todo o cabelo dessa forma. O cabelo crespo demora muito a crescer mesmo com tratamento, o legal e ir tratando e cortando aos poucos. Eu fiz dessa forma e meu cabelo hoje é bem abaixo do ombro. Mas bem legal o post!

Responder



Roberta Karina
3 de julho de 2012 às 12:59

Boa tarde Mah!
Acho que todas as meninas cacheadas já tiveram este problema e este dilema. Essa ditadura de “tem que ter cabelo liso” ou “tem que ser magrela” ou ainda “tem que ser branquinha” (já li e ouvi isso por aí, como padrão de beleza) afeta milhares de meninas, eu inclusa. Hoje tenho muito mais confiança nos meus cabelos e no meu visual.

Mas não é fácil quando a gente tenta seguir tendências…mais fácil (só que gente pensa que é dificil, né..rs) é aceitar-se como é e ser feliz com o que vc tem de melhor!!!

Beijos.

Responder



Luana
3 de julho de 2012 às 15:30

Nem sei mais como é meu cabelo natural… só sei que não tem forma e nem é de todo super crespo…
Viverei na escova até quando der… rs
Mas acho muito legal que assume o cabelo que tem… mas ainda não tenho coragem, não! Se pelo menos ele desse uma cacheada…rs
Bjos

Responder



Rej@ne Gomes
3 de julho de 2012 às 17:14

Acho que todas nós queremos ver a sua trajetória e pra voltar aos cabelos crespos, não temos como fugir do corte, porque ou ficamos mais de 5 anos (no meu caso) pro cabelo crescer, ou então cortamos curto e nos livramos da química que está nas pontas, o que fazer?
Também vivo este drama. Tenho muuuiiitttooo cabelo, armadíssimo e pra completar, é fino, ou seja, química quebra ele fácil, fácil, fora que ele não tem cachos definidos, oh céus!!!!
Mah, sugiro que conte-nos sua trajetória e o que costuma fazer para esperar enquanto toda a química não sai…
Beijos.

Responder



Rafaela Pereira dos Santos
4 de julho de 2012 às 15:37

Também estou em fase de transição cansei e depois de ver o tanto que eu gastei durante 10 anos pra manter ele liso acho que gastaria menos da metade pra cuidar deles crespos e quando quisesse faria escova só pra ficar diferente não pra ficar escrava disso durante uma vida. Infelizmente tenho até hoje um bilhete guardado na minha agenda do bullyng que sofri na escola e o mais espantoso é que era de uma garota tbm negra, mas que por ter o cabelo menos armado que eu o meu sentiu-se no direito de me criticar a ainda diz que fez isso por amizade. Ainda bem que hoje me sinto muito mais bonita do que minhas ex colegas de colégio!!!

Responder



Mah
12 de julho de 2012 às 14:32

Nossa Rafaela, você jura? O mundo dá volta e ainda bem que está mais linda do que todas!
Para mim isso vai também da educação que os pais dão, eles não mostram para os filhos que existem pessoas diferentes e que o bonito da vida é isso: as pessoas serem diferentes. Cada um tem a sua beleza.
E eu concordo com vc quando disse que gastaria menos deixando o cabelo natural. Eu gasto bem menos deixando meu cabelo cacheado do que antes, quando eu queria ele liso.

Beijoooos

Responder



Gracy Athayde
4 de julho de 2012 às 16:08

Faz sim,pelamordeDeusPai. Estou nessa fase de transição. Muita vontade de desistir.E sem saber o fazer c o cabelo, c os preconceituosos (são mais do que eu imaginava), etc..

Responder



Mah
12 de julho de 2012 às 14:30

Oi Gracy! Vou fazer sim, pode deixar!

beijos

Responder



Erika
10 de julho de 2012 às 02:11

Acho lindo cabelo afro bem cacheado, hidratado, macio. É tão gostoso mexer nos cachos.
Não gosto de cabelo afro alisado, pq fica parecendo que a pessoa tá de capacete.
Se eu tivesse cabelos crespos, não alisaria, apenas cuidaria para mantê-los sempre macios e brilhantes! Bjs

Responder



Leticia Quintilhano
26 de julho de 2012 às 15:09

Oi Mah!
Sou nova aqui no site e este foi um dos primeiros posts que eu li.
Acabei de entrar nessa fase de transição, tô com o cabelo baixinho…
Mas eu não sei muito bem como cuidar de cabelo natural. Tem algumas dicas? =)

Responder



Mah
30 de julho de 2012 às 09:34

Oi Letícia! Você já leu o post em que mostro a trajetória do meu cabelo? Dá uma lida nele que eu comento como cuidei durante este período de largar a química.

Eu continuava passando creme com o cabelo úmido todos os dias de manhã e hidratava com mais frequência.

Beijos

Responder



Neide Barbosa
1 de dezembro de 2012 às 00:08

Olá Mah parabéns pelo blog.Estou no momento da transição também.Estou a 5 meses sem quimica. Hoje vou iniciar um tratamento (sem quimica) para cachear meus cabelinhos naturalmente.
Primeiro vou fazer uma hidratação(eu acho que esse o nomekkkkk) chamada de Botox Capilar, dizem que é excelente e não é quimica nem escova progressiva. Bom vou testar amanha e volto pra comentar com vc e todas.Abração!

Responder



Mah
3 de dezembro de 2012 às 21:57

Oi Neide! Obrigada pelo carino!

Volta para falar como está o seu cabelo!

Beijooos

Responder



Luciclaudia Dos Santos Ferreira
26 de março de 2013 às 20:51

tambem fiz o grande corte e estou me sentindo linda , chegaaaaaa de quimica, meu marido amou.

tambem fiz o grande corte e estou me sentindo linda , ha o meu marido amou , chegaaaaaaaaaaaa de quimica.

Responder




Deixe seu comentário







#